Boa noite pessoal..
Para entrar neste novo ano de 2013 em grande, resolvi também aderir á roda da moda, as 29”.
Houve três motivos fundamentais que me fizeram optar por esta escolha (no fim corrigem-me se estiver enganado)
1-Uma das principais razões foi a “concorrência”, o pessoal que anda na frente das provas em que eu participo regularmente, já que em geral pode constatar estão todos apostar nas big. Na ultima prova que fiz em Outubro fiquei parvo ao me limitar a ir nas “rodas” 29” embora a altimetria com pouco acumulado também fosse propicia .
Pelo que tenho vindo apurar em pesquisas e em conversa com o pessoal das 29”, dizem já não querer outra coisa e referem-se que no aspecto mais competitivo na minha (zona) na partida de uma prova com uma 26" que estaria logo em desvantagem para o pessoal da frente e aqueles que normalmente costumam pedalar o mesmo, levariam a melhor no final.:fpalm:
2-Um dos aspectos que também me fez mudar, além do já referido foi a minha participação em provas de curtas distancias (meias-maratonas), tendo em conta as características dos trilhos em geral onde costumo pedalar na provas(excepção da Serra d' Ossa) grande parte dos percursos são muito rolantes, com pouco acumulado no final e penso que será mais uma grande vantagem para as 29" já que um dos meus pontos forte é o rolar...
3- Já que pelo vistos a moda pegou, penso que as 26” começam a perder adeptos e a minha maquina (Orbea Alma) embora com um quadro de 2012 já conta com uma suspensão/rodas de 2008 e sendo a desvalorização iminente.., penso que será uma grande oportunidade de negócio, ou não!!
Uma dos principais motivos que me vai dar "pena" (e espero não me arrepender) será o abandono da minha Orbea Alma 26" que grande confiança, segurança, á vontade e rapidez em trilhos mais técnicos me dava. Penso que este é o forte das Almas é a facilidades com que o quadro se “dobra e molda” nas curvas/drops mais técnicos
Só que no meu caso ainda tenho um senão..,por teimosia ainda não testei nenhuma bike com roda 29" e já fiz a minha escolha (encomenda) uma Cannondale F29 1 pela questão de preço/qualidade/estética.
Penso que esta máquina está muito bem equipada para o seu preço bem com o seu peso sem pedais ronda os 10.100kg.
Caracteristicas:
Quadro- F 29'er, SMARTFOR MED ALLOY, Speed Save, BB30, 1.5 Si Head Tube
Suspensão- NEW LEFTY PBR 90 29, HYBRID NEEDLE BEARING TECHNOLOGY
C. Direcção-TAN GE HS bearings 2x
Avanço- CANNONDALE OPI adjustable, 31.8, -15 DEGREE(M-L), -5 DEGREE(X)
Guiador- Cannondale C2, 680x10, 2014 double-butted alloy
Punhos- CANNONDALE DUAL-DENSITY GRIP
Esp. de Selim- CANNONDALE C2, 27.2MMX400MM,
Selim- Cannondale Stage 3
Travões- AVI D ELIXIR 7, 180/160MM
Manetes de Travão- AVI D ELIXIR 7
Aros- WTB FREQUENCY RACE I19, WELDED, EYELET, 32 HOLE
Raios- DT SWISS COMPETITION
Cubos- FORMULA LEFTY SL FRONT, SRAM X9, REAR
Pneus - SCHAWLBE RAPID RON, 29x2.5
Pedaleira- SRAM S1400, 38/24
Corrente- KMC X10
Pedais- N/A
Mudança da Frente- SRAM X7, 31.6 CLAMP
Mudança de Trás-SRAM X9, 10-SPEED
Manipulos de Mudança- SRAM X9
Cassete- SRAM PG 1030, 11-36, 10-SPEED
Peso -10.10 kg
Já tenho em mente algumas modificações:ideia: que lhe irão retirar mais peso. Peso esse que será reposto com os pedais. Uma das trocas será o selim pelo selle Italia SLR, é só o que uso.., o espigão de selim também será alvo de troca já que possuo um KCNC Pro Lite vermelho em casa que guardei da minha antiga MSC compatível com a mesma medida, só que é um espigão recto, não sei se intervirá com algum desempenho/conforto em 29".
O tubeless também será uma alteração a efectuar..
Logo que tenha esta maquina deixo aqui algumas fotos e partilho as experiencias..
Para já conto com vossas opiniões e experiências na 29”.
Cmps e um Feliz 2013
Para entrar neste novo ano de 2013 em grande, resolvi também aderir á roda da moda, as 29”.
Houve três motivos fundamentais que me fizeram optar por esta escolha (no fim corrigem-me se estiver enganado)
1-Uma das principais razões foi a “concorrência”, o pessoal que anda na frente das provas em que eu participo regularmente, já que em geral pode constatar estão todos apostar nas big. Na ultima prova que fiz em Outubro fiquei parvo ao me limitar a ir nas “rodas” 29” embora a altimetria com pouco acumulado também fosse propicia .
Pelo que tenho vindo apurar em pesquisas e em conversa com o pessoal das 29”, dizem já não querer outra coisa e referem-se que no aspecto mais competitivo na minha (zona) na partida de uma prova com uma 26" que estaria logo em desvantagem para o pessoal da frente e aqueles que normalmente costumam pedalar o mesmo, levariam a melhor no final.:fpalm:
2-Um dos aspectos que também me fez mudar, além do já referido foi a minha participação em provas de curtas distancias (meias-maratonas), tendo em conta as características dos trilhos em geral onde costumo pedalar na provas(excepção da Serra d' Ossa) grande parte dos percursos são muito rolantes, com pouco acumulado no final e penso que será mais uma grande vantagem para as 29" já que um dos meus pontos forte é o rolar...
3- Já que pelo vistos a moda pegou, penso que as 26” começam a perder adeptos e a minha maquina (Orbea Alma) embora com um quadro de 2012 já conta com uma suspensão/rodas de 2008 e sendo a desvalorização iminente.., penso que será uma grande oportunidade de negócio, ou não!!
Uma dos principais motivos que me vai dar "pena" (e espero não me arrepender) será o abandono da minha Orbea Alma 26" que grande confiança, segurança, á vontade e rapidez em trilhos mais técnicos me dava. Penso que este é o forte das Almas é a facilidades com que o quadro se “dobra e molda” nas curvas/drops mais técnicos
Só que no meu caso ainda tenho um senão..,por teimosia ainda não testei nenhuma bike com roda 29" e já fiz a minha escolha (encomenda) uma Cannondale F29 1 pela questão de preço/qualidade/estética.
Penso que esta máquina está muito bem equipada para o seu preço bem com o seu peso sem pedais ronda os 10.100kg.
Caracteristicas:
Quadro- F 29'er, SMARTFOR MED ALLOY, Speed Save, BB30, 1.5 Si Head Tube
Suspensão- NEW LEFTY PBR 90 29, HYBRID NEEDLE BEARING TECHNOLOGY
C. Direcção-TAN GE HS bearings 2x
Avanço- CANNONDALE OPI adjustable, 31.8, -15 DEGREE(M-L), -5 DEGREE(X)
Guiador- Cannondale C2, 680x10, 2014 double-butted alloy
Punhos- CANNONDALE DUAL-DENSITY GRIP
Esp. de Selim- CANNONDALE C2, 27.2MMX400MM,
Selim- Cannondale Stage 3
Travões- AVI D ELIXIR 7, 180/160MM
Manetes de Travão- AVI D ELIXIR 7
Aros- WTB FREQUENCY RACE I19, WELDED, EYELET, 32 HOLE
Raios- DT SWISS COMPETITION
Cubos- FORMULA LEFTY SL FRONT, SRAM X9, REAR
Pneus - SCHAWLBE RAPID RON, 29x2.5
Pedaleira- SRAM S1400, 38/24
Corrente- KMC X10
Pedais- N/A
Mudança da Frente- SRAM X7, 31.6 CLAMP
Mudança de Trás-SRAM X9, 10-SPEED
Manipulos de Mudança- SRAM X9
Cassete- SRAM PG 1030, 11-36, 10-SPEED
Peso -10.10 kg
Já tenho em mente algumas modificações:ideia: que lhe irão retirar mais peso. Peso esse que será reposto com os pedais. Uma das trocas será o selim pelo selle Italia SLR, é só o que uso.., o espigão de selim também será alvo de troca já que possuo um KCNC Pro Lite vermelho em casa que guardei da minha antiga MSC compatível com a mesma medida, só que é um espigão recto, não sei se intervirá com algum desempenho/conforto em 29".
O tubeless também será uma alteração a efectuar..
Logo que tenha esta maquina deixo aqui algumas fotos e partilho as experiencias..
Para já conto com vossas opiniões e experiências na 29”.
Cmps e um Feliz 2013