CONTACTO - SCOTT GENIUS 20 - 2009

INTERCEPTOR

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  Era grande a expectativa.
  Uma Marathon/Trail com 150mm de curso em ambas as rodas só antevia bons momentos de puro BTT.
  O primeiro impacto dá-se quando queremos subir para o selim depois de afinar a sua altura.
  A elevada distãncia do pedaleiro ao solo, próprio para passar por cima de obstáculos, faz-nos encaixar
primeiro um pé que servirá de degrau para alcançarmos o elevado selim. Depois com o peso do corpo a
bike desce o suficiente para colocarmos o pé no chão.
  Os primeiros kilómetros são feitos com calma para habituação á posição de todos os manípulos.
  No começo optei por deixar a Fox Tallas toda aberta. O manípulo de regulação do curso fica do lado
esquerdo e não tem muito "Grip". Mesmo sendo o mais difícil de manejar, consegue-se fazê-lo sem ser
necessário parar a bike.
  Por outro lado, as funções de regulação do curso do amortecedor Scott Equalizer2 são bastante
perceptíveis e o manípulo fácil de accionar. Sendo o grande trunfo para o sucesso da Genius.
  Com os 95mm de curso do Modo Tracção, pequenas subidas são feitas com relativa facilidade, mesmo
com 150mm na Fox, bastando evitar o bombear da suspensão accionando o bloqueio da mesma.
  Experimentei bloquear a traseira mas o amortecedor dá um pequeno côice que não consegui ver qual
o seu motivo. A subir não voltei a utilizar essa opção.
  Na subida mais dura do percurso, "As Pedreiras", regulei a Tallas para 110mm e notei uma diferença
radical de geometria. A bike baixa a frente consideravelmente avançando o centro de gravidade, o que
em subidas com esta dificuldade técnica é uma mais valia.
  Nesta situação os 73,5º de inclinação do tubo vertical colocam o selim muito em cima da roda traseira
obrigando-me a subir sentado na parte mais avançada do selim para evitar o constante levantar da roda
dianteira. Compreenda-se que não estou a falar de uma bike de XC como a Scale ou a Spark.
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  A Genius não é uma bike rápida. Mas atravessa todos os percursos que lhe apareçam pela frente com
com conforto e segurança.
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  Nas primeiras descidas, mesmo com a bike em Full Mode, notei as rodas a saltitar fugindo lateralmente.
  Baixei um pouco a pressão dos Schwalbe Nobby Nic 2.25 e "VOI LÁ", uns puxões na haste Ritchey
Carbon Pro levam a bike para a trajectória desejada desviando a bike de rêgos e valas com total aderência
transmitindo segurança para acelerar nas descidas.
  É notável o conforto com que se passa por cima dos obstáculos mesmo sem nos levantarmos do selim.
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  Derivado á humidade existente os singletracks estavam escorregadíos. A melhor forma que encontrei
para controlar a bike foi bloquear a traseira e baixar a Fox ao máximo, baixando assim o centro de
gravidade, ficando muito mais estável.
  A sua geometria alterável, a polivalência do conjunto de amortecimento, a suavidade conforto e
segurança com que lê as irregularidades do terreno, fazem da Scott Genius uma opção a ter em conta
por quem se identificar com a sua filosofia.

  Ficou comprovado que não é só com treino que se obtêem melhores resultados.
  A capacidade da bike tambem ajuda. E de que maneira!!!!

  BIKER: INTERCEPTOR

  BIKE: SCOTT GENIUS 20 2009

 
   
 

MarceloBTT

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Belo teste!

Pelo que entendi.

Uma bike que se pode abusar a descer e depreça alterar a geometria para a subidas.
Uma bike muito divertida.
Estou serto?
 

INTERCEPTOR

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Certíssimo :!:
Mesmo não sendo uma trepadora, dá-nos bastante espaço de manobra para enfrentar as subidas.
É muito fácil de manobrar em qualquer tipo de terreno.
Foi pena as pedras dos single tracks estarem demasiado escorregadias.
Com tempo sêco pode-se abusar ainda mais da velocidade porque temos mais tracção.
Mesmo com lama, gravilha e chuva senti-me bastante seguro em cima da Genius.
Abraço.
 

INTERCEPTOR

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Essa é verdadeiramente a parte mais dolorosa :aiui:

Ou talvez não !?!
Depende muito do ponto de vista da carteira de cada um. :wink:
 

José Martins

Administrator
Ou podes aproveitar e fazer um esforço para evitar algumas calinadas, que só tens a ganhar com isso.
É capaz de ser mais produtivo do que a sugestão dada :twisted: :mrgreen:
 

andrextr

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Já andei numa igual em carbono e não gostei da bike, fazia rangidos estranhos vindos do quadro! Um colega meu que experimentou uma também lhe aconteceu o mesmo.

A bike não estava regulada para mim, era capaz de ter um pouco de pressão a menos no amortecedor, mas achei que a bike bombeia demasiado nos 150... Em acelarações a bike parecia esponja, e afundava muito... Naquele amortecedor fazia falta uma regulação para a compressão de baixa velocidade, para eliminar aquele bombeio derivado da pedalada e manter a bike reactiva a impactos e irregularidades rápidas. Tal como acontece no "Propedal" da Fox... Na minha opinião acho que isso seria mais interessante (e mais vulgar também) do que propriamente a variação de cursos...

Porque a ideia com que eu fiquei da bike é: Ou andasse sempre com os 90mm para não bombear muito e nas descidas passasse para os 150, ou então andasse sempre nos 150 com o amortecedor mais rijo para não bombear, mas depois nas descidas a bike não é tão activa... Com um sistema identico ao propedal, já dava para andar sempre nos 150mm, quer a rolar quer a descer, era ligar ou desligar o "propedal".

Mas uma coisa é certa, a bike é muito leve! e cara!!! Mas da pouca experiencia que tive com ela não engracei muito com ela, acho que não compensa o dinheiro, pelo menos para mim...mas é claro que há casos de amor à primeira vista, que não foi bem o meu caso :lol:
 

INTERCEPTOR

New Member
Boas.
A Genius 20 que experimentei é de carbono.
O quadro como a bike toda nunca fizeram ruídos estranhos.
O unico ponto negativo que encontrei foi um côice que a traseira dava
quando bloqueava o amortecedor.
Não cheguei a perceber qual a causa do problema.
Quanto á bike bombear demais, quando fui levantá-la foi feito um chek-up
ás mudanças por mim mesmo porque o mecãnico não estava de serviço.
A suspenção e o amortecedor não precisaram de alterações porque o
ultimo utilizador da bike tem o mesmo peso e altura que eu.
Em andamento não senti a bike a bombear demasiado.
Mesmo quando tentei fazer uns Sprints sem bloquear o amortecedor.
Só precisei fazer um pouco de jogo de cintura. :mrgreen:
Quanto ao engraçar com ela, confesso que não faz o meu género.
Gosto muito mais da SCALE RC e de XCO ou XCM.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Nas MC's (e restantes Scott's) é fundamental que as pressões dos amortecedores estejam devidamente calibradas para o peso do rider... senão os resultados são um bombear ou rigidez demasiados. O que faz o sistema não bombear é esse equilíbrio entre as pressões e a geometria. E posso dizer que nas MC's anteriores a 2008 e nas Spark´s esse conceito funciona.

É muito normal que ela nos 150mm bombeie... nas versões anteriores já acontecia, devendo este modo ser utilizado em mau piso ou a descer. Para a maioria das situações a função TC (90mm) é mais do que suficiente, e se devidamente "afinada" pouco ou nada bombeia. Neste novo modelo deve ser muito semelhante... e é tão simples utilizar o comando no guiador! :wink:

Vamos ver quando é que experimento uma... :D
 

INTERCEPTOR

New Member
O que senti mais falta na Genius foi a falta de um comando no guiador para a Fox. :|
Se lá estive-se seria "Ouro sobre azul". :exacto:
No texto faltou dar nota positiva aos travões hidráulicos. doh
Os XT da Shimano são os melhores que já experimentei !
A sua progressividade é tal que me deu confiança para exagerar nos "cavalinhos" mesmo com os pedais de encaixe. :twisted:
Como sempre andei de BMX até aos 30 anos de idade, o bichinho ainda está permanente em mim. :mrgreen:
Mesmo com a roda da frente no ar o amortecedor da Scott lê as irregularidades do terreno suportando sózinho o peso todo.

É sem dúvida nenhuma a melhor Bike de suspensão total que já pilotei até hoje.
Podemos levala para onde quisermos, desde Maratonas a sério a voltas de brincadeira com os amigos.

Boas pedaladas!!
 

vald

Member
Este fim de semana experimentei esta bike e fiquei surpreendido com a suavidade geral no andamento, a capacidade de ultrapassar obstáculos, muito superior à minha que "só" tem 120/130mm de curso. Quanto ao peso, pensava ficar mais espantado, não notei em relação a esse factor muita diferença da minha... Mas trocava, ai isso é que trocava.
 

froids

Active Member
Se estiver superior à MC20 de 2008 (e pelo que tenho lido, está mesmo) só pode ser uma bomba sobre rodas!
:yeah:

Para quem gosta da filosofia da bike, é das melhores apostas que podem fazer !
Sobe o que houver para subir e desce o que nós tivermos coragem para descer... Simplesmente genial !

Estalos no bloqueio da suspensão traseira também nunca me aconteceu, mas já nao estamos a falar do mesmo amortecedor...

Uma bela bike!
:#1:
 

INTERCEPTOR

New Member
Em princípio este Sábado vou ter opurtunidade de fazer mais uns kms na Genius.
Vou dar especial atenção ao amortecedor e depois venho aqui Postar.
Pode ser que descubra as razões dos porquês. :wink:

Até breve.
 

INTERCEPTOR

New Member
:mrgreen: Mais um que não resistiu aos cavalinhos. :mrgreen:

A bike é tão leve e maneável que facilmente esquecemos a eleveda distância do selim ao solo.
Como dizia uma certa pessoa: " Um brinquedo caro."
A bike está perfeita sim senhor.
Todas aquelas brincadeiras são feitas com o máximo de conforto.
 
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