Como transformar uma Hardrock numa...Hardrock!!!

pin7as

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Depois de ver o relato do *yjmalmsteen, fiquei inspirado e toca a fazer algo (parecido!!!)...ehehe!

Antes de mais, o enquadramento histórico!!!

Desde miúdo que sempre pratiquei btt, mas na altura não tinha esse nome, para mim era apenas "andar de bicicleta". Ainda que passasse muitas tardes em trilhos e em cima da minha bicicleta, tudo não passava de puro divertimento inocente.
Mais tarde, a coisa começou a ficar séria e já havia em mim a noção de btt. Estavamos na altura dos inicios do btt em Portugal, em meados da década de 90. Convenci os meus pais a darem-me uma bike nova e achava o Guia do Comprador da Bike Magazine '98 todo um novo mundo. A adolescência é um período tramado e não sei muito bem porquê, mas a bike de aluminio cromado com suspensão RST 281 deixou de constar das prioridades da altura. Feliz ou infelizmente (ainda estou para descobrir), o bichinho do btt nunca morreu e ficou apenas adormecido por entre as borbulhas da puberdade, perdido algures entre as crises existênciais da juventude e a ânsia de tirar a carta de condução.
Pouco tempo depois de entrar na universidade, sentia que me faltava algo. Não sabia o que era até me ter reencontrado com o btt. Após o reencontro, sabia que era aquele o meu desporto de eleição e um part-time de verão depois...tudo começou!

Muitas Bike Magazine e horas de internet resultaram na compra da minha Specialized Hardrock Sport 2005 (ai se eu soubesse o que sei hoje!!!). Por sinal, a última das Hardrock com personalidade.

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  • Quadro - Hardrock Sport 2005
    Suspensão - RST Gilla T5
    Avanço - Specialized Mobius
    Guiador - Specialized
    Travões - Tektro/V-Brake Shimano Altus
    Desviador Fr - Shimano Acera
    Desviador Tr - Shimano Acera
    Manípulos - Shimano Altus 8v
    Cassete - Shimano Altus
    Corrente - Shimano IG-31
    Pedaleiro - Truvativ X-Flow
    Rodas - Alex DH-20
    Pneus (Fr/Tr) - Specialized Enduro Sport
    Selim - Specialized Body Geometry Sport ATB
    Espigão - Specialized Alloy 30.9mmx300/350mm

Em Novembro de 2005 fiz a minha primeira maratona e seguiram-se os Raids, Meias-Maratonas, Passeios, trilhos aqui e trilhos ali. Depressa me dei conta que precisava de fazer um upgrade sério à minha HR. Ora, um part-time de verão depois, cá estava a Hardrock 1.0:

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  • Quadro - Hardrock Sport 2005
    Suspensão - RST Gilla T5 Marzocchi Mx Comp
    Avanço - Specialized Mobius
    Guiador - Specialized
    Travões - Tektro/V-Brake Shimano Altus Magura Julie - Hidráulicos
    Discos (Fr/Tr) - Shimano Deore
    Desviador Fr/Tr - Shimano Acera Shimano Deore
    Manípulos - Shimano Altus 8v Shimano Deore
    Cassete - Shimano Altus Shimano CS-M580
    Corrente - Shimano IG-31 Shimano CN-HG53
    Pedaleiro - Truvativ X-Flow
    Rodas - Alex DH-20 RODI Raw Edge Disc
    Pneus (Fr/Tr) - Specialized Enduro Sport
    Selim - Specialized Body Geometry Sport ATB
    Espigão - Specialized Alloy 30.9mmx300/350mm
    Pedais - Shimano PDM-505

Sem nunca ter problemas mecânicos sérios, a bike ia comportando-se às mil maravilhas, o mesmo não se pode dizer do seu dono que durante o ano de 2007 desleixou-se completamente da sua qualidade de biker! A resolução de ano novo (2007/2008) era levar o btt mais a sério. E cumpri! Mais treinos e como tal mais Maratonas, Passeios e Raids. O material começou então a dar de si. Haviam componentes de origem que com 2000km já não davam conta do recado, havia a necessidade urgente de melhorar a posição de condução e alguns danos provocados por pequenos acidentes conduziram a um segundo upgrade. Surgia então a Hardrock 2.0:

img272ni8.jpg


  • Quadro - Hardrock Sport 2005
    Suspensão - RST Gilla T5 Marzocchi Mx Comp
    Avanço - Specialized Mobius Specialized 3D
    Guiador - Specialized Ritchey Comp Flat Mtb
    Travões - Tektro/V-Brake Shimano Altus Magura Julie - Hidráulicos
    Discos (Fr/Tr) - Magura Julie/Shimano Deore
    Desviador Fr/Tr - Shimano Acera Shimano Deore SRAM XGen/X7
    Manípulos - Shimano Altus 8v Shimano Deore SRAM X7
    Cassete - Shimano Altus Shimano CS-M580 SRAM PG-970
    Corrente - Shimano IG-31 Shimano CN-HG53 SRAM PC-971
    Pedaleiro - Truvativ X-Flow Race Face Ride XC
    Rodas - Alex DH-20 RODI Raw Edge Disc Mavic 317
    Pneus (Fr/Tr) - Specialized Enduro Sport Specialized Roll-X/Maxxis Larsen TT
    Selim - Specialized Body Geometry Sport ATB Specialized BG Rival
    Espigão - Specialized Alloy 30.9mmx300/350mm
    Pedais - Shimano PDM-505


Fazendo já parte integrante de um novo grupo de btt (bttpinoco), os kilometros iam-se somando. Cada vez mais e mais kilometros, mais e mais trilhos, serras, montes e vales! A bike sempre se comportou a 100%.
Ao longo dos anos, sempre estive atento ao que ia surgindo no mercado, mas nunca tive oportunidade de comprar o que quero, quando quero. O gosto começou então a ficar mais refinado e com pena minha, a carteira não partilhava da mesma opinião. Mas o bom gosto não se prende com essas questões mundanas da economia e bastou a vontade de levar a HR para o próximo nível, para fazer um novo upgrade. Não existiam razões de peso, mas existiam novos critérios, como o peso, a estética e uma particular "esquisitice amaricada" que nos assalta sempre que olhámos para a nossa menina. Creio que tem a ver com o a síndrome de comprar uma bike barata e gastar o dobro do dinheiro em upgrades, mas com a certeza que tem o dobro do prazer e da satisfação. De tal maneira que a Hardrock 3.0 surge assim:

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  • Quadro - Hardrock Sport 2005
    Suspensão - RST Gilla T5 Marzocchi Mx Comp
    Avanço - Specialized Mobius Specialized 3D Ritchey Comp 100mm*
    Guiador - Specialized Ritchey Comp Flat Mtb
    Travões - Tektro/V-Brake Shimano Altus Magura Julie - Hidráulicos
    Discos (Fr/Tr) - Magura Julie/Shimano Deore Magura Marta SL 180mm/160mm
    Desviador Fr/Tr - Shimano Acera Shimano Deore SRAM XGen/X7
    Manípulos - Shimano Altus 8v Shimano Deore SRAM X7
    Cassete - Shimano Altus Shimano CS-M580 SRAM PG-970 SRAM PG-990 RED
    Corrente - Shimano IG-31 Shimano CN-HG53 SRAM PC-971 Shimano XTR
    Pedaleiro - Truvativ X-Flow Race Face Ride XC Truvativ Stylo
    Rodas - Alex DH-20 RODI Raw Edge Disc Mavic 317 Mavic CrossRide
    Pneus (Fr/Tr) - Specialized Enduro Sport Specialized Roll-X/Maxxis Larsen TT Continental Explorer/Maxxis Larsen TT
    Selim - Specialized Body Geometry Sport ATB Specialized BG Rival
    Espigão - Specialized Alloy 30.9mmx300/350mm
    Pedais - Shimano PDM-505 Shimano PD-M520 SPD

*recentemente mudei o avanço para o ritchey comp, o specialized 3D tinha 70mm e o ritchey tem 100mm. por forma a equilibrar a diferença para uma posição mais confortável, desloquei os carris do selim de maneira a compensar a diferença!!! -> ricardo marinheiro's tip :wink:


Tudo mudou! Está mais agressiva, mais leve, mais "racing", mais WOW! lol, temo pela minha sanidade :D :D :D :D. Tenho um componente de origem que quero mudar, o espigão, quero um Ritchey Comp 30.9mmx350mm do mesmo ano que o meu avanço e guiador (a fazer "pandan") - quem tiver um para vender que me diga alguma coisa. Ao pensar em mudar, descubro sempre outra coisa que também gostava de alterar, mas a vida não é só o btt e convém ter os pés assentes na terra. Ao longo deste caminho que ainda não terminou, fui-me apaixonando por marcas e por componentes, mas fico sempre com o olhar babado quando olho para a minha bike. :oops: :oops: :oops:


EDIT (11/07/2009):
Depois de ter um pequeno azar com o quadro, tive de mudar. Não partiu, não rachou,não estalou, caso contrário a garantia vitalícia da marca seria accionada :s :s :s...simplesmente começou a fazer uma barulho inexplicável, o chamado barulho de torção associado ao desgaste. A garantia não cobre este caso :grrr: :grrr:. De maneira que tive de me desenrascar, e dado que o dinheiro neste momento não abunda, resolvi "investir" numa troca. Troquei o Sport 2005 pelo Pro 2006!!! Não é um dos meus quadros de eleição, mas foi o que se pôde arranjar. A estética não ficou comprometida e até ficou mais discreta creio eu!!! :D :D

O selim também passou a ser mais duro (apropriado :twisted:) e a corrente KMC!!!

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  • Quadro - Hardrock Sport 2005 Hardrock Pro 2006
    Suspensão - RST Gilla T5 Marzocchi Mx Comp
    Avanço - Specialized Mobius Specialized 3D Ritchey Comp 100mm
    Guiador - Specialized Ritchey Comp Flat Mtb
    Travões - Tektro/V-Brake Shimano Altus Magura Julie - Hidráulicos
    Discos (Fr/Tr) - Magura Julie/Shimano Deore Magura Marta SL 180mm/160mm
    Desviador Fr/Tr - Shimano Acera Shimano Deore SRAM XGen/X7
    Manípulos - Shimano Altus 8v Shimano Deore SRAM X7
    Cassete - Shimano Altus Shimano CS-M580 SRAM PG-970 SRAM PG-990 RED
    Corrente - Shimano IG-31 Shimano CN-HG53 SRAM PC-971 Shimano XTR KMC 9x
    Pedaleiro - Truvativ X-Flow Race Face Ride XC Truvativ Stylo
    Rodas - Alex DH-20 RODI Raw Edge Disc Mavic 317 Mavic CrossRide
    Pneus (Fr/Tr) - Specialized Enduro Sport Specialized Roll-X/Maxxis Larsen TT Continental Explorer/Maxxis Larsen TT
    Selim - Specialized Body Geometry Sport ATB Specialized BG Rival Specialized Avatar Gel
    Espigão - Specialized Alloy 30.9mmx300/350mm
    Pedais - Shimano PDM-505 Shimano PD-M520 SPD

EDIT (03/09/2009):

Ora sempre achei piada aos bar-ends e achava que estes me haviam de comprometer a estática da bike. isso não se verificou e ficou bem mais "racing" com os Ritchey WCS em alumínio...

Os Magura Marta SL mostraram-se inviáveis devido à pouca superfície de contacto e reduzida refrigeração, pelo que já os sobreaqueci alguma vezes e já se encontravam empenados. Mudei simplesmente para os melhores, os A2Z Teppan Yaki, continuando com 180/160mm

O espigão continuou a ser Specialized, mas agora em vez de com recuo, passou a ser recto, deixando o pormenor do selim (*) de fazer sentido.

A bike herdou também um Sigma 1106 que veio colmatar a velhice do Sigma 906...:D

dsc05093g.jpg



  • Quadro - Hardrock Sport 2005 Hardrock Pro 2006
    Suspensão - RST Gilla T5 Marzocchi Mx Comp
    Avanço - Specialized Mobius Specialized 3D Ritchey Comp 100mm
    Guiador - Specialized Ritchey Comp Flat Mtb
    Travões - Tektro/V-Brake Shimano Altus Magura Julie - Hidráulicos
    Discos (Fr/Tr) - Magura Julie/Shimano Deore Magura Marta SL 180mm/160mm A2Z Teppan Yaki
    Desviador Fr/Tr - Shimano Acera Shimano Deore SRAM XGen/X7
    Manípulos - Shimano Altus 8v Shimano Deore SRAM X7
    Cassete - Shimano Altus Shimano CS-M580 SRAM PG-970 SRAM PG-990 RED
    Corrente - Shimano IG-31 Shimano CN-HG53 SRAM PC-971 Shimano XTR KMC 9x
    Pedaleiro - Truvativ X-Flow Race Face Ride XC Truvativ Stylo
    Rodas - Alex DH-20 RODI Raw Edge Disc Mavic 317 Mavic CrossRide
    Pneus (Fr/Tr) - Specialized Enduro Sport Specialized Roll-X/Maxxis Larsen TT Continental Explorer/Maxxis Larsen TT
    Selim - Specialized Body Geometry Sport ATB Specialized BG Rival Specialized Avatar Gel
    Espigão - Specialized Alloy 30.9mmx350mm Specialized Alloy 30.9mmx350mm (Not Seatback)
    Pedais - Shimano PDM-505 Shimano PD-M520 SPD
    Bar-Ends - Ritchey WCS alloy


EDIT (06/01/2010):

Depois do Natal e depois dos saldos, eis que a minha menina passou à versão 2.0. Uns Avid Elixir R cinza para colmatar algum desgaste dos Magura Julie e um Specialized Phenom, um selim que há muito desejava, mas só agora tive oportunidade. Cheguei a equacionar uns discos diferentes, mas os Teppan Yaki ainda não me deixaram mal e com estes travões parecem-me ser a combinação adequada. O já gasto Maxxis Larsen TT 2.0 deu lugar ao Specialized Houffalize 1.9, por aconselhamento de um colega destas lides, e parece que resulta, não se nota diferença na medida e o piso do pneu não compromete.

Ainda a destacar que já não há conta-km (Sigma 1106), mas sim um Garmin Edge 205 para tornar a experiência ainda mais enriquecedora.

DSC06440.JPG




  • Quadro - Hardrock Sport 2005 Hardrock Pro 2006
    Suspensão - RST Gilla T5 Marzocchi Mx Comp
    Avanço - Specialized Mobius Specialized 3D Ritchey Comp 100mm
    Guiador - Specialized Ritchey Comp Flat Mtb
    Travões - Tektro/V-Brake Shimano Altus Magura Julie - Hidráulicos Avid Elixir R
    Discos (Fr/Tr) - Magura Julie/Shimano Deore Magura Marta SL 180mm/160mm A2Z Teppan Yaki
    Desviador Fr/Tr - Shimano Acera Shimano Deore SRAM XGen/X7
    Manípulos - Shimano Altus 8v Shimano Deore SRAM X7
    Cassete - Shimano Altus Shimano CS-M580 SRAM PG-970 SRAM PG-990 RED
    Corrente - Shimano IG-31 Shimano CN-HG53 SRAM PC-971 Shimano XTR KMC 9x
    Pedaleiro - Truvativ X-Flow Race Face Ride XC Truvativ Stylo
    Rodas - Alex DH-20 RODI Raw Edge Disc Mavic 317 Mavic CrossRide
    Pneus (Fr/Tr) - Specialized Enduro Sport Specialized Roll-X/Maxxis Larsen TT Continental Explorer/Maxxis Larsen TT Continental Explorer/Specialized Houffalize
    Selim - Specialized Body Geometry Sport ATB Specialized BG Rival Specialized Avatar Gel Specialized Phenom 143
    Espigão - Specialized Alloy 30.9mmx350mm Specialized Alloy 30.9mmx350mm (Not Seatback)
    Pedais - Shimano PDM-505 Shimano PD-M520 SPD
    Bar-Ends - Ritchey WCS Alloy

:mrgreen:
 

sognimod

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

Na 2.0 já não tens: Avanço - Specialized Mobius :lol:

Bela bike!
Abraço,
 

pin7as

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

sognimod said:
Na 2.0 já não tens: Avanço - Specialized Mobius :lol:

Bela bike!
Abraço,

bem visto!!! já ta actualizado :wink:
 

jdicarreira

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

tens uma bike mesmo á frente!
sem parecer mal mal quanto é que gastou mais ou menos no material?
 

diaz

Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

Boas

Epa! Só por este titulo o tópico já merece todos os comments aqui do fórum, digo isto porque quem leu a review de como transformar uma hardrock numa storck sabe do que estou a falar :mrgreen:


A bike esta bem conseguida, e comparo isto à minha, visto ter comprado uma coisa e passado um ano já estava transformada noutra completamente diferente. O tal gosto pelo btt e por montar a nossa própria bike. Destaco a truvativ stylo :shock: wow, que peça de joelharia, ja sabes que quando a quiseres vender tens de me dizer alguma coisa 8)
 

pin7as

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

jdicarreira said:
tens uma bike mesmo á frente!
sem parecer mal mal quanto é que gastou mais ou menos no material?

Obrigado! Não sei a que material se refere, mas se na última versão da bike gastei perto de 350€, com muitos descontos e peças semi-novas! caso contrário seriam precisos 450/500€!!!

Abraço

diaz said:
Boas

Epa! Só por este titulo o tópico já merece todos os comments aqui do fórum, digo isto porque quem leu a review de como transformar uma hardrock numa storck sabe do que estou a falar :mrgreen:


A bike esta bem conseguida, e comparo isto à minha, visto ter comprado uma coisa e passado um ano já estava transformada noutra completamente diferente. O tal gosto pelo btt e por montar a nossa própria bike. Destaco a truvativ stylo :shock: wow, que peça de joelharia, ja sabes que quando a quiseres vender tens de me dizer alguma coisa 8)

Ainda não vi a tua bike, mas sei que quem gosta da sua bike pode muito bem num curto espaço de tempo transformá-la em algo completamente diferente! A Truvativ Stylo é realmente uma coisa espectacular! Espero por mais fotos dos pormenores da bike para destacar isso mesmo! Vender? LOL...Não estava a pensar nisso, mas se tiveres uma boa proposta, já sabes -> pm!

Abraço!
 

pin7as

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

cá vão mais fotos!

( fotos sem interesse de momento)
 

rido

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

Linda... para quem já teve o prazer de pedalar nela, posso dizer que está bike está viciada em levantar a roda de trás... :lol: :mrgreen:
 

pin7as

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

rido said:
Linda... para quem já teve o prazer de pedalar nela, posso dizer que está bike está viciada em levantar a roda de trás... :lol: :mrgreen:

LOL... eh bem verdade!
 

cnunes

Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

Boas pin7as

Bora lá trocar o quadro. Senão há-de ser sempre uma Hardrock e nunca mais será uma coisa qualquer.

Abraço
Nunes
 

pin7as

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

cnunes said:
Boas pin7as

Bora lá trocar o quadro. Senão há-de ser sempre uma Hardrock e nunca mais será uma coisa qualquer.

Abraço
Nunes

LOL, tens razão!!! mas trocar para quê? e os €€€€? gostava de trocar para uma coisa do tipo: orbea alma carbon 1.0/paduano caino 1.0/specialized s-works m5 1.0/scott spark ltd 1.0/massi carbon team 1.0/merida mission carbon 1.0/etc/etc/etc.... se vamos por gostos é uma coisa, se vamos por possibilidad€s é outra!!! mas para já Hardrock chega-me muito bem. Há muita gente com mais bike do que eu, mas com muito menos pernas!!! eheheehe

Abraço
 

Flygye

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

amigo pin7as já tens ai alguns componentes muito mal tratados :mrgreen: nomeadamente o sistema de mudanças (desviadores)
 

Titanium Core

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

Viva.

Tambem transformei a minha Hardrock numa espécie de mutante, mas mais virada para o Freeride. Tenho algumas fotos num tópico por aqui algures.

Se quiseres ver, ponho aqui o link ou algumas fotos :p

Abraços e boas pedaladas!
 

pin7as

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

Flygye said:
amigo pin7as já tens ai alguns componentes muito mal tratados :mrgreen: nomeadamente o sistema de mudanças (desviadores)
porque dizes isso? pah, uns arranhoes nunca fizeram mal a ninguém!!!!
lol
 

pin7as

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

não sei em que medida isso é importante, mas o meu conta-kilometros marca 4999km, mas já tinha feito muitos antes de instalar o conta-km. é claro que nem todos os componentes tem os mesmos kilometros, principalmente o ultimo upgrade que só tem 100km.
 

Fábio A.

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

Hey, boas! :mrgreen:

Também tinha uma Hardrock Comp de 2007 toda "tunnada", até que o ultimo up-grade foi o quadro (rcz) ...
Fica a faltar as rodas e selim, para não restar nada da Specialized, isto em pouco mais de 1 ano :roll: ... É o que faz o vicio! :lol:

Parabéns pelo teu projecto, a bike está bem bacana :wink:

Se o permitires, mais daqui a bocado ou amanhã, meto aqui uma foto da minha Ex-Hardrock :wink:

Cumpz
 

diaz

Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

Boas

em relação À stylo, não te vou ofereçer proposta nenhuma agora porque estou liso e isso não é uma prioridade por enquanto. Depois ainda ando no debate entre a stylo e a XT, não sou adepto das pedaleiras shimano por serem um pouco mais complexas a montar e por achar que pedaleiras bonitas / eficientes / exclusivas são truvativ. Mas são coisas a ver com o t€mpo ...

Em relação à minha bike, http://www.forumbtt.net/index.php/topic,42006.0.html , fica aquio link para dares um espreitadela, caso querias ver.
 

Titanium Core

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

Aqui vai a minha!

De origem, neste momento apenas tem as rodas e o quadro. Literalmente!

Nessas fotos faltam uns Crank Brothers 5050X, um espigão Race Face Ride e uns Specialized Enduro Pro 2.3 que entretanto já la moram!

burra1mi8.jpg


burra2kz0.jpg


Abraços e boas pedaladas!
 

Fábio A.

New Member
Re: Como transformar uma Hardrock numa...coisa qualquer!!!

Depois de uma HR tunnada para o lado Freeride, aqui vai a minha ex HR tunnada para o lado XC puro e duro (ou não) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

imgp8140ni7.jpg


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Cumpz :wink:
 
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