[Crónica] Meu pior acidente... este Sábado 16-07-05

luiskiev

New Member
Já descrevi o meu acidente no forum RioNet por isso deixo um copy-paste do relato e quem quiser ver o post original pode seguir o link

__________________________________________
Foi na Calçada - Penafiel que um irresponsável ou inconsciente, para não chamar nada pior, me abalroou pondo em risco a minha integridade física ou mesmo a minha vida. Não fosse o meu abençoado capacete e neste momento tinha metade do crânio espalhado pelo cimento do muro da valeta junto ao local assinalado na foto.

Foi às 17h15 deste Sábado (16-07-05) que ia eu na "bordinha" na direcção Oldrões -» Penafiel, antes do cruzamento para Rans, quando um camião com reboque decide ultrapassar-me numa zona proibida e ainda por cima numa situação em que a ultrapassagem era simplesmente impossivel para o veículo em questão. Ia eu a cerca de meio metro da berma, que era formada por um declive superior a 60º e um muro em cimento bruto, quando um camião decide ultrapassar-me tendo trânsito contínuo no sentido contrário. Quando me apercebi que estava a ser ultrapassado cheguei-me o mais que pude para a berma que tinha cerca de 50 cms de fundo em cimento, a cabine do camião passou-me a razar e foi aí que percebi o perigo e comecei a travar e constatei que se tratava de um camião. Para minha infelicidade o camião tinha reboque e um condutor inconsciente a segurar no volante, pois assim que o "tractor" passa por mim começa a encostar tudo à direita e endireita a direcção fazendo com que o reboque com mais de 6 metros deslize para a berma onde perecia eu indefeso e sem escapatória possivel. O resultado foi simples e obvio, levei com o reboque no braço esquerdo e fui projectado por cima da valeta conta o muro que a ladeava. Nos instantes em que tive noção que não tinha escape imaginei o pior dos cenários enquanto travava com a esperança de que o reboque passasse por mim sem me bater, mas tal não aconteceu nem podia porque era fisicamente impossivel dada a manobra que o condutor impôs! Antes de ser projectado só pensava para mim: "Queres ver? Não! Não! Não! Não! ", depois da projecção bati com o volante no muro de cimento, segui-se a minha cabeça (abençoado capacete) a raspar no muro, e depois foi o efeito "pinball" e bati com o corpo desamparado no outro lado da berma que era formado por cimento e alcatrão irregular e fui tabelando assim sucessivamente até a cinética terminar comigo todo esfarrapado, dorido, atordoado e enraivecido por presenciar tal falta de respeito pela vida alheia por parte do condutor dum veículo de grande dimensões cuja legalidade para andar na estrada ao fim-de-semana ainda hade ser averiguada.

Assim que a queda terminou, levantei a cabeça e olhei em frente para ver o monstro que me tinha desfeito o corpo, o equipamento e a bicicleta, e a minha primeira reacção não foi "AI" mas "GRANDA FILHO DA p***!!!!!". Levantei-me combalido e ensanguentado sem tirar os olhos do assassino que me derrubou, foi aì que o vi abrandar e pensei que fosse parar para me socorrer, mas não... engrenou e pôs-se em fuga!! Mas felizmente um dos veiculos que vinha em sentido contrário parou e veio em meu socorro, e eu só dizia impotente: "Grande filho da p***! Grande c*****! Como é que é possivel fazer uma m**** destas!" a raiva que senti deve ter ajudado a superar as dores que no momento em que escrevo estas palavras vos asseguro ser terriveis, garantia de que não vou dormir!. O senhor da automovel que me socorreu (Golf vermelho) perguntou-me se estava bem e o que se tinha passado mas nessa altura já eu estava a perder a visão e a sentir-me tonto devido à pancada na cabeça, mas ainda lhe disse "Foi aquele FDP daquele camião que ali vai que me aultrapassou e mandou-me com o reboque pondo-me neste estado!!", e aì o senhor (que eu nunca vira antes) deu a volta no seu carro deixando a familia a tomar conta de mim e foi em perseguição daquele assassino. No espaço de um minuto tinha uma dezena de pessoas na minha volta (incluindo um enfermeiro a quem agradeço o apoio a mim prestado), mas foi aí que comecei a ter tonturas e a perder lucidez ficando sem ver nada durante cerca de 1 minuto, voltando ao normal gradualmente com o passar do tempo, foram momentos de pânico para mim pois nunca tinha ficado assim sem ver nada que fosse, e só com o amparo das amaveis pessoas que me socorreram é que não me estatelei desamparado no chão. Entretanto chegou a ambulância (+/- 10 minutos após o embate), e nessa altura já estava lucido e fui buscar a carteira e o telemovel à bolsa que tinha debaixo do selim da bicicleta que jazia trocidada no rêgo da berma. Antes de entrar na ambulância vi dois rostos conhecidos que me reconfortaram e de que maneira e a quem agradeço do fundo do coração, era a mãe e a irmã do Serginho (A.K.A. Robocop) e que ficaram com alguns dos meus haveres, tendo uma moradora ali vizinha dito que me guardava a bicicleta até ao meu regresso, o meu muito obrigado a ela também.

Na ambulância fui limpo pelo enfermeiro e não queiram conhecer as dores de passar um pano com água oxigenada na pela e carne exposta para limpar as areias que se entranharam durante a queda! Foi horrivel! Mas nada comparado com o pavor que senti quando vi que o reboque me ia abalroar ou quando perdi a visão. No hospital Padre Américo fui tratado e entretanto o telemovel tocou, era o amigo Moisés que me ligava e que se protificou a vir-me buscar ao hospital. Enquanto aguardava a chegada do Moisés na saída do hospital em troco nú todo ensanguentado tive ainda o reconforto da Vania que me fez companhia por uns instantes, nada de mais mas naquel momento sentia-me SÓ! Mesmo Só! O Moises chegou e levou-me ao local do acidente, e foi aí que que o pessoal do Stand de automoveis que presenciou tudo me notificou que a GNR já lá tinha estado e que o Senhor (do Golf vermelho) tinha interceptado o camião já em Paços de Sousa depois duma perseguição em que, segundo ele, o camionista até passou semafóros vermalhos para escapar, mas esse senhor conseguiu atravessar-lhe o carro na frente do camião e perguntou ao camionista se ele não viu aquilo que fez, ao que o condutor do camião respondeu feito alonço "Eu de facto apercebi-me de batar no rapaz, mas não sabia se ele se tinha aleijado" Como é que pode um camião bater em firme com um reboque num ciclista, mandá-lo contra um muro em cimento e haver duvidas se se tinha magoado??!!?!? E se o FDP viu o que fez porque não parou????? Eu sei!! Tentou esquivar-se, mas teve o azar de haver alguém que o persegui e ficou com a matrícula do camião!!!

Enquanto a GNR tomava conta da ocorrência no local do acidente e aanotava o relato do Senho do GOLF vermelho, eu estava no Hospital, mas assim que soube do que se tinha passado segui para Penafiel e dirigi-me ao posto da GNR para participar o ocorrido. Já no posto o agente que me atendeu entrou em contacto com os colegas que foram ao local e confirmou a identificação do camião que me abalroou. Agora estou em casa a teclar com trumatismo no joelho esquerdo, traumatismo no braço esquerdo, tronco arranhado à esquerda direita e nas costas, perna direita toda negra na zona interior do joelho que mal dobro, ambos os cotovelos bem arranhados, canela esquerda com lanho, coxa esquerda com um arranhão tipo derrapagem de pneu que vai até ao meio do tronco, peito e abdomen pisados e com a cabeça intacta graças a um capacete outrara azul que agora está branco por ter-me salvo a vida!

Eu devo dormir muito mal hoje, mas quem me fez isto se tiver o minimo de consciencia daquilo que fez não hade pregar olho durante muito tempo. E depois de eu ter feito a participação na GNR e graças ao apoio do Senhor que auxiliou a GNR no local do acidente, espero ver alguma justiça neste caso, ao menos para pagar as despesas médicas, o equipamento de ciclismo (que é carissimo) e a reparação da bicicleta que ainda nem sequer tive coragem de analisar os danos, já que o pavor que senti e aflição que os meus pais tiveram já ninguém pode pagar!

O cumulo disto tudo é que nunca ando na estrada Termas - Penafiel e hoje só fui por lá porque ia a Paredes substituir um cabo da bicicleta e por era é mais rápido. Grande reparação não haja dúvida!

Agora vou tentar dormir, mas dúvido muito que tenha sucesso...
Obrigado a todas as pessoas que me apoiaram hoje (à Mãe e à irmã do Serginho, ao enfermeiro, ao Moisés e Salete, ao senhor do Golf vermelho, ao pessoal do Stand, à senhora que me guardou a bicicleta e a todas as outras pessoas que me apoiaram) OBRIGADO MESMO!!

Bom fim de semana a todos

José Luis Moreira (A.K.A. Kiev - O Gerente abalroado e dorido)
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Atropelamento e Fuga

Oh meu Deus! Em que mundo vivemos! Cada vez que abro este tópico a minha frequência cardíaca eleva-se cá de um modo!! Fiquei chocado com a tua história e espero realmente que se faça justiça!! Que filho da p...!! Devia levar uns bons anos de cadeia!! Assassino!! Como pode alguém ser tão desumano!! :evil: :evil:

Obrigado a todas as pessoas que me apoiaram hoje (à Mãe e à irmã do Serginho, ao enfermeiro, ao Moisés e Salete, ao senhor do Golf vermelho, ao pessoal do Stand, à senhora que me guardou a bicicleta e a todas as outras pessoas que me apoiaram) OBRIGADO MESMO!!

Felizmente ainda existem estas pessoas que simplesmente se preocupam e respeitam o outro!!

Luís desejo que recuperes rapidamente e que este triste episódio não te tire a vontade de pedalar. Também desde já estou ao teu dispôr para o que precises!! E mais uma vez, que se faça justiça!! Um assassino desses não pode de maneira nenhuma andar por aí a gerar mais situações destas!! Que revolta!!

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

SandraS

New Member
Atropelamento e Fuga

Sentimento de revolta muito grande!!!
Não há mais nada a dizer!

Estamos contigo Luís.
 

fox

New Member
Atropelamento e Fuga

Um forte abraço! E que se faça justiça para o condutor inconsciente!

Um MUITO OBRIGADO aos que ajudaram este amigo das duas rodas!

Rápida recuperação!
 

doc

Member
Atropelamento e Fuga

Ser atropelado por um reboque e ficares para contar jé é muito bom; há quem tenha menos sorte!

Desejo-te as melhoras e que recuperes o mais depressa possível.
 

Djinha

New Member
Atropelamento e Fuga

Luís, desejo-te as rápidas melhoras e que realmente se faça justiça...

Revolta-me o que te aconteceu, assim como o sentimento de impotencia que me assola perante estas situações.

Ainda bem que houve quem te ajudasse, e aquele senhor que perseguiu o camião também teve uma grande atitude.

Agora concentra-te em ficar bem e depressa, para tornares às tuas pedaladas.

Beijinhos :wink:
 

luiskiev

New Member
Nem de propósito

A cena engraçada nisto é que na minha descrição por cima da foto aparece um frase que não podia vir em melhor hora:

"Já nem caiu"


Já consigo rir... nao está mal


Bigadao a todos
 
A

americo

Guest
Atropelamento e Fuga

Boas

Espero que a recuperação seja rápida e que possas voltar ao nosso vicio o mais rápidamente possivel.

Apraz-me ver/constatar que no meio de ANIMAIS que têm carta de condução existem alguns, espero que sejam muitos, com uma conduta na estrada exemplar.

Muito sinceramente julgo que tiveste uma sorte incrivel segundo o teu relato, e mais uma vez provou-se que o uso de um capacete em vias rodoviárias é muito importante, mais que não seja por aquilo que pensamos que não nos pode acontecer.

Caso não saibas mas se se provar que houve uma tentativa de atropelamento seguido de fuga esse ANIMAL tem um processo em cima que pode dar prisão efectiva.

Este relato e estas experiências são muito importantes para alertar a opinião pública sobre a real necessidade de uma maior elucidação aos condutores deste Portugal que as vias onde circulam também são nossas.
Não nos queiram amedrontar com acções e atitudes porque terão de aceitar tal como o nosso (des)governo que os ciclistas são cada vez mais e vieram para ficar.

Se tiver que ser atropelado e morrer por andar na estrada terei muita pena, mas deixar de andar por medo que me aconteça alguma coisa isso é contra os meus principios. Andarei na estrada ao lado dos carros cumprindo todos os pormenores de segurança possiveis de cumprir, nunca deixarei de andar na estrada por me sentir ameaçado pelos condutores irresponsáveis deste meu País.

Força Luis, a comunidade do pedal está contigo nestes momentos de sofrimento e desalento.

Um abraço

Américo Ribeiro
 
Atropelamento e Fuga

Amigo Luís.... de facto o que te aconteceu foi uma coisa terrível e dos males o menor teres "apenas" escapado com esfoladelas e lanhos... nada partido, cabeça intacta.

Na estrada andam uma série de animais que não têm o mínimo respeito pela vida humana e que ainda se intitulam "profissionais do volante".

O que te aconteceu no meu ponto de vista só tem um nome:
ATROPELAMENTO E FUGA

Acto cobarde e desumano...

Espero que esse senhor em breve deixe de ser "profissional do volante" e vá passar uns tempinhos á cadeia a apanhar sabonetes... pode ser que apanhe o gosto...

Já me esquecia de te desejar as rápidas melhoras e o meus parabens a todos os que se prontificaram a dar-te uma ajuda em especial o Sr. do Golf que teve os toma.... a coragem de ir em perseguição do cabr... do tipo do camião....
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Atropelamento e Fuga

luiskiev said:
"Eu de facto apercebi-me de batar no rapaz, mas não sabia se ele se tinha aleijado"

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

... e fugiu (passando até vermelhos) com medo que o "rapaz" depois de todo amassado fosse a correr atrás do camião...

Sinceramente... Só passando-lhe com um camião por cima para ver se realmente aleija!!! :evil:

Força Luís!!

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Bytes

Member
Atropelamento e Fuga

Chiça, até me arrepiei todo só de ler o teu relato. :cry: :cry:

As melhoras e que possas pedalar em breve....
 
Z

zeluz

Guest
Atropelamento e Fuga

São deveras revoltantes estas situações... :x :x
No meu caso, à 3 anos, depois de quase 10min "abandonado" na berma só apanhei o tipo porque ele depois de fugir teve o "desplante" de parar num café para tomar o pequeno-almoço... :shock:
E depois a GNR de Mem-Martins e a GNR-BT de Torres Vedras foram 5***, tendo inclusivamente ido buscar o menino a casa quando este se recusou a responder pelo acidente...
Claro que as marcas na pele e as semanas com dores no torax ninguém mas tirou... :( :(
 

MarcoB

New Member
Atropelamento e Fuga

É triste que estas situações se continuem a verificar, mas é o povo que temos e o civismo caracteristico, infelismente, de muitas pessoas.

As melhoras e que tudo se resolva da melhor maneira para que possas pedalar em breve.
 

fire4me

New Member
Atropelamento e Fuga

Luis ate me arrepiei com o teu relato :shock: :shock:

infelizmente continuam a existir algumas criaturas que não deviam andar a pe quanto mais a ter a responsabilidade de conduzir um veiculo ainda por cima um pesado.

o que te aconteceu foi basicamente um atroplelamento e fuga
atendendo ao que te podia ter acontecido felizmente não ficaste nada mal

eu não consigo conceber como é que existem pessoas capazes de fazer tal coisa sem sequer ficar com qualquer tipo de problema de consciencia :shock: :shock: :shock:
 

Marreiros

Active Member
Atropelamento e Fuga

Primeiro que tudo espero que melhores rapidamente e que a tua situação física evolua da forma mais favoravel possivel!!!
Espero também que se faça justiça no teu caso, em relação ás despesas médicas e ao resto do teu material!

Acredita que fiquei revoltadissimo ao ler a descrição do teu atropelamento! :x Essa pessoa que ia a guiar o camião deviam-lhe tirar a carta (ou levar um enxerto de porrada para aprender!)...
Mas o que vale é que ainda existem algumas pessoas com os quais nós podemos contar em caso de necessidade ( o que aconteceu contigo nas pessoas que te prestaram auxilio). UM BEM HAJA PARA ELES!

Da minha experiencia própria posso dizer-te que até agora tenho tido muita sorte com as pessoas que conduzem esse tipo de veiculos e nunca tive nenhum problema de maior( uma rasia ou outra) mas de resto zero razões de queixa. E dou graças a Deus por não me ter acontecido nada! Desde Janeiro até Maio ano percorri bastantes km´s em estradas com bastante movimento de camiões.


As rápidas melhoras!!!
 

luiskiev

New Member
Obrigado pela força pessoal!!

Obrigado a todos pelo apoio.

Já há mais noticias do acidente, o camionista já foi ao local do acidente e deixou o contacto numa mulher que morava la perto e que por sorte conhecia a senhora que me trouxe o equipamento para casa.

Pelo que ele disse à senhora, estava disposto a dar-me o seguro e queria falar comigo e resolver a situação.

Hoje liguei-lhe (foram mais 5,18€ à vida) e o tipo começou a tentar esquivar-se. Já diz que se lembra de passar por mim mas que tomou todas as medidas e que não se apercebeu do acidente, só sabendo quando o senhor do Golf o alcançou. Depois fez um discurso de que a Câmara devia ser processada por causa da berma so ter 20 cms para os peões e que aquela valeta era perigosa até para quem anda a pé e num sei quê. Mas quando me disse isto ainda nao sabia que eu era o ciclista abalroado (não atropelado - é diferente) e ele ia dizendo: "ele" (eu) se calhar atrapalhou-se porque eu dei para aì meio metro de distância e num sei quê... eu deixei-o falar e depois disse-lhe: "Não diga «ele» porque fui eu próprio!!" Aí ele mudou o discurso e perguntou como é que eu estava e tal, e depois do que tinha ouvido mais me apetecia mandá-lo Fo$#$! mas contive-me e manti o nivel dzendo-lhe a minha situação clinica.

O homem começou então a dizer que normalmente tem muito cuidado com os ciclistas porque eles vai a pedalar e podem atrapalhar-se (já estão a ver o filme do fdp!!). E eu disse-lhe: "Ouça! Se fosse um puto que está aprender a andar até podia ser o caso, mas eu tenho 29 anos e já ando na estrada há muitos anos. E sei bem o que ando a fazer na estrada" e ele: "Pode ter sido, se você tiver testemunhas eu tenho seguro e já fui à GNR dar os meus dados, só não dei a apólice de seguro porque ainda está em nome doutra empresa...bla bla bla."

Depois ele disse que antes de mais queria falar comigo, e eu tudo bem. Amanhã ele vem falar comigo, e já vem com ela fisgada para e dar uns trocos e eu esquecer a participação. Mas vai ter azar porque o meu mediador de seguros está ao corrente e a "reunião" vai ser no escritório dele porque ele já foi GNR e é mediador há pra aí 30 anos e tem em carteira resmas de empresas (incluindo a minha) que lidam com estas merdas todos os dias. Ele já me disse que pela conversa dele vai tentar fugir, mas que não vai ter hipotese, vou participar e e se ele começar com muitas merdas apresento queixa formalmente na GNR e vai para tribunal responder pelo crime de "Atropelamento e fuga". Vou dizer mesmo isso e se ele não baixar a bola, digo-lhe logo: "Vá à sua vida, a partir de hoje você vai falar com o meu advogado".

Espero que ele não se arme em fino, só quero que me paguem todas as despesas e que o motorista desapareça da minha vida. Mas se vir que ele vai tentar esquivar-se, vou mesmo para a frente com a queixa-crime e aí vai ser ele a andar como um anjinho atrás de mim para não desgraçar a vida.

Mas amanhã veremos como ele se porta...

Mais uma vez obrigado a todos,
Depois conto-vos as novidades
 

artas7

New Member
as melhoras rapidas

força companheiro bttista as tuas melhoras rápidas e depois conta aqui o q o tipo disse pois desta vez foi a ti mas nunca se sabe e eu espero q não aconteça a mais ninguem e eu logo agora q ando a fazer um pouco mais de estrada ao ler o teu albarroamento faz me pensar 2 vezes antes de colocar as rodas de estrada e ir dar uma volta, um dos motivos q eu nao curtia em fazer estrada era este mesmo " MEDO " das viaturas e quantas não passam por nós q nem as vimos e quase raspam em nós então quando oiço os camioes aproximarem se até tremo e as vezes paro mesmo e chego me pá borda o mais q puder, mas enfim eu axo q isto não vai parar pois os automobilistas portugueses sao muito irresponsaveis deviam fazer como eu sempre q vejo uma maltinha na estrada a dar umas voltas e aqui na zona ate sao mts reduzo ao passa los dou um toq de buzina e aceno lhes com um fixe e eles tb me cumprimentam logo pois vem as barras no tejadilho do carro.

p.s. as melhoras rápidas para voltares para os trilhos e para a estrada e q um dia andemos juntos ai por esses trilhos fora.
 
Z

zeluz

Guest
Atropelamento e Fuga

Nestas situações não se deve facilitar e a participação à policia deve ser feita de imediato, sempre que possível. O simples facto do individuo ser interpelado pela policia é meio caminho andado para resolver a situação.
Se estás à espera de resolver a questão pela via das seguradoras desejo-te muita sorte mesmo... :?
Pela minha experiência (mesmo como condutor de enlatado) sempre que haja um acidente é de chamar imediatamente a policia. As seguradoras só vão olhar para os seus interesses.
 
Atropelamento e Fuga

Eu penso que devias avançar com a queixa de imediato, pelo simples facto de o "menino" se ter posto em fuga depois de te ter abalroado... esse simples facto demonstra que não é pessoa com carácter para andar na estrada com muitas toneladas de ferro nas mãos....

Até podia vir com a conversa do "ganha pão"... "tenho bocas para alimentar"... que comigo estava lixado....

Continuo a achar que ele devia ir para a cadeia apanhar sabonetes....
 
Top