O que aconteceu não foi tanto um mau diagnóstico, mas sim um meio diagnóstico. Uma das causas do chainsuck além do prato coçado é também uma corrente com excesso de folga, e a explosiva combinação desses dois factores. O procedimento foi feito com a melhor das intenções, no sentido de te fazer poupar algum dinheiro. Começa-se por trocar o componente mais barato, que é a corrente. Não sei como te apresentaram a proposta da corrente OEM, mas certamente tiveste opção de colocar novamente uma corrente SRAM, naturalmente mais cara.
Os estalos são normais e a explicação que te deram também foi a correcta. Caso a corrente salte, ou tentas deixar acamar, ou como dizes ser impossível pedalar assim, trocas a cassete.
A solução que te apresentaram na terceira vez também foi acertada. O prato deve ser substituído quando estas situações surgem. A limagem resolve sim, mas na verdade só disfarça o problema além de que, como os dentes já estão coçados, vão desgastar prematuramente a corrente nova.
Portanto o que acabou por acontecer em 3 viagens foi o que aconteceria numa loja ou, fariam-te a proposta logo à cabeça de trocar a cassete, corrente e prato, o que tenho a certeza não olharias com bons olhos...
Os estalos são normais e a explicação que te deram também foi a correcta. Caso a corrente salte, ou tentas deixar acamar, ou como dizes ser impossível pedalar assim, trocas a cassete.
A solução que te apresentaram na terceira vez também foi acertada. O prato deve ser substituído quando estas situações surgem. A limagem resolve sim, mas na verdade só disfarça o problema além de que, como os dentes já estão coçados, vão desgastar prematuramente a corrente nova.
Portanto o que acabou por acontecer em 3 viagens foi o que aconteceria numa loja ou, fariam-te a proposta logo à cabeça de trocar a cassete, corrente e prato, o que tenho a certeza não olharias com bons olhos...