Boas,
Finalmente recebi a minha primeira 29er. A escolha recaiu sobre a Canyon Grand Canyon CF SL 8.9 Race nas cores da equipa de fábrica e, após ter uma previsão de expedição à data de encomenda (início de Maio) de 4 a 9 de Julho, chegou a 23 de Junho.
Os pedais escolhidos foram os Shimano Deore XT por possuirem design e construção mais do que testada e aprovada, sinónimo de fiablidade em todas as condições. Tenho uns velhinhos M520 na velhinha 26 em aluminio e nunca deram o mínimo problema; tendo em conta que as diferenças entre os modelos passam basicamente por materiais diferentes para reduzir o peso, decidi não inventar neste campo.
A montagem foi pacífica, sendo necessário apenas montar o guiador (acabei por virar o avanço para o ângulo negativo e mudei uma das anilhas para cima deste), roda da frente e conjunto espigão e selim. Irei passar a anilha restante para cima do avanço pois melhorará a posição em subidas acentuadas e não me prejudicará nos restantes momentos.
Algumas fotos do que compõe a caixa do envio
A chave dinamométrica presente nos acessórios para fazer apertos em condições
A esmagadora maioria da minha quilometragem dos últimos 5 anos foi feita em estrada e a primeira impressão após a montagem recaiu sobre o tamanho gigantesco que esta bicicleta aparenta ter! Não cabe no elevador, o guiador é enooooorme, as rodas idem... Restava ver como seria a resposta no terreno. Poucos kms em mato, numa 26er em aluminio não servem para fazer grande comparação mas focarei os pontos que achei relevantes.
Hoje fui fazer a volta inaugural na zona da casa dos meus pais, em Abrantes. Lá arranquei com um amigo também pouco habituado ao offroad (numa cannondale relíquia, 26 convertida para 27.5) e fomos à aventura. Logo à partida, a minha impressão confirmou-se... Uma posição elevadissima para o meu habitual, tal e qual a sensação que se tem quando se passa de um carro para um jipe!
Antes de entrarmos na terra deu para ambientar ao modo de funcionamento dos controlos, mudanças SRAM e bloqueio da suspensão. Fiquei impressionado com a exactidão e resposta do manipulo e do desviador traseiro, mesmo em tensão. Relativamente à afinação de fábrica, necessitei apenas de dar um pouco de tensão no cabo através do tensionador do manípulo e ficou impecável (já no fim da volta, poderá ter a ver com o acamar do cabo).
Esta zona caracteriza-se por terreno com muitas zonas de pedra solta e zonas de areia... Retirei muita da pressão que os pneus traziam e mesmo assim fui com pressão a mais para determinadas zonas, tendo perdido tracção em algumas subidas acentuadas. Aposto que a falta de pernas e falta de kit de unhas não ajudaram... A conversão para tubeless que se encontra nos planos a curto prazo poderá ajudar bastante neste capítulo, segundo o que tenho lido e falado.
Apesar disso... WOW! Tracção impressionante em qualquer situação, relativamente ao que consigo comparar da 26. A descer, em zonas onde a minha companhia foi 'abanada' pelos obstáculos, eu passei sem tocar no travão. A pressão indicada para o meu peso na suspensão permitiu conforto e sensibilidade ao terreno, o que levou ao controlo da roda da frente em todos os momentos, chegando perto, mas não atingindo, do limite nuns drops que fiz.
Apesar do tamanho relativamente a tudo o resto a que estava habituado, revelou-se bastante ágil no percurso efectuado.
Do primeiro teste anotei dois pontos que vou tentar melhorar: o primeiro é relativamente fácil pois está relacionado com o selim que a equipa. Trocarei por um menos volumoso. Na de estrada, uso o Selle Italia SLR Kit Carbonio Flow, talvez opte por um selim semelhante para a de btt. O segundo ponto O tem a ver com o tamanho do guiador que, em alguns singles, levaram a 'quase-quedas' por ser demasiado fácil a vegetação das bermas prender uma das pontas. De facto, sinto-me de braços bastante abertos, sem estarem esticados, para o meu gosto. Se o primeiro ponto é de mudança certa, já neste terei de me informar melhor e talvez experimentar um guiador mais estreito antes de comprar, para concluir se perco 'alavanca' ou não...
Amanhã vou dar mais uma volta curta e vou começar a pesquisar umas maratonas para participar e começar desafiar-me na questão da técnica de condução!
Seguem mais umas fotos de pormenores da bicicleta e da volta de hoje...
André Janeiro
Finalmente recebi a minha primeira 29er. A escolha recaiu sobre a Canyon Grand Canyon CF SL 8.9 Race nas cores da equipa de fábrica e, após ter uma previsão de expedição à data de encomenda (início de Maio) de 4 a 9 de Julho, chegou a 23 de Junho.
Os pedais escolhidos foram os Shimano Deore XT por possuirem design e construção mais do que testada e aprovada, sinónimo de fiablidade em todas as condições. Tenho uns velhinhos M520 na velhinha 26 em aluminio e nunca deram o mínimo problema; tendo em conta que as diferenças entre os modelos passam basicamente por materiais diferentes para reduzir o peso, decidi não inventar neste campo.
A montagem foi pacífica, sendo necessário apenas montar o guiador (acabei por virar o avanço para o ângulo negativo e mudei uma das anilhas para cima deste), roda da frente e conjunto espigão e selim. Irei passar a anilha restante para cima do avanço pois melhorará a posição em subidas acentuadas e não me prejudicará nos restantes momentos.
Algumas fotos do que compõe a caixa do envio
A chave dinamométrica presente nos acessórios para fazer apertos em condições
A esmagadora maioria da minha quilometragem dos últimos 5 anos foi feita em estrada e a primeira impressão após a montagem recaiu sobre o tamanho gigantesco que esta bicicleta aparenta ter! Não cabe no elevador, o guiador é enooooorme, as rodas idem... Restava ver como seria a resposta no terreno. Poucos kms em mato, numa 26er em aluminio não servem para fazer grande comparação mas focarei os pontos que achei relevantes.
Hoje fui fazer a volta inaugural na zona da casa dos meus pais, em Abrantes. Lá arranquei com um amigo também pouco habituado ao offroad (numa cannondale relíquia, 26 convertida para 27.5) e fomos à aventura. Logo à partida, a minha impressão confirmou-se... Uma posição elevadissima para o meu habitual, tal e qual a sensação que se tem quando se passa de um carro para um jipe!
Antes de entrarmos na terra deu para ambientar ao modo de funcionamento dos controlos, mudanças SRAM e bloqueio da suspensão. Fiquei impressionado com a exactidão e resposta do manipulo e do desviador traseiro, mesmo em tensão. Relativamente à afinação de fábrica, necessitei apenas de dar um pouco de tensão no cabo através do tensionador do manípulo e ficou impecável (já no fim da volta, poderá ter a ver com o acamar do cabo).
Esta zona caracteriza-se por terreno com muitas zonas de pedra solta e zonas de areia... Retirei muita da pressão que os pneus traziam e mesmo assim fui com pressão a mais para determinadas zonas, tendo perdido tracção em algumas subidas acentuadas. Aposto que a falta de pernas e falta de kit de unhas não ajudaram... A conversão para tubeless que se encontra nos planos a curto prazo poderá ajudar bastante neste capítulo, segundo o que tenho lido e falado.
Apesar disso... WOW! Tracção impressionante em qualquer situação, relativamente ao que consigo comparar da 26. A descer, em zonas onde a minha companhia foi 'abanada' pelos obstáculos, eu passei sem tocar no travão. A pressão indicada para o meu peso na suspensão permitiu conforto e sensibilidade ao terreno, o que levou ao controlo da roda da frente em todos os momentos, chegando perto, mas não atingindo, do limite nuns drops que fiz.
Apesar do tamanho relativamente a tudo o resto a que estava habituado, revelou-se bastante ágil no percurso efectuado.
Do primeiro teste anotei dois pontos que vou tentar melhorar: o primeiro é relativamente fácil pois está relacionado com o selim que a equipa. Trocarei por um menos volumoso. Na de estrada, uso o Selle Italia SLR Kit Carbonio Flow, talvez opte por um selim semelhante para a de btt. O segundo ponto O tem a ver com o tamanho do guiador que, em alguns singles, levaram a 'quase-quedas' por ser demasiado fácil a vegetação das bermas prender uma das pontas. De facto, sinto-me de braços bastante abertos, sem estarem esticados, para o meu gosto. Se o primeiro ponto é de mudança certa, já neste terei de me informar melhor e talvez experimentar um guiador mais estreito antes de comprar, para concluir se perco 'alavanca' ou não...
Amanhã vou dar mais uma volta curta e vou começar a pesquisar umas maratonas para participar e começar desafiar-me na questão da técnica de condução!
Seguem mais umas fotos de pormenores da bicicleta e da volta de hoje...
André Janeiro