29er Cannondale f29 1

merino

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Boa noite pessoal..

Para entrar neste novo ano de 2013 em grande, resolvi também aderir á roda da moda, as 29”.:D

Houve três motivos fundamentais que me fizeram optar por esta escolha (no fim corrigem-me se estiver enganado):confused:

1-Uma das principais razões foi a “concorrência”, o pessoal que anda na frente das provas em que eu participo regularmente, já que em geral pode constatar estão todos apostar nas big. Na ultima prova que fiz em Outubro fiquei parvo :mad: ao me limitar a ir nas “rodas” 29” embora a altimetria com pouco acumulado também fosse propicia .
Pelo que tenho vindo apurar em pesquisas e em conversa com o pessoal das 29”, dizem já não querer outra coisa e referem-se que no aspecto mais competitivo na minha (zona) na partida de uma prova com uma 26" que estaria logo em desvantagem para o pessoal da frente e aqueles que normalmente costumam pedalar o mesmo, levariam a melhor no final.:fpalm:

2-Um dos aspectos que também me fez mudar, além do já referido foi a minha participação em provas de curtas distancias (meias-maratonas), tendo em conta as características dos trilhos em geral onde costumo pedalar na provas(excepção da Serra d' Ossa) grande parte dos percursos são muito rolantes, com pouco acumulado no final e penso que será mais uma grande vantagem para as 29" já que um dos meus pontos forte é o rolar...;)

3- Já que pelo vistos a moda pegou, penso que as 26” começam a perder adeptos:( e a minha maquina (Orbea Alma) embora com um quadro de 2012 já conta com uma suspensão/rodas de 2008 e sendo a desvalorização iminente.., penso que será uma grande oportunidade de negócio, ou não!!:confused:


Uma dos principais motivos que me vai dar "pena" (e espero não me arrepender) será o abandono da minha Orbea Alma 26" :( que grande confiança, segurança, á vontade e rapidez em trilhos mais técnicos me dava. Penso que este é o forte das Almas é a facilidades com que o quadro se “dobra e molda” nas curvas/drops mais técnicos

Só que no meu caso ainda tenho um senão..,por teimosia ainda não testei nenhuma bike com roda 29" e já fiz a minha escolha (encomenda) uma Cannondale F29 1 pela questão de preço/qualidade/estética.

Penso que esta máquina está muito bem equipada para o seu preço bem com o seu peso sem pedais ronda os 10.100kg.

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Caracteristicas:

Quadro- F 29'er, SMARTFOR MED ALLOY, Speed Save, BB30, 1.5 Si Head Tube
Suspensão- NEW LEFTY PBR 90 29, HYBRID NEEDLE BEARING TECHNOLOGY
C. Direcção-TAN GE HS bearings 2x
Avanço- CANNONDALE OPI adjustable, 31.8, -15 DEGREE(M-L), -5 DEGREE(X)
Guiador- Cannondale C2, 680x10, 2014 double-butted alloy
Punhos- CANNONDALE DUAL-DENSITY GRIP
Esp. de Selim- CANNONDALE C2, 27.2MMX400MM,
Selim- Cannondale Stage 3
Travões- AVI D ELIXIR 7, 180/160MM
Manetes de Travão- AVI D ELIXIR 7
Aros- WTB FREQUENCY RACE I19, WELDED, EYELET, 32 HOLE
Raios- DT SWISS COMPETITION
Cubos- FORMULA LEFTY SL FRONT, SRAM X9, REAR
Pneus - SCHAWLBE RAPID RON, 29x2.5
Pedaleira- SRAM S1400, 38/24
Corrente- KMC X10
Pedais- N/A
Mudança da Frente- SRAM X7, 31.6 CLAMP
Mudança de Trás-SRAM X9, 10-SPEED
Manipulos de Mudança- SRAM X9
Cassete- SRAM PG 1030, 11-36, 10-SPEED
Peso -10.10 kg



Já tenho em mente algumas modificações:ideia: que lhe irão retirar mais peso. Peso esse que será reposto com os pedais. Uma das trocas será o selim pelo selle Italia SLR, é só o que uso.., o espigão de selim também será alvo de troca já que possuo um KCNC Pro Lite vermelho em casa que guardei da minha antiga MSC compatível com a mesma medida, só que é um espigão recto, não sei se intervirá com algum desempenho/conforto em 29".
O tubeless também será uma alteração a efectuar..

Logo que tenha esta maquina deixo aqui algumas fotos e partilho as experiencias..

Para já conto com vossas opiniões e experiências na 29”.


Cmps e um Feliz 2013
 

Valha-me Deus

New Member
Mtos parabéns pela tua nova aquisição :)
Deves estar em pulgas para a receberes.

Pessoalmente acho que foi a aposta certa, ires para uma 29".
A única desvantagem em relação a uma 26" poderá ser nas subidas e mesmo assim pode ser relativo.
De resto... a rolar, a descer e a passar por cima dos normais obstáculos só estou a ver vantagens.

Pelo que já pude apreciar de uma volta que dei numa 29" (Giant)... vieram para ficar.
Outra coisa que tinha receio era ser menos ágil que uma 26"... e talvez seja mas não prática não o senti.

Abraço
 

Ki23ko

New Member
Boas!

Parabéns pela máquina, está muito bonita, não fosse ela um Cannondale.
Em relação à 29", tem as vantagens que toda a gente já enunciou aqui. Mas se os teus percurso têm pouco acumulado, à partida é aposta ganha.
Eu experimentei uma Stumpjumper 29" de alumínio e gostei, notei que rende bastante mais em todo o percurso que seja rolante, mesmo a subir.
De realçar que a dita Stumpjumper de alumínio é mais confortável que a minha Flash de carbono! :D
Para subidas com muita inclinação, tem limitações como é óbvio! :D

Mas parece-me que a tendência veio para ficar e essa é das melhores escolhas, parece-me no entanto que esse peso é algo optimista... :D

Boas pedaladas! :D
 
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RTC

Super Moderador
Com tanta coisa que se já escreveu sobre as 29ers, deste, na minha opinião, três motivos genuínos para justificar a troca.
Explicaste o uso que dás à tua bicicleta, as condições, a tua situação geográfica e a oportunidade de negócio.
Fazem, a meu ver, todo o sentido no teu caso.

Verás mais tarde se foi a opção certa ou não. Estou certo que sim. ;)
 

merino

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Boas pessoal..

Desde já o agradecimento pelos vossos comentários e opiniões.., assim até fico mais descansado com a minha desisão..:D

Em relação ao peso também achei estranho :confused: (leve demais).., embora saiba que o modelo abaixo deste, o F29 2 pesa com pedais cerca de 11kg, pois um amigo meu tem uma.
Numa tabela na loja onde fiz a encomenda pode ver que marca estava a anunciar 10.300kg s/pedais, em sites de venda oniline encontrei a 10.100kg.

Penso que o mais correcto seja o 10.300kg s/pedais e penso que ser um bom peso para uma bike que vem de origem. Aos poucos posso ir trocando alguns componentes mais leves como já referi no caso do selim, espigão, punhos...

Cmps e vou continuando aguardar vossas experiências nas 29"
 

merino

Member
Boa tarde..

Em pesquisa que tenho vindo a fazer da-me a entender que as rodas são o "elo" mais fraco da bike :confused:, principalmente os aros WTB FREQUENCY RACE I19, WELDED, EYELET, 32 HOLE. Os bubos FORMULA LEFTY SL frente e SRAM X9 traz penso que são de boa qualidade..

Somando o pesos deste 3 componentes perfaz uma totalidade de rodas acima dos 2kg (par), o que acho um exagero e para mais sem serem tubeless..:(

Outro factor fraco da bicicleta penso que são os pneus SCHAWLBE RAPID RON, 29x2.5" com um peso de 790g cada também sem serem tubeless..:mad:

Eu falo muito na questão tubeless porque sou um verdadeiro apreciador desta pequena maravilha que revolucionou (atenuou) os furos:D..
Na minha 26 sempre fui apreciador/utilizador dos Larcen TT 2.00, com 5 anos de utilização, só duas vezes me deixaram a pé...:cool:, uma delas por falta de liquido. Talvez tenha a ver com os seus tacos muito juntos que protegem mais o interior.., mas modelo este que ainda não está disponível para as 29", o mais parecido que vi na net é este Bontrager XR1 Team Issue mas sem ser tubeless..

Pelos vistos serão os meus próximos a upgrades (rodas e pneus tubeless, são não sei quais :confused:), mas só depois de ter cá a boneca..;)

Cmps e fico aguardar vossos feedbacks
 

zanetti

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O crank que mostras na foto nao e igual ao que vem montado ,um x9 ,de resto grande maquina .posta fotos ,bem vindo ao clube das flash 29er .
 

xcbiker

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É uma boa maquina, já tive uma igual em roda 26.
Só não estou a acreditar muito no peso, ainda por cima com roda 29...
 

zanetti

New Member
Acredito que pese mais do que 10,3 kg ,procurei algures e o peso das carbon começa nos 10.7kg embora esta f29 traga full x9 ...
 

merino

Member
Boa noite...

Em relação ao peso, já que a marca não o revela publicamente.., penso que andará na ordem dos 10.700kg s/pedais. Na loja onde fiz a encomenda mostraram-me uma tabela onde o peso desta menina andava na ordem dos 10.300kg como já referi e tambem achei muito leve...

Ontem meti as mão á obra em pesquisa fotografica (com imagem de balança) com o peso de todos os componentes desta maquina onde verifiquei e retirei todo o peso ao promenor. O unico que desconheço a 100% é a do quadro, mesmo assim num site descubri que o modelo sem a lefty pensa 1.600kg. Somando todos o componetes ao promenor dá cerca de 10.500kg sem as bichas/cabos...

Para o final da semana inicio da que vem ja deveremos saber se a minha pesquisa se comprova..lol

Outra das minhas duvidas para troca são os pneus Rapid Rob 2.25 que veem de origem, na questão de durabilidade aos furos, pois irei montar o kit tube less..

Cmps e boas pedaladas..
 

Rui Marçal

New Member
Boas merino,

Das informações que tenho essa bike de origem e sem pedais pesa 9890grs. É a F29 1? Certo?

Seja como for e para quem não acredita que as Cannondale com lefty são mesmo leves aqui vai uma tabela de 2013...

 

merino

Member
Boas rapaziada..

Muito obrigada Rui pela tabela apresentada da canondade..;)

Pelo que sei e tendo em conta o peso a F29 Alloy 2 o salvador está certo:yeah:..,não aparece o peso.., pois a dos 9.890kg é a de carbono e a que mandei vir é em alumínio (F29 Alloy 1) ..

Aqui vai a minha tabela de pesquisa de componentes..




Ainda falta os cabos e as bichas bem como algumas diferenças em alguns componentes..

Cmps
 
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