Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

abelha2

Active Member
Mach 4 não acho que seja assim tao incómodo... O meu nem sempre é um bocado foleiro (embora cumpra os requesitos de segurança) e já fui gozado por estar num bar de praia a tomar café com ele por me esquecer de o tirar (o empregado disse que o guarda-sol estava bem seguro e não caía).

A mim a unica coisa que me incomóda nos dias de calor é os oculos de sol, no entanto tiro-os nas subidas longas, porque me ardem os olhos com o suor, mas assim que começa a descer coloco-os sempre, pois já quase me espetei, por ter entrado um mosquito para o olho
 

Quedasetralhos

New Member
Pois... Eu nao sou a melhor pessoa para falar pois raramente uso Capacete..
Acho que se deve uzar mas eu nao o faço...
Pois quando do uso.nao me sinto bem com tal coisa na cabeça falta de habito talvez mas e a minha opiniao se tivermos precaução (mais do temos ainda) Deve chegar(ou nao) Eu ja cai e nas minhas maiores quedas por falta de experiencia,fiquei com um lado da cara em frida Nao todo mas um bocado o capacete mudava algo nesta situação?....
 

btt_

New Member
Sempre capacete, luvas e quase sempre óculos.
Antes nunca usava mas desde há dois anos, uso sempre: dei uma queda, bati com a cabeça (quase perdia a consciencia), cortei as mãos todas e rasguei um pedaço de pele próxima do olho... Não acham razões suficientes para usar proteção? :p
 

Mach 4

New Member
Ó Quedasetralhos....

O teu nick já diz tudo.

Pensa no seguinte :

- Qual é a parte mais importante para ti no teu corpo?

- Quanto é que vale a tua vida?

- Tens filhos?

- Gostas de ver o nascer e o pôr do Sol?

Raramente te digo que são as vezes em que temos uma segunda oportunidade, por isso não queiras desperdiçar a que ainda tens agora.
Muda de visão e de atitude rápidamente, porque senão ainda vais acabar a perceber que a realidade da vida pode ser muito implacável e "injusta".

ANTES QUE ISSO ACONTEÇA...COMPRA UM CAPACETE = 30,00EUR.

E acredita que faz mesmo a diferença.
 

nasp

Member
Comigo o capacete vai sempre, já me servi dele algumas vezes mais complicadas, então com os ramos, de certeza que já não tinha conta as vezes que tinha chegado a casa com uns pontitos a mais. Uso tambem a servir de boné, dá um jeitasso com o sol, afinal só pesa mais uma gramitas que o boné.
Nos passeios com os filhotes, vai quase sempre para servir de exemplo.

É como o cinto nos carros, já é automático, depois de nos habituarmos nem notamos que o temos.
 

Mach 4

New Member
Esses estudos para mim são muito antigos e contraditórios, mas o pior é acusar a população australiana de ser actualmente a mais obesa do mundo, porque simplesmente deixaram de andar de bicicleta, devido a uma lei que obriga as pessoas a usarem um capacete...

È assim, tangas só as come quem quer.

Relatos destes é que me interessam ler:

... aqui um vizinho caiu pura e simplesmente para o lado e bateu com a cabeça na quina do passeio, MORREU.. não é preciso muito... ENFIM cada um sabe de si.

Uma cabeça não é um joelho ou um braço.
 

mpc

New Member
Capacete, sempre? isto nem é pergunta que se faça!

Claro que eu uso sempre, capacete, luvas e óculos de sol! SEMPRE porque só temos 1 Vida!!

Atenção, o capacete deve ficar bem colocado, justo à cabeça, caso contrário pode provocar a queda, foi o que aconteceu à dias, aqui em Leiria, a uma Bttista, o capacete deslizou para frente, ao passar umas lombas, quando vinha a descer uma estrada alcatroada, acabando por lhe tapar os olhos, ela tentou puxar o capacete para trás, mas acabou por cair, ferir nariz (pelo menos tinha sangue na cara). Claro, chamaram a ambulância que a levou ao Hospital de Leiria. Penso não ter sido nada de grave. Até agora não sei mais nada!
 

alexpinto

New Member
Eu acho piada é a pessoas que preferem meter a bela da luva e deixar o capacete pendurado em casa!Ainda no domingo da parte da tarde fui dar um passeio a pé na ciclovia de Viseu e foram alguns casos destes que vi!Até a minha filha que tem 5 anos,me chamou,escandalizada,para ver um "ciclista" que vinha sem capacete!Eu tenho uma maneira de lidar com pessoas que não usam capacete,pura e simplesmente não cumprimento,como faço com qualquer outro ciclista com que me cruze e use capacete!Se eles não têm respeito por eles próprios,eu não irei ter para com eles!
 

e-nuno

New Member
Atenção que os artigos do link acima não são controversos em relação ao uso do capacete! Em todo o lado diz que o capacete salva vidas! O que é controverso é haver uma lei que obrigue ao seu uso para ciclistas...

Eu uso sempre! Agora se devia ou não ser obrigatório... Incomoda-me mais que fumem ao meu lado (o que prejudica os meus pulmões) do que ver pessoas a andar sem capacete (que não me aleija nem um bocadinho a minha cabeça).

Em resumo: eu uso, acho que se deve usar e não acho dificil encontrar razões para tal. Se devia ser obrigatório... acho que neste aspecto cada um sabe de si.
 
Sinceramente, isto é como a obrigação de usar o capacete ao andar de mota. Há uns anos atrás, lembram-se da polémica que gerou? E agora , que é que não anda de capacete?

Apesar de jogarmos com a ideia do "cada um sabe de si", sobra para todos quando há um acidente com consequências graves para quem não usa o capacete. E sei isto porque onde trabalho vejo cada vez mais pessoal que por causa das gramas, do visual ou do "Eu sou muito bom, não caio nunca", vem com traumatismos mas ou menos complicados que podiam ser facilmente evitados o usassem. E a verdade é que uma das primeiras coisas de que falam é no capacete que não tinham.

É a minha opinião e digo de plena consciência que o dito devia ser OBRIGATÓRIO! Mas até lá vão surgir muitos contra isso.
 

vmiguel

New Member
Eu uso sempre capacete! Mas li o seguinte texto, que dá que pensar...


It starts with something called the Peltzman effect which Almighty Wikipedia defines as "the hypothesized tendency of people to react to a safety regulation by increasing other risky behavior, offsetting some or all of the benefit of the regulation."

(...)

Likewise, there are multiple studies showing that bicycle helmets, in the long run, don't actually reduce the number of injuries. In 2006 a researcher in Bath, England posted up the results of a study showing that when bicyclists wear safety equipment like helmets, people in cars are more likely to hit them. A scientist/test subject found that motorists came an average of 3.35 inches closer to his bike when he rode protected. The sight of the safety gear turned off the common sense part of their brain.

Still, you'd think that in the long run, there'd have to be health benefits to head protection. After all, some countries, like Australia, have made helmets mandatory for all cyclists. A bunch of states in the U.S. have bike helmet laws, and the fight for helmet laws in other states rages on. Some people think it's weird that the government can tell you what kind of hat to wear during a certain activity, but at least bike fatalities have gone down. They have gone down, right?

Not according to science. Recent studies from Australia suggest that mandatory helmet laws have the opposite effect. Between 1982 and 1989 -- prior to the helmet laws -- the country saw its number of cyclists double (bicycles actually give pedestrians a decent chance of outrunning the crocodiles and flying jellyfish). You'd expect bike-related injuries and fatalities to have shot up during the same period.

Instead, they dropped -- deaths plummeted by 48 percent, while injuries fell 33 percent. This seems a little counter-intuitive until you account for human behavior. More people riding bikes leads to motorists who get used to sharing the road with them. But then, in 1992, they passed the laws making bike helmets mandatory. It was a disaster. 1995 and 1996 saw higher numbers of cyclist head injuries than any year prior to the law's passage.

How is that possible? Well, the fashion consequences of mandatory helmets caused the women of Australia to stop cycling. Apparently they valued the hair on their head more than the brain inside it. Since there weren't any girls to impress, the boys stopped cycling too.

Cyclists are rarer, motorists are less likely to be on the lookout for them, so there are more accidents. And -- to make it even worse -- you lose the health benefits you were getting from cycling. In total, Macquarie University found that Australia's helmet laws cause as much as half a billion dollars in health-related costs every year. It doesn't matter what kind of data you get from a helmeted crash test dummy; a real human just doesn't want to look like a dork.


Read more: 5 Popular Safety Measures That Don't Make You Any Safer | Cracked.com http://www.cracked.com/article_1877...at-dont-make-you-any-safer.html#ixzz1TxWvDAcT
 

Mach 4

New Member
Sinceramente, isto é como a obrigação de usar o capacete ao andar de mota. Há uns anos atrás, lembram-se da polémica que gerou? E agora , que é que não anda de capacete?

Exacto, mas maior polémica do que essa foi quando saiu a lei da obrigação do uso de cinto de segurança nos autómoveis.
Pensando bem eles já vem de origem com todos os carros - Então porque não usá-los?
Só começaram a pensar neles (eu inclusivé) quando alguém decidiu abrandar com o nrº de mortes de condutores e mandar cá para fora uma lei que se calhar já favoreceu muita gente até hoje.

Falaram aqui em muitos países onde se pode circular sem o capacete. Até em Espanha não obrigam o uso se a mota for inferior a 50cm3. Mas para mim mais do que uma lei impera aqui o bom-senso de cada um. Mas quando mete crianças pelo meio...

Na Suécia se alguém vir o filho do seu vizinho, menor de idade, a andar de bicicleta sem capacete, tem autorização para alertar tanto os pais da criança como contactar as autoridades para o facto de aqueles pais estarem a ser negligentes com a integridade fisica do(s) seu(s) filho(s). Segurança nestes países é uma máxima para ser levada sempre em conta.
Não é á toa que a "Volvo" é uma das mais conceituadas marcas neste campo.

E já agora lembro também a lei que obriga a toda e qualquer pessoa a usar um capacete (industrial) que entre no recinto de uma obra. Á custa disso também já não se sente o peso de um martelo a cair no couro cabeludo de muitos "sortudos".

Agora, como referiu e bem um user acima, também não se pode comprar o capacete e pousá-lo ao de leve na cabeça só para dizer que está lá. Devem-se fazer sempre os devidos ajustes de forma a que o capacete fique bem acondicionado na cabeça. Para se saber isso basta simplesmente abanar a cabeça com força para ambos os lados, e para cima e para baixo (como a dizer SIM e NÃO). Se o capacete não oscilar é porque está bem justo á cabeça como deve ser.

E isto é VITAL para este objecto fazer cumprir a sua função na perfeição.
 
Last edited:

ruipiu

Member
Capacete sempre!

Quem não usa, caso tenha um acidente deveria pagar todas as despesas! Não devia usufruir dos impostos que eu pago ao ser tratado num Hospital Público!
 

TheTraveler

Active Member
ruipiu said:
Capacete sempre!

Quem não usa, caso tenha um acidente deveria pagar todas as despesas! Não devia usufruir dos impostos que eu pago ao ser tratado num Hospital Público!

Estes radicalismos de quem se acha melhor que os outros...

Portanto se caír de capacete posto e se partir todo na mesma, já pode usufruir dos teus impostos que já não faz mal...

E se caír sem capacete e partir um braço, deve pagar ou não deve pagar? Sabendo que o capacete não lhe ia proteger o braço... Digo eu...
 

e-nuno

New Member
Por esse ponto de vista quem não faz BTT também podia exigir a quem faz que pagasse todas as despesas do hospital em caso de acidente... e quem anda de carro podia exigir a quem anda de mota e por aí fora.

Fundamentalismos raramente são boa ideia ;)

Abraços!
 

ruipiu

Member
Estes radicalismos de quem se acha melhor que os outros...

Como é óbvio estava a referir-me a lesões na Carola! :tungas:

Num principio da Troika de "utilizador-pagador"!

Ou Companhia de Seguros... ia em excesso de velocidade, não pagamos nada!
Ou Companhia de Seguros... acusou álcool no sangue, não pagamos nada!

Ou não é assim!
 

M@go

New Member
Ou Companhia de Seguros... ia em excesso de velocidade, não pagamos nada!
Ou Companhia de Seguros... acusou álcool no sangue, não pagamos nada!

Por acaso não é assim. Trabalho nesse Ramo. Excesso de velocidade é muito complicado de provar e, caso seja provado, pode no máximo ser autuado o infractor. Sobre o caso de álcool, desde que exista seguro válido, a Companhia é sempre obrigada a pagar os danos a Terceiros (outros Intervenientes ou Lesados), tendo posteriormente "direito de regresso" sobre o infractor.
Mas respondendo ao tópico. Penso que quase todos somos grandinhos o suficiente para tomar as nossas decisões. Eu pessoalmente, não faço um único treino sem levar o capacete (tenho amigos que não usam e até me arrepio de olhar para eles) mas, todos devemos pensar que mais dia, menos dia podemos ter uma queda e, caso a zona afectada seja a cabeça, o capacete pode salvar-nos a vida.
 
Top