INTERCEPTOR
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Era grande a expectativa.
Uma Marathon/Trail com 150mm de curso em ambas as rodas só antevia bons momentos de puro BTT.
O primeiro impacto dá-se quando queremos subir para o selim depois de afinar a sua altura.
A elevada distãncia do pedaleiro ao solo, próprio para passar por cima de obstáculos, faz-nos encaixar
primeiro um pé que servirá de degrau para alcançarmos o elevado selim. Depois com o peso do corpo a
bike desce o suficiente para colocarmos o pé no chão.
Os primeiros kilómetros são feitos com calma para habituação á posição de todos os manípulos.
No começo optei por deixar a Fox Tallas toda aberta. O manípulo de regulação do curso fica do lado
esquerdo e não tem muito "Grip". Mesmo sendo o mais difícil de manejar, consegue-se fazê-lo sem ser
necessário parar a bike.
Por outro lado, as funções de regulação do curso do amortecedor Scott Equalizer2 são bastante
perceptíveis e o manípulo fácil de accionar. Sendo o grande trunfo para o sucesso da Genius.
Com os 95mm de curso do Modo Tracção, pequenas subidas são feitas com relativa facilidade, mesmo
com 150mm na Fox, bastando evitar o bombear da suspensão accionando o bloqueio da mesma.
Experimentei bloquear a traseira mas o amortecedor dá um pequeno côice que não consegui ver qual
o seu motivo. A subir não voltei a utilizar essa opção.
Na subida mais dura do percurso, "As Pedreiras", regulei a Tallas para 110mm e notei uma diferença
radical de geometria. A bike baixa a frente consideravelmente avançando o centro de gravidade, o que
em subidas com esta dificuldade técnica é uma mais valia.
Nesta situação os 73,5º de inclinação do tubo vertical colocam o selim muito em cima da roda traseira
obrigando-me a subir sentado na parte mais avançada do selim para evitar o constante levantar da roda
dianteira. Compreenda-se que não estou a falar de uma bike de XC como a Scale ou a Spark.
A Genius não é uma bike rápida. Mas atravessa todos os percursos que lhe apareçam pela frente com
com conforto e segurança.
Nas primeiras descidas, mesmo com a bike em Full Mode, notei as rodas a saltitar fugindo lateralmente.
Baixei um pouco a pressão dos Schwalbe Nobby Nic 2.25 e "VOI LÁ", uns puxões na haste Ritchey
Carbon Pro levam a bike para a trajectória desejada desviando a bike de rêgos e valas com total aderência
transmitindo segurança para acelerar nas descidas.
É notável o conforto com que se passa por cima dos obstáculos mesmo sem nos levantarmos do selim.
Derivado á humidade existente os singletracks estavam escorregadíos. A melhor forma que encontrei
para controlar a bike foi bloquear a traseira e baixar a Fox ao máximo, baixando assim o centro de
gravidade, ficando muito mais estável.
A sua geometria alterável, a polivalência do conjunto de amortecimento, a suavidade conforto e
segurança com que lê as irregularidades do terreno, fazem da Scott Genius uma opção a ter em conta
por quem se identificar com a sua filosofia.
Ficou comprovado que não é só com treino que se obtêem melhores resultados.
A capacidade da bike tambem ajuda. E de que maneira!!!!
BIKER: INTERCEPTOR
BIKE: SCOTT GENIUS 20 2009
Uma Marathon/Trail com 150mm de curso em ambas as rodas só antevia bons momentos de puro BTT.
O primeiro impacto dá-se quando queremos subir para o selim depois de afinar a sua altura.
A elevada distãncia do pedaleiro ao solo, próprio para passar por cima de obstáculos, faz-nos encaixar
primeiro um pé que servirá de degrau para alcançarmos o elevado selim. Depois com o peso do corpo a
bike desce o suficiente para colocarmos o pé no chão.
Os primeiros kilómetros são feitos com calma para habituação á posição de todos os manípulos.
No começo optei por deixar a Fox Tallas toda aberta. O manípulo de regulação do curso fica do lado
esquerdo e não tem muito "Grip". Mesmo sendo o mais difícil de manejar, consegue-se fazê-lo sem ser
necessário parar a bike.
Por outro lado, as funções de regulação do curso do amortecedor Scott Equalizer2 são bastante
perceptíveis e o manípulo fácil de accionar. Sendo o grande trunfo para o sucesso da Genius.
Com os 95mm de curso do Modo Tracção, pequenas subidas são feitas com relativa facilidade, mesmo
com 150mm na Fox, bastando evitar o bombear da suspensão accionando o bloqueio da mesma.
Experimentei bloquear a traseira mas o amortecedor dá um pequeno côice que não consegui ver qual
o seu motivo. A subir não voltei a utilizar essa opção.
Na subida mais dura do percurso, "As Pedreiras", regulei a Tallas para 110mm e notei uma diferença
radical de geometria. A bike baixa a frente consideravelmente avançando o centro de gravidade, o que
em subidas com esta dificuldade técnica é uma mais valia.
Nesta situação os 73,5º de inclinação do tubo vertical colocam o selim muito em cima da roda traseira
obrigando-me a subir sentado na parte mais avançada do selim para evitar o constante levantar da roda
dianteira. Compreenda-se que não estou a falar de uma bike de XC como a Scale ou a Spark.
A Genius não é uma bike rápida. Mas atravessa todos os percursos que lhe apareçam pela frente com
com conforto e segurança.
Nas primeiras descidas, mesmo com a bike em Full Mode, notei as rodas a saltitar fugindo lateralmente.
Baixei um pouco a pressão dos Schwalbe Nobby Nic 2.25 e "VOI LÁ", uns puxões na haste Ritchey
Carbon Pro levam a bike para a trajectória desejada desviando a bike de rêgos e valas com total aderência
transmitindo segurança para acelerar nas descidas.
É notável o conforto com que se passa por cima dos obstáculos mesmo sem nos levantarmos do selim.
Derivado á humidade existente os singletracks estavam escorregadíos. A melhor forma que encontrei
para controlar a bike foi bloquear a traseira e baixar a Fox ao máximo, baixando assim o centro de
gravidade, ficando muito mais estável.
A sua geometria alterável, a polivalência do conjunto de amortecimento, a suavidade conforto e
segurança com que lê as irregularidades do terreno, fazem da Scott Genius uma opção a ter em conta
por quem se identificar com a sua filosofia.
Ficou comprovado que não é só com treino que se obtêem melhores resultados.
A capacidade da bike tambem ajuda. E de que maneira!!!!
BIKER: INTERCEPTOR
BIKE: SCOTT GENIUS 20 2009