como mudar o eixo pedaleiro

Jepas

Super Moderador
Boas,

antes de mais estamos a falar deste eixo:
2029_350.jpg


os eixos de cartridge como este não foram feitos para serem usados em várias medidas de quadro. Ou se usam 68 ou 73 e a mesma coisa com o comprimento total do eixo (112, 118, etc).

O primeiro problema deve-se com o facto de ter sido feito para usar a rosca toda dentro do quadro e não para deixar 5mm de rosca de fora. Este truque só é possível nos HollowTech II devido ao eixo ser sempre o mesmo.

Outro problema que acontece é que o copo esquerdo (plástico) que fica com a cartridge dentro de sim está feito para que a mesma entre uma determinada distância e normalmente requer uma certa força para ficar no sitio (isto acontece no caso em que se usa um eixo de 68 numa caixa de 73 e depois as peças não ficam perfeitamente montadas).

Quanto ao teu problema o ideal era mesmo trocares de eixo, isso é +/- barato por 10 ou 15 euros compra-se um novo. Quanto às anilhas, visto que tens usado assim tens de usar 2.5 num lado e 2.5 no outro. Neste caso a posição é simétrica, porque estes eixos não levam em conta a montagem de um desviador E-Type.

Jepas
 

t0k

Member
Então as anilhas serão colocadas de forma a tapar a parte da rosca que ficou fora da caixa do quadro ou é noutro sítio qq?Realmente fiquei confuso.
O eixo dá para andar assim ou é imperativo mudá-lo ? Com tantas compras fiquei sem tusto !

Obrigado pelas respostas :)
 

kuko

New Member
Eu tinha referido mudar as anilhas para o lado do pedaleiro, pois era o mais pratico para desenrasque.
Visto terem referido a troca de eixo, é ideal meteres o eixo indicado para o quadro e desviador dianteiro em causa..
assim aconselho a ires a uma loja perto da tua casa e levas o quadro com o desviador montado, assim ves o eixo que fica melhor..


cumprimentos
 

Fura_A_maneira

New Member
Não sei porquê mas montar um eixo de 73mm, numa caixa de 68 mm não me soa la muito bem... :shock:

Se a caixa e de 68mm tens de meter um eixo de 68mm, para ficar uma coisa de jeito. As anilhas sao para se usar nas pedaleiras novas com o eixo integrado!

Tambem podes usar anilhas nesses eixos mas é quando o eixo a utilizar anda entre os 110mm e os 113mm de comprimento e nem com um nem com o outro as mudanças ficam bem afinadas. Mas estes sao casos muito especificos.

O teu problema reside mesmo na caixa do desviador.

Abraço

Fura_A_maneira
 

t0k

Member
O desviador da frente também é um deore :)
Tem graça na loja em que comprei o quadro disseram-me "Isso fica um bocado de fora, mas tudo bem" :eek: Até achei que as anilhas seriam para cobrir a zona da rosca que ficava de fora. Utilizando isto assim arrisco-me a quê ?

Obrigado
João de Sousa
 

kuko

New Member
Pois assim poderas arriscar a partir o quadro ou comer a rosca na zona do eixo, pois fica com muita pouca metida no quadro..

o desviador é deore, mas que modelo DOWNSWING, tipo E, etc...

Pois , o tipo de desviador ajuda muito nessa situação..


cumprimentos
 

t0k

Member
Creio que se chamam top swing, é 1 deore que fica agarrado à parte do quadro onde está o espigão do selim. Quanto é que custará um eixo novo de 68mm ? E em relação ao comprimento total do mesmo, devo optar por que medida ?
Sou novo nestas andanças e isto de montar a bicicleta por completo tem muito que se lhe diga :mrgreen:

Obrigado
João de Sousa
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

em termos de desviador só interessa saber se não é um E-Type (fixo no eixo) os outros não interferem na escolha do eixo pedaleiro. Em relação ao eixo novo tens 2 medidas que precisas indicar ao vendedor:

tamanho da caixa e tamanho do eixo
tamanho da caixa = 68mm (vem escrito no eixo e tem de ser igual à largura do quadro)
tamanho do eixo = 113 (é a medida mais comum, normalmente deixa espaço entre a pedaleira e a escora e permite um melhor alinhamento da corrente)

Em caso de dúvida o vendedor/mecânico da loja pode aconselhar-te melhor em relação ao comprimento do eixo.

Como já referi acima, o preço dos eixos Deore e LX ronda os 9€ (Deore) ou 18€ (LX).

Jepas
 
Boas,
Preciso de um conselho acerca de qual ferramenta(s) comprar para desmontar um pedaleiro Lx de eixo integrado e um Truvativ Firex GXP com eixo integrado também. Sabem de onde posso sacar esquemas de montagem?
Obrigado.
João
 

Jorgex

New Member
Recomendo 1 cêntimo para retirar o pedaleiro LX HollowTech II.

zzz12jh8.jpg



P.S. - Consulta o site da ParkTools porque lá vem explicado num parágrafo o que é preciso e como remover os pedaleiros das várias marcas.
 

vacalouca

Member
Com um cêntimo deve-se retirar bem o pedaleiro, mas o eixo já deve ser mais complicado. Precisas de algo deste género:

10179.jpg


No XT já para o crank esquerdo também se precisa de uma chave allen, se bem me recordo.

Cumps

EDIT: Estive agora a ver e o Lx também lá tem um parafuso no crank esquerdo que só com uma chave allen.

Segue em anexo as instruções para o LX e para o Truvativ (a não ser que me tenha enganado :mrgreen:)
 

Jorgex

New Member
O pedaleiro sai com uma chave 5mm Hex e um a moeda de 1 cêntimo. Remover os rolamentos/copos é que já precisa dessa zingarelho que o vacalouca indicou.
 

PeraSeka

New Member
A situação é a seguinte, arranjei uma pedaleira shimano Hollowtech II m542(aparentemente exclusiva das especialized) com o respectivo eixo de 73mm, o problema é que a caixa do meu quadro é de 68mm... :s
A minha duvida reside se posso colocar o eixo que vem com a pedaleira apesar de ser maior, ou se devo comprar um eixo de 68mm e a pedaleira continua a dar com o eixo mais pequeno???

obrigado
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

os Hollowtech II são compatíveis com os quadros de 73 mm e os de 68 mm. Para montar num quadro com 68mm basta colocar duas anilhas (espaçadores) de 2.5mm uma de cada lado do quadro.

Jepas
 

*Richard*

New Member
Boas,pessoal!!!!!!!!

Gostaria de saber qual as ferramentas necessárias, para desmontar esre eixo pedaleiro??? :roll:

E já agora qual a melhor massa lubrificante??? :roll:

dsc00603xt0.jpg


Abraço,Ricardo
 
Top