Meus amigos
Assim não vamos a lado nenhum o problema não está aqui, o problema está na Federaçao, o que é que a federação faz para que as vitorias sejam cada vez mais limpas?
Tenho pena de não ter visto essa reportagem talvez a minha ideia sobre as femininas muda-se (pelo menos por algumas mas tambem devem ser sempre as mesmas e deverá ser fácil saber quem são)
Queixas para a UCI, sempre é uma forma de chamar a atenção destes snrs.
Em 2 ou 3 dias essa reportagem já estará acessível aqui no forum como é costume, provávelmente no tópico dessa maratona.
Aí verá o que digo, mas já lhe digo que estes srs. directores do btt consideram normal um atleta homem que podia fazer 1º, 2º ou 3º à geral, ficar a rebocar a atleta que venceu com há-de ver.
Veja o post do CarumaBiker, um dos mais influentes directores desportivos nacionais da maior equipa nacional em nº de atletas com autocarro e tudo (também a mais simática e porreira equipa nacional) a querer fazer disto uma situação normal: 2 homens elites da mesma equipa a trabalhar em conjunto até já deram títulos mundiais (vogel/shurter).
Categorias identicas? tudo bem. Categorias diferentes, inclsuive sexos diferentes e este director acha bem?
Todos acham o mesmo, que está certo, excepto a única que vencia e vence sem dó nem piedade destas trapacisses e sem estas manhosises, a Sandra Araújo, que se sente felicíssima por ter de correr a solo contra raparigas que são levadas ao abrigo do vento por atletas que nem são da categoria delas, que são empurradas nas subidas por homens, que fazem a corrida de forma absolutamente injusta e desleal, e mesmo assim vence-as sem apelo nem agravo mostrando que é uma atleta respeitável quer se goste dela ou não é a única atleta vencedora que não divide o prémio com nenhum "sócio", a única que se respeita e que respeita esta modalidade.
Mas repare, seguindo a teoria do Sr. Caruma, para o ano, colocarei um veterano fortíssimo ao serviço e a rebocar o meu cadete para o fazer campeão, nada mais fácil e inteligente, melhor que qualquer plano de treinos ou qualquer sacrificio do míudo, receita mágica e sem esforço para vencer, dou-lhe uns cobres, pago-lhe o almoço e a viagem e o puto é o maior.
Tudo igual à teoria dele sobre as sras ajudadas ou não é?
Achará o sr. Caruma que o meu cadete será um justo e merecedor campeão ou mandará os outros cadetes todos contratarem um veterano bruto para guarda-costas também?
E se se seguir este excelente conselho desta magnifica visão do sr. Caruma, e se colocar um valente sub-23 a empurrar um júnior para a vitória? E se se colocar um crack dos elites a puxar um sub-23 para o lugar mais alto do pódio? Achará o sr. Caruma que assim finalmente chegaremos ao nível internacional de excelencia? Só se fôr o nível dos campeonatos mundiais da trafulhice, pois quem de bem, não interfere no desenrolar da corrida de outra categoria.
O sr. Caruma confunde o XCO, desporto individual com classificação geral por equipas através da soma das classificações dos melhores resultados de 3 categorias, com desportos como as 24horas ou o CapeEpic onde aí sim há equipas mistas homem/mulher que devem acabar juntas, mas também aí há solos femininos e seria uma vergonha alguma menina solo no cape-epic levar um guarda costas, seria vergonha e seria desclassificada na hora.
Tenho quase a certeza que os regulamentos prevêm isto, a não possibilidade de influencia prepositada de uma categoria sobre a classificação de outra categoria, mas não o posso garantir, a única coisa que posso garantir é que isto não é nada bonito, é feio, fica mal às meninas mas acima de tudo fica mal ao btt todo que desta vez e na TV, em frente do pessoal do Triatlo e Atletismo e outras modalidades que também deram nessa tarde o que os levou a também lá estarem, perante toda esta gente, demos nós o btt todo, uma imagem feia e de trafulhas, pois também no atletismo e no triatlo as moças correm e não há historial de alguma levar um pagem para com isso ganhar vantagem e vencer às outras, eles levam o desporto e a vitória como algo pessoal, desafio pessoal, não como o vencedor mais manhoso, mas aqui permite-se, aplaude-se e incentiva-se isto, o contrário absoluto dos princípios do desporto.
Btt, um desporto individual e de grandes valores morais sr. Caruma, talvez pela sua juventude e inexperiencia nisto dop btt, talvez nem sei porquê, mas btt amigo, não é nada disso que o sr. postou aí. Btt é sofrer, é passar os limites ou conhecê-los, é superar-se, é vencer e rir, é perder e chorar, tudo isto e muito mais mas apenas pelo seu esforço. Isso que o sr escreveu não é btt de competição nem de lazer nem de nada, isso é apenas GANHAR DE QUALQUER MANEIRA, e btt não é ganhar de qualquer maneira, ou então eu estou mesmo no desporto errado, e olhe que já muitas vezes tenho tido essa sensação, mas nunca como a tenho hoje depois de ler o seu post e de ver aquela reportagem, nunca me sentí tão fora deste espirito que parece, pelas suas palavras, ser o espirito do btt português.
Experimente fazer uma taça de espanha, de frança, de itália ou da suiça de femininas com este formato dos guarda-costas. Além de denegrirem a imagem do país, não chegam ao fim de certeza. Experimente fazer uma meia maratona de atletismo feminino neste pobre formato, e verá as consequencias, experimente ir fazer um trialtlo feminino contra as raparigas deles com um pagem a abrir esteira na natação e a dar roda no ciclismo, experimente e verá com que cara de vergonha sairá de lá. Este é o principal factôr que falta nesta situação: VERGONHA, as pessoas não a têem, já a perderam para vir dar razão a esta trafulhice feia.
Há uma pessoa de nome Agostinho Carvalho, organizador chefe da Multimix, que passava a vida a dizer 2 frases para os directores desportivos nas reuniões de provas e que eu nunca entendí. Passo a citar:
- "para as pessoas vos respeitarem primeiro vocês têem que se respeitar a vocês mesmos"
e a outra era - " organizem-se"
Agora já entendo estas frases que ele deverá continuar a dizê-las.