Cannondale Scalpel 2 2012 (Upgrade)

Rui Marçal

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Não me parece que seja a corrente...

Ainda ontem e hoje me aconteceu o seguinte...

A minha espiral das mudanças de trás passa por debaixo da escora traseira, há uma altura que nem se vê...se a espiral fizer a curva para o interior, as mudanças entram que é uma maravilha.

Mas, se a espiral fizer a curva para fora, esquece, essas mudanças de que falas falham à bruta.

E nota uma coisa, estou a falar de um desvio de 2cm, e seja para a esquerda, seja para a direita, o ângulo da curva é precisamente o mesmo. Quando me começam a falhar mudanças, é o 1º sitio que vou confirmar...
 

matz

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No meu caso, a espiral é quase toda interior.

Desde a entrada, só sai um pouco por baixo do pedaleiro e 15cm da escora ao desviador. Por isso é que o tinric colocou tudo exterior desde o pedaleiro ao Desviador.
 

essence_s

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Pois, pode bem ser dessa espiral marada.
É que isso assim n deve ser nada agradavel de andar, ainda por cima essas mudanças que se usam tanto.
Só para baralhar: n será dos selectores de mudança??
 

matz

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Como assim?

Eram novos quando os meti, meti espias novas... não penso que seja por aí.

Hoje em conversa com outro colega, foi-me dito que as cassetes Shimano, com transmissão SRAM deveriam levar um espaçador de 1mm entre os 3 últimos carretos (soltos) e o resto da cassete. Alguém confirma?

PS. Rui Marçal, desculpa tanto offtopic.
 

matz

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Depois de ter tirado algum tempo para rectificar a tensão nas espias e com um pequeno toque no limite superior do desviador frontal, para já está tudo aparente bem, só a pedaleira está a 90% (o prato do meio só entra com o manípulo a "2 e meio"). Atrás parece estar tudo bem.

A afinação foi feita no suporte e só Domingo testarei tudo no terreno, vamos lá ver.

Mais uma vez peço desculpa ao Rui Marçal pela intromissão neste belo tópico.
 

Rui Marçal

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Epá, para lá de pedir desculpas e vai fazer singles. ..

Afinares isso no suporte é um pouco diferente do que no terreno. ..mas já é um princípio. ..

Boa sorte.
 

essence_s

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Se á frente só está a entrar o prato a 2 e meio , tens que dar mais tensão ao cabo, tão simples quanto isso.
Novidades na scalpel, Rui Marçal?
 

Rui Marçal

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Novidades? Poucas.

Pedalar? Quase nada...lol...férias....

A Cannondale já me voltou a responder e pediu para desmontar a bike e enviar o quadro para eles averiguarem o que se passa e de onde vem o ruído. Como tenho dito, para mim é do BB30. Mas como o carbono é um excelente amplificador de som, nunca se sabe...

Para já, ainda não vou enviar a bike, vou dar mais umas voltas para agravar o problema e depois ser mais fácil para eles o identificar, e, o bom tempo está aí e estou com uma grande vontade de dar umas voltas...
 

Rui Marçal

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Vou contar uma história. A história de um furo em que dei cabo de um Maxxis Ikon traseiro. Fiquei lixado? Fiquei. Mas agora se calhar, até correu muito bem e tive sorte com este furo...
Não, não estou maluco nem afetado pelo calor que se faz sentir.

Fui dar uma volta, onde passei por uma antiga linha de caminho de ferro já desativada há mais de 50 anos. Ia de Santarém até Rio Maior. Dessa linha, só sobra uma ou outra travessa de madeira muito podre.

Comecei a sentir a traseira mole de mais e verifiquei que tinha um furo. Encontrei-o com muita facilidade e saquei de lá um pedaço de ferro, todo enferrujado, com uma espécie de serrilha e com cerca de 10cm de comprimento e 2 a 3mm de diâmetro...todo lá dentro...Meti um taco no pneu, dei ar e cheguei a casa...lixado.

Fui de férias e quando cheguei pneu em baixo...

Fui a uma casa de pneus e meteram-me um remendo interior, deu-se ar e tudo porreiro...

Há noite fui verificar o pneu e além de estar um pouco vazio tinha um manchão já grande...*****, 60€ para o penico...este já não não se safa...

Agora perguntam vocês...e onde está a sorte no meio disto tudo? O gajo passou-se ou quê?

Eu gosto de pedalar em lugares com história e uma linha de caminho de ferro antiga é um desses lugares. O que se espetou no pneu, foi uma lasca de uma travessa velha que agora já lá não existe...como vêem dá uma bela história para contar aos amigos... foi o que eu chamo de um furo com história...mas isto não acaba aqui e o melhor ainda pode estar para vir...

Encomendei outro Maxxis Ikon e montei-o. Hoje fui experimenta-lo...até aqui tudo bem...

Lembram-se naquele ruído que eu ouvia, que já foi comunicado à Cannondale e eles pediram-me o quadro? Em princípio seria proveniente do BB30? Pois bem, hoje não ouvi nada. O barulho calou-se...se para sempre não sei...Ele ouvia-se mais quando fazia esforço, e hoje foi dia de escorrer água. Fui para trás de minha casa e em 10km subi de acumulado 500m, portanto foi subir e bem e em terreno muito difícil e cheio de drops a subir...o local ideal para o BB30 ganir bem alto. Mas nada...Porquê?

Bom, embora eu já tivesse tirado a roda traseira várias vezes e o barulho nunca tenha desaparecido, parece que desta vez desapareceu mesmo. Se eu confirmar isto nas próximas voltas então o problema seria no eixo traseiro (acho) e agora, talvez tenha dado mais aperto, ou menos do que estava.

Se isto for verdade, até tive uma sorte do caraças...

Já viram, de um furo com história posso ter sumido com o problema do ruído...E esta heim?
 

essence_s

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Ena pá, grande sorte esse furo , com direito a pneu para o lixo, mas eliminando um barulho parasita enorme!?
Sem duvida uma boa historia para contar!
 
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