shadowlord
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Antes de mais isto ainda não é uma análise mas sim uma pré-análise :mrgreen:
Comprei, à alguns dias, umas rodas num desses site alemães. Tinha o projecto de diminuir algum peso nas minhas rodas e andei a fazer uma análise de mercado. Como era um fã das DT 4.2 e dos Sapim CX faltava-me decidir o cubo. Após análise de muitas marcas, comparação de muitos pesos, eis que surge uma promoção dumas rodas com cubos Dirty Flea mais as 4.2 e os Sapim, tudo por 299 euros. Uma vez que a montagem que eu gostava ficava em 700 euros e isso ultrapassava em muito o orçamento decidi arriscar.
Sobre as DT e os Sapim não há muito a dizer. São bonitos, resistentes e leves qb. O peso das rodas anda em 1562g (sem fechos rápidos) divididos em 834g na roda de trás e 726g na da frente. Não sendo o mais leve do mercado faz aquilo que eu preciso. Na prática ainda não posso dizer nada pois ainda nem as montei. Está-me a faltar algum material e só vou montar quando tiver tudo.
Em relação aos cubos é onde residem as minhas maiores dúvidas. Será que têm qualidade para durarem uns tempo e não darem chatisses?? Fica a dúvida que vou responder daqui a uns meses. Entretanto e desconhecendo o seu interior decidi dar uma vista de olhos. Desmontei os dois cubos. No da frente não existem parafusos. Existem sim duas tampas que tapam os rolamentos, e onde existe um o-ring que as prende ao (aperta contra o) eixo. Ou seja basta uma martelada de um dos lados do eixo para o retirar fora juntamente com o rolamento do lado contrário da pancada. Um sistema muito manhoso mas que apartir do momento que a roda está montada na suspensão/quadro deixa de ter problema. Isto porque essas tampas encostam na suspensão e ficam fixas nesse momento. Existe uma abertura entre essas tampas e o corpo do cubo. O rolamento estando entre o corpo do cubo e essa tampa, e existindo folga entre eles, quer dizer que vai apanhar com água e lama mais facilmente. Algo que me deixou em dúvida foi isso. Apesar dos rolamentos serem selados são duma marca "japonesa" desconhecida (EZO - http://www.sppc.co.jp/eng/brand/index.html) e que não sei a sua qualidade. Logo decidi preencher essa abertura com massa consistente:
Quando puder logo tiro uma foto ao cubo para mostrar os o-rings e as tampas.
Na roda de trás o sistema é um pouco diferente. São necessárias duas chaves sextavadas 5 para desmontar todo o cubo. No entanto do lado contrário ao da cassete mantêm-se a técnica da tampa e o-ring. Desmontando tudo ficamos com isto:
Podem ver o cepo, o eixo (onde está o rolamento e a tampa preta) e a tampa do lado do cepo (esta que é aparafusada ao eixo). Também a vista do interior do cubo onde é feito o engate (com foto de má qualidade claro :lol.
Novamente temos dois rolamentos EZO 6802 no cubo e mais dois 6902 no cepo. No cepo existem um sistema de 3 linguetes (supostamente em titânio) com 3 chapinhas a fazer de mola:
Existe também uma anilha com um o-ring que é suposto vedar a água que entra pela cassete. No entanto acho que o o-ring não veda é nada até porque existe uma ligeira folga entre ele e o corpo do cubo. Podem vê-lo fora do sitio porque o movi para encher de massa consistente as estrias da cassete (ao colocar a anilha no lugar fica um buraco do lado exterior para o interior do cepo, no seguimento das estrias. Logo se existe água na cassete entra para o interior do cepo - falha de concepção :twisted
Basicamente enchi todos os espaços que podia com massa:
Nesta ultima foto conseguem ver o o-ring preto no final do eixo. É "apenas" aquilo que prende o rolamento. Obviamente o rolamento entra á força no lugar não saindo do sitio, no entanto com um pouco de força desmonta-se tudo á mão.
Assim que tiver tudo montado e a rolar farei uma análise inicial. Entretanto um abraço.
Comprei, à alguns dias, umas rodas num desses site alemães. Tinha o projecto de diminuir algum peso nas minhas rodas e andei a fazer uma análise de mercado. Como era um fã das DT 4.2 e dos Sapim CX faltava-me decidir o cubo. Após análise de muitas marcas, comparação de muitos pesos, eis que surge uma promoção dumas rodas com cubos Dirty Flea mais as 4.2 e os Sapim, tudo por 299 euros. Uma vez que a montagem que eu gostava ficava em 700 euros e isso ultrapassava em muito o orçamento decidi arriscar.
Sobre as DT e os Sapim não há muito a dizer. São bonitos, resistentes e leves qb. O peso das rodas anda em 1562g (sem fechos rápidos) divididos em 834g na roda de trás e 726g na da frente. Não sendo o mais leve do mercado faz aquilo que eu preciso. Na prática ainda não posso dizer nada pois ainda nem as montei. Está-me a faltar algum material e só vou montar quando tiver tudo.
Em relação aos cubos é onde residem as minhas maiores dúvidas. Será que têm qualidade para durarem uns tempo e não darem chatisses?? Fica a dúvida que vou responder daqui a uns meses. Entretanto e desconhecendo o seu interior decidi dar uma vista de olhos. Desmontei os dois cubos. No da frente não existem parafusos. Existem sim duas tampas que tapam os rolamentos, e onde existe um o-ring que as prende ao (aperta contra o) eixo. Ou seja basta uma martelada de um dos lados do eixo para o retirar fora juntamente com o rolamento do lado contrário da pancada. Um sistema muito manhoso mas que apartir do momento que a roda está montada na suspensão/quadro deixa de ter problema. Isto porque essas tampas encostam na suspensão e ficam fixas nesse momento. Existe uma abertura entre essas tampas e o corpo do cubo. O rolamento estando entre o corpo do cubo e essa tampa, e existindo folga entre eles, quer dizer que vai apanhar com água e lama mais facilmente. Algo que me deixou em dúvida foi isso. Apesar dos rolamentos serem selados são duma marca "japonesa" desconhecida (EZO - http://www.sppc.co.jp/eng/brand/index.html) e que não sei a sua qualidade. Logo decidi preencher essa abertura com massa consistente:
Quando puder logo tiro uma foto ao cubo para mostrar os o-rings e as tampas.
Na roda de trás o sistema é um pouco diferente. São necessárias duas chaves sextavadas 5 para desmontar todo o cubo. No entanto do lado contrário ao da cassete mantêm-se a técnica da tampa e o-ring. Desmontando tudo ficamos com isto:
Podem ver o cepo, o eixo (onde está o rolamento e a tampa preta) e a tampa do lado do cepo (esta que é aparafusada ao eixo). Também a vista do interior do cubo onde é feito o engate (com foto de má qualidade claro :lol.
Novamente temos dois rolamentos EZO 6802 no cubo e mais dois 6902 no cepo. No cepo existem um sistema de 3 linguetes (supostamente em titânio) com 3 chapinhas a fazer de mola:
Existe também uma anilha com um o-ring que é suposto vedar a água que entra pela cassete. No entanto acho que o o-ring não veda é nada até porque existe uma ligeira folga entre ele e o corpo do cubo. Podem vê-lo fora do sitio porque o movi para encher de massa consistente as estrias da cassete (ao colocar a anilha no lugar fica um buraco do lado exterior para o interior do cepo, no seguimento das estrias. Logo se existe água na cassete entra para o interior do cepo - falha de concepção :twisted
Basicamente enchi todos os espaços que podia com massa:
Nesta ultima foto conseguem ver o o-ring preto no final do eixo. É "apenas" aquilo que prende o rolamento. Obviamente o rolamento entra á força no lugar não saindo do sitio, no entanto com um pouco de força desmonta-se tudo á mão.
Assim que tiver tudo montado e a rolar farei uma análise inicial. Entretanto um abraço.