CORRATEC Lite CA+ - Nothing is stronger...

Espigão

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XTR ou XT invertidos de caixa curta para mim é a mesma coisa e até prefiro os XT por serem mais robustos. Só avancei para o XTR para ser mais barato que o XT de caixa curta. Foi uma boa promoção que encontrei.

Quanto à SID, já a época passada corri com uma ( A Word Cup) que está equipada na CUBE e 5 estrelas. Também só mudei por serem agora mais robustas com baínhas iguais às da REBA...

Mas é claro que se puder retirar algumas gramas ainda melhor....

Andas mesmo a leste... :lol:

Grande abraço e obrigado pelas palavras.

Hugo Carvalho
 

CManl

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Olá Hugo!

Mais uma vez, gostaria de te agradecer este excelente post, as opiniões que me deste e a voltinha na tua Corratec.

Como sabes, também acabei por comprar uma e estou super satisfeito.

Hoje, fiz um teste bastante razoável, onde percorri cerca de 52 Km cruzando troços da Via Algarviana e da maratona que amanhã (6/Junho) se realizará em Silves. Excelente desempenho! Tanto a bicicleta, quanto eu ( que fui largando a ferrugem pelo caminho, :rolleyes:)...

Um dia destes cruzamo-nos..

Abraço!
CManl
 

Espigão

New Member
Bom dia Carlos,

Foi um prazer e da minha parte já sabes que estou sempre às ordens!

Fizeste um grande negócio e agora com o tempo, é só ires substituíndo algum material para a máquina ficar mais à "Carlos Sousa"... :lol:

Isso é que foi um teste bem duro à máquina.

Força e boas pedaladas!

Grande abraço

Hugo Carvalho
 

clms

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Boas

Muitos parabéns pelas palavras, e depois pela bike, não são todos os dias, que lemos palavras tão concientes a falar do que temos e das apostas menos conseguidas que fize-mos.

continua assim que o resto virá por acrescimo.

cum
 

Espigão

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Obrigado clms,

Tenho é de actualizar o tópico pois já houve mais algum material que "voou"...

Obrigado também por me lembrares.

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

Espigão

New Member
Vamos lá a uma actualização do tópico.

Com os azares que tenho tido em algumas Maratonas, alguns acessórios foram substituídos.

Posso dizer que engordou um pouco mas ficou bem mais fiável e de certeza que não serão 400 ou 500gr que irão afectar o meu rendimento.

Sendo assim...

Pneus:

Saíram: Sauserwind S-Works 1.8: foram reformados e sinceramente já deviam ter sido há mais tempo. Eles foram a causa de algumas desistências em Maratonas.

O que aconteceu foi que o ano passado fiz uma época inteira com os Sauserwind Control e na verdade não me deram quaisquer problemas. No início do ano os mesmos foram descontinuados e passei para os S-Works. Mais caros, mais leves, mais macios…

Comprei dois ainda com o preço antigo (39€) e ainda consegui mais dois por 50€ ficando com um bom stock para esta época.

O problema deste pneu é que enquanto novo, é impecável! Bom rolador, excelente tracção, bom peso (450gr) em tubeless, etc mas passadas 2 ou 3 Maratonas começa a apresentar fragilidades que não são muito normais num pneu com aquela duração.

As bolhas são mais que frequentes ao longo de todo o pneu e o mesmo torna-se assim bastante frágil. Por 3 vezes fiz cortes significativos nestes pneus e em duas dessas vezes fui mesmo obrigado a desistir.

Resumindo, não valem nem metade do preço que custam. Pneu com rápido desgaste e acima de tudo, bastante frágil. Um pouco diferentes dos Sauserwind Control.

Entraram: Kenda Small Block 8 1,95.

hpim8058.jpg

Para já e após um primeiro teste no palco de ensaios na Serra Mãe fiquei rendido. Até hoje nunca tive pneu tão bom rolador. É sem dúvida a principal característica deste pneu. A tracção também não é má e posso dizer que passou um teste rigoroso neste capítulo, num percurso com muita gravilha e pedra solta.

Parece também bastante resistente (kevlar) e aguenta na perfeição pressões mais elevadas sem comprometer a segurança. Não acredito é que aqueles pequenos tacos durem muito tempo. Após o teste notou-se logo algum desgaste (no pneu traseiro) mas de certeza que pelo menos 5 ou 6 Maratonas fará, penso eu… mas também a 18€ cada pneu…

hpim8060.jpg

Quanto à montagem, vedou sem quaisquer problemas. Lembro que não se trata de um pneu tubeless mas que faz perfeitamente o papel de um.

Sistema tubeless:

Saiu: Sistema Joe NoFlats. Esta foi uma grande desilusão. Passei do sistema NoTubes para este por aparentemente ser mais seguro e fiável mas o que é certo que fui obrigado a desistir em duas Maratonas por este sistema ter falhado. Por várias vezes, a zona vulcanizada da fita tubeless abriu e comprometeu todo o sistema e as minha prestações. Nunca mais…

(Mais tarde coloco fotos do sucedido)

Entrou: Sistema NoTubes. Realmente em equipa vencedora não se mexe. Voltei ao mesmo sistema da época passada e nunca o devia ter substituído.

Espigão de selim:

Saiu: KCNC TI-ProLite 27x2/400mm. Por nenhum motivo especial. Simplesmente não me senti seguro em cima do mesmo. Também não gostei muito do sistema de casquilhos e a forma como aperta os carris do selim. Mas durante os testes, não teve falhas. Um espigão bastante leve e ao que parece, resistente. Depois deu lugar a um Thomson Elite Inline 27.2X410mm e que recentemente foi substituído por...

Entrou: Thomson Elite 27.2x410mm seatback. Já era de prever. Voltei a optar pelo seatback e inverti o mesmo apesar do pormenor do tubo superior do quadro (mais curto). Sinto-me muito bem assim ou melhor, sento-me muito bem assim… :lol:

Resistência, confiança, segurança e um peso não muito por aí além.

hpim8054.jpg

Selim:

Saiu: Selle Itália SLR XC Gel Flow: Também por nenhum motivo especial. Cumpriu de forma excelente a sua função. Para um selim com um peso de 180gr, apresenta um bom conforto mas para quem por vezes se aventura em fazer duas ou tres Maratonas de seguida é um pouco torturante para o traseiro.

Entrou: SMP Hibrid. Um peso pesado dos selins mas um conforto extraordinário. Uma substituição sem dúvida a pensar unicamente na minha saúde porque é pesadíssimo (próximo das 300gr) e de uma estética que não aprecio muito (apesar de já me ter habituado mais ao mesmo).

hpim8057.jpg

Anatomicamente acho-o quase perfeito. Trata-se de um selim com uma confortável base de apoio aos isquios/glúteos (no meu caso) quase ao longo de todo o mesmo. Posso perfeitamente sentar-me mais na ponta do selim ao atacar por exemplo uma subida que não se perde o conforto do mesmo. E como sabe tão bem fazermos duas ou tres maratonas seguidas e no dia seguinte estarmos prontos para outra a nível de glúteos e região inguinal.

Para já, são estas as alterações.

Continuo a adorar o comportamento do quadro e os restantes componentes têm-se portado igualmente muito bem.

A máquina neste momento com a engorda está nos 10,300gr mas está impecável! Sinto-me extremamente confortável aos comandos da Corratec e o prazer que me dá conduzir esta máquina, é imenso. Estou a adorar a experiência do CA...

Podem dizer que está gorda e feia mas quero lá saber! Para mim está boazona e é o que interessa!

Deixo uma foto actualizada da máquina no palco de testes na Serra Mãe...

hpim8043.jpg

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

Paulo986

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Hey Hugo boas mudanças na bike!(só o espigão invertido é que pronto..:lol::evil::evil::twisted:)

Em relação ao pneu Kenda Small Block 8 1,95 confirmo que é um extraordinário rolador, tenho um e gosto muito dele a rolar, só nas subidas é que por vezes o sinto a fugir, em relação ao racing ralph evo 2.10 (pneu que tinha enteriormente).
Deste-me uma boa novidade de o pneu ter vedado bem, pois estou a pensar converter o pneu para tubless, mas estava com receio que não vedasse bem! Sendo assim acho que vou experimentar!

Em relação ao selim sei bem do que falas, o meu irmão comprou recentemente um Selle SMP Hibrid e quando o experimentei parecia que estava sentado num "sofá" é um conforto brutal, pena o peso e os selins mais leves dessa marca serem um balúrdio!

Boa Sorte para as maratonas e continua a postar no teu site que sou um leitor assíduo! (sempre a aprender!!!)

Grande Abraço!
 

Britch@nko

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Vamos lá a uma actualização do tópico.
Podem dizer que está gorda e feia mas quero lá saber! Para mim está boazona e é o que interessa!

Eu sei que gostas delas mais magrinhas...:fpalm:...mas fica a saber que nada substitui a sensação de segurança que sentes quando estás em cima dela...está linda e boazona...sim!!! :sabichao:doh
 

Espigão

New Member
Em relação ao pneu Kenda Small Block 8 1,95 confirmo que é um extraordinário rolador, tenho um e gosto muito dele a rolar, só nas subidas é que por vezes o sinto a fugir, em relação ao racing ralph evo 2.10 (pneu que tinha enteriormente).
Deste-me uma boa novidade de o pneu ter vedado bem, pois estou a pensar converter o pneu para tubless, mas estava com receio que não vedasse bem! Sendo assim acho que vou experimentar!

Boas Paulo,

Vários amigos já me tinham aconselhado o pneu adaptado para tubeless depois de saberem dos meus azares com os Sauserwind. Ao encher com compressor e sem líquido, vedaram sem problemas. Não sei qual irá ser o sistema tubeless que irás utilizar (aconselho sem dúvida a válvula da NoTubes e a fita da Roval) mas ser for o Notubes, tem em atenção em colocares o pneu na zona da válvula por baixo da mesma ou seja, metes o pneu, desapertas a válvula um pouco, levantas a mesma, colocas o pneu por baixo e apertas novamente a válvula. É claro que depois quando fores a encher o pneu sairá debaixo da válvula e irá ajustar-se ao aro. Esta questão é só para não se perder ar durante o enchimento e o pneu vedar logo à primeira. Ah... estica também o pneu contra as paredes do aro para ainda ser mais fácil.

É claro que passadas umas horas, tinha ambos os pneus em baixo e mesmo depois de colocar o líquido, passados uns dias, também os tinha em baixo. Voltei a encher e fiz o primeiro teste com os mesmos e desde o teste até hoje, não perderam ar nenhum!

paulo_gt said:
Em relação ao selim sei bem do que falas, o meu irmão comprou recentemente um Selle SMP Hibrid e quando o experimentei parecia que estava sentado num "sofá" é um conforto brutal, pena o peso e os selins mais leves dessa marca serem um balúrdio!

Para além do balúrdio, não consegues encontrar em nenhum dos modelos acima, o conforto do Hibrid. Tomara... :lol:

Estive tentado a comprar um modelo acima mas realmente a diferença de preço é abismal e além disso, a diferença de peso também não assim tão grande. Este Hibrid acusou 290gr e de 50€ para 150€ são 20 contos de diferença por 100gr :lol: e menos conforto.

Caguei... :lol:

paulo_gt said:
continua a postar no teu site que sou um leitor assíduo! (sempre a aprender!!!)

Não parece... pois acabaste de perder um selim...:mrgreen:

Sr. Brites... cuidado com os trocadilhos... :rotfl::rotfl:

Grande abraço aos dois!

Hugo Carvalho
 
Viva!

tb optei por um selim SMP Hybrid e logo no primeiro teste senti muito conforto!
Aliás, foi estreia total... tanto de bike como de selim lolol, no Sábado uns pequenos ajustes do selim ao meu "bujon" e mais umas afinações de ultima hora e no Domingo logo uma prova para testar tudo isto! :)
Mas o selim, parece mt bom! espero continuar a ter este feedback ao longo do tempo :)

Boas pedaladas!
Cumps,
Pedro
 
Last edited:

Espigão

New Member
Só para informar que os pneus Kenda Small Block 8 passaram com distinção num verdadeiro teste de fogo na Maratona Vale do Vouga.

Em trilhos bastante acidentados com muita pedra, areia, gravilha... mostrou ser um pneu bastante polivalente e com uma segurança a curvar quer à frente quer atrás que jamais imaginava.

Boa tracção sem dúvida muito à conta dos baixos e macios tacos.

A rolar então nem se fala. Aqui as diferenças são mais que notórias. Sem qualquer dúvida dos pneus mais rolantes que tive até hoje.

Não gostei muito foi do facto de um pneu 1,95 fazer um balão quase idêntico a um 2.2 mas por outro lado, protegem muito mais a roda e transmitem ainda mais segurança.

Não perderem ar antes, durante ou após a Maratona.

Quanto à resistência do mesmo, por acaso pensei que viessem mais gastos da Maratona mas até não. Não se pode mesmo é fazer muito alcatrão com os mesmos... :lol:

Estou curioso acerca do comportamento destes pneus em condições mais invernosas...

Não deve ser grande coisa mas veremos...

Para já, ficam e aconselho!;)

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

Espigão

New Member
Apesar da "lenga lenga" do post anterior, ontem na Maratona de Santa Cruz, fiz um corte bem jeitoso no pneu de trás e nem os dois copos de líquido que coloco em cada roda, chegaram para vedar o corte...

Eu sei que todos os pneus furam e cada caso é um caso mas já estou a achar coincidências a mais e o que é certo que é este ano foi rara a Maratona em que não furei Vs 23 Maratonas que fiz o ano passado e onde não tive nenhum furo...

Provavelmente o que aconteceu é que o ano passado fiz toda a época com pneus perto das 600gr e este ano passei para pneus na ordem das 450gr (sauserwind s-works / kenda small block 8 ) .

Só pode ser esta explicação e já vi que os meus 83kg não se dão muito bem com pneus com menos de 500gr.

Sendo assim e apesar do incidente de ontem, pretendo manter os Kenda mas irei meter o tubeless atrás. Um pneu já na ordem das 700gr e que de certeza será mais complicado de furar... não sei... digo eu...

Estes normais pareceram-me bastante resistentes (apesar do peso) e também é verdade que ontem houve muito mais pessoal a furar mas estou achar todos estes azares coincidências a mais...

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

Kamoes

Active Member
Boas!


Hugo, a minha experiência com tubeless(Kenda Karma convertidos) diz-me que o que tiveste foi puro azar.

Peso o mesmo que tu(apesar de ser bem mais baixo) e uso 2 Kenda Karma convertidos.

Logo na primeira saída com os pneus, fiz logo um corte no de trás em ESTRADA! :)shock:)

Depois disso, já andei com eles montes de vezes sem problemas! Remendei o pneu de trás e deve ter levado mais 800km desde essa altura. O único furo que teve desde essa altura foi selado pelo No Tubes.

O pneu foi remendado com um remendo de câmara de ar banalíssimo e reparei há poucos dias que estava a começar a sair...Mesmo assim deixei-o andar.

Ontem, na subida a Montejunto, lá decidiu abrir um pouco mais o furo e o No Tubes voltou a vedar.
Na descida da Serra, completamente a abarrotar de pedra, só abriu mais uma vez o remendo e aí já não consegui fazer nada com o No Tubes, até porque tinha saído todo. Metemos uma câmara de ar e seguiu até casa.

Estes Karma já fizeram a subida e descida do PNSAC, sem problemas. Ainda ontem subiram e desceram tudo á volta de Montejunto... e se não fosse a minha carolice em trocar de remendo, não tinham havido problemas.

Comparei estes Karma com outros pneus e reparei que mesmo a parte lateral é muito mais grossa que a maioria.


Fica apenas então o meu relato com Kendas convertidos ;)

Abraço,
Marco Camoes.
 

Espigão

New Member
Obrigado Marreiros e Marco!

Os Karma, penso que sejam mais resistentes que os small block e caso estes não resultem quando chegarem as chuvas, é bem provavelmente que sejam a minha opção.

Este small block nem vou arriscar a andar com ele remendado. O corte tem cerca de 1,5cm e ontem quando coloquei a camara-de-ar, tive a preocupação de não meter muito ar para a camara-de-ar não sair do pneu.

Os 20km finais da Maratona foram feitos praticamente todos em pé com o mínimo de peso possível sobre a roda de trás para conseguir chegar ao fim.

Já estou disposto a tudo! Nem que meta uns pneus de DH... :lol:

Em Vale do Vouga onde me senti um pouco devido ao cansaço que levei para a prova e à falta de água ao longo do percurso, nada de problemas técnicos.

Ontem, onde me senti bastante melhor, com água quase de 5 em 5km, por volta do km50 já com 1300m de acumulado feitos e a faltar 20km para o final, pimba! Perdi cerca de 10/15m com a montagem da camara-de-ar e em paragens constantes para ir metendo ar na roda...

Enfim... :fpalm:

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

Kamoes

Active Member
Tendo em conta o tamanho do corte, o melhor é mesmo substituí-lo.

O corte que fiz em estrada era bem mais pequeno, com 7mm. O líquido acabou por não vedar e perdeu-se todo...
Mas um corte de 15mm é muita fruta mesmo... Podes encostar esse pneu a um canto ou fazer como fizeste, usá-lo apenas com câmara de ar noutra bike qualquer.

Serão mesmo os Karma mais resistentes? Têm menos tacos, e pesam um pouco menos... A maior parte dos furos que se tem é quando fura na tela do pneu, e não no taco. Daí achar que os Small Block serão mais á prova de furo, não é?


Abraço e melhor sorte para a próxima, como diz o Marreiros ;)
Marco Camoes.
 

Espigão

New Member
Os tacos dos small block são muito baixos e bastante macios.

Quando falei em resistência referia-me mais a longevidade embora também acredite que os karma sejam mais resistentes a furos...

O corte que fiz foi mesmo por cima dos tacos centrais do small block...

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

Kamoes

Active Member
O corte que eu fiz também foi no centro do pneu... acho que o problema é mesmo da marca :mrgreen:

Se dizes que os tacos são mais baixos, é bem provável que o Karma resista mais então. Pessoalmente, nunca os comparei, mas faz sentido já que o SB8 é um pneu mais rolante ;)


Abraço.
Marco Camoes.
 

MRocha

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Análise muito completa!

Só há uma coisa que me faz confusão: então um tipo com mais de 1.90m usa um top tube com apenas 57cm, num quadro 22"? É que 57cm é mais curto que alguns 20" Mesmo para mim que tenho "só" 1.85m, um tubo superior de 57cm não é nada comprido... Tens os braços curtos?:confused:

Pena que esse modelo use 27.2 para tubo de selim; se usasse 31.6 não era pior usar um quadro 20" ( que deve ter perto desses 57cm de top tube) com um espigão 31,6X450.
Um 27.2X450 já deve ser frágil para alguem com mais de 80Kg, digo eu... que vou comprar um, mas peso 70Kg.:D
 

Espigão

New Member
Obrigado MRocha pela opinião!

MRocha said:
Só há uma coisa que me faz confusão: então um tipo com mais de 1.90m usa um top tube com apenas 57cm, num quadro 22"? É que 57cm é mais curto que alguns 20" Mesmo para mim que tenho "só" 1.85m, um tubo superior de 57cm não é nada comprido... Tens os braços curtos?

Não tem que te fazer confusão. Eu explico.

O problema é que este tipo com mais de 1,90cm tem quase 1m de medida entre-pernas (96cm) o que me obriga mesmo com um quadro tamanho 22 (o Corratec equivale a um 21,5), a andar com um espigão de 410mm perto do limite de segurança. Logo, quanto mais exteriorizado está o espigão, mais te manda para trás.

Só para teres uma ideia do que estou a dizer, com um top tube de 57,7cm, com um espigão seatback invertido e com selim completamente puxado à frente, o bico do selim ainda fica a 7cm do eixo pedaleiro.

Quanto à questão dos braços, se fossem curtos estava completamente lixado. :lol: O que vale é que tenho os braços proporcionais às pernas (66cm do ombro ao pulso) que me permite andar com o selim tão ao alto e ao mesmo tempo, numa posição confortável a pedalar.

Este Corratec é para mim, o quadro mais perfeito que tive até hoje em termos ergonómicos. Mais perfeito mais perfeito, seria um quadro feito à medida com um tubo central a rondar as 23 polegadas e um toptube a rondar os 58cm.

Isto só mesmo por medida. Se a maioria dos quadros 21, já têm um toptube que ultrapassa os 60cm, agora imagina um quadro 23...

MRocha said:
Pena que esse modelo use 27.2 para tubo de selim; se usasse 31.6 não era pior usar um quadro 20" ( que deve ter perto desses 57cm de top tube) com um espigão 31,6X450.
Um 27.2X450 já deve ser frágil para alguem com mais de 80Kg, digo eu... que vou comprar um, mas peso 70Kg.

Não tem nada a ver amigo...

Como sabes, tenho duas bikes com duas medidas de espigão. Um 27.2 x 410mm (Corratec) e um 31.6 x 410mm (Cube) e consigo ver bem as diferenças de um para o outro.

E se te disser que o 27.2 é bem mais resistente que o 31.6? É verdade. Isto tudo depende dos espigões que estamos a falar e no meu caso, estamos a falar de dois Thomsons.

Esta marca não brinca em serviço.

Enquanto o 27.2 é um espigão bem mais robusto por se tratar de um espigão de espessura dupla e logo mais pesado, o 31.6 é um espigão que dá mais conforto a todo o conjunto e um pouco mais leve.

Ambos são muito resistentes mas o 27.2 é bem mais.

Já cheguei a andar com perto de 100kgs com ambos os espigões e nenhum problema. Posso afirmar que seja em que medida for, com o thomson não tens que ter qualquer tipo de problema com o teu peso.

Já não posso é falar do masterpiece porque nunca tive nenhuma mas também nunca tive conhecimento de um espigão destes que tenha falhado e que apesar de pesar menos 50gr que os Inlines na mesma medida, continuam a não ter limite de peso do ciclista.

Espero que tenhas compreeendido.

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 
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