Castro Marim Bike Race Marathon - Castro Marim - 15 e 16 de Março 2008

Kossan

New Member
Estou um pouco confuso com esta situaçao da suspensao da prova.
Digo isto porque hà dias atrás passei por Castro Marim e nao tinha reparado em nada de publicidade da prova e hoje passei por lá e vejo numa ponte de passagem pela N122 um cartaz aluizivo à realizaçao da prova.

Nao sei se vim levantar mais bolhas em pè ferido mas, gostava de ver este assunto esclarecido por parte de quem se chegou à frente e falou em nome da organizaçao para pôr um ponto final nestas duvidas.

Sou cicloturista e nao tenho prazer nenhum em ver esta modalidade manchada por mentes comerciais sem pingo de vergonha.

Era muito bonito vir alguem dizer algo, tanto aqui como noutro sitio qualquer, mas que assumisse a responsabilidade. Ficava-lhe muito bem mesmo.

HASTA
 

carlos_cavaco

New Member
acabo de receber um mail a informar-me que este evento foi ANULADO
com bastante pena, porque era um formato que me agradava... uma viagem, mas 2 dias para andar de bike.
espero que os reembolsos se desenrolem normalmente...
ja tinha feito uma reserva para uma estadia e vou perder 40% da mesma...

e esse e-mail pode ser publicado aqui? :roll:
 

luisberi

New Member
de: CAA

"Exmos. Senhores,

A Calsport – Eventos Desportivos decidiu, após profunda reflexão, anular o Castro Marim Bike Race Marathon, marcado para 15 e 16 de Março.

O conceito que presidiu a este evento foi o de organizar um evento de dois dias de elevada qualidade em todos os aspectos: marcação do percurso, segurança, tomada de tempos semelhante aos das provas internacionais, médicos em veículos Todo o Terreno e Quads, helicóptero de emergência médica e entretenimento para as famílias, entre outros.

A nossa primeira responsabilidade é de proteger os interesses dos inscritos, dos patrocinadores e de todos os que nos apoiaram logo de início. Assim, para uma prova com esta envergadura, o limite mínimo aceitável que nos impusemos foi sempre o de 400 participantes. Queríamos uma grande festa do BTT, só com metade do nosso objectivo em termos de concorrentes a esta hora, não seria sério continuar com esta iniciativa.

Podemos ter errado por excesso de ambição, mas propúnhamos um novo conceito de evento BTT, em que esperávamos uma grande aceitação. Tínhamos mais inscritos do que as primeiras edições de maratonas/passeios que existem actualmente. Mas para levar avante este projecto, era precisa mais.

Preferimos ficar com os prejuízos todos de organização e reembolsar na íntegra os inscritos do que defraudar as expectativas nos dias do evento.

Damos a cara, pedimos desculpa a todos os que acreditaram neste projecto, tendo a certeza que ao se associarem compreenderam a essência do mesmo e não gostariam de estarem ligados a dois dias de BTT sem as características de excelência que propusemos. A grande festa das Bikes delineada desde a primeira hora não se pode realizar nas circunstâncias reunidas actualmente.

Atenciosamente,

Nota: Este e-mail é enviado ao abrigo de um protocolo com a Calsport

Marcial Guilherme

96 723 87 81"
 

nock13

New Member
Boas a todos
Eu era mais um dos que estava inscrito nestes dois dias que iriam parecer aliciantes, mais pelo facto de ser a 1º maratona realizada no meu "quintal" ou na minha serra de treinos.
Acho que não me iriam proporcionar nada de novo pois sou da zona (VRSA) e esta é a minha serra, mesmo assim quis marcar presença, assim como mais 8 colegas.
Para uma "casa" de eventos acho mal pela maneira de cortar com o evento, cortando assim poucas pessoas irão ter credibilidade para confiar novamente nesta casa.
Julgo eu não sei de que mas ficava bem dar a cara e deixar as coisas claras, não é fecharam o evento cortar com o blog e PUF o resto que se lixe, o mail que o colega luisberi deixou assim o poderia fazer a organização ou o colega MX que depois de tudo têm voltado cá(pois isto é um forum publico é dá para ver) sem um único comentário ou explicação.
Acho que só lhe ficava bem e á organização assim como aos patrocínios, vir dar a "cara".

Companheiro MX nunca é tarde e nós cá estamos para criticar ou elogiar, há que assumir as responsabilidades, concordo plenamente que as metas eram bastante altas mas....

Comprimentos
Ricardo Oeiras
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Re: Castro Marim Bike Race Marathon - Castro Marim - 15 e 16 de Março 2008

Tenho andado tão embrenhado na organização do srp160 que só agora me apercebi que este evento foi cancelado.
Depois da forma como foi divulgado de peitos cheios, que faziam mundos e fundos, e ia ser isto e aquilo e o outro, cancelaram.

Porquê? Acho que está à vista de todos: Com 200 participantes não era suficientemente lucrativo.
E isto só demonstra o espírito e as intenções destas pessoas que: lucro imediato.

Já é a segunda situação num prazo de um mês que vejo aqui no fórum...

Então mas afinal andamos cá a fazer o quê? É só para "esmifrar" a galinha dos ovos de ouro?!

Também eu enquanto organizador, tenho tido dificuldades em arranjar participantes para o SRP80/160, dos quase 500 pré-inscritos apenas 200 e poucos estão confirmados, tenho tido imensas dificuldades em reunir apoios e patrocínios, e a esta altura do campeonato começo a ver contas de subtrair à séria, porém não me passa por a cabeça cancelar o evento por isso, se tiver um prejuízo significativo só terei de pensar nos aspectos em que falhei e arcar com as consequências, e nas medidas para contrariar os mesmos e claro está, arranjar maneira de recuperar disso, agora brincar ao "Brás faz e desfaz" acho que é mesmo de quem não é de palavra.
Todos os negócios tem os seus riscos de investimento, um evento de btt terá sempre o risco de ser um fracasso em termos de adesão, mesmo que as intenções e ambições sejam as melhores do mundo, como se costuma dizer, de boas intenções está o inferno cheio.

Isto são sinais claros de que estamos (participantes) a ficar cada vez mais selectivos e racionais na hora da escolha entre uma oferta vasta, e isso não só é de salutar, como é importante para evolução e condições dos eventos. Nem sei se se trata de "querer comer sempre do mesmo" como já aqui disseram, independentemente de o formato ser mais ou menos apreciado, trata-se do pessoal já não ir em cantigas de tudo o que aparece.

O que é isso de dar a cara? Restituir dinheiro é fácil, difícil é levar adiante a prova, ainda que condições não tão "megalómanas", ter prejuízo mas fazer o fincapé, construir uma base, para quem sabe se o trabalho for bem feito, no próximo ano colher os frutos disso.
Quantos anos investiu a Ciclonatur na organização de TransPortugal (que tem custos brutais) com receitas que provavelmente nem cobriam os custos, para agora ter uma prova única e marcante a nível mundial?
E o que dizer da primeira edição do Grândola 200 organizado pelo Rodas Clube, em que eram claramente mais os "ilustres convidados" que os participantes??

É nestas situações que se torna claro e evidente o intuito de alguns que cá andam, desculpem lá este grito do ipiranga e desabafo, mas estamos claramente perante entidades que em nada beneficiam o nosso desporto e apenas procuram tirar dividendos económicos desta nossa paixão.
Não condeno ninguém que organize eventos de btt com intuitos lucrativos, já o admiti várias vezes e publicamente que é o meu caso, agora não posso deixar de condenar esta filosofia de "lucro imediato".

Quantos há por este país fora que com menos apoios, sejam eles a nível de imprensa, patrocinadores, autarquias, etc. que conseguem levar a cabo as suas iniciativas sem defraudar ninguém e proporcionar uma valente barrigada de btt?
Desculpem lá mas os argumentos não colam, fossem mais humildes, não se andassem a pavonear em entrevistas e outros chamarizes...

Quem deve reflectir sobre este evento:

- Calsport - deixem-se estar na área de que realmente entendem e quando souberem o que é andar de bicicleta, ou tiverem uma perspectiva de investimento a médio/longo prazo, apareçam, e na altura pode ser que a fraca memória colectiva que caracteriza o povo Português vos beneficie.
- Autarquia de Castro Marim - Tem várias entidades com provas mais que dadas no que concerne à organização de eventos de BTT, alguns deles locais como é o caso dos Leões do Sul, quando forem confrontados com propostas lembrem-se dos que já cá andam há uns anos...
- BikeMagazine, depois da divulgação da maratona que passava nos trilhos do Dakar, mais conteúdo que não é de "fonte fidedigna", sugiro que comecem a ser mais selectivos nos conteúdos e nas entidades com quem se relacionam.
- Nós, participantes de eventos, devemos cada vez mais questionar as competências e seriedade das pessoas que criam eventos para nós gastarmos o nosso dinheiro.
- Organizadores de eventos em geral, sigam o exemplo do que não se deve fazer.

Por último mas não menos importante, na qualidade de administrador entendo que qualquer tópico de divulgação a um evento organizado por esta entidade no futuro deverá ser bem considerado e ponderador se realmente deverá ter esse privilégio, porque sinceramente neste momento parece-me que não.

Já pareço o "Neto" d'Os Homens da Luta :lol:
É a voz contra a reacção meus amigos! DÁ-LHE FALÂNCIO PÁ! :lol:

Boas pedaladas a todos e desculpem lá qualquer coisinha ;)
 

jo4o

Member
Cá para mim ninguém me tira da cabeça que a origem deste imbróglio foi a escolha de um nome estúpido: "Castro Marim Bike Race Marathon" :evil:
Só os estrangeiros é que percebiam.:nsei:
 
Ludos, excelente análise a tua do estado em que as coisas estão nas maratonas de btt. Não sou organizador de nada, mas como assíduo participante em muitas de alguns anos a esta parte penso que reflexões destas são muito bem vindas, porque são muitos os "curiosos" que se põem a pensar em ganhar dinheiro imediato com os milhares de BTTistas que por aí andam hoje.
Um abraço
sérgio moreira
PS: e até Serpa, sou um daqueles 200 que já confirmaram os 160 kms, mas até podíamos ser só 10 ou 20 participantes, não falhava esse grande desafio pessoal!
PS 2: não quero que pareça off-topic, mas como falávamos de organizações, só dar também aqui os parabéns à ARDOG pela maratona 80 kms do centro (Leiria) deste fim de semana. Sem falhas! Fabuloso percurso na serra de Aire, fantástico trabalho da organização (não conheço pessoalmente ninguém de lá, aviso já), recomendo vivamente.
 

cácá

New Member
Ludos, a tua análise sobre os motivos de mais UM cancelamento é perfeita. Tal como se dizia noutro tópico deste fórum, está-se a matar a galinha dos ovos de ouro e cada vez mais se distingue quem cá anda apenas pelo dinheiro fácil e os que querem expandir esta modalidade (por vezes com prejuízo dos próprios), e o que se nota cada vez mais é os BTTtistas a fazerem a sua selecção de passeios e maratonas a participarem. Portanto só vão sobreviver as melhores e as mais profissionais.
 

luisberi

New Member
só ontem é que vi que este evento até mereceu 2 paginas na bike magazine... mesmo assim tiveram que cancelar...
penso que tentaram fazer um evento megalomano logo na primeira edição, e como alguem disse aqui, depois de fazer a primeira recolher os louros se merecidos e engrandecer na 2ª, 3ª etc...

é preciso lembrar que, por exemplo, a primeira maratona de portalegre não chegou aos 100 inscritos (salvo erro)
 

quickfreddie

New Member
Ludos said:
Não condeno ninguém que organize eventos de btt com intuitos lucrativos, já o admiti várias vezes e publicamente que é o meu caso, agora não posso deixar de condenar esta filosofia de "lucro imediato".

Estou contigo! Já o disse várias vezes e não é de mais repetir que prefiro pagar e ter um evento de qualidade do que ser oferecido e ser uma valente nódoa. Já fiz coisas a 15Eur que não repetiria nem que me pagassem e no entanto o PTG a 38Eur acho que é barato. Julgo que em devido tempo o mercado se encarregará de eliminar quem não tem prestação e beneficiar os verdadeiramente bons.

Sou um dos 'teus' confirmados para o SRP160 e se precisares de ajuda para afinações de última hora avisa!

Abraço e força a quem organiza por amor à camisola!
 
Top