Como mudar rolamentos de um cubo trazeiro rcz

JoãoLopes

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É só sacar as tampas fora (não precisam de chaves) e tira los com um ponteiro e martelo ou uma chave de fendas e martelo . . . Por fim é so colocar os novos
 

damiaobtt

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Caro amigo antoss.
O procedimento e o mesmo, só a diferença e no retirar das tampas que são só encaixadas. Podem se retirar da mesma forma das do cubo traseiro ou então se pode fazer como João Lopes diz mas eu aconselho a fazer como eu mostro aqui no tópico
 

ruisas

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Tenho o congelador a -7ºC, mas por menor que seja a contração é sempre uma ajuda na colocação e deixa de ser necessário o uso de lubrificantes na operação.


Alias -17ºC
 
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antoss

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@damiaobtt
Hoje eu tentei remover o eixo traseiro de um
martelo de plástico, mas eu não podia. Você deve usar um
grampo fazer..
 

damiaobtt

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Caro amigo “antoss”pode usar um grampo pelo motivo de ser mais seguro, mas também pode usar um martelo desde que tenha o cuidado de colocar uma madeira em cima do eixo (no sitio onde vai martelar) para não danificar o eixo. Se e a primeira vez que esta a retirar o eixo e natural que ele ofereça um pouco mais de resistência ao sair, mas não tenha medo faça todos os passo como eu explico no inicio deste tópico e veras que tudo vai correr bem!!
 

antoss

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mais uma vez obrigado pelo conselho, eu estava com medo de fazer estragos ..
desculpe pelos erros traduzido com o Google
saudações
 

jmra37

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Desde já uma Boa e Santa Páscoa.

Uma dúvida. A minha roda traseira (RCZ), está com uma ligeira "folga", que se nota mais no lado do cepo. Será que é o rolamento???
Na 1ª página do tópico, quando se retiram as porcas da extremidade, existe um sextavado no lado cepo. Sera que apertando o referido resolvo o meu problema?
 

damiaobtt

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Boas JMRA37!!
Nada disso esse sextavado e só para retirar a outra tampa do lado oposto! Essa folga e derivada a folga nos rolamentos !!!
 

jmra37

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Pois, bem me pareceu!!!
Já agora, a dita "folga", ainda não é muito acentuada. Acham que devo mudar já os rolamentos??

(Obrigadão Damião)
 

JoãoLopes

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Eu aguentava mais um pouco . . . Até o tempo ficar mais seco! Tambem tenho um rolamento da roda de trás com folga, para meio de Maio irei troca-lo!
 

pmust34

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Viva , também sou possuidôr de uns cubos da Novatec modelo X-Light e já com muitos km de terreno duro , faz uma semana desmontei o cubo da frente para lubrificar e limpar , no entanto a folga manteve-se . Da mm forma desmontei o de traz que vinha aumentando a folga faz algum tempo tb , no fim de desmontar as tampas e tirar o cepo para limpar e lubrificar notei que já necessitava mm de o ter feito faz tempo , enfim montei td e a folga desapareceu plo menos na de traz . Já estou a contar com a substituição dos rolamentos para a frente mas noto que os preços variam muito e n baixam dos 20 euros , caso alg tenha uma alternativa mais em conta que chute para cá . Inté lá grande abraço e mt pedaladas fortes .

Pmust34
 

pcunhapt

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Alguém sabe como se retira os rolamentos do cepo ?
Sabem dizer-me a referência dos SKF?

Obrigado
 
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HR

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Do cepo não faço a mínima ideia nem sei se será possível...! E mesmo assim não será que compensa comprar o cepo completo em vez de mudar rolamentos?

HR
 

nasp

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Pelo que tenho ouvido alguns colegas, podem contornar o preço astronomicos dos rolamentos, procurando casas especialistas em maquinas e ferramentas. Por em Águeda o pessoal costuma ir ao DEPOSITO AMARELO ou á MACAFER. A diferença é abismal, segundo um colega com umas RR 4€ chegaram pra brincadeira, os cubos são NOVATEC, assim como as BLACKJACK. São fe
 

PedroBeijinho

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Hoje chegou a minha vez de "inventar" tinha um rolamento gripado e resolvi meter mãos á obra, segui os passos do tutorial, mas com uma diferença, não foram precisos os alicates para tirar as tampas do cubo RCZ, onde se enfiam os apertos é para usar de cada lado uma chave sextavada de 5mm e é só desapertar.
Bom, tampas fora, cepo fora e oopss, o rolamento que está gripado é o do lado de fora do cepo.....vamos ter problemas, pensei eu, mas afinal é extremamente simples, basta retirar o vedante do cepo (memorizar qual o lado que é virado para dentro) bater, usando um taco de madeira ou outra protecção, do lado dos linguetes para o lado de fora do cepo e o rolamento de dentro empura o casquilho e o rolamento de fora, continuando a bater mais um pouco e sai o segundo rolamento.
Foi só colocar os novos rolamentos SNH (SKF eram bastante mais caros ;)) e bater um pouco para encaixar o 1º (lado de dentro) colocar o casquilho e o 2º rolamento, cuidado para o casquilho ficar bem centrado, aproveitei para limpar tudo e colocar um pouco de massa na entrada os rolamentos do cubo também.
Serviço feito em 15 minutos, por um leigo. Mas pelo menos aprendi a fazer algo de novo poupando uns €€€€€€ da montagem.

Do cepo não faço a mínima ideia nem sei se será possível...! E mesmo assim não será que compensa comprar o cepo completo em vez de mudar rolamentos?

Penso que não valeria a pena comprar o cepo, por 2 razões: (1ª) preço do cepo + portes = mais do que o dobro do que gastei nestes rolamentos (2ª) O cepo iria trazer novamente rolamentos iguais (chinocas) de qualidade inferior a estes, que espero terem uma maior durabilidade.

Boas pedaladas...
 
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tiso

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No site da M S C encontra-se rolamentos a bom preço, e basta ir a 1 agente da marca k não espete a unha para os conseguir ao preço do site ou até ainda mais baratos.
 
damiaobtt, obrigado pela partilha! Apenas fiquei com dúvidas relativamente à foto: "9- Com o auxílio de um taco de madeira, martelar suavemente como mostra a foto, para retirar o outro rolamento".
Martelas com o taco sobre o rolamento para o retirares?
 
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