Cabos NOKON

luizsalles

New Member
quem teve problema com nokon deve ter instalado errado

são uns dos melhores que existem

o tubo (cano) preto deve ser usado do início até o final, e as partes de alumínio (elos) onde o cabo tem que fazer curva...

ontem eu troquei o conduite da minha sid world cup (pushloc) original por um pedaço de nokon que tinha sobrando aqui, coloquei um cabo powercordz também foram 35 grs de redução..... :shock:

os nokon são sim muito mais leves que conduites normais, somente o i-link é mais leve...
 

crencos

New Member
dscn6458large.jpg


Este é um bocado de um cabo powercordz com as fibras de fora que eu saquei ao Ricardo Sismeiro para mostrar ao pessoal que não acredita.
 

luizsalles

New Member
Aqui no Brasil não tem :s, álias aqui não tem quase nada top :mrgreen:

Agora ai na Europa deve ter lugar para comprar com certeza.
 

shelltox

Super Moderador
Estou a ponderar colocar uns Nokon..meramente por questões estéticas e os ter encontrado a um preço atractivo(pois estou plenamente satisfeito com o conjunto que uso). No entanto parece que não é consensual (segundo este e outros tópicos) as vantagens do sistema Nokon..mas as minhas principais duvidas são:
-há mais 'desgaste' do sistema em uma FS, é que eu terei de passar o cabo do desviador trás, do tubo horizontal para a escora..sendo um FS esta zona irá ter um movimento muito frequente
-permitem liberdade ao guiador de ser virado a 90º? é que também faço transportar a bike no carro e tenho de virar sempre o guiador.
-a questão da lubrificação e ruídos por falta dela, é assim tão frequente.

Já tive uns Transfil Flying Snake que odiei por serem tão rijos que parecia que tinha amortecedor de direcção. Serem manobráveis parece que são pelo menos parece
http://www.youtube.com/watch?v=rS8orMieFTQ
(mas isto dos videos:confused:...é que a pulseira de equilíbrio nos vídeos também parece uma maravilha,lol)
 

nogueira.nuno

Active Member
Pois, já os vi a metade do preço também.

Desgaste? Sim há sempre algum mas não é assim tão evidente entre os Elos porque se mantem e há uma certa tensão do cabo que faz com que não ande aquilo tudo ali aos saltos e solto.

Liberdade? Primeiro devido á sua boa e incrivel mobilidade e liberdade de certo podes até encortar o comprimento que usavas anteriormente com as Bichas devido a isso e fazer as curvas que quizeres que funicona super bem em qualquer angulo.

Ruidos, Sim por vezes faz alguns na direcção, eu costumo embeber um pouco de oleo num pano e passar nos Nokon e assim desaparece.

Lubrificação, deito um pouco de oleo no momento da instalação mas nunca reparei que houvesse falta dela, talvez passado muito tempo possas é ter que trocar o interior ou guia do cabo por desgaste porque isso é como que é a lubrificação original dos Nokon.

Usar, uso nas minhas duas bikes e já usei numa FS e gostei bastante, então a esse preço eu não olhava para trás ;)

Espero ter ajudado.
 

shelltox

Super Moderador
nogueira.nuno ajudaste muito(está decidido a aquisição), ainda por cima vindo de ti que gozas de reconhecido know-how, experiência e disponibilidade para esta partilha de informações. Obrigado
 

nogueira.nuno

Active Member
Eu tenho lá os meus parados porque com os Nokon é impossivel usa-los, até mesmo com bicha Nokon para travões aquilo não entra porque por norma os cabos Nokon são mais finos e o Powercordz é mais grosso e não tão rigido como um cabo de Aço para poder como que entrar á justa.
Os Powercodz só tenho a dizer mal empregue dinheiro, aquilo não se pode andar a brincar ou cometer erros, porque instalas uma vez no desviador por exemplo e depois achas que ficava melhor se tivesses passado antes a bicha de outra maneira ou que era melhor ter ficado mais curta e quando vais a ver aonde apertaste o cabo Nokon a camada exterior já está danificada e cortada e ao passares aquilo para trás e para a frente quando vais a ver já está tudo desfiado e lá se foi uma fortuna para o Lixo!!

Nos Nokon não precisa de lubrificação aquilo desliza perfeitamente e não falha, como eu disse por ser norma meto um bocado de oleo fino e seco na instalação mas reparo passado muito tempo que aquilo desliza sem problemas.
Olha por exemplo os Nokon que tinha na Spark passaram para a Bianchi e constatei isso, sem prisões ou falhas. Apenas um pequeno desgaste na bicha interior Nokon mas isso é normal, talvez passado muito tempo ela tenha que ser subsitituida devido á fricção do cabo de Aço o que é normal.
 
Obrigado pelo feedback nuno.

Estava tentado a investir nos power cordz para transmissão, posto isso não vale a pena.
 
Last edited:

tuareg

New Member
Eu, utilizo-os em todas as minhas bicicletas

De vez em quando, lubrifico-os com WD40 e ficam novos ...

Dão sempre para fazer contras-tes interessantes com a bicicleta

Apesar de ser em russo, vale a pena ver o video !

[video=youtube;rS8orMieFTQ]http://www.youtube.com/watch?v=rS8orMieFTQ[/video]
 
Esteticamente até gosto de ver, mas não vejo vantagens no sistema.

Continuo a preferir um bom kit Jagwire

No vídeo, dava jeito saber qual era a marca e o modelo das "bichas normais"
 
Last edited:

HR

New Member
Desde à uns anos que uso Nokon e para já não troco. Mantêm o sistema a funcionar a 100% mesmo em condições de muita chuva e lama!

E de facto ficam com "pinta"

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

Phalhas

New Member
Boas.

Eu continuo a preferir os Ilink da Alligator.

Adianto que tenho na de btt os Ilink e na de estrada os Nokon.

Os Ilink, são mais leves, muito mais fáceis de montar e mais duráveis.

Os Nokon têm aspecto e acabamento mais cuidado (mas tb perdem a cor mais facilmente) mas c água e lama tornam-se ruidosos.

Abraço
Rui
 
Top