Cassete ou pedaleira empenada?

matz

Member
Obrigado a todos pelas ajudas.

Como ia agora fazer alguns upgrades e comprar algumas ferramentas, estes gastos "extra" não são de todos bem-vindos, pelo que vou ter de ponderar bem o que fazer.

O facto de ter em breve 2 provas (Rota das Cortelhas e Rota da Chanfana) é que me está a preocupar. Não é só pelos possíveis danos resultantes desta situação, mas também pelos prazos apertados para fazer tudo com calma (de referir que no intervalo das provas ainda vou com uns amigos conhecer a Pia do Urso à Batalha).

E confesso que a questão do prato é o que me incomoda menos, visto que o que daí vem é apenas o roçar no desviador. Já o facto das mudanças subirem bem, mas desceram mal, isso sim é que me incomoda mais. De qualquer das formas, era pior se subissem mal, pois o mais certo era cair para o lado à primeira subida íngreme lolol

Tlouro, onde posso ver essas bichas (sites, marcas)?
 

TLouro

Member
as primeiras bichas estanques que tive e que foram as melhores julgo que foram da Transfil. Duraram-me cerca de 4 anos sem qualquer problema, mesmo nas piores condições de lama e chuva, sem ter de mudar sequer os cabos.

Por estupidez minha, acabei por cortar de mais uma das bichas quando estava a remontar o quadro e tive que as trocar. Caso contrário, talvez ainda estivessem no ativo!

Mas há outras marcas como a Jagwire, por exemplo.

O princípio é, para além da bicha normal, haver uma "bicha" plástica (normalmente transparente ou translúcida) que envolve todo o cabo sem interrupções desde os manípulos até aos desviadores. Assim i cabo só fica à vista 1 ou 2 cm junto ao desviador e impede-se a entrada de sujidade dentro das bichas.
 

tinric

Super Moderador
As bichas são novas, os cabos novos e o quadro passa os cabos por dentro.

O atrito existente nesta passagem de cabos fica no "passa cabos" por baixo do movimento pedaleiro, em que o cabo sai do tubo diagonal, passa por esse passa cabos, um dos cabos (o da frente faz quase um ângulo de 90 graus para entrar para cima para o desviador da frente.

O cabo de trás sai do tubo diagonal, passa o passa cabos e entra na escora de trás... sai no desviador onde tem uns 20 cm de espiral.


O atrito (que existe sempre mais) nos quadros em que o cabo tem que passar nestes passa cabos, em comparação com um cabo que vem de uma espiral inteira ou assim é notório... mas não influencia negativamente o trabalhar da transmissão.

Posso garantir que uma bike com 4 ou 5 anos e uma espiral inteira desde o manipulo ao desviador (com cabo e espiral dessa mesma idade), trabalha sempre muito mais suave que um caso com estes passa cabos e interrupções de espirais e afins novo acabado de montar.

A questão é que se sente mais atrito sim, mas não funciona mal, como descrito aqui pelo matz, por causa disso.

Falo por experiencia própria... pois como sabem mudo de cabos e espirais com alguma frequencia...

Recentemente peguei numa bike com 4 ou 5 anos, com uma espiral com essa mesma idade (ou perto) e já compreendo quando me dizem que sou maluco por andar sempre a trocar espirais e cabos.

Aquilo vem inteiro do rotativo ao desviador... não tem qualquer ponto de interrupção, fricção e/ou entrada de lixo... o que se pode pedir mais...!? :)
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro matz

Acho que o problema advém do "mecânico" ranhoso que te fez a montagem dos componentes no quadro.

A mão de obra também está ao abrigo da garantia, por isso, metias-te a caminho das Caldas com um barrote no bolso e exigias a "reparação" a esse mecânico de 2ª categoria.

Há mecânicos muito reles...

Vais ter que colocar um video dessa anomalia.

Faz lá isto para o pessoal ver.

Um abraço

ny12xx
 

tinric

Super Moderador
:D lá isso é verdade :) não fosse a clausula 12, alínea b) do contrato de montagem :) que excluía verificações e afinações :) eheheh

Mas isso terá que ser dito ao "mecânico" que fez a montagem... que não faço a mais pequena ideia de a quem te referes :) ahahah
 

TLouro

Member
A questão é que se sente mais atrito sim, mas não funciona mal, como descrito aqui pelo matz, por causa disso.

Tinric, compreendo o teu raciocínio, mas no meu caso noto que a transmissão é muito sensível ao aumento de atrito, sobretudo quando tinha os LX dual control com o desviador XT invertido. Curiosamente, quando passei para os rotativos sram attack, senti uma diminuição dessa sensibilidade, mas admito que isto tenha a ver com a minha transmissão, em particular com o desviador XT que já não é nada novo...
 

matz

Member
Meus caros,

Dei um salto há pouco à loja de bikes, pois tinha de ir buscar uma "coisinha" (elo rápido) e aproveitei para falar com o mecânico sobre a pedaleira. Diagnóstico, prato novo. Pelo preço que eles custam, não aconselham o trabalho de tentar desempenar.

Assim sendo, vou trocar o prato e depois ver como fica a transmissão no geral. Já que tenho de mandar vir umas coisas do site onde encontrei o prato mais barato, mando vir o prato e fico com isto resolvido.

A cassete terei de ver depois, pois ainda quero com tempo, tentar fazer o que o Tinric aconselhou.

Obrigado a todos pelas ajudas, eu vou dando feedback.

O "mecânico das caldas" é que me tramou. Disse-me que as águas da mulher tinham rebentado naquela hora e eu na minha ingenuidade disse que afinava tudo em causa... obrigou-me inclusive a assinar um termo de responsabilidade, sob a ameaça de ter de ajudar ao parto. Agora olha, tenho de me arranjar... estes burlões! LOLOL
 

ny12xx

Super Moderador
O "mecânico das caldas" é que me tramou. Disse-me que as águas da mulher tinham rebentado naquela hora e eu na minha ingenuidade disse que afinava tudo em causa... obrigou-me inclusive a assinar um termo de responsabilidade, sob a ameaça de ter de ajudar ao parto. Agora olha, tenho de me arranjar... estes burlões! LOLOL

Há gajos sem escrúpulos nenhuns...

A mulher dele não está grávida; aquilo era uma almofada...

Um abraço

ny12xx
 

matz

Member
Entretanto tenho a encomenda "presa" por um avanço... Só há brilhante e quero mate... Pintelhices!

Vai ter de ir assim para o Loureiro, seja o que Deus quiser :(
 

matz

Member
No seguimento do possível problema com a cassete, vou já começar a ponderar alternativas. A cassete actual é uma SLX 11-32.

A trocar o que aconselhariam, SLX na mesma ou um upgrade para XT? E em termos de relação, mantenho a 11-32 ou por ex para mim que subo pouco (e mal lol) seria melhor uma 11-34? Há algum problema de incompatibilidade?

Obrigado desde já.
 

matz

Member
Depois de falar com algumas pessoas, sem conseguir nenhum diagnóstico preciso, acabei por encomendar uma nova cassete além do prato para a pedaleira.

Ainda se colocou a possibilidade do dropout estar um pouco empenado, pelo que já era para comprar outro para suplente, e assim colocarei também esse novo.

A cassete escolhida foi uma XT 11-34 para me ajudar nas subidas. Assim que tiver tudo na minha posse, irei trocar tudo e ver se consigo resolver este problema de uma vez.
 
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