Canyon Lux MR

Fábio A.

New Member
Olá, boa noite!

PERFIL

Uma suspensão total em carbono com equipamento de topo. A Lux MR 8.0 está apetrechada com componentes exclusivos, os quais se podem encontrar com frequência em modelos mais caros: cada pedalada no leve pedaleiro em carbono Truvativ Noir é transformada sem piedade em aceleração por esta bicicleta. O desviador traseiro SRAM X.0, com os manípulos de mudanças X.0 Twist Shifters, permitem passagens num piscar de olhos. As rodas X1650 wheels, exclusivas Canyon, mantêm a bicicleta no solo em subida e em descidas graças à suspensão Rock Shox SID Team e ao amortecedor FOX RP 23. A utilização de carbono também se destaca nos componentes da Lux MR 8.0: o espigão Ritchey e o guiador com 660 milímetros Ritchey WCS sublinham as ambições desta maratonista. O largo guiador garante um excelente controlo em descida de forma ao rider manter a distância ganha na subida e seguir em direcção aos single trail do Vale em segurança. Puro prazer de condução e soberba em longas distâncias: Esta é a melhor forma de descrever a Lux MR 8.0.



Depois de muitas duvidas entre investir na Specialized FSR XC Disc de 2007 ou vender a mesma e adquirir uma nova montada, depois de feitas muitas pesquisas e bastantes contas de "sumir", eis que....

Venho apresentar à malta a nova aquisição do meu irmão, uma Canyon Lux MR.

Lista de Componentes actual :

Quadro - Canyon Lux MR - New F10 Technology 1760gr*
Amortecedor - FOX Float RP23 208gr*
Caixa direcção - FSA Orbit ZS-5 82gr*
Suspensão - RockShox SID Team 100 c/ PopLoc 1530gr*
Guiador – KCNC SC Bone 103gr
Extensores - Hitemp42 46gr
Avanço – Hitemp42 Bridge-AL 98gr
Tampa+Parafuso – HiTemp42 6gr
Espigão Selim - Ritchey WCS Carbon 1-bolt 168gr
Selim - Essax Adrenaline 171gr
Aperto Espigão - HiTemp42 10gr
Punhos – Esi Grips Racer's Edge 27gr
Shifters - Sram Gripshift x0 200gr
Desviador Frente - Shimano XT 145gr*
Desviador Trás - Sram X0 + Roldanas KCNC 190gr*
Cassete - Shimano XT 11-34 298gr
Corrente - Shimano HG73 305gr*
Pedaleira - Truvativ Noir XC 3.3 Carbon 805gr*
Pedais – Exustar PM25 284gr
Rodas - Aros & Cubos DT Swiss X 1650 1800gr*
Apertos Rapidos - HiTemp42 43gr
Pneus - Schwalbe Rocket Ron 2.1 Evo & Kenda Karma 2.0 389gr & 483gr
Tubeless – Liq. NoTubes 75gr + Valvulas & Fita 15gr 180gr
Travões – Formula R1 420gr
Discos - Formula & Ashima, 160mm 95gr* & 95gr (com parafusos)
Grade bidon + Parafusos – Specialized 43gr
Proteçao de Escora – Canyon 17gr
Conta KM - Sigma 48gr

* = Não confirmados por mim.

Peso total (somatório dos componentes) - 10,049 gramas

Demorou a chegar 7 dias úteis a contar com o dia da transferência (impecável) ;)
Transferência bancaria feita na quinta-feira dia 29 de Abril e chegou na sexta feira dia 7 de Maio 2010 as 12h +/- .

Ficam as fotos, que é o que a malta quer :) ...

A foto da praxe 'á lá Bravellir', do babão :D
p5071993.jpg


p5152110.jpg


p5152111.jpg


p5152112.jpg


p5152115.jpg


p5152118.jpg


p5152119.jpg


p5152120.jpg


p5152121.jpg


p5152123.jpg


p5152124.jpg


p5152125.jpg


p5152126.jpg


p5152128.jpg


p5152130.jpg


p5152131.jpg


p5152133.jpg


p5152134.jpg


p5152135.jpg


p5152136.jpg


p5152137.jpg


p5152138.jpg


p5152139.jpg


p5152141.jpg


p5152144.jpg


p5152145.jpg


p5152146.jpg


p5152147.jpg


p5152148.jpg


p5152151.jpg


p5152157.jpg



Primeiras impressões : Gostei bastante deste primeiro contacto ... Apesar de ser uma Full Suspension achei a bicicleta bastante rigida e eficiente, responde bastante bem à pedalada e o RP23 nunca deixa de estar lá, cumprindo muito bem a sua função, quer no propedal quer no amortecimento. A SID é capaz de ter que levar ainda umas afinações... achei que nas pequenas irregularidades não estava a ser tão precisa quanto esperava. Mas tudo isto é normal, agora é ir brincando com as pressões e habituar-me à bicicleta... diga-se de passagem que é muito diferente da ex-Specialized FSR. Achei também a transmissão muiito suave nas passagens e rápida, tipo relogio suiço eheh. Falta só mesmo habituar-me aos punhos rotativos... às vezes lá me engano e meto mudança quando era suposto tirar. lol! Da pedaleira, como disse anteriormente responde muito bem à força exercida nos pedais, dando a sensação de que nada é desperdiçado. Dos travões, ainda que não acamados e sem ter feito nada de grandes descidas, apesar de ainda esponjosos nota-se um bom poder de travagem. O selim ... vou precisar de calo. É um pouco rijo e faz-se notar! eheh
Enfim, agora é disfrutar! Amanhã há mais km's ;)

Cumprimentos,
Telmo e Fábio Anacleto.
 
Last edited:

Fábio A.

New Member
Olá malta!

Ficam umas fotos na balança, do material que foi retirada & colocado (leia-se upgrades iniciais) ;)

Material Retirado :

Selle Italia SL, 241gr
p5082015.jpg


Tampa+Parafuso Caixa Direcção FSA, 15gr
p5082019.jpg


Punhos Canyon, 63gr sem tampas.
p5082024.jpg


Avanço Ritchey WCS 4-Axis, 124gr
p5082032.jpg


Guiador Ritchey WCS Carbon Rizer, 182gr
p5082034.jpg


Aperto de Espigão Canyon, 45gr
p5082049.jpg


Parafusos da Pedaleira Truvativ Noir, 7gr
p5082050.jpg


Apertos das Rodas DtSwiss, 100gr
p5082054.jpg


Disco Formula 180mm + Parafusos, 133gr
p5082059.jpg


Adaptador da bomba de travão frontal + parafusos, 31gr.
p5082060.jpg


2x Roldanas originais do Sram x0, 28gr
p5082089.jpg


- - - - - - - - - -

Material Colocado :

Parafusos da Pedaleira KCNC, 7gr
imgp9727.jpg


2x Roldanas KCNC, 16gr
p5061986.jpg


Selim Essax Adrenaline, 171gr
p5082016.jpg


Pedais Exustar PM25, 284gr
p5082018.jpg


Grade de Bidon Specialized + Parafusos, 43gr
p5082022.jpg


Avanço Hitemp42, 98gr
p5082025.jpg


Guiador KCNC SC Bone, 103gr
p5082031.jpg


Tampa + Parafuso Caixa direcção Hitemp42, 6gr
p5082040.jpg


Punhos EsiGrips, 21gr
p5082041.jpg


Punhos EsiGrips + Tampas Ritchey WCS, 27gr
p5082042.jpg


Extensores HiTemp42, 47gr
p5082044.jpg


Aperto Espigão HiTemp42, 8gr
p5082047.jpg


Chavetas Hitemp42, 43gr
p5082052.jpg


Disco Ashima 160mm + Parafusos, 94gr
p5082057.jpg


Parafusos utilizados na bomba de travão frontal, 10gr
p5082061.jpg


Lista da diferença de pesos :

tabelacanyon.png


Fica a faltar o tubeless...

Cumprimentos,
Telmo&Fábio Anacleto
 
Last edited:

Fábio A.

New Member
Epáá, não... mal empregada !! :lol: :lol: :lol:

Agora assério... ainda não vai ser amanha que a burra será estreada.
Mas assim que for eu vou com ela para ver a cara de satisfação do meu irmão... deve-se ir a babar o caminho inteiro, ahahah.

Depois tiro umas fotos :)

Já agora, faltou referir que a bicla não está 100% afinada no que toca à posição do selim, barends, etc... Por isso, qualquer duvida em relação a isso já sabem.

Abraço
 

alexb

Member
Parabéns pela bicicleta.
Também eu tenho uma LUX e cada vez estou mais satisfeito com a escolha.
Só uma dica; Para tirarem todo o partido desse quadro e do FOX regulem o SAG para os 15% aconselhados pela Canyon. No início, por engano afinei o meu com 25% e embora muito comfortável, tinha um comportamento completamente diferente do que era suposto, muito menos explosiva e reactiva. Agora com os 15% com o propedal activado arece praticamente uma rígida na pedalada embora conserve alguma capacidade de lidar com as regularidades.
Parabéns e vai actualizando o tópico.
 

Fábio A.

New Member
Olá pessoal, obrigado pelos comentários!

alexb, obrigado pela dica! Já agora, quanto pesas e qual é a pressão que usas no Fox ?
Sempre dá para ter uma ideia... O meu irmão meteu à volta de 140psis, mas ainda andamos em fase de 'testes' ... A máquina só vai ser estreada no sábado, eheh.

Amanhã à noite já tenho mais tempo para vir meter fotos... agradeco a paciência :lol:

Cumprimentos
 

rfccarvalho

New Member
Ai está uma grande máquina...ainda hoje passei algum tempo a olhar para ela no site!

Fábio...qual o diâmetro do espigao que ela traz? Parece-me 31,6 mas confirma-me!

Vou seguir o tópico e aguardar uma opinião dos primeiros testes nos trilhos!

Cumps
 

mad max rr

New Member
Boas

Também fico a aguardar por opiniões, sempre gostei muito desse quadro.

Agora é fotos com ela no lamaçal:p
 

Fábio A.

New Member
Boas,

rfccarvalho, o espigão é de facto 31,6 ... É o que diz no site, e é o que calculo que seja mesmo, porque o aperto 34,9. :)

Amanhã vamos converter as rodas a tubeless... aproveita-se e pesa-se as ditas cujas :lol:.
Já agora, é má ideia converter os 2 RRon, não é? É preferivel ficar com um RRon na frente, e usar um Karma para trás e manter a fiabilidade, certo?

Obrigado pelos comentários ! :D

Cumprimentos
 

Fábio A.

New Member
Boa noite!

2º Post deste tópico actualizado, com fotos do material trocado na balança :)

Sábado será a estreia da bicicleta, por isso aí logo tiro fotos da bike & componentes ao pormenor com um fundo mais porreiro... a Serra Mãe :lol:

Venham daí os comentários :D

Cumprimentos
 

alexb

Member
Que pena este fim de semana não estar por cá senão juntava a minha LUX na estreia dessa pela serra Mãe. Temos de combinar um encontro.
Abraço e boa estreia!
 

MarceloBTT

New Member
Grande maquina Fabio!
É um bike muito muito porreira para o preço.
Isso para maratonas deve ser um mimo!

Da-lhe kms!
E uma foto dela no mato! :D

Cumpz!
 

Fábio A.

New Member
Boa tarde pessoal !

alexb, temos que combinar uma voltinha... e eu junto a minha RCZ à festa, eheheh!

Amigo Marcelo, é isso é... mas atenção que a máquina é do meu irmão :p
Mas qualquer dia também tenho que lhe meter as unhas em cima... e fazes uns testezitos.. ahah :lol:

Emparlace, obrigado! Os upgrades estão feitos... só falta mesmo converter as rodas a tubeless (faltam arranjar umas valvulas com pipo que dê para ser retirado) e trocar o RRon traseiro pelo Kenda Karma. :)

Obrigado pelos comentários, e venham mais :D
Sábado prometo vir cá deixar fotos da burra no monte.

Cumprimentos
 

ridersergio

New Member
Boas...
Ando a desejar uma Lux também... Já não há muita indecisão!
Continua a colocar umas fotos e dando notícias do desempenho da máquina. O que é que tens achado do bombeio?
Abraço e parabéns pela aquisição (embora seja do teu irmão, parece que vai haver outra em casa... ehehe)
 

Fábio A.

New Member
Bom dia pessoal,

Está feito o tubeless ... :)

Pesaram-se os 2 Rocket Ron 2.1 Evo que vieram na bike, e ficam as fotos :

p5132103.jpg


p5142108.jpg


Nada mau... eheh.

Para a conversão utilizamos o RRon mais leve e este Kenda Karma :

p5132101.jpg


4gr por valvula, 75gr por liquido, e cerca de 10gr por fita... perfaz +- 180gr para as duas rodas. ;)

Resta dizer que as camaras de ar que vinham na bicicleta pesam 94gr cada uma (parecem papel :eek:), e portanto com o tubeless não se ganha praticamente peso nenhum... até pelo contrario, porque o RRon de 417gr foi substituido pelo Karma de 483gr. Mas enfim, o peso não é tudo... ganha-se em conforto, tracção, e resistência a furos :D

O Karma foi facil de converter. Um bocadinho apertado para entrar na roda, mas assim que entrou foi dar à bomba (de pé) e encheu sem problemas... ao fim de +- 2h tinha perdido muito pouco ar, encheu-se novamente e hoje ali está ele cheiinho da silva. :D

Já o RRon... tivemos que ir a 2 bombas de gasolina, porque com a bomba de pé não enchia nem por nada. Passamos numa bomba em que era daquelas electronicas, ou seja.. o ar saia aos 'bochechos'. Clicava-se no botão, aquilo saia uma porção de ar, depois parava.. saia mais ar, e parava.. e o RRon continuava vazio! Tivemos que ir a uma bomba em que aquilo era tipo manual, o ar saia enquanto o dedo tivesse no botão. Assim já deu! Encheu na boa, e mantem o ar até agora. 5*

Logo à tarde a Canyon vai rolar pela primeira vez. Ficam prometidas fotos no mato para à noite, assim como a lista de componentes com respectivos pesos, confirmados por mim e outros tirados da net que não tive oportunidade de pesar!

Cumprimentos e obrigado pelos comentários :)
 

Fábio A.

New Member
Prometido é devido...
Ainda com 5 minutos de 'hoje' (sábado :lol:) o 1º post do tópico está actualizado com bastantes fotos e com as primeiras impressões!

Abraços :)
 

tuareg

New Member
A bike está interessante, não te esqueças de "guardar BikeGuard box" se não a garantia vai de "vela" ...

Boa sorte na máquina
 

JoãoLopes

New Member
Boas!

Nessas bombas "electrónicas" tem lá um botão com um pneu em baixo.. Quando for assim carregas nesse botão que a bomba enche continuamente! :p
 
Top