Caminho Francês 2013

Ricast

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Boas Caro Tarzan!
A primeira etapa é de apenas 25km.
Mesmo que o caminho seja puxado em quilómetros, nada me assusta!
Ultreia
 

super.byke

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O mais stressante é conseguir apanhar a sucessão de comboios de que o Cansado falou (Hendaia-Baiona e Baiona-SJPP) sem perder nenhum, pq temos poucos minutos para comprar os bilhetes e fazer os transbordos. Mas bem organizado e desde que não haja atrasos no comboio Sud Express, dá para fazer. Poupam-se assim pelo menos 3 horas de seca nas estações e dá para começar o caminho mais cedo (e fazer mais km na primeira etapa).

É possível comprar pela Internet os bilhetes para os comboios em França e receber os mesmos em casa pelo correio... foi o que eu fiz :D
assim não existe o stress de comprar o bilhete e pode-se fazer a transferência de comboio na boa

4 bikes num compartimento fica muito apertado... eu quando fui, a primeira coisa que o revisor disse foi "vocês têm bagagem a mais!!!"
 

tarzan1964

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Quando fiz o meu Caminho,também estava preocupado com o facto de o Sud-expesso não chegar a horas no entanto esse comboio é pontual.
Nas outras ligações enquanto uma pessoa toma conta das bikes uma outra vai comprar os bilhetes e as linhas são perto uma das outras.
Penso que é tudo pacifico
 

postman

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ola amigos ,tambem penso fazer em maio o caminho françes vou da suissa e fico logo no sul de frança pois gosta que me dessem umas dicas, obrigado.
 

NC0sta

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Companheiro postman,
ante de te meteres numa aventura destas não te esqueças de fazer um bom planeamento, "vasculha" a net procurando informação, que ela existe aos molhos.
Consegues encontrar ideias fantasticas na questão da logistica. Tens de saber se vais com ou sem carro de apoio, arranja o percurso para pôr no gps se levares algum (dá sempre jeito, embora o caminho esteja bem sinalizado), planeia etapes, começa a treinar para essa aventura pois para pedalar entre 8 a 10 dias temos de ter já alguma resistencia e para fazer em 8 dias nem aprecias a paisagem fantastica que vais cruzar.
Vai ao site da WIKILOC e regista-te lá que consegues o trilho completo desde Saint Jean Pied de Port. Vê o que te será essencial pois mais espaço temos mais levamos.

Olha que é mais seguro ir com companhia do que só pois se hà um azar nem que seja a nivel mecanico é sempre bom.

Os votos de um bom Ano 2013 e boas pedaladas.
 

postman

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obrigado amigo!
preparado penso que estou,fisicamente e mentalmente pois tenho cumprido uma serie de maratonas,e o treino nos alpes tem me dado boa condiçao fisica agora ter uma boa companhia
era o ideal vais com mais pessoal, pois estou ai por essa altura,
para ti e famlia tambem um bom ano 2013 com mt saude e força para esse teu projeto.
obrigado pelas dicas,abraço.
 

NC0sta

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Vou sim, já somos pelo menos 4. vamos de comboio até Hendaye, apanhamos outro até Bayone e o 3º até Saint Jean Pied de Port.
è bom não ir no tempo mais quente porque no verão é mais dificil com o calor, os peregrinos a pé teem prioridade sobre nós nos albergues e em maio os dias são um pouco maiores e tem menos gente a pé para concorrer conosco.
um abraço
 

tarzan1964

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Boa sorte para o Caminho.
No entanto eu tb pensava como tu que os peregrinos a pé tem prioridade no entanto não senti isso quem chega primeiro entra , quem vem despois tem de aguentar ou ir para outro albergue.
Cheguei a ver peregrinos que chegavam a pé e ficavam a dormir na rua em jardim pq o albergue estava cheio e nós com bikes estavamos instalados.
Portanto isso é um mito que se tem criado.
 

CANSADO

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Não é só mito. Está escrito em tudo o que é documentação do peregrino. E tive albergues, sobretudo no caminho Françês
que me alertaram para esse facto quando chegava aos mesmo. Agora pode é haver albergues que não o façam. Mas que
faz parte das "normas" isso faz. Tenho aqui mesmo a minha caderneta de peregrino que levantei na oficina do peregrino
em Saint-jean-pied-de-port para o caminho francês e diz precisamente que os peregrinos a pé tem prioridade sobre os
peregrinos em bicicleta.
 
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super.byke

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Os peregrinos a pé têm prioridade, o albergue é que pode não respeitar a norma.
Quando fiz o caminho francês, quando cheguei a Palas de Rei eram 18h e no albergue só tinha 2 vagas e disseram-me logo que só podia entrar depois das 20h e desde que não chegasse entretanto algum peregrino a pe para ocupar o lugar... como eu passei por alguns peregrinos a pé que de certeza que chegavam a Palas nesse mesmo dia, tratei logo de arranjar outro local para dormir...

O mesmo me aconteceu em Porrinõ quando fiz o Português...
Agora se estivermos a falar de albergues privados a coisa já pode ser diferente...

Eu quando fiz o Francês e dormi sempre nos albergues públicos e com excepção de Palas de Rei nunca tive problemas... e sempre consegui guardar a bike no interior do albergue.. que me deixava dormir mais descansado :)
 

NC0sta

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Bom dia companheiros do pedal,
Fazer o caminho frances é sem duvida um grande desafio, mas quando se está determinado não ha nada a fazer; vamos e mais nada, e é assim mesmo.
Uma das maiores aventuras no meio desta aventura é organizar e programar com detalhe, ao pormenor de maneira a que falhe o minimo, tanto na logistica como na gestão do esforço fisico, olhando para o caminho que ttemos pela frente.

Eu tambem vou meter-me nessa aventura nos primeiros 15 dias de maio. Dois/tres amigos meus e eu proprio marcamos o calendário com partida prevista no 1º ou 2º dia de maio e vamos tentar fazer os 840kms no maximo de 10 dias.
Já me fartei de vasculhar e continuo a vasculhar o maximo de informação existente na net com todo genero de dicas, desde informações sobre como adaptar um suporte para alforges na minha bicicleta, etapes diarias que acabem perto de albergues com maior capacidade (pois este problema de alojamentotem de ser muito bem estudado pois nos post's anteriores tem sido muito falado).
A data tambem é importante, assim teremos menos peregrinos apeados a concorrer aos lugares nos albergues, não descorando as condições climatericas nessa altura do ano. Sem duvida que os peregrinos que fazem o caminho a pé teem prioridade sobre os de bicicleta, logico, daí escolher albergues com maior capacidade.

O meu actual problema esta no arranjar uma maneira de prender o suporte para alforges na minha bicicleta sem ter de furar e sem ter de levar um preso ao espigão do selim, pois com as condições que apanhamos caminho fora arrisco me a ficar sem espigão e sem selim como aconteceu a um amigo que fez o caminho em agosto passado.
A minha bicicleta é de suspensão integral, uma RR 9.9, em carbono mas aqual a escora é em aluminio, daí optar por alforges e um suporte normal.
Caso não resulte apos ensaios em treinos, viro me para a minha RR 8.1
Continuem a vossa programação para o caminho, os que ainda se estão a decidir se vão ou não passem por aqui para expor duvidas e ideias, pois o ForumBTT é excelente na materia actividades de bicicleta.

Boas pedaladas a todos e boa viagem aos aventureiros.
 

super.byke

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deixo aqui os meus "tunnings" para instalar o suporte numa bike que não tem furação de base para fixar suportes :)
a "peça" utilizada comprei numa loja de material de pichelaria...
343p3pk.jpg


no lado oposto usei um "parafuso" que já lá estava :)
2z8182b.jpg


A fixação superior foi feita no aperto de espigão...
13yqz9l.jpg


O peso dos alforges rondou os 7kg e o suporte nunca teve problemas.
O meu colega de viagem, visto ter uma bike de carbono preferiu utilizar um suporte apenas amarrado ao espigão de selim (o espigão era de alumínio... e grosso, pelo que não partiu). O problema com esta solução é que volta e meia tínhamos de parar e reapertar o suporte visto que o mesmo tinha tendência para rodar e comessar a bater na roda.

Para o tipo de viagem que é, eu preferia levar a RR 8.1 ;D
 
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