Bem, e continuando a review...
Os travões
Os travões são os Juicy Seven, mas na versão Carbon. São mecanicamente iguais aos Seven, apenas diferem por ter as manetes e as tampas dos reservatórios em carbono e os parafusos em titânio. Estas pequenas alterações permitem poupar algumas gramas em termos de peso e torna-os ainda mais bonitos.
O comportamento não foi uma surpresa porque na rígida tenho os Juicy Seven de 2006. São bruscos quanto baste mas ao mesmo tempo progressivos. Sei que quase ninguém concorda comigo, mas eu gosto de uns travões que consigam bloquear as rodas com facilidade, mas apenas quando quero. Os Juicy fazem isso muito bem. Apenas temos de nos habituar a um curso da manete mais reduzido e uma "zona" de travagem mais curta. Permitem em velocidades mais baixas pequenas travadelas bruscas e rápidas e com mais velocidade, travagens mais longas e mais controladas.
Quem usa Shimano, por exemplo, normalmente assusta-se com a rapidez da desaceleração. Eu fico em pânico quando uso outros travões porque me parece que não vou parar ( mas paro
)
Os rotores, que são de 205 à frente e 185 atrás são os de 2007, os cleansweep, e pela dimensão adicionam ainda mais poder aos travões. Nunca, desde que ando com a Canyon usei mais que um dedo em cada travão, e travo cada vez mais tarde mas com cuidado com a colocação do corpo para não sair a voar por cima do guiador. :mrgreen:
A Talas, aguenta muito bem com o disco de 205 sem vibrações aparentes. Efeito ABS nem vê-lo.
Mas nem tudo são rosas :s também há espinhos :evil: Está a acontecer uma coisa curiosa com os travões que nunca me aconteceu com os antigos. De vez em quando, e durante uns metros, ouço um ligeiro roçar num dos rotores. Ainda não detectei em qual deles. Mas ou o ruído desaparece sozinho, ou então, basta dar uma travadela ou duas pedaladas bruscas e o ruído desaparece.
Tenho a impressão que existe uma flexão em qualquer lado, mas ainda não descobri onde. Como tenho os antigos, vou fazer uma experiências com os rotores e os apertos rápidos a ver se descubro.
É muito ocasional e não me parece afectar a eficácia. Para além disso sei como acabar com ele rápido :twisted: mas fiquei curioso.
Matchmaker
Pequeno grande componente. Não passa de uma pequena peça em alumínio que substitui a normalmente utilizada nos travões Avid para os prender ao guiador, mas que inclui um aperto para os triggers X-0 e X9.
Esse aperto é regulável quer para o interior e exterior do guiador, quer na inclinação. Isto junto com os manípulos ajustáveis dos triggers X-0 a manete ajustável dos Juicy, torna completamente impossível não encontrar uma posição confortável para os controles da bicicleta.
O resultado, é uma utilização muito confortável e um guiador muitos mais "arrumado". Gostei mesmo do sistema.
Mudanças
O conjunto de triggers Sram X-0 e desviador X-0 atrás e X-9 à frente, como seria de esperar, funcionam de modo exemplar.
São muito rápidos, muito precisos e para já, não desafinaram. Perfeitos.
Demorei um pouco a habituar-me de novo a mudanças sem ser invertidas, mas a utilização de apenas um dedo quer para subir quer para descer mudanças foi rápida. Gostei da relação 1:1. É mais "directo".
São mais ruidosos. Não o típico ruído de bater na escora, esse não existe. É ao mudar de carreto/prato. Especialmente de carreto.
Para já, apanhei pouca lama com eles. Mas a que apanhei não afectou em nada o funcionamento. Sempre muito directos e sem hesitações.
Agora é dar-lhes quilometros com força. Desviadores e transmissão não é em novos que se vê as qualidades :wink:
Pratoni, ainda tenho mais fotos :mrgreen: :mrgreen: