Caríssimos:
Tentando responder ao interesse já demonstrado em vários tópicos aqui no fórum e após avaliar as sugestões lançadas nos mesmos, chegou-se ao regulamento que em seguida vos apresento.
Este estabelece algumas regras que permitem o funcionamento do Campeonato da forma mais clara que se conseguiu encontrar.
Regulamento:
1. Generalidades
O Campeonato FórumBTT foi criado com o objectivo de proporcionar aos utilizadores deste Fórum uma competição e um convívio saudável.
O campeonato é aberto a todos os interessados, bastando para isso estarem registados no FórumBTT. A participação neste campeonato é gratuita.
2. Inscrições
As inscrições para cada prova serão feitas num tópico criado para o assunto no Fórum (www.forumbtt.net). Para tal cada atleta deverá anunciar até ao dia anterior o seu número de dorsal e o seu nome completo (ou aquele que conste das listagens da organização da maratona), para que a sua classificação possa ser contabilizada.
No início do campeonato, ou na primeira prova de cada atleta, será solicitado a cada participante que indique a sua data de nascimento, para que lhe seja atribuído um escalão.
Será igualmente solicitado a cada um, a escolha da categoria (MARATONA ou MEIA-MARATONA) em que se pretende inscrever para todo o campeonato, não sendo posteriormente possível a sua alteração.
3. Escalões
A divisão em escalões visa agrupar quer pelo critério da idade, quer pelo sexo, os atletas. Tal facto pretende tornar mais justo e proporcionar uma competição mais equilibrada.
Uma vez que a organização da prova nos é alheia e as quilometragens podem variar bastante, considerar-se-á para a classe MARATONA o maior percurso anunciado e para a classe MEIA-MARATONA o menor.
Nos casos em que haja mais do que dois percursos, competirá à equipa de gestão do campeonato do FórumBTT a decisão de a qual dos percursos disponíveis se atribuirá a categoria MEIA-MARATONA, uma vez que a MARATONA será sempre atribuída ao percurso maior.
Assim, no Campeonato existirão os seguintes escalões:
4. Provas pontuáveis
Dada a grande oferta destes eventos no nosso país, tentar-se-ão escolher aqueles que permitam abranger quer a maior diversidade de regiões, quer as que permitam uma distribuição temporal equilibrada.
O campeonato terá, desejavelmente, doze provas.
A divulgação do calendário tentará ser feita o mais cedo possível em cada época, assim como se tentará que neste constem desde princípio todas as provas pontuáveis. Se tal não for possível, a adição de provas pontuáveis ao calendário deverá fazer-se com o intervalo mínimo de um mês, sendo que as inscrições para a prova terão de estar abertas por um período nunca inferior a quinze dias.
5. Critérios para a atribuição de pontos
5.1. Classificação individual
A pontuação individual obedecerá à seguinte tabela:
Todos os participantes que se inscrevam e não se classifiquem nos 30 primeiros terão, desde que terminem a prova, uma atribuição simbólica de 5 pontos
No final do campeonato, os atletas que se tenham inscrito em todas as provas, e nelas se tenham classificado, terão um bónus de 40 pontos, de modo a premiar a sua regularidade.
No final do campeonato o atleta que somar mais pontos em cada categoria, será o campeão ForumBTT na respectiva categoria.
A conquista do primeiro lugar, do segundo ou do terceiro permitirá o uso do avatar de ouro, prata e bronze, respectivamente, nas suas mensagens no FórumBTT, até que se apure outro campeão na época seguinte.
Este avatar terá obrigatoriamente que ser fornecido pela moderação e o seu uso indevido será devidamente punido.
5.2. Classificação por equipas:
Para a classificação por equipas, serão somadas as pontuações obtidas pelos seus três melhores atletas. Este será o mínimo de atletas que uma equipa poderá ter para que se lhe atribua classificação.
Da mesma forma que nas individuais, as pontuações atribuídas a cada equipa, em função da sua classificação, serão:
Cada equipa que se inscreva e não se classifique nos 10 primeiras terá, desde que três dos seus atletas terminem a prova, uma atribuição simbólica de 10 pontos
A equipa que apresente o maior número de atletas com a prova concluída receberá, como bonificação, 20 pontos.
No final do campeonato, as equipas que se tenham inscrito em todas as provas, e nelas se tenham classificado (pelo menos três atletas com cada prova finalizada), terão um bónus de 80 pontos, de modo a premiar a sua regularidade.
6. Casos omissos
Todos os casos não contemplados no presente regulamento serão avaliados pela equipa de gestão do campeonato do FórumBTT.
Particularidades para 2008:
O calendário será divulgado por duas fases, correspondendo, aproximadamente a cada semestre do ano.
Em 2008, em virtude de se ter dado início ao campeonato mais tardiamente, teremos o seguinte calendário para o primeiro semestre:
#1
G100/G50
Grândola - 30 Março
Categoria Maratona: 86Km
Categoria Meia-Maratona: 45km
_________________________________________________
#2
Rotas do Marão
Amarante - 13 Abril
Categoria Maratona: 80Km
Categoria Meia-Maratona: 45km
_________________________________________________
#3
Ribeiras da Estrela
Paúl - 27 Abril
Categoria Maratona: 80Km
Categoria Meia-Maratona: 40km
_________________________________________________
#4
Por Terras de Mato
Cabeça Gorda - 25 Maio EDIT: FOI ALTERADO PARA 24 MAIO
Categoria Maratona: 70Km
Categoria Meia-Maratona: 45km
_________________________________________________
#5
Rota do Baixo Mondego
Abrunheira - 6 Julho
Categoria Maratona: 70Km
Categoria Meia-Maratona: 40km
_________________________________________________
Distribuição das provas:
Assim que entendermos que já existem eventos suficientes para fazer um calendário equilibrado, no espaço e no tempo, divulgamos o calendário para o segundo semestre.
Resta agora esperar que adiram... :wink:
Cumprimentos e boas pedaladas!
EDIT: Adicionei o mapa
EDIT 2 : Alterei o mapa, agora com todas as provas (a vermelho as que se tinham divulgado primeiro, a verde as da segunda "fornada"
EDIT3 : LINK PARA AS CLASSIFICAÇÕES FINAIS
Tentando responder ao interesse já demonstrado em vários tópicos aqui no fórum e após avaliar as sugestões lançadas nos mesmos, chegou-se ao regulamento que em seguida vos apresento.
Este estabelece algumas regras que permitem o funcionamento do Campeonato da forma mais clara que se conseguiu encontrar.
Regulamento:
1. Generalidades
O Campeonato FórumBTT foi criado com o objectivo de proporcionar aos utilizadores deste Fórum uma competição e um convívio saudável.
O campeonato é aberto a todos os interessados, bastando para isso estarem registados no FórumBTT. A participação neste campeonato é gratuita.
2. Inscrições
As inscrições para cada prova serão feitas num tópico criado para o assunto no Fórum (www.forumbtt.net). Para tal cada atleta deverá anunciar até ao dia anterior o seu número de dorsal e o seu nome completo (ou aquele que conste das listagens da organização da maratona), para que a sua classificação possa ser contabilizada.
No início do campeonato, ou na primeira prova de cada atleta, será solicitado a cada participante que indique a sua data de nascimento, para que lhe seja atribuído um escalão.
Será igualmente solicitado a cada um, a escolha da categoria (MARATONA ou MEIA-MARATONA) em que se pretende inscrever para todo o campeonato, não sendo posteriormente possível a sua alteração.
3. Escalões
A divisão em escalões visa agrupar quer pelo critério da idade, quer pelo sexo, os atletas. Tal facto pretende tornar mais justo e proporcionar uma competição mais equilibrada.
Uma vez que a organização da prova nos é alheia e as quilometragens podem variar bastante, considerar-se-á para a classe MARATONA o maior percurso anunciado e para a classe MEIA-MARATONA o menor.
Nos casos em que haja mais do que dois percursos, competirá à equipa de gestão do campeonato do FórumBTT a decisão de a qual dos percursos disponíveis se atribuirá a categoria MEIA-MARATONA, uma vez que a MARATONA será sempre atribuída ao percurso maior.
Assim, no Campeonato existirão os seguintes escalões:
4. Provas pontuáveis
Dada a grande oferta destes eventos no nosso país, tentar-se-ão escolher aqueles que permitam abranger quer a maior diversidade de regiões, quer as que permitam uma distribuição temporal equilibrada.
O campeonato terá, desejavelmente, doze provas.
A divulgação do calendário tentará ser feita o mais cedo possível em cada época, assim como se tentará que neste constem desde princípio todas as provas pontuáveis. Se tal não for possível, a adição de provas pontuáveis ao calendário deverá fazer-se com o intervalo mínimo de um mês, sendo que as inscrições para a prova terão de estar abertas por um período nunca inferior a quinze dias.
5. Critérios para a atribuição de pontos
5.1. Classificação individual
A pontuação individual obedecerá à seguinte tabela:
Todos os participantes que se inscrevam e não se classifiquem nos 30 primeiros terão, desde que terminem a prova, uma atribuição simbólica de 5 pontos
No final do campeonato, os atletas que se tenham inscrito em todas as provas, e nelas se tenham classificado, terão um bónus de 40 pontos, de modo a premiar a sua regularidade.
No final do campeonato o atleta que somar mais pontos em cada categoria, será o campeão ForumBTT na respectiva categoria.
A conquista do primeiro lugar, do segundo ou do terceiro permitirá o uso do avatar de ouro, prata e bronze, respectivamente, nas suas mensagens no FórumBTT, até que se apure outro campeão na época seguinte.
Este avatar terá obrigatoriamente que ser fornecido pela moderação e o seu uso indevido será devidamente punido.
5.2. Classificação por equipas:
Para a classificação por equipas, serão somadas as pontuações obtidas pelos seus três melhores atletas. Este será o mínimo de atletas que uma equipa poderá ter para que se lhe atribua classificação.
Da mesma forma que nas individuais, as pontuações atribuídas a cada equipa, em função da sua classificação, serão:
Cada equipa que se inscreva e não se classifique nos 10 primeiras terá, desde que três dos seus atletas terminem a prova, uma atribuição simbólica de 10 pontos
A equipa que apresente o maior número de atletas com a prova concluída receberá, como bonificação, 20 pontos.
No final do campeonato, as equipas que se tenham inscrito em todas as provas, e nelas se tenham classificado (pelo menos três atletas com cada prova finalizada), terão um bónus de 80 pontos, de modo a premiar a sua regularidade.
6. Casos omissos
Todos os casos não contemplados no presente regulamento serão avaliados pela equipa de gestão do campeonato do FórumBTT.
Particularidades para 2008:
O calendário será divulgado por duas fases, correspondendo, aproximadamente a cada semestre do ano.
Em 2008, em virtude de se ter dado início ao campeonato mais tardiamente, teremos o seguinte calendário para o primeiro semestre:
#1
G100/G50
Grândola - 30 Março
Categoria Maratona: 86Km
Categoria Meia-Maratona: 45km
_________________________________________________
#2
Rotas do Marão
Amarante - 13 Abril
Categoria Maratona: 80Km
Categoria Meia-Maratona: 45km
_________________________________________________
#3
Ribeiras da Estrela
Paúl - 27 Abril
Categoria Maratona: 80Km
Categoria Meia-Maratona: 40km
_________________________________________________
#4
Por Terras de Mato
Cabeça Gorda - 25 Maio EDIT: FOI ALTERADO PARA 24 MAIO
Categoria Maratona: 70Km
Categoria Meia-Maratona: 45km
_________________________________________________
#5
Rota do Baixo Mondego
Abrunheira - 6 Julho
Categoria Maratona: 70Km
Categoria Meia-Maratona: 40km
_________________________________________________
Distribuição das provas:
Assim que entendermos que já existem eventos suficientes para fazer um calendário equilibrado, no espaço e no tempo, divulgamos o calendário para o segundo semestre.
Resta agora esperar que adiram... :wink:
Cumprimentos e boas pedaladas!
EDIT: Adicionei o mapa
EDIT 2 : Alterei o mapa, agora com todas as provas (a vermelho as que se tinham divulgado primeiro, a verde as da segunda "fornada"
EDIT3 : LINK PARA AS CLASSIFICAÇÕES FINAIS