Caixa de direcção - manutenção (folga, montagem, lubrificação)

Jepas

Super Moderador
Boas,

apesar de não dominar toda a ciência das caixas de direcção, tenho algumas ideias de como fazer a sua manutenção de uma forma muito simples. Basicamente as caixas são um par de rolamentos envolto num par de copos que fazem o interface com o quadro. Quando se retira tudo ao quadro e ficam só as caixas, os rolamentos já ficam expostos. Ou seja, não é necessário desmontar os rolamentos se a intenção é apenas aceder aos rolamentos.

Presumo que os rolamentos sejam selados, neste caso é preciso muito cuidado ao retirar o vedante dos rolamentos, limpar e depois colocar massa nova. Volta-se a instalar o vedante e monta-se a suspensão, avanço, etc.

Jepas
 

FReis

Member
Boas,

Eu tenho uma "Cane Creek", com rolamentos de aranha, será que posso substituir os rolamentos por uns selados, ou teria que substituir toda a caixa de direcção?

Cumprimentos
 

epico

New Member
Boas,
venho-me deparando com um certo problema que é o facto de +-500 em 500Km's, a caixa direcção ganhar folga.
A montagem em questão é com uma Reba WC, caixa Chris King e avanço Thomson, os apertos são feitos com chave dinamométrica e verificados regularmente, não existindo folga quanto ao aperto dos parafusos, a minha pergunta é se tal situação poderá ou deverá ser resolvida com a aplicação de pasta de montagem ou mesmo uma para carbono? Visto a coluna de direcção ser em carbono.

Obrigado

André
 

jppina

Member
Isso é muito estranho... se não tem folga e está tudo apertado correctamente na montagem inicial não há motivo (aparente) para que possa ganhar folga...

Já agora qual é o torque que está a utilizar?
 

epico

New Member
Estou a ultilizar o torque recomendado pelo avanço Thomson, 5.5 n.m.
Fica tudo apertado correctamente mas com o tempo ganha folga, daí a minha pergunta se não será necessario utlizar uma pasta de montagem (como o coluna direcção é em carbono)?
 

Nori77

New Member
Boas,
à uns tempos atrás tive um problema semelhante, Mas com uma caixa de direcção Ritchey WCS,
A caixa foi montada por mim, e quando travava com o travão da frente sentia um oscilação na caixa para a frente e para trás. não sei se é o teu caso.
Tentei tudo e ficou sempre na mesma. Levei a bike ao mecânico. Melhorou um pouco mas não resolveu. Passados uns tempos ficou boa. nunca descobri bem o o que se tinha passado.
A minha ideia é que os copos da caixa não estavam correctamente encaixados/alinhados na testa...
será o teu caso?

EDIT: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,28811.0.html
 

BigFoot

New Member
com o material em questao e dificil duvidar da qualidade... ja pensas te se a coluna da direcção não fica bem justa aos rolamentos? ou rolamentos com folga, ou até mesmo se não sera uma das duas folgas, folga das pernas da suspensão em relaçao as jarras, ou folga das pastilhas de travão dentro da pinça. De algum lado a folga vem..


Cumps.

Bruno Atalaia
 

350plus

New Member
Estás a usar a aranha expansora (especial para carbono) original da Rock Shox?

Se calhar há alguma problema aí e não estás a conseguir aplicar a pré-carga correcta na caixa de direcção.

O que fazia no teu caso era talvez substituir essa peça por uma Hope Head Doctor.

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=911

Depois para assegurar que o avanço também não descarrega essa pré-carga, de facto era ideal aplicar pasta de montagem de componentes de carbono

Se ainda assim o problema ocorrer, um dos componentes internos da caixa poderá estar danificado. Pouca gente sabe que o O-ring de centragem dos CK desgasta-se com o tempo e deve ser substituído regularmente.
 

Nozes

Active Member
Essa é boa,já não chegavam os marroquinos a vender Rolex...
Quanto à folga nas caixas,será que o quadro não tem algum problema?Pode ter ficado ovalizado ou gasto,se já é um quadro com bastante uso e tem sofrido bastante...

Boas pedaladas
 

P.M.

Member
De facto, essa das imitações também me surpreendeu. De qualquer forma, parece-me que um pouco de atenção e evita a compra de gato por lebre (isto de acordo com o link que o Jepas indicou).

Em relação ao problema, eu diria que o problema deve andar em torno da coluna de direcção...
Que aranha estás a usar?

P.M.
 

ESTIMA

New Member
A altura da coluna da forqueta é proporcional ao avanço + espaçadores ??
Experimenta colocar mais um espaçador por cima do avanço (2mm) e aperta tudo correctamente.
 

TUBORG98

New Member
Desconhecia por completo essa das CK falsificadas. :shock:

Isto há com cada uma...

:back2topic:

Epico,

sempre apertas-te com a chave dinamométrica? Sempre com os mesmos valores? A coluna de direcção não está danificada, visto ser o "elo mais fraco" e poderá ser aí que reside o problema?
 

epico

New Member
Boas,
estou a usar a peça expansora que vem de origem com a forqueta RockShox, quanto à folga na caixa ela só a ganha depois de +-500km's, mas a folga não é nos copos da caixa (esses estão bem fixos no quadro), o que acontece é que parece que o avanço alívia e então nasce a folga (quando se mete os dedos na caixa sente-se a oscilação), voltando a reapertar aguenta +- os mesmos km's.

Vitor também fiquei estupefacto com a imitação, mas as minhas são verdadeiras, já tive a ver no link do Jepas, mas logo à noite meto uma nova foto com mais qualidade (agora estou no trabalho), já agora aproveito para perguntar qual a principal função das pastas de montagem no caso do carbono?

Estima a margem na coluna direcção que se costuma deixar no avanço para possibilitar o aperto das caixas esta correcta, tal que o aperto é feito correctamente não existindo nenhuma folga.

Tuborg98 não há parafuso na minha bike que não seja apertado com a chave dinamométrica :) e os apertos são sempre os mesmos (recomendados), também já verifiquei toda a coluna direcção e esta ok.
Não estou mesmo a ver a origem do problema :(

Obrigado a todos!

André
 

350plus

New Member
A pasta serve essencialmente para aumentar o atrito entre as peças. O clearcoat dos compósitos é normalmente muito liso e têm um coeficiente de atrito baixo. Ao utilizar a pasta, deverás conseguir evitar movimentos relativos das peças usando binários de aperto menores. Por exemplo, a Syntace diz que pode reduzir o binário necessário até 30%

http://syntace.com/index.cfm?pid=3&porque=1347

Se de facto o avanço estiver a escorregar, esta é uma solução possível.
 

Vitorzip

Member
Voltei a ler o tópico desde o inicio e reparei em algo que não tinha visto na primeira vez.

Usas um Thomson? A menos que o modelo seja o X4, não o podes usar.

Copiei isto do manual da Reba World Cup:

6. Respeite as especificações de aperto do fabricante, ao instalar um avanço. Se as exceder, pode danificar o
conjunto coroa-direcção em carbono e diminuir a resistência da forqueta. Não se recomendam avanços
do tipo chaveta, pois a pequena superfície pode causar danos
, especialmente se forem apertados em
demasia.

Indelizmente, é esse o tipo de aperto do teu Thomson, dos Syncros, e de muitos mais. A pequena peça de aperto está constantemente a esmagar a coluna de carbono, e ao fim de umas voltas, esta cede e o avanço ganha folga. Voltas a apertar tudo e o processo repete-se. Deves usar um avanço que aperte do lado oposto, como o Ritchey , Syntace, ou a maior parte dos avanços do mercado...

Eu já tinha lido isto quando tinha a Sid World Cup, e agora nem me lembrei. Tens aí a tua solução.


EDIT: Basicamente, se usas isto:

elite_frontQ.jpg



...deves passar a usar isto:


x4.jpg
 

350plus

New Member
Desculpem-me lá a brincadeira... Mas o Vitorzip agora teve mesmo um daqueles momentos de inspiração. Também li isso no manual da minha SID WC, mas nunca me lembraria que é a possível causa aqui...

Por isso, e fazendo os devidos paralelos:

e03i9i.jpg


:mrgreen:
 
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