Hoje chegou a minha vez de "inventar" tinha um rolamento gripado e resolvi meter mãos á obra, segui os passos do tutorial, mas com uma diferença, não foram precisos os alicates para tirar as tampas do cubo RCZ, onde se enfiam os apertos é para usar de cada lado uma chave sextavada de 5mm e é só desapertar.
Bom, tampas fora, cepo fora e oopss, o rolamento que está gripado é o do lado de fora do cepo.....vamos ter problemas, pensei eu, mas afinal é extremamente simples, basta retirar o vedante do cepo (memorizar qual o lado que é virado para dentro) bater, usando um taco de madeira ou outra protecção, do lado dos linguetes para o lado de fora do cepo e o rolamento de dentro empura o casquilho e o rolamento de fora, continuando a bater mais um pouco e sai o segundo rolamento.
Foi só colocar os novos rolamentos SNH (SKF eram bastante mais caros
) e bater um pouco para encaixar o 1º (lado de dentro) colocar o casquilho e o 2º rolamento, cuidado para o casquilho ficar bem centrado, aproveitei para limpar tudo e colocar um pouco de massa na entrada os rolamentos do cubo também.
Serviço feito em 15 minutos, por um leigo. Mas pelo menos aprendi a fazer algo de novo poupando uns €€€€€€ da montagem.
Do cepo não faço a mínima ideia nem sei se será possível...! E mesmo assim não será que compensa comprar o cepo completo em vez de mudar rolamentos?
Penso que não valeria a pena comprar o cepo, por 2 razões: (1ª) preço do cepo + portes = mais do que o dobro do que gastei nestes rolamentos (2ª) O cepo iria trazer novamente rolamentos iguais (chinocas) de qualidade inferior a estes, que espero terem uma maior durabilidade.
Boas pedaladas...