Canyon Nerve XC 7.0 - Apresentação/Análise

JFML

Member
Olá a todos,
Venho aqui mostrar a minha bike, que alguns podem já saber qual é devido á minha assinatura, mas sempre tive vontade de fazer uma análise e ter um tópico sobre a minha bike.

Vamos então á bike. É uma Canyon Nerve XC 7.0 com umas modificações.







Lista de componentes: ( A vermelho são os que foram alterados)

Amortecedor
Fox Float Performance RP2 XV BSD
Suspensão
Fox 32 F120 Evolution RL O/B
Caixa de direcção
Acros AiX-03
Desviador traseiro
Shimano XTR 10V SHADOW PLUS
Desviador dianteiro
Shimano SLX E-Type
Mudanças
Shimano 10V XT
Manetes de travão
Avid Elixir 3
Travões
Avid Elixir 3
Cubos
Mavic Crossride Disc
Cassete
Shimano Deore 11-36 10-speed
Aros
Mavic Crossride Disc
Pneus
Schwalbe Nobby Nic 2,25"
Pedaleiro
Shimano Deore XT FC-M780
Pratos 42/32/24
Mov. pedaleiro
Shimano Deore XT FC-M780
Avanço Ritchey (31,8)
Guiador
Ritchey Comp Riser 670/20 mm
Punhos
Canyon Bracelets
Selim
Selle Italia C-2 Genuine
Espigão
Iridium SL


A bicicleta está agora com 12,45 kg em tamanho XL.

Análise:
Quadro - Bem mais bonito do que no site da marca. Boa qualidade geral.
A qualidade da pintura deixa um pouco a desejar.

Amortecedor - Sensível e discreto a fazer a sua função. Em modo Propedal fica quase bloqueado nos primeiros milímetros de curso mas absorve sem problema uma pacada mais forte.
Tem um bombeio um bocado excessivo.

Suspenção - 5*. O meu componente favorito. Muito sensível. Bloqueia de verdade.
Para alguns o peso da suspenção pode ser um factor preocupante.

Desviador traseiro - Muito suave e preciso. A patilha na posição "on" bloqueia mesmo a caixa.
Peso( 225g)

Desviador dianteiro - Nada dizer, é suave qb e faz a sua função maravilhosamente.

Mudanças - Os shifters SLX eram bons mas sempre quis exprimentar uns XT. Secalhar cometi um erro pois não sinto melhoria significativa em ter trocado.

Travões - Travam bem e como eu gosto. Até agora 0 problemas.

Rodas - Não me vou alongar muito, toda a gente já as conhece. O cepo vinha com problemas mas foi trocado ao abrigo da garantia. 0 empenos.

Pneus - O nobby nic é bom mas só para a frente... atrás parece que usa super cola 3 e o que vinha de origem gastou-se em um mês...

Pedaleiro - Muito bonito e resistente. Muito fácil de se fazer a manutenção.

Selim - O que vinha de origem fazia dores após de 40 Km de utilização. Este é bem melhor.
Novamente o peso( 265g) pode afastar alguns interessados.

Periféricos - Bastante qualidade. Tenho a sensação que quando olho para o "Cockpit" vejo qualidade.



E pronto esta é a minha humilde bike me acompanha nas minhas voltas. Não é nenhuma topo de gama, mas para me por um sorriso de orelha a orelha serve perfeitamente.

Obrigado por lerem,
JFML
 

Alberto Castro

New Member
Tá muito porreira. Acho que deves tirar aquela proteção preta entre a cassete e a roda, fica mal. A troca dos shifters SLX pelos xt é um "abre olhos" normalmente a diferença entre slx e xt é o preço e em certos caso o peso, de resto não existem diferenças significativas. Mas desta forma fica a condizer com a pedaleira, fizes-te bem. Os punhos parecem-me duros??? não?
 

FabioAlmeida

New Member
Tens uma bike fantastica, adorava ter uma.
Se calhar a troca que fizeste pelos manipulos nao correspondeu ao que esperavas, mas um bom up-grade foi o desviador traseiro que é topo e nao preciso dizer.
Quando tiveres opurtunidade aconselhava-te a pores tubless.(se ja nao tiveres)
 

JFML

Member
Já me disseram diversas vezes para tirar essa protecção mas ainda não o fiz porque acho que aquilo protege os raios caso a corrente caia para os lados do raios e porque acho que impede que entre poeira lá para dentro. Só isso...
Os punhos são para trocar, não por serem duros mas porque não param quietos no guiador.
 

JFML

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Obrigado pelos os elogios ;),

FabioAlmeida, estava a escrever o post anterior e entretanto não vi que tinha postado tabém.
Em relação ao tubless, tenho ouvido rumores que não se pode usar pressões muito grande caso contrário o pneus pode saltar fora. E isso tem me deixado de pé atrás...
 

JFML

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Não é em modo aberto.
Já pensei em usar o amortecedor sempre em propedal. Mas tenho medo de dar cabo de alguma coisa.
 

JFML

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Já fiz isso. E sim melhorou um pouco mas não resolveu totalmente porque com uma pedalada mais forte lá tá o amortecedor a bombear.
 

JFML

Member
Bem o termo correcto até é Propedal e não bloqueio, o propedal deixa o amortecedor firme mas ainda consegue fazer o seu curso. Bloqueio este não tem, só o RP23 e o RPL.
Mas em Propedal o Bombeio é quase nulo mas o amortecedor perde alguma sensibilidade...
 

pedrobg

New Member
Tenho uma igualezinha lá em casa :). Grande maquina!!! Estou muito satisfeito so troquei o selim e removi o protetor da roda de trás ficava feio. Tenho o mesmo problema que tu com os punhos, eles tendem a deslizar para o interior do guiador, tb vou trocar.
 

JFML

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Pois o problema com os punhos é mesmo esse. Também troquei o selim porque não me adaptei.Ainda só não tirei (por teimosia) o protector da roda de trás e eu até nem acho que fica feio.
 

JFML

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E se tem dado ao pedal...
Recebia em Maio e desde então já fez 2000 km a andar praticamente no fim de semana.
 

Moreno88

New Member
Ora aí está a bela da Canyon. Boa companheira nas voltinhas até ao Louro :p
Sorte com ela e muitos upgrades... ;)

A ver se combinamos mais uns btt ride pelo Louro :)
 

JFML

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Obrigado Moreno88,
Tem sido boa companhia sim, apesar dos furos excessivos. Naquele dia parece que foi bruxedo, tirei as câmaras com liquido e furei no alcatrão...
Acho que este problema vai agora ser, pelo menos atenuado, com a compra de pneus e câmaras novas. Devem chegar amanhã...

E sim, temos de combinar mais umas pelo louro, tronco e afins... :)
 

JFML

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Não sinto falta disso. A suspensão bombeia pouco e mesmo nas subidas mais íngremes não sinto necessidade de a bloquear.
Só a "tranco" mesmo em alcatrão e mesmo assim é só quando me lembro. E digo mais, se tivesse pop lock á muito que o tinha tirado.
 
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