Alerto a todos os que têm suspensões Sid e mesmo Rebas dos ultimos modelos que mais cedo ou mais tarde poderão ter problemas com o bloqueador.
Comigo passou-se o seguinte, no Raid da Almagreira a minha suspensão (sid race de 2008) chegou a andar uns kms sempre bloqueada, pensei que fosse do cabo que faz acionar o bloqueio devido à lama, mas já em casa com cabo e expiral novo ela bloqueava bem, mas desbloquear custava bastante, o problema tinha de estar lá dentro, e meti mão à obra cheio de "coragem" lá fui desenroscando a parte superior da suspensão rezando que não disparasse nenhuma mola, e realmente nada saltou, bastou puxar um cartucho e saca-lo para fora.
Depois ao analizar o dito cartuxo reparei que a mola interna estava encavalitada e a espipar-se por debaixo, e assim a mola não estava a fazer a devida força para fazer desbloquear a suspensão (Fig 01).
Para mim isto deve-se a um erro de concepção que eu resolvi com um simples parafuso (Fig 02)
Agora o bloqueio está a trabalhar bem e tenho a garantia que a mola já não sai do sitio, pois o parafuso tranca a haste vertical da mola e não a deixa fugir
Legendas das fotos
Azul - parte fechada com um orificio a onde enfia a haste vertical da mola
Vermelho - orientação da parte final da mola que faz trancar a mesma
Tive o cuidado de deixar o parafuso bem embutido no plástico para não correr o risco de riscar as bainhas por dentro ao enroscar o cartuxo
Se envia-se para a garantia certamente metiam um cartuxo novo e mais cedo ao mais tarde aparecia novamente o problema, a não ser que a Rockshock já tenha alterado o modelo do cartuxo a nivel interno para garantir que a mola não se solte.
P.S.- Foi a 1ª vez que abri parte de uma suspensão, sei que arrisquei, mas às vezes também corre bem :mrgreen:
Comigo passou-se o seguinte, no Raid da Almagreira a minha suspensão (sid race de 2008) chegou a andar uns kms sempre bloqueada, pensei que fosse do cabo que faz acionar o bloqueio devido à lama, mas já em casa com cabo e expiral novo ela bloqueava bem, mas desbloquear custava bastante, o problema tinha de estar lá dentro, e meti mão à obra cheio de "coragem" lá fui desenroscando a parte superior da suspensão rezando que não disparasse nenhuma mola, e realmente nada saltou, bastou puxar um cartucho e saca-lo para fora.
Depois ao analizar o dito cartuxo reparei que a mola interna estava encavalitada e a espipar-se por debaixo, e assim a mola não estava a fazer a devida força para fazer desbloquear a suspensão (Fig 01).
Para mim isto deve-se a um erro de concepção que eu resolvi com um simples parafuso (Fig 02)
Agora o bloqueio está a trabalhar bem e tenho a garantia que a mola já não sai do sitio, pois o parafuso tranca a haste vertical da mola e não a deixa fugir
Legendas das fotos
Azul - parte fechada com um orificio a onde enfia a haste vertical da mola
Vermelho - orientação da parte final da mola que faz trancar a mesma
Tive o cuidado de deixar o parafuso bem embutido no plástico para não correr o risco de riscar as bainhas por dentro ao enroscar o cartuxo
Se envia-se para a garantia certamente metiam um cartuxo novo e mais cedo ao mais tarde aparecia novamente o problema, a não ser que a Rockshock já tenha alterado o modelo do cartuxo a nivel interno para garantir que a mola não se solte.
P.S.- Foi a 1ª vez que abri parte de uma suspensão, sei que arrisquei, mas às vezes também corre bem :mrgreen: