Vamos lá a uma actualização do tópico.
Com os azares que tenho tido em algumas Maratonas, alguns acessórios foram substituídos.
Posso dizer que engordou um pouco mas ficou bem mais fiável e de certeza que não serão 400 ou 500gr que irão afectar o meu rendimento.
Sendo assim...
Pneus:
Saíram: Sauserwind S-Works 1.8: foram reformados e sinceramente já deviam ter sido há mais tempo. Eles foram a causa de algumas desistências em Maratonas.
O que aconteceu foi que o ano passado fiz uma época inteira com os Sauserwind Control e na verdade não me deram quaisquer problemas. No início do ano os mesmos foram descontinuados e passei para os S-Works. Mais caros, mais leves, mais macios…
Comprei dois ainda com o preço antigo (39€) e ainda consegui mais dois por 50€ ficando com um bom stock para esta época.
O problema deste pneu é que enquanto novo, é impecável! Bom rolador, excelente tracção, bom peso (450gr) em tubeless, etc mas passadas 2 ou 3 Maratonas começa a apresentar fragilidades que não são muito normais num pneu com aquela duração.
As bolhas são mais que frequentes ao longo de todo o pneu e o mesmo torna-se assim bastante frágil. Por 3 vezes fiz cortes significativos nestes pneus e em duas dessas vezes fui mesmo obrigado a desistir.
Resumindo, não valem nem metade do preço que custam. Pneu com rápido desgaste e acima de tudo, bastante frágil. Um pouco diferentes dos Sauserwind Control.
Entraram: Kenda Small Block 8 1,95.
Para já e após um primeiro teste no palco de ensaios na Serra Mãe fiquei rendido. Até hoje nunca tive pneu tão bom rolador. É sem dúvida a principal característica deste pneu. A tracção também não é má e posso dizer que passou um teste rigoroso neste capítulo, num percurso com muita gravilha e pedra solta.
Parece também bastante resistente (kevlar) e aguenta na perfeição pressões mais elevadas sem comprometer a segurança. Não acredito é que aqueles pequenos tacos durem muito tempo. Após o teste notou-se logo algum desgaste (no pneu traseiro) mas de certeza que pelo menos 5 ou 6 Maratonas fará, penso eu… mas também a 18€ cada pneu…
Quanto à montagem, vedou sem quaisquer problemas. Lembro que não se trata de um pneu tubeless mas que faz perfeitamente o papel de um.
Sistema tubeless:
Saiu: Sistema Joe NoFlats. Esta foi uma grande desilusão. Passei do sistema NoTubes para este por aparentemente ser mais seguro e fiável mas o que é certo que fui obrigado a desistir em duas Maratonas por este sistema ter falhado. Por várias vezes, a zona vulcanizada da fita tubeless abriu e comprometeu todo o sistema e as minha prestações. Nunca mais…
(Mais tarde coloco fotos do sucedido)
Entrou: Sistema NoTubes. Realmente em equipa vencedora não se mexe. Voltei ao mesmo sistema da época passada e nunca o devia ter substituído.
Espigão de selim:
Saiu: KCNC TI-ProLite 27x2/400mm. Por nenhum motivo especial. Simplesmente não me senti seguro em cima do mesmo. Também não gostei muito do sistema de casquilhos e a forma como aperta os carris do selim. Mas durante os testes, não teve falhas. Um espigão bastante leve e ao que parece, resistente. Depois deu lugar a um Thomson Elite Inline 27.2X410mm e que recentemente foi substituído por...
Entrou: Thomson Elite 27.2x410mm seatback. Já era de prever. Voltei a optar pelo seatback e inverti o mesmo apesar do pormenor do tubo superior do quadro (mais curto). Sinto-me muito bem assim ou melhor, sento-me muito bem assim… :lol:
Resistência, confiança, segurança e um peso não muito por aí além.
Selim:
Saiu: Selle Itália SLR XC Gel Flow: Também por nenhum motivo especial. Cumpriu de forma excelente a sua função. Para um selim com um peso de 180gr, apresenta um bom conforto mas para quem por vezes se aventura em fazer duas ou tres Maratonas de seguida é um pouco torturante para o traseiro.
Entrou: SMP Hibrid. Um peso pesado dos selins mas um conforto extraordinário. Uma substituição sem dúvida a pensar unicamente na minha saúde porque é pesadíssimo (próximo das 300gr) e de uma estética que não aprecio muito (apesar de já me ter habituado mais ao mesmo).
Anatomicamente acho-o quase perfeito. Trata-se de um selim com uma confortável base de apoio aos isquios/glúteos (no meu caso) quase ao longo de todo o mesmo. Posso perfeitamente sentar-me mais na ponta do selim ao atacar por exemplo uma subida que não se perde o conforto do mesmo. E como sabe tão bem fazermos duas ou tres maratonas seguidas e no dia seguinte estarmos prontos para outra a nível de glúteos e região inguinal.
Para já, são estas as alterações.
Continuo a adorar o comportamento do quadro e os restantes componentes têm-se portado igualmente muito bem.
A máquina neste momento com a engorda está nos 10,300gr mas está impecável! Sinto-me extremamente confortável aos comandos da Corratec e o prazer que me dá conduzir esta máquina, é imenso. Estou a adorar a experiência do CA...
Podem dizer que está gorda e feia mas quero lá saber! Para mim está boazona e é o que interessa!
Deixo uma foto actualizada da máquina no palco de testes na Serra Mãe...
Cumprimentos
Hugo Carvalho