Depois de ver o relato do *yjmalmsteen, fiquei inspirado e toca a fazer algo (parecido!!!)...ehehe!
Antes de mais, o enquadramento histórico!!!
Muitas Bike Magazine e horas de internet resultaram na compra da minha Specialized Hardrock Sport 2005 (ai se eu soubesse o que sei hoje!!!). Por sinal, a última das Hardrock com personalidade.
Em Novembro de 2005 fiz a minha primeira maratona e seguiram-se os Raids, Meias-Maratonas, Passeios, trilhos aqui e trilhos ali. Depressa me dei conta que precisava de fazer um upgrade sério à minha HR. Ora, um part-time de verão depois, cá estava a Hardrock 1.0:
Sem nunca ter problemas mecânicos sérios, a bike ia comportando-se às mil maravilhas, o mesmo não se pode dizer do seu dono que durante o ano de 2007 desleixou-se completamente da sua qualidade de biker! A resolução de ano novo (2007/2008) era levar o btt mais a sério. E cumpri! Mais treinos e como tal mais Maratonas, Passeios e Raids. O material começou então a dar de si. Haviam componentes de origem que com 2000km já não davam conta do recado, havia a necessidade urgente de melhorar a posição de condução e alguns danos provocados por pequenos acidentes conduziram a um segundo upgrade. Surgia então a Hardrock 2.0:
Fazendo já parte integrante de um novo grupo de btt (bttpinoco), os kilometros iam-se somando. Cada vez mais e mais kilometros, mais e mais trilhos, serras, montes e vales! A bike sempre se comportou a 100%.
Ao longo dos anos, sempre estive atento ao que ia surgindo no mercado, mas nunca tive oportunidade de comprar o que quero, quando quero. O gosto começou então a ficar mais refinado e com pena minha, a carteira não partilhava da mesma opinião. Mas o bom gosto não se prende com essas questões mundanas da economia e bastou a vontade de levar a HR para o próximo nível, para fazer um novo upgrade. Não existiam razões de peso, mas existiam novos critérios, como o peso, a estética e uma particular "esquisitice amaricada" que nos assalta sempre que olhámos para a nossa menina. Creio que tem a ver com o a síndrome de comprar uma bike barata e gastar o dobro do dinheiro em upgrades, mas com a certeza que tem o dobro do prazer e da satisfação. De tal maneira que a Hardrock 3.0 surge assim:
*recentemente mudei o avanço para o ritchey comp, o specialized 3D tinha 70mm e o ritchey tem 100mm. por forma a equilibrar a diferença para uma posição mais confortável, desloquei os carris do selim de maneira a compensar a diferença!!! -> ricardo marinheiro's tip :wink:
Tudo mudou! Está mais agressiva, mais leve, mais "racing", mais WOW! lol, temo pela minha sanidade . Tenho um componente de origem que quero mudar, o espigão, quero um Ritchey Comp 30.9mmx350mm do mesmo ano que o meu avanço e guiador (a fazer "pandan") - quem tiver um para vender que me diga alguma coisa. Ao pensar em mudar, descubro sempre outra coisa que também gostava de alterar, mas a vida não é só o btt e convém ter os pés assentes na terra. Ao longo deste caminho que ainda não terminou, fui-me apaixonando por marcas e por componentes, mas fico sempre com o olhar babado quando olho para a minha bike.
EDIT (11/07/2009):
Depois de ter um pequeno azar com o quadro, tive de mudar. Não partiu, não rachou,não estalou, caso contrário a garantia vitalícia da marca seria accionada :s :s :s...simplesmente começou a fazer uma barulho inexplicável, o chamado barulho de torção associado ao desgaste. A garantia não cobre este caso :grrr: :grrr:. De maneira que tive de me desenrascar, e dado que o dinheiro neste momento não abunda, resolvi "investir" numa troca. Troquei o Sport 2005 pelo Pro 2006!!! Não é um dos meus quadros de eleição, mas foi o que se pôde arranjar. A estética não ficou comprometida e até ficou mais discreta creio eu!!!
O selim também passou a ser mais duro (apropriado :twisted e a corrente KMC!!!
EDIT (03/09/2009):
Ora sempre achei piada aos bar-ends e achava que estes me haviam de comprometer a estática da bike. isso não se verificou e ficou bem mais "racing" com os Ritchey WCS em alumínio...
Os Magura Marta SL mostraram-se inviáveis devido à pouca superfície de contacto e reduzida refrigeração, pelo que já os sobreaqueci alguma vezes e já se encontravam empenados. Mudei simplesmente para os melhores, os A2Z Teppan Yaki, continuando com 180/160mm
O espigão continuou a ser Specialized, mas agora em vez de com recuo, passou a ser recto, deixando o pormenor do selim (*) de fazer sentido.
A bike herdou também um Sigma 1106 que veio colmatar a velhice do Sigma 906...
EDIT (06/01/2010):
Depois do Natal e depois dos saldos, eis que a minha menina passou à versão 2.0. Uns Avid Elixir R cinza para colmatar algum desgaste dos Magura Julie e um Specialized Phenom, um selim que há muito desejava, mas só agora tive oportunidade. Cheguei a equacionar uns discos diferentes, mas os Teppan Yaki ainda não me deixaram mal e com estes travões parecem-me ser a combinação adequada. O já gasto Maxxis Larsen TT 2.0 deu lugar ao Specialized Houffalize 1.9, por aconselhamento de um colega destas lides, e parece que resulta, não se nota diferença na medida e o piso do pneu não compromete.
Ainda a destacar que já não há conta-km (Sigma 1106), mas sim um Garmin Edge 205 para tornar a experiência ainda mais enriquecedora.
:mrgreen:
Antes de mais, o enquadramento histórico!!!
Desde miúdo que sempre pratiquei btt, mas na altura não tinha esse nome, para mim era apenas "andar de bicicleta". Ainda que passasse muitas tardes em trilhos e em cima da minha bicicleta, tudo não passava de puro divertimento inocente.
Mais tarde, a coisa começou a ficar séria e já havia em mim a noção de btt. Estavamos na altura dos inicios do btt em Portugal, em meados da década de 90. Convenci os meus pais a darem-me uma bike nova e achava o Guia do Comprador da Bike Magazine '98 todo um novo mundo. A adolescência é um período tramado e não sei muito bem porquê, mas a bike de aluminio cromado com suspensão RST 281 deixou de constar das prioridades da altura. Feliz ou infelizmente (ainda estou para descobrir), o bichinho do btt nunca morreu e ficou apenas adormecido por entre as borbulhas da puberdade, perdido algures entre as crises existênciais da juventude e a ânsia de tirar a carta de condução.
Pouco tempo depois de entrar na universidade, sentia que me faltava algo. Não sabia o que era até me ter reencontrado com o btt. Após o reencontro, sabia que era aquele o meu desporto de eleição e um part-time de verão depois...tudo começou!
Muitas Bike Magazine e horas de internet resultaram na compra da minha Specialized Hardrock Sport 2005 (ai se eu soubesse o que sei hoje!!!). Por sinal, a última das Hardrock com personalidade.
Quadro - Hardrock Sport 2005
Suspensão - RST Gilla T5
Avanço - Specialized Mobius
Guiador - Specialized
Travões - Tektro/V-Brake Shimano Altus
Desviador Fr - Shimano Acera
Desviador Tr - Shimano Acera
Manípulos - Shimano Altus 8v
Cassete - Shimano Altus
Corrente - Shimano IG-31
Pedaleiro - Truvativ X-Flow
Rodas - Alex DH-20
Pneus (Fr/Tr) - Specialized Enduro Sport
Selim - Specialized Body Geometry Sport ATB
Espigão - Specialized Alloy 30.9mmx300/350mm
Em Novembro de 2005 fiz a minha primeira maratona e seguiram-se os Raids, Meias-Maratonas, Passeios, trilhos aqui e trilhos ali. Depressa me dei conta que precisava de fazer um upgrade sério à minha HR. Ora, um part-time de verão depois, cá estava a Hardrock 1.0:
Quadro - Hardrock Sport 2005
Suspensão - RST Gilla T5 Marzocchi Mx Comp
Avanço - Specialized Mobius
Guiador - Specialized
Travões - Tektro/V-Brake Shimano Altus Magura Julie - Hidráulicos
Discos (Fr/Tr) - Shimano Deore
Desviador Fr/Tr - Shimano Acera Shimano Deore
Manípulos - Shimano Altus 8v Shimano Deore
Cassete - Shimano Altus Shimano CS-M580
Corrente - Shimano IG-31 Shimano CN-HG53
Pedaleiro - Truvativ X-Flow
Rodas - Alex DH-20 RODI Raw Edge Disc
Pneus (Fr/Tr) - Specialized Enduro Sport
Selim - Specialized Body Geometry Sport ATB
Espigão - Specialized Alloy 30.9mmx300/350mm
Pedais - Shimano PDM-505
Sem nunca ter problemas mecânicos sérios, a bike ia comportando-se às mil maravilhas, o mesmo não se pode dizer do seu dono que durante o ano de 2007 desleixou-se completamente da sua qualidade de biker! A resolução de ano novo (2007/2008) era levar o btt mais a sério. E cumpri! Mais treinos e como tal mais Maratonas, Passeios e Raids. O material começou então a dar de si. Haviam componentes de origem que com 2000km já não davam conta do recado, havia a necessidade urgente de melhorar a posição de condução e alguns danos provocados por pequenos acidentes conduziram a um segundo upgrade. Surgia então a Hardrock 2.0:
Quadro - Hardrock Sport 2005
Suspensão - RST Gilla T5 Marzocchi Mx Comp
Avanço - Specialized Mobius Specialized 3D
Guiador - Specialized Ritchey Comp Flat Mtb
Travões - Tektro/V-Brake Shimano Altus Magura Julie - Hidráulicos
Discos (Fr/Tr) - Magura Julie/Shimano Deore
Desviador Fr/Tr - Shimano Acera Shimano Deore SRAM XGen/X7
Manípulos - Shimano Altus 8v Shimano Deore SRAM X7
Cassete - Shimano Altus Shimano CS-M580 SRAM PG-970
Corrente - Shimano IG-31 Shimano CN-HG53 SRAM PC-971
Pedaleiro - Truvativ X-Flow Race Face Ride XC
Rodas - Alex DH-20 RODI Raw Edge Disc Mavic 317
Pneus (Fr/Tr) - Specialized Enduro Sport Specialized Roll-X/Maxxis Larsen TT
Selim - Specialized Body Geometry Sport ATB Specialized BG Rival
Espigão - Specialized Alloy 30.9mmx300/350mm
Pedais - Shimano PDM-505
Fazendo já parte integrante de um novo grupo de btt (bttpinoco), os kilometros iam-se somando. Cada vez mais e mais kilometros, mais e mais trilhos, serras, montes e vales! A bike sempre se comportou a 100%.
Ao longo dos anos, sempre estive atento ao que ia surgindo no mercado, mas nunca tive oportunidade de comprar o que quero, quando quero. O gosto começou então a ficar mais refinado e com pena minha, a carteira não partilhava da mesma opinião. Mas o bom gosto não se prende com essas questões mundanas da economia e bastou a vontade de levar a HR para o próximo nível, para fazer um novo upgrade. Não existiam razões de peso, mas existiam novos critérios, como o peso, a estética e uma particular "esquisitice amaricada" que nos assalta sempre que olhámos para a nossa menina. Creio que tem a ver com o a síndrome de comprar uma bike barata e gastar o dobro do dinheiro em upgrades, mas com a certeza que tem o dobro do prazer e da satisfação. De tal maneira que a Hardrock 3.0 surge assim:
Quadro - Hardrock Sport 2005
Suspensão - RST Gilla T5 Marzocchi Mx Comp
Avanço - Specialized Mobius Specialized 3D Ritchey Comp 100mm*
Guiador - Specialized Ritchey Comp Flat Mtb
Travões - Tektro/V-Brake Shimano Altus Magura Julie - Hidráulicos
Discos (Fr/Tr) - Magura Julie/Shimano Deore Magura Marta SL 180mm/160mm
Desviador Fr/Tr - Shimano Acera Shimano Deore SRAM XGen/X7
Manípulos - Shimano Altus 8v Shimano Deore SRAM X7
Cassete - Shimano Altus Shimano CS-M580 SRAM PG-970 SRAM PG-990 RED
Corrente - Shimano IG-31 Shimano CN-HG53 SRAM PC-971 Shimano XTR
Pedaleiro - Truvativ X-Flow Race Face Ride XC Truvativ Stylo
Rodas - Alex DH-20 RODI Raw Edge Disc Mavic 317 Mavic CrossRide
Pneus (Fr/Tr) - Specialized Enduro Sport Specialized Roll-X/Maxxis Larsen TT Continental Explorer/Maxxis Larsen TT
Selim - Specialized Body Geometry Sport ATB Specialized BG Rival
Espigão - Specialized Alloy 30.9mmx300/350mm
Pedais - Shimano PDM-505 Shimano PD-M520 SPD
*recentemente mudei o avanço para o ritchey comp, o specialized 3D tinha 70mm e o ritchey tem 100mm. por forma a equilibrar a diferença para uma posição mais confortável, desloquei os carris do selim de maneira a compensar a diferença!!! -> ricardo marinheiro's tip :wink:
Tudo mudou! Está mais agressiva, mais leve, mais "racing", mais WOW! lol, temo pela minha sanidade . Tenho um componente de origem que quero mudar, o espigão, quero um Ritchey Comp 30.9mmx350mm do mesmo ano que o meu avanço e guiador (a fazer "pandan") - quem tiver um para vender que me diga alguma coisa. Ao pensar em mudar, descubro sempre outra coisa que também gostava de alterar, mas a vida não é só o btt e convém ter os pés assentes na terra. Ao longo deste caminho que ainda não terminou, fui-me apaixonando por marcas e por componentes, mas fico sempre com o olhar babado quando olho para a minha bike.
EDIT (11/07/2009):
Depois de ter um pequeno azar com o quadro, tive de mudar. Não partiu, não rachou,não estalou, caso contrário a garantia vitalícia da marca seria accionada :s :s :s...simplesmente começou a fazer uma barulho inexplicável, o chamado barulho de torção associado ao desgaste. A garantia não cobre este caso :grrr: :grrr:. De maneira que tive de me desenrascar, e dado que o dinheiro neste momento não abunda, resolvi "investir" numa troca. Troquei o Sport 2005 pelo Pro 2006!!! Não é um dos meus quadros de eleição, mas foi o que se pôde arranjar. A estética não ficou comprometida e até ficou mais discreta creio eu!!!
O selim também passou a ser mais duro (apropriado :twisted e a corrente KMC!!!
Quadro - Hardrock Sport 2005 Hardrock Pro 2006
Suspensão - RST Gilla T5 Marzocchi Mx Comp
Avanço - Specialized Mobius Specialized 3D Ritchey Comp 100mm
Guiador - Specialized Ritchey Comp Flat Mtb
Travões - Tektro/V-Brake Shimano Altus Magura Julie - Hidráulicos
Discos (Fr/Tr) - Magura Julie/Shimano Deore Magura Marta SL 180mm/160mm
Desviador Fr/Tr - Shimano Acera Shimano Deore SRAM XGen/X7
Manípulos - Shimano Altus 8v Shimano Deore SRAM X7
Cassete - Shimano Altus Shimano CS-M580 SRAM PG-970 SRAM PG-990 RED
Corrente - Shimano IG-31 Shimano CN-HG53 SRAM PC-971 Shimano XTR KMC 9x
Pedaleiro - Truvativ X-Flow Race Face Ride XC Truvativ Stylo
Rodas - Alex DH-20 RODI Raw Edge Disc Mavic 317 Mavic CrossRide
Pneus (Fr/Tr) - Specialized Enduro Sport Specialized Roll-X/Maxxis Larsen TT Continental Explorer/Maxxis Larsen TT
Selim - Specialized Body Geometry Sport ATB Specialized BG Rival Specialized Avatar Gel
Espigão - Specialized Alloy 30.9mmx300/350mm
Pedais - Shimano PDM-505 Shimano PD-M520 SPD
EDIT (03/09/2009):
Ora sempre achei piada aos bar-ends e achava que estes me haviam de comprometer a estática da bike. isso não se verificou e ficou bem mais "racing" com os Ritchey WCS em alumínio...
Os Magura Marta SL mostraram-se inviáveis devido à pouca superfície de contacto e reduzida refrigeração, pelo que já os sobreaqueci alguma vezes e já se encontravam empenados. Mudei simplesmente para os melhores, os A2Z Teppan Yaki, continuando com 180/160mm
O espigão continuou a ser Specialized, mas agora em vez de com recuo, passou a ser recto, deixando o pormenor do selim (*) de fazer sentido.
A bike herdou também um Sigma 1106 que veio colmatar a velhice do Sigma 906...
Quadro - Hardrock Sport 2005 Hardrock Pro 2006
Suspensão - RST Gilla T5 Marzocchi Mx Comp
Avanço - Specialized Mobius Specialized 3D Ritchey Comp 100mm
Guiador - Specialized Ritchey Comp Flat Mtb
Travões - Tektro/V-Brake Shimano Altus Magura Julie - Hidráulicos
Discos (Fr/Tr) - Magura Julie/Shimano Deore Magura Marta SL 180mm/160mm A2Z Teppan Yaki
Desviador Fr/Tr - Shimano Acera Shimano Deore SRAM XGen/X7
Manípulos - Shimano Altus 8v Shimano Deore SRAM X7
Cassete - Shimano Altus Shimano CS-M580 SRAM PG-970 SRAM PG-990 RED
Corrente - Shimano IG-31 Shimano CN-HG53 SRAM PC-971 Shimano XTR KMC 9x
Pedaleiro - Truvativ X-Flow Race Face Ride XC Truvativ Stylo
Rodas - Alex DH-20 RODI Raw Edge Disc Mavic 317 Mavic CrossRide
Pneus (Fr/Tr) - Specialized Enduro Sport Specialized Roll-X/Maxxis Larsen TT Continental Explorer/Maxxis Larsen TT
Selim - Specialized Body Geometry Sport ATB Specialized BG Rival Specialized Avatar Gel
Espigão - Specialized Alloy 30.9mmx350mm Specialized Alloy 30.9mmx350mm (Not Seatback)
Pedais - Shimano PDM-505 Shimano PD-M520 SPD
Bar-Ends - Ritchey WCS alloy
EDIT (06/01/2010):
Depois do Natal e depois dos saldos, eis que a minha menina passou à versão 2.0. Uns Avid Elixir R cinza para colmatar algum desgaste dos Magura Julie e um Specialized Phenom, um selim que há muito desejava, mas só agora tive oportunidade. Cheguei a equacionar uns discos diferentes, mas os Teppan Yaki ainda não me deixaram mal e com estes travões parecem-me ser a combinação adequada. O já gasto Maxxis Larsen TT 2.0 deu lugar ao Specialized Houffalize 1.9, por aconselhamento de um colega destas lides, e parece que resulta, não se nota diferença na medida e o piso do pneu não compromete.
Ainda a destacar que já não há conta-km (Sigma 1106), mas sim um Garmin Edge 205 para tornar a experiência ainda mais enriquecedora.
Quadro - Hardrock Sport 2005 Hardrock Pro 2006
Suspensão - RST Gilla T5 Marzocchi Mx Comp
Avanço - Specialized Mobius Specialized 3D Ritchey Comp 100mm
Guiador - Specialized Ritchey Comp Flat Mtb
Travões - Tektro/V-Brake Shimano Altus Magura Julie - Hidráulicos Avid Elixir R
Discos (Fr/Tr) - Magura Julie/Shimano Deore Magura Marta SL 180mm/160mm A2Z Teppan Yaki
Desviador Fr/Tr - Shimano Acera Shimano Deore SRAM XGen/X7
Manípulos - Shimano Altus 8v Shimano Deore SRAM X7
Cassete - Shimano Altus Shimano CS-M580 SRAM PG-970 SRAM PG-990 RED
Corrente - Shimano IG-31 Shimano CN-HG53 SRAM PC-971 Shimano XTR KMC 9x
Pedaleiro - Truvativ X-Flow Race Face Ride XC Truvativ Stylo
Rodas - Alex DH-20 RODI Raw Edge Disc Mavic 317 Mavic CrossRide
Pneus (Fr/Tr) - Specialized Enduro Sport Specialized Roll-X/Maxxis Larsen TT Continental Explorer/Maxxis Larsen TT Continental Explorer/Specialized Houffalize
Selim - Specialized Body Geometry Sport ATB Specialized BG Rival Specialized Avatar Gel Specialized Phenom 143
Espigão - Specialized Alloy 30.9mmx350mm Specialized Alloy 30.9mmx350mm (Not Seatback)
Pedais - Shimano PDM-505 Shimano PD-M520 SPD
Bar-Ends - Ritchey WCS Alloy
:mrgreen: