David Raquel
Active Member
O intuito deste meu post é dar a conhecer a todos uma maneira simples e barata de converter umas rodas convencionais em tubeless, eu próprio o fiz nas minhas rodas, com a ajuda do tio atx.team :mrgreen: :mrgreen:
Material necessario:
- 2 camaras de ar (podem ser velhas, é para tirar os pipos, e convem ser de pipo fino)
- líquido antifuro (notubes)
- fita isoladora (power tape da pattex)
- "Nylon spoke tape"
- cola
power tape
nylon spoke tape
Passo 1
Depois de tirar as fitas do aro (as que tapam as cabeças dos raios), dar 1 volta ao aro com a "nylon spoke tape" , esticando a fita o maximo possível.
Passo 2
Com a fita power tape, repetir o processo do passo 1 mas desta vez, em vez de uma volta, dar 2, para reforçar o isolamento (nao vamos querer fugas de ar.......) :mrgreen:
Passo 3
Com uma lamina, abrir o buraco do pipo. Depois, como o pipo não é, de origem, UST, coloca-se um bocado de cola na borracha e pressiona-se durante um pouco o pipo na sua posição inicial. Atenç\ao ao recortar o pipo da camara de ar, ha que deixar espaço para o pneu encaixar no aro!!
Passo 4
Depois da cola do pipo secar, encaixar o pneu, deixando um pouco de um flanco de fora, para poder por o liquido. Bota-se o liquido e encaixa-seo resto do pneu. Dá-se umas voltas à roda (no ar) para o liquido se espalhar. Depois, com a ajuda de um compressor enxe-se a roda e.....VOILÁ!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
ATENÇÃO: se o pneu nao for UST, usar pressoes relativamente altas (eu uso 55psi nas 2 rodas)
Sei de um amigo que fez isto mas so usou power tape, nao usou nylon spoke tape...fica ao critério de cada um :roll:
MUITO IMPORTANTE!!!!
Como todos sabem, um aro convencional não é um aro tubeless! Muitos são os que converter as suas rodas convencionais em UST, quer por questões de t€mpo, quer por questões de peso, pois conseguem-se montagens muito mais leves que rodas tubeless. Eu uso este sistema nas minhas rodas e não tive qualquer problema ainda, uma vez o pneu descolou do aro e perdeu o ar completamente mas era porque tinha pouca pressao e nem sequer colocou a minha segurança em perigo (foi como se fosse um furo). No entanto, o risco de um pneu convencional saltar de um aro é relativamente maior que o de um pneu ust saltardo aro (sim, porque tambem acontece). No site da notubes eles dizem quais sao os pneus (convencionais) que sao aconselhados para ser usados como tubeless. Apenas queria dizer, com esta conversa toda, que ao divulgar este sistema, estou tambem a divulgar os riscos da sua montagem, por isso não me responsabilizo por qualquer incidente.... 8)
Peço desculpa nao colocar fotos, mas nunca me lembrei de tirar quando montei o sistema... :roll:
Material necessario:
- 2 camaras de ar (podem ser velhas, é para tirar os pipos, e convem ser de pipo fino)
- líquido antifuro (notubes)
- fita isoladora (power tape da pattex)
- "Nylon spoke tape"
- cola
power tape
nylon spoke tape
Passo 1
Depois de tirar as fitas do aro (as que tapam as cabeças dos raios), dar 1 volta ao aro com a "nylon spoke tape" , esticando a fita o maximo possível.
Passo 2
Com a fita power tape, repetir o processo do passo 1 mas desta vez, em vez de uma volta, dar 2, para reforçar o isolamento (nao vamos querer fugas de ar.......) :mrgreen:
Passo 3
Com uma lamina, abrir o buraco do pipo. Depois, como o pipo não é, de origem, UST, coloca-se um bocado de cola na borracha e pressiona-se durante um pouco o pipo na sua posição inicial. Atenç\ao ao recortar o pipo da camara de ar, ha que deixar espaço para o pneu encaixar no aro!!
Passo 4
Depois da cola do pipo secar, encaixar o pneu, deixando um pouco de um flanco de fora, para poder por o liquido. Bota-se o liquido e encaixa-seo resto do pneu. Dá-se umas voltas à roda (no ar) para o liquido se espalhar. Depois, com a ajuda de um compressor enxe-se a roda e.....VOILÁ!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
ATENÇÃO: se o pneu nao for UST, usar pressoes relativamente altas (eu uso 55psi nas 2 rodas)
Sei de um amigo que fez isto mas so usou power tape, nao usou nylon spoke tape...fica ao critério de cada um :roll:
MUITO IMPORTANTE!!!!
Como todos sabem, um aro convencional não é um aro tubeless! Muitos são os que converter as suas rodas convencionais em UST, quer por questões de t€mpo, quer por questões de peso, pois conseguem-se montagens muito mais leves que rodas tubeless. Eu uso este sistema nas minhas rodas e não tive qualquer problema ainda, uma vez o pneu descolou do aro e perdeu o ar completamente mas era porque tinha pouca pressao e nem sequer colocou a minha segurança em perigo (foi como se fosse um furo). No entanto, o risco de um pneu convencional saltar de um aro é relativamente maior que o de um pneu ust saltardo aro (sim, porque tambem acontece). No site da notubes eles dizem quais sao os pneus (convencionais) que sao aconselhados para ser usados como tubeless. Apenas queria dizer, com esta conversa toda, que ao divulgar este sistema, estou tambem a divulgar os riscos da sua montagem, por isso não me responsabilizo por qualquer incidente.... 8)
Peço desculpa nao colocar fotos, mas nunca me lembrei de tirar quando montei o sistema... :roll: