Como saber se a altimetria está correcta?

edununo

Well-Known Member
A correcção de altimetria no Garmin Connect só deve ser usada se o GPS não tem altímetro barométrico. Se tiver o melhor é não usar.
No meu caso e com um Egde 500, se não usar a correcção, o valor de acumulado é igual quer no aparelho quer na visualização no Garmin Connect.
 
Basicamente o mlouro explicou a razão. Existe uma questão adicional, o algoritmo utilizado pelo programa. Imagina que tens as seguintes altitudes:
100, 101, 99, 110
O programa 1 faz o seguinte se as diferenças entre dois pontos é menor que 3 deita fora porque é erro de medida => acumulado positivo=10 (110-100); acumulado negativo=0
O programa 2 faz o seguinte, qualquer que seja a diferença entre dois pontos calcula = acumulado positivo=12 (101-100)+(110-99); Acumulado negativo=2

Acumulado IMO não serve para grande coisa depois do percurso ser feito. Eu uso o batimento cardíaco como medida da dificuldade do percurso, mais propriamente uma medida chamada trimp que dá uma medida do esforço que fiz. Imagina 1000 m de acumulado, em terrenos com pedra solta já custa mas se for em alcatrão não custa tanto.

Para analisar o percurso antes de o fazer uso o IBP
http://www.ibpindex.com/index.asp
 

synclever

Member
Este assunto é do meu interesse também, no momento estou a pensar em fazer um ciclo-computador o mais fiável possível.
Irá calcular o acumulado com diferenças de pressão e temperatura, distância/velocidade com base no GPS e rotações da roda.
Talvez use também um acelerômetro 3D.
 
Top