Comparação de 3 bikes "equivalentes"

Viva, na realidade não estou a pensar em comprar porque já comprei em Setembro, mas tenho curiosidade porque vejo que existe algum "preconceito" contra as marcas B'Twin e Berg e sinceramente não entendo porquê. Mas de facto considerei entre estes modelos, e optei pela B'Twin Rockrider 340, e vou a caminho dos 600kms com ela, usada em estrada, ciclovia, BTT e como transporte diário para o trabalho, e só tenho coisas boas a dizer. No entanto devido ao que disse acima e que as Orbita a mim parecem-me caras em comparação pelo "mesmo", gostava de perguntar quais as vossas opiniões comparando estas 3 marcas: B'Twin vs Berg vs Orbita, e tomando como exemplo 3 modelos que me parecem +- equivalentes e dos quais o que gosto mais é a B'Twin:

http://www.btwin.com/en/mountain-bikes/leisure-bikes/18711-rockrider-340-mtb-grey-blue.html

https://www.bergcycles.com/product/mountain/cross-country-xc/trailrock-10

http://www.orbitabikes.com/pt/bicicleta/sprintline

Qual comprariam? E como posicionam a marca Orbita em relação à B'Twin e à Berg? (sem considerar a qualidade das oficinas, apenas as bicicletas)

Abraços
 

piranha

Member
Sem ter analisado a fundo as bicicletas do comparativo vou dar a minha opinião
Desde já digo que não sou nenhum pro, mas não gosto de andar sempre nas reparações e afinações
Pode até ter o mesmo nome, bicicleta de btt, mas não é para fazer o mesmo que uma bicicleta btt de 500€, 700€ ou 1000€, nem é para fazer nem aguenta

Também já tive uma bicicleta dessas baratas, a experiência foi má, era rodas empenadas, mudanças desafinadas, selins que não querem ficar onde se manda, enfim, uma desilusão

Depois adquiri uma btt dessas do supermercado, neste caso uma Berg de suspensão dupla (500€), para o que eu fazia era uma maravilha, nunca falhou, 9000Km mais ou menos em dois anos

Claro que quem evolui na modalidade tem de evoluir na montada e depois começa o bicho a entranhar-se e já não funciona tão bem a razão, ai já se pode falar marca de supermercado vs marca autocolante

Do meu ponto de vista, nas bicicletas mais baratas, as de supermercado ganham quase em tudo em relação ás bicicletas de autocolante, mas não servem para tudo nem fazem o que uma muito mais cara faz, eu já sei que um campeão com um burro faz maravilhas, mas nem é por muito tempo nem nós todos somos campeões
 

JETSTREAK

Member
Boa tarde

Em relação às 3 bicicletas que indicaste nenhuma delas se destaca significamente das outras em termos de
equipamento também é preciso ver que estamos a falar de bicicletas de gama baixa.
De qualquer forma sem olhar ao preço eu iria para a órbita apenas por causa dos manípulos uma vez que é a única
que não trás o gripshift.
Em relação ao preconceito com as bikes da sportzone e da decathlon penso que é uma questão que foi um bocadinho
ultrapassada quando estas marcas começaram a dar alguma atenção ao design pq a verdade é que os "ollhos também
comem" e para um iniciante com pouco conhecimento sobre os componentes este factor pode ser decisivo.
No caso da decathlon por exemplo a relação componentes/preço já foi melhor mas ainda compensa muitas vezes
face às marcas mais conhecidas no mercado.
Nos dias de hoje o melhor é comprar no olx eheh!
Cumprimentos
 

SeteGu

Active Member
Analise RR 340.

Para mim o componente mais importante de uma bicicleta é a suspensão. Nesse ponto, a meu ver, a 340 se destaca-se pela positiva. Nos outros 2 casos a suspensão só lá está para se poder dizer que tem suspensão mas, na prática, só serve para fazer peso. Na 340 (não sendo obviamente uma suspensão de topo) sempre cumpre minimamente a sua função (sempre amortece qualquer coisa).

Quanto ás mudanças de punho sinceramente as da Shimano foram as melhores que já experimentei (nestas gamas mais baixas). Prefiro-as, por exemplo, ás que uso agora na Sirla (que não são do tipo "gripshift"). As da SRAM já não são tão boas mas mesmo assim ainda desenrascam. Houve uma altura em que algumas versões da 340 vinham com os rotativos da Shimano. Creio que atualmente vem tudo com os da SRAM.

Os travões da 340 surpreendem e muito pela positiva mas têm de ser afinados nos primeiros kms porque, tal como na transmissão, os cabos tendem a desafinar (alongar) após as primeiras utilizações.

A 340 não sendo topo de gama tem uma qualidade, a meu ver, muito superior ao que a maioria das pessoas imagina. Claro que terá as suas limitações mas para o uso que provavelmente 90% das pessoas lhes irá dar chega e sobra para as encomendas.
 
Last edited:
Viva pessoal e obrigado pelas respostas :) . Eu por acaso a opinião que posso dar da B'Twin Rockrider 340, que está com quase 600kms e 2 meses, é de que estou muito satisfeito com ela, e os únicos problemas que tive foi que o carrinho de selim era uma treta e troquei o conjunto do espigão de selim completo por um bom da Berg de 10€ que já não inclina em andamento, e... mais nada :) . De resto tem-se portado 5 estrelas, e recentemente tenho só notado que os cabos já esticaram de serem novos e já tive de afinar os travões (nada de especial com os V-Brakes, fiz isso na boa), e dei um jeitinho a afinar os cabos dos desviadores para compensar o que esticou e ficou novamente a 100%, também nada de especial e penso que é o normal. O que mais faço é usar como transporte e ciclismo em estrada, rua de calhau, terra e ciclovia, e já fiz um BTT de uma manhã inteira com alguma violência para um novato como eu e ela portou-se 5 estrelas e os pneus também, mas hei-de trocá-los por uns melhores da BT'win (não posso gastar muito). Quanto à suspensão, sem experiência, posso pelo menos dizer que noto uma diferença abismal para a Astro da minha irmã de forqueta rígida e parece-me boa, absorve bem os impactos e no dia do BTT se não fosse isso eu estava bem lixado :eek: .

piranha, o que queres dizer com bicicletas de autocolante? As de supermercado são as Team que vendem no Continente?


JETSTREAK, por acaso eu adoro os manípulos rotativos, por isso não vejo problema nisso. Eu realmente só agora ando a ver, por isso não conheço bem as B'Twin e Berg mais antigas, mas nos designs atuais os meus olhos bem as comem, há que dizer, acho que no geral estão mesmo excelentes :) . No olx um receio que tenho é de poderem ser roubadas, e outra coisa é que prefiro ter uma nova e ter a garantia das peças e a garantia vitalícia que oferecem no quadro, avanço e guiador (pelo menos na Decathlon e na Sportzone).

SeteGu, por acaso já tinha visto a tua análise quando comprei a minha B'Twin Rockrider 340, e até me ajudou a escolher ;) . Podes-me mostrar quais são as mudanças de punho que aconselhas? É que como eu prefiro mudanças de punho pode ser que um dia compense trocar as SRAM com que a minha vem para umas melhores mas de punho na mesma :) . Realmente tenho travado sempre sem problemas, mesmo no BTT e na chuva, ainda hoje apanhei uma molha para o trabalho xD , mas vim com impermeáveis :) .

Eu sinceramente a meu ver acho que estou muito bem servido com a Rockrider 340, mas fico sempre a pensar como seria com a Trailrock 10 ou com a Sprintline da Orbita, mas acho que fiz a escolha acertada :) . Mais cara também não podia nem queria e prefiro os V-Brake por serem os mais fáceis de manter e travarem bem na mesma para o uso que dou.

Mas então, como conclusão, o preconceito anti-B'Twin e anti-Berg não se justifica e as Orbita não são nada por aí além em comparação, e até são mais caras nesta gama.
 

piranha

Member
Boas
As bicicletas do autocolante, são aquelas que nós pagamos mais porque tem um autocolante da marca que diz "Bicha rapidíssima" ou marca sem ser do supermercado
Ou pagas mais pelo autocolante e trazes menos bicicleta
 

SeteGu

Active Member
O estigma é porque vendem maioritariamente bicicletas baratas em que naturalmente a qualidade nunca é igual ás topo de gama. Mas é precisamente nas bicicletas de entrada de gama que, a meu ver, não compensa (de todo) optar por uma marca XPTO. Compra-se o autocolante e trás-se "metade da bicicleta".

Nas gamas mais altas ou em suspensões totais eventualmente já poderá compensar.
 
Tenho andado tão atrapalhado com o tempo e trabalho que me esqueci de vir cá e tinha recebido o email de notificação :( .

Pois, tou a ver a ideia, vai de encontro ao que eu achava, obrigado pelas vossas opiniões e dicas! :)
 

m.r.f.

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Boas, antes de mais vai aqui uma confusão dos diabos.
Que eu saiba berg só existem à venda na sportzone e B'Twin só existem à venda na decathlon.
Não sabia que as lojas sportzone e decathlon agora também vendem fruta, hortaliça, pão, carne, peixe.
Que eu saiba sportzone e decathlon são lojas de desporto e nada mais.

Bicicletas de supermercados são as de marca team que estão à venda nos supermercados continente.

Nunca vi uma berg à venda no continente.

Existem bergs e B'Twins de topo equipadas com o melhor do material como suspensões fox e com quadros em carbono que fazem inveja a muitas bicicletas de marcas mundialmente conhecidas.

Ps: não sou suspeito, porque não tenho nenhuma berg nem
B'Twin.
 

Trailrock

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Bom dia amigo, nesse orçamento dificilmente encontras algo com relação qualidade/preço superior a btwin 340. Tive para oferecer uma a minha namorada mas acabamos por nos decidirmos por uma mondraker de senhora devido ao facto de essa btwin ser bastante limitada a nível de upgrades. Se queres uma bicicleta para dar umas voltas em ciclovias e uns passeios por estradoes penso que será suficiente. Contudo se por vezes queres comprar uma bicicleta para depois ires evoluindo essa não será a melhor opção uma vez que o quadro não tem suporte para travões de disco por exemplo... Quanto às marcas de "supermercado" eu tenho uma berg que comprei por 349€ com travões de disco hidráulicos, xct 100mm e bloqueio, 3x9 acera, algo que as marcas conceituados me vendiam por mais de 500€. Tem 2 anos de uso e quase 4000km em cima e cada vez me convenço que fiz um bom negócio. Por isso amigo se o procuras é uma bike para dares umas voltas suaves e rolar esse tipo de bicicleta chega te bem. Se um dia achares que queres fazer algo mais agressivo, ou que a bicicleta te limita logo decides o que fazer. Desculpa o testamento xD

abraco e boa compra
 
Pois, examente, B'Twin e Berg são marcas de lojas de desporto e a meu ver de muito boa qualidade! Aliás, estou contentíssimo com a minha B'Twin Rockrider 340 :) . Curiosamente eu sei de um Continente onde há Orbitas à venda :eek: .
 
Trailrock só agora vi o teu post. Eu reparei logo nesses pormenores quando optei pela Rockrider 340, e não me faz diferença, prefiro mesmo com V Brakes e parece-me que está ótima para tudo o que faço e uso diariamente e não tenho queixas, muito pelo contrário. Se algum dia quiser alguma com outras caraterísticas, por algum motivo, aí terei de arranjar outra, mas com o que faço nela e o que prefiro de momento acho que estou bem servido :) . Desde a compra em Setembro já vai a caminho de 700kms e cada vez que ando nela confirmo que foi boa escolha :) . Até no BTT que já fiz com ela portou-se muito bem :) .

Abraços
 

Trailrock

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Isso é que interessa amigo que passes bons momentos em cima da bicicleta e que ela te de muitas alegrias...

abraco e bons km's com a máquina
 

AMonteiro

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Bom dia companheiro Capellamusic.
Gostava de saber se continua contente com a B'TWIN BTT ROCKRIDER 340?
Faço casa/trabalho/casa (+ ou - 7 Km), caminho de cidade sempre plano.
 
Viva amigo AMonteiro, continuo sim e várias vezes penso e digo que se comprasse de novo seria a mesma, e acho que isso com 2148 kms feitos até ao momento é bom sinal :) . O meu percurso entre casa e trabalho também anda nos 7kms, embora no meu caso com subidas pelo meio. Uso esta bike como transporte, como exercício, passeios e para BTT de lazer (costumo fazer do Alto da Serra a serra da Santa Justa até ao Couce passando depois ao lado do rio Ferreira). Tem-se portado muito bem, mas também não lhe facilito com a manutenção e faço-a eu sempre que necessário. Mudei-lhe pouca coisa, foram apenas: os pedais para pedais de metal, o selim e o espigão de selim (o espigão foi devido a defeito no meu, preferi trocar por outro modelo), e de resto é mais a nível de manutenção, já troquei a corrente, os calços dos travões, que meti daqueles melhores para todo o tempo e que se troca só a borracha, as camaras de ar que decidi por daquelas com auto reparação de pequenos furos, e troquei o pneu de trás e aproveitei e meti um mais resistente da BTwin :) . Ainda hoje vim nela trabalhar ;) .

Abraços
 

AMonteiro

New Member
Obrigado pela resposta, vou trocar a minha B'TWIN ROCKRIDER 300 pela 340.
Só tenho uma duvida no que respeita à Suspensão SUNTOUR XCT com 80 mm vs Suspensão B'TWIN U-FIT 80 com 80 mm.
Li que a primeira para a relação preço/qualidade não é má.
Boas voltas e curvas companheiro capellamusic

Abraços
 

SeteGu

Active Member
AMonteiro apenas para fazer casa-trabalho?

A diferença está basicamente no quadro (é em alumínio em vez de aço) e suspensão. De resto são muito equivalentes.

É verdade que a suspensão é razoável para BTT tendo em conta que se dá apenas mais 40€... e se trás também um quadro em alumínio.
Mas, para esse tipo de percurso, a 340 não tem qualquer vantagem face à 300.

A suspensão em estrada será apenas um peso morto tornando a bicicleta mais pesada e com maior complexidade/custos de manutenção.
 

AMonteiro

New Member
Boa tarde companheiro SeteGu.
O maior problema é o meu ombro.
Penso que com suspensão dianteira vá atenuar as vibrações.
Aparecem com os dois modelos, Suspensão SUNTOUR XCT com 80 mm vs Suspensão B'TWIN U-FIT 80 com 80 mm, e não sei qual é o mais fiável.
 
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