Caminho Português Interior de Santiago, Ajuda!

Ricast

Member
Boas Companheiros do pedal,
Início este tópico com uma pergunta - Caminho Português Interior de Santiago, alguém já o fez?

As minhas dúvidas sobre este caminho sobrecaem onde começa mesmo o Caminho, é em Farminhão ou na sé de Viseu.:confused:

Outro ponto, temos de ligar com antecedência para marcar ou avisar a nossa chegada? E por fim a minha grande dúvida, como é que consigo marcar etapas em espanha, se no track nem na pagina do caminho menciona as terras mais importantes. A única coisa que sei é que chega a Verín e vira-se à esquerda. Tambem ouvi dizer para ignorar o track, e em Verín seguir em frente, sempre junto ao Leito do Rio Tâmega até chegar a Laza que faz parte do Caminho Sanabrés, e aí sigo até Santiago?
Alguém me ajuda nestas questões?
Obrigado
 
Boas Ricast,
eu mais 4 amigos fizemos nos dias 14-15 e 16 de Junho do corrente esse caminho até Chaves - vamos fazer o caminho até Santiago em duas fases por motivos profissionais - e brevemente vou postar aqui a nossa experiência do mesmo.
O Caminho começa em Farminhão, rolando-se pela ciclovia, o próprio track disponibilizado no sítio indica-o, mas nós começamos em Viseu, junto à Sé, pois ficamos a dormir naquela cidade e optamos por não andar para trás cerca de 14 Kms.
Alerta-te desde já é que o Caminho é bem durinho :fpalm: pelo menos as 2 primeiras etapas , Viseu - Lamego e Lamego - Parada de Aguiar, pessoalmente foi o mais acidentado que já fiz. Mas também é extremamente bonito e isolado.
Quanto ao alojamento e se contas ficar alojado por ex. no albergue de Parada de Aguiar, que possui umas condições excelentes diga-se de passagem, é só contactares através do telefone disponibilizado no sítio a pessoa responsável e que é morador naquela vila, o Sr. Aprígio. Nós ficamos ali a pernoitar na 2ª etapa.
Qualquer coisa manda.
Dp vou partilhar a nossa experiência com muitas fotos a retratar a mesma.
 

Ricast

Member
Boas aos Dois Anarciso e Trepador17
Só uma questão Trepador17, o caminho está bem marcado?
É essa uma das minhas preocupações, e vou fazer o Caminho em 6 etapas!
Cumprimentos e Ultreia
 
Boas Ricast,
quanto a marcações e até Chaves, existem algumas partes confusas nesse apeto quanto a mim. Por exemplo quando sais de Viseu, as setas estão marcadas no chão, noutras partes do percurso existem placas a indicar caminhos alternativos, algumas setas ficam escondidas pela vegetação densa e ainda pouco percorridas, é necessário estar bem atento, existem tb ainda desvios pela existência de obras... como verás dp nas fotos.
Mas tudo isto tb faz parte da beleza de percorrer este Caminho :) Ainda se encontra numa fase de maturação!
Nós levamos GPS pelo sim pelo não mas verificamos que o track disponibilizado tb não correspondia total/ ao Caminho.
A parte espanhola penso que é mais que consensual em termos de marcações.
Abçs.
 
Bom dia Ari Santos,
fizemos com bikes e pneus de BTT, sendo que 2 de nós levamos mochilas às costas e os 3 alforges.
No 1º dia deu 76 Kms - começamos em Viseu e não em Farminhão, nº 2º deu 66 Kms salvo erro e o 3º dia até Chaves foram 45 Kms.
Os dois primeiros dias são durinhos, é um percurso tipo carrossel, com muitos caminhos de cabras e com muita pedra. De Vila Pouca para Chaves já se assemelha aos "típicos" Caminhos de Santiago.
Já fiz o Caminho Português a partir do Porto e a Via da Prata tb em anos anteriores e fiquei (ficamos) supreendidos com estas dificuldades. Mas como disse anteriormente, foi o mais bonito que tb percorri até hoje.
Qd puder e tiver os relatos das etapas dos meus camaradas, iniciarei o tópico e a partilha da nossa experiência.
abçs.
 
Obrigado.
Fico a aguardar ANSIOSAMENTE.
Está nos planos do nosso grupo para ser feito na proxima primavera.
Todos os pormenores e pormaiores que nos puderes dar serão ajuda importante.
Abaço e até já..
 

Aussie

New Member
Boas pessoal,

Algum user que consiga dar uma ajuda num track de ligação Coimbra-Farminhão/Viseu por TT?

Obrigado,
Rui Luz
 

Ricast

Member
Boas Companheiros do Pedal, estou a pouco mais de um mês de começar esta epopeia. :eek:
As etapas já estão predefinidas e o Dorsal alusivo a este evento também feito. Espero que gostei de mais uma Obra-prima feita a pensar com um carinho especial neste Caminho.

Etapas:
73402123.jpg
-
rici.jpg


Cumprimentos
 
Last edited:

Hardtail Trek

New Member
Boas Peregrinos,

O início da marcação do Caminho é em Farminhão mas o percurso até ao Fontelo/Viseu não é pela ciclovia, como aqui foi dito, é por terra batida e alcatrão, tentando respeitar o antigo Caminho.
No entanto, na minha opinião, este caminho seria de começar da Sé de Viseu e não de Farminhão, pois parece-me que a marcação até Farminhão é uma "ponta solta" para dar continuidade ao Caminho até Fátima, tendo no futuro a ligação Fátima-Viseu-Chaves-Santiago. Quanto a mim faz mais sentido começar esta peregrinação na Sé de Viseu... Quanto à sinalética, esta foi melhorada nos últimos tempos, onde às setas pintadas no chão foi acrescentada alguma sinalética vertical que vai facilitar a vida ao pessoal.

BON CAMINO
 
Viva Ricast,

O dorsal está à maneira...este caminho é um dos meus objetivos para 2013...segundo se consta as primeiras etapas são bem durinhas, ficamos a aguardar o rescaldo.

Um bom caminho
 

Ricast

Member
Obrigado Hardtail Trek pela dica, vou ter atenção nesse aspecto.
Como anteriormente tinha dito que iria em 6 etapas, houve uma alteração de 6 passa para 5. Tirando o dia de viagem de Lisboa a Santa Comba Dão, que depois ainda vou até Almargem.
As etapas ficam assim:

Segunda-feira
1ª Etapa - Almargem / Bertelo

Terça-feira
2ª Etapa - Bertelo / Chaves

Quarta-feira
3ª Etapa - Chaves / Xunqueira de Ambia

Quinta-feira
4ª Etapa - Xunqueira de Ambia / A Laxe

Sexta-feira
5ª Etapa - A Laxe / Santiago de Compostela

Abraço
 

tecelinha

New Member
Olá a todos os BTTistas peregrinos.

Realizei em agosto, na companhia de mais 4 peregrinos o caminho interior Português a Santiago.

Comecei a peregrinação em St. Comba Dão e segui pela ciclovia até Viseu tendo entrado definitivamente no em Viseu. Daqui seguimos no trajecto normal, muito bonito e muito bem marcado até Verín tendo entrado na Via de Plata, na variante a Laza. Depois de Chegados a Santiago seguimos para Muxía, passeio que recomendo.

Etapas
1º Dia - St. Comba Dão - Farminhão
2º Dia - Farminhão - Castro Daire
3º Dia - Castro Daire - Vila Real
4º Dia - Vila Real - Chaves
5º Dia - Chaves - Xinzo de Limia
6º Dia - Xinzo de Limia - Castro de Ozon
7º Dia - Castro de Ozon -Santiago - Negreira
8º Dia - Negreira - Muxía

Tivemos a felicidade de ser recebidos por amigos e conhecidos, tendo desfrutado da enorme hospitalidade da gentes do interior de Portugal.

Não deixem de consultar o site http://cpisantiago.com/

É notável o esforço realizado pelas autarquias envolvidas para dotar o caminho das melhores condições de sinalização e apoio ao peregrino.


Um Abraço a todos
 

Ricast

Member
Boas
Obrigado tecelinha pelo teu testemunho!
Não tenho dúvidas que deve ter sido uma grande aventura. Só tenho uma questão a colocar-te. Os albergues em Portugal, estão bem organizados, notaste algum problema durante a viagem? Outra que tenho, o caminho em Verin, para seguir a variante de Laza está bem marcado ou temos de estar bastante atentos para não seguir o caminho sul?
 

tecelinha

New Member
Olá Ricast

A ligação Verín - Laza não a fiz mas tivemos a indicação em Vila Real de que estava bem marcada e que não haveria possibilidade de enganos. Além disso em Verín existe um posto de atendimento ao peregrino que nos dá todas as indicações.

Quanto aos albergues em Portugal, é necessário um contato prévio, isto porque alguns deles são de instituições (Centros de Dia, Santa Casa da Misericórdia, Bombeiros, Quartéis Militares...) que necessitam de se preparar para a chagada dos peregrinos. Todos os contatos estão no site que já indiquei.

A realização do caminho em BTT implica sempre uma atenção redobrada às indicações uma vez que estas estão preparadas para os peregrinos a pé, mas como costumo dizer só segue enganado quem quer, uma vez que mesmo nas ausência de marcações (setas amarela, ou marcos) basta perguntar. Mas se isso não for suficiente, temos o nosso amigo GPS.

Bon Camino amigo
 

Ricast

Member
Boas a todos os participantes deste Forum,
A viagem correu às 5 maravilhas e confesso que não estava à espera de tanta dificuldade e dureza!
Achei este caminho um verdadeiro desafio para as minhas capacidades como bttista, um verdadeiro TITAN QUEST de Santiago. Meus amigos, este caminho foi delineado para o caminheiro e não para nós, havia zonas que nem o Caminheiro conseguiria passar a pé, quanto mais com uma bicicleta às costas.
Este caminho está repleto de beleza natural!
Por motivos de cansaço, tivemos de alterar algumas etapas mas não mexeu com os dias que tínhamos disponibilizado para o efeito, objectivo esse realizado com sucesso.
Saímos de Santa Comba Dão no dia 02 Set2012 e chegámos a Santiago no dia 07Set2012.

Deixo-vos aqui os links das fotos por etapas

1 Etapa - Santa Comba Dão / Almargem

2 Etapa - Almargem / Bêrtelo

3 Etapa - Bêrtelo / Chaves

4 Etapa - Chaves / Albergaria

5 Etapa - Albergaria / Cea

6 Etapa - Cea / Santiago Compostela

Para quem gosta de desafios, fica feito o apelo, em vez de irem fazer o Caminho Português Central, experimentem este!!!!
 

nfh

Member
Se tomaste a alternativa à direita à saída de Cea (direção a Oseira), deves ter certamente passado por uma parte do Caminho que apresenta muita dificuldade. Nós alertámos quem foi seguindo a nossa viagem deste verão (Via de la Plata) para esse facto na crónica da 14ª etapa, pois ao que parece a alternativa pela esquerda é bastante mais ciclável.
 
Top