Caberá uma roda com uma cassete de 9 vel. numa bike rígida de supermercado?

#1
Vivam,

malta, tenho mais uma daquelas dúvidas de maçarico :oops:

Já por aqui tenho um post (com algumas fotos, inclusive) relacionado com a "reciclagem" de uma velhinha btt de supermercado, mas só recentemente me lembrei desta questão:

- a actual roda da bicicleta, tem uma cassete de 6 Vel., mas será que se pode lá colocar uma outra roda com uma cassete de, por exemplo, 9 vel.???

Bem sei que experimentando logo saberei, mas será que alguém que já tentou fazer isto ou tenha mesmo chegado a fazê-lo, me pode desde já elucidar esta dúvida.

Agradeço-vos.
 
#3
Sim, desde que o quadro esteja preparado para cubos de 135mm, i.e. tens de ver se o teu quadro tem essa medida entre as ponteiras das escoras traseiras.

Mas não vais trocar apenas a roda de 6v por uma de 9v, pois não? É que se estiveres a pensar fazer apenas isso vais ter uma série de outros problemas com a transmissão...
 
#4
Viva indy,

não, não. Obviamente, terei de mudar todo o sistema de transmissão (desviadores, manípulos de mudanças, pedaleira, eixo, corrente...) e aí talvez surja outra dúvida:

-caberá uma pedaleira destas mais recentes no quadro daquela bicicleta?? :oops:
 
#5
Speças seria melhor que colocasses uma foto do quadro e que equipamento pretendes colocar, assim sempre se conseguia ver ao pormenor e os conselhos seriam o mais correcto :wink:
 
#7
Speças said:
Vivam,

aqui venho tentar deixar-vos algumas fotos do actual material:

Foto dos travões da frente:


Pormenor do "cockpit:


Foto da pedaleira e desviador dianteiro:


Foto do "FALCON" = desviador traseiro:


Digam lá que não é um mimo?! :hehe: :hehe:
 
#8
Se é para reciclar, tudo o que estiver bom aproveita(desde que seja compatível com o resto). :wink:

Tem atenção a essa caixa de direcção que não me parece estar lá muito boa, não tem folgas?

De resto, pedaleira, cassete, desviadores, desde que estejam a funcionar bem para quê trocar? Para isso mais vale fazer tudo de raiz, quadro incluido... :wink:

Quanto à roda, é medires a largura entre escora no sitio onde encaixa a roda ou tentar colocar a roda de 9v...



PS: Eu estou na mesma posição de restaurar uma bike antiga e também já tive o impulso de meter tudo novo e aproveitar quase só o quadro e o garfo, mas já me deixei disso, a bike ia ser uma nova e não a original, percebes? :wink: Só vou mudar o que precisar mesmo... :D
 
#10
Eu tenho uma bicicleta semelhante.
Acho que será compatível. Só não fiz isso porque não tenho material.
Troquei os travões, manípulos e desviadores, mas a cassete mantém-se de 6. O grande problema está aí precisamente. É que eu gostava de usar a bike para estrada mas a cassete e a pedaleira que tem, por um lado, não permitem grande velocidade (penso que será mt dificil passar dos 50km/h a pedalar) e por outro, mais grave ainda, faltam velocidades lentas.
A solução seria trocar toda a transmissão mas já pensei trocar só a pedaleira, que me parece fácil e relativamente barato. Terei que comprar uma usada. Acham que isso resolve os problemas?
 
#11
Vivam,

venho de novo aqui para vos agradecer os comentários e para acrescentar algo mais.

Como diz o patroni o valor sentimental é quem mais fala aqui. Comprar uma bicicleta de estrada seria, de longe, o mais prático e viável, mas... contra factos... :mrgreen:

Agora já quanto a deixá-la com o material que ela ainda tem, ainda estou um pouco mais renitente. É certo que se a ideia é reciclar, será viável aguentá-la com o material que tem, mas por outro lado, o rendimento que tirarei dela (em estrada) também não será o mesmo. Como alguém já por aqui afirmou, andar a rolar no alcatrão sem poder ir além dos 30 km/h é um pouco "pedalar em seco". :s

Daí que esteja a pensar mudar-lhe o sistema de transmissão. Também é certo que se o fizer, estarei a "deturpá-lo", pois estarei a colocar-lhe um sistema de uma btt e não verdadeiramente de uma bicicleta de estrada.

Um outro contra tem a ver com o "graveto" que terei de investir :roll: Por alto e de acordo com uma rápida "sondagem de mercado em 2ª mão", será brincadeira para uns 130 150 aérius :eek:mg: doh

Valor que inclui: manípulos; desviadores; rodas (sem cassete) e pedaleira. Faltando ainda a corrente, a cassete, o eixo, novos cabos :-K :eek:mg: :doente:

Enfim, brevemente, me decidirei.
 
#12
Ontem fiz o teste a que se refere este tópico e, infelizmente, a roda de 9v da mondraker não coube nas escoras da bike que ando a restaurar. :shock: :shock: :( :(

A ideia inicial seria comprar um par de rodas usado para aquela bike ou um par de rodas novas para a mondraker e passar as que estão na mondraker para a sirla.

Estive a medir a roda de 9v, as escoras e a roda de 7v da sirla e cheguei à conclusão que o quadro tem escoras com 130mm de largura enquanto que a roda 9v tem os 135mm "normais" e a roda 7v pode entrar em escoras a partir de 125mm(este último ponto já não tenho tanta certeza porque não experimentei...).

E agora :?: :s

Será que dá para alargar as escoras os 5mm que faltam, dado que o quadro é de aço :?: :?: :?:

Penso que já vi isto algures num site qualquer mas tenho muito receio de vir a danificar o quadro...

Há alguma outra forma de tornar o quadro e rodas de cassete compatíveis?

A roda de trás ainda está +- aceitável e uma das hipóteses, caso não consiga contornar esta dificuldade, é só mudar a roda da frente que está com o aro danificado...
 
#13
No meu entender, e porque a diferença é pouca, acho que podes alargar um pouco o quadro. Tens é qu etentar alargar dos 2 lados.
Em relação à minha, acho que vou desistir. No meu caso não há qualquer valor sentimental, até nem era minha. Gostava era de a ter para fazer estrada no verão. Já gastei quase 50€ e continua uma porcaria. Teria que gastar pelo menos mais 20 na pedaleira. Por isso acho que vai fazer monte para ao pé da prima que já está quase no lixo. Não quero gastar mais porque no final não tem qualquer valor. Tem v-brakes alivio, espigao de selim novo, manetes de travao tektro (estas acho que ainda as vou tentar vender). Mas juntando tudo, ninguém da nada por ela e por isso tenho medo de gastar ainda mais e ela não fique em condições.
 
#14
Vivam,

caros Pratoni e Gamboa (camaradas desta aventura... a de tentar reutilizar a btt de supermercado!), vocês levam-me algum avanço, visto já andarem a tentar adaptar as vossas biciletas.

Muito provavelmente só na interrupção lectiva Páscoa ou, na melhor das hipóteses, do Carnaval é que iniciarei a desmontagem da minha "libelinha"! doh

Bem sei que desmontá-la será relativamente rápido, mas quero fazer as coisas com calma e atenção. E de momento, o tempo não mo permite.

Verifico que o Gamboa já :eek:mg: :nana: "mandou para canto" (a relação investimento/proveito, talvez não lhe compense!), pelo contrário o Pratoni até já pensa em alargar a escora traseira :ideia: :-K

De momento, estou mais virado para ser "discípulo" do Pratoni :rotfl: Quanto mais não seja, pelo prazer de desmontar uma bicicleta. Ainda assim, essa experiência está algo adiada.

Vão continuando a dar notícias das vossas "QUESTS", pois eu serei mais um vosso seguidor :cheers:
 
#15
Speças said:
Bem sei que desmontá-la será relativamente rápido, mas quero fazer as coisas com calma e atenção. E de momento, o tempo não mo permite.

De momento, estou mais virado para ser "discípulo" do Pratoni :rotfl: Quanto mais não seja, pelo prazer de desmontar uma bicicleta. Ainda assim, essa experiência está algo adiada.
Discípulo??!!!?? :shock: :shock: Já tinha ouvido dizer que o btt era uma espécie de religião mas de certeza que não sou nenhum mestre, seja no que for... :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :twisted:

Eu também não tenho muito tempo livre e daí este projecto estar-me a demorar muito tempo, no máximo pego-lhe 2 vezes por semana, mas muitas semanas ou só lhe pego uma vez ou nem lhe pego... :s

Quando a desmontar toda também vou ter muito cuidado e atenção para poder depois colocar tudo de novo no sítio...

Vão continuando a dar notícias das vossas "QUESTS"
Aqui vai: http://www.forumbtt.net/index.php?topic=13041.msg113608#msg113608 :wink:


pratoni said:
E agora :?: :s

Será que dá para alargar as escoras os 5mm que faltam, dado que o quadro é de aço :?: :?: :?:
Continuo sem saber bem o que fazer a esta questão... :s
 
#16
Eis mais um :roll:

Também eu ando às voltas com uma velhinha team de supermercado.

Tenho algumas peças "velhas" retiradas da minha rockrider 9.1 que agora estou a tentar passar para a Team. Já se fez algum investimento, o menor dos quais não será em ferramentas que afinal são precisas e nunca existem quando precisamos delas :wink:.

A Team tinha aquela coisa da Shimano de 7 velocidades "Altus". Comprei uma cassete SRAM de 9, e pretendia aproveitar o desviador traseiro LX antigo da 9.1
Consegui colocar lá o desviador, mas para já (ontem) dei cabo do pulso a tentar tirar a cassete (sim ,não digam nada. AGORA, já li o tópico sobre tirar cassetes) e o serviço teve de parar. Como os manípulos altus são indivisíveis, comprei tb dois manipulos de travão (é assim que se chamam?) que juntando aos "manípulos desviadores" da 9.1, já dariam para montar aquelas traquitanas todas que andam no volante da bicicleta.

Bom, à medida que o trabalho progredir (ou não) tentarei dar mais informações.
 
#18
pratoni said:
mudaste a corrente também para uma de 9 velocidades, certo? :wink:
Ná. Não para já. Fiz uma mudança equivalente numa cassete de 8 para 9 velocidades e só de vez em quando é que salta.
A teoria é a contenção de custos. Também se mudará, mas isto é para se fazer com calma.

Hoje à noite, vou ver se tenho tempo para mudar shifters e manetes. Depois veremos o que fica para fazer.



PS - Nos tópicos por aí espalhados com instruções (e.g. "como afinar mudanças", etc.) não consigo imprimir. Ou me aparece uma folha quase em branco (se usar o botão de imprimir do browser, ou uma página realmente limpinha, se usar o botão "Imprimir". O problema é que nesta última hipótese, perco as fotos, ficando somente com os links. A situação é idêntica, quer use Firefox ou M$IE. Alguma solução?
 
#19
Boas.
E essas bikes de supermercado, já rodam???

Decidi desenterrar este tópico porque também decidi desenterrar a minha bike de supermercado. Esteve todo este tempo pendurada na garagem, mas agora vou mudar de casa e tem que sair dali. Como era bom eu conseguir ter uma bike em casa do meu sogro decidi prepará-la para rodar.

Está a funcionar relativamente bem. Meti um selim melhor que fica mais alto (o espigão era curto), montei os v-brake deore e pneus (velhos) para terra. As únicas coisas que queria fazer mas que ainda não fiz são:
- Montar uma suspensão: pelo menos para já está fora de questão, fica caro e não se justifica;
- Substituir a transmissão: esta é uma necessidade e foi por isso que voltei aqui. A bicicleta só tem 18 vel (cassete de 6v). É muito pouco, ainda por cima numa bicicleta pesada, presa, etc. Gostava de meter 8. O ideal era 9 mas há uma grande diferença de preço entre 8 e 9, pois em 8 posso meter material de gamas baixas, enquanto que com 9 já tem que ser Deore.
A pedaleira não queria substituir, não tem desgaste. Agora a grande dúvida:

Posso trocar a cassete de 6 por uma de 8v sem trocar a pedaleira? As medidas são as mesmas?

A ideia seria meter uma cassete de 8 de gama media/baixa, 1 corrente, 1 desviador (talvez altus/acera) e 1 selector (talvez um usado). Mesmo o restante material pondero procurar um colega sincero nos classificados :lol:

Venham daí as opiniões.
 
#20
Ontem estive a analisar melhor a bicicleta e cheguei a uma conclusão:
Passar para 8 vel sem trocar a pedaleira não vai resolver grande coisa. O problema é que a pedaleira tem o carreto pequeno com muitos dentes, daí não ter velocidades lentas.
A cassete não está gasta, por isso acho que a prioridade vai ser uma pedaleira :s

Agora só não sei é que pedaleira comprar. Tenho que passar numa loja. Será que consigo encontrar com pratos mais pequenos?

A cassete de 6 tem o carreto maior semelhante as outras de 8 ou até de 9. O pequeno é que é maior, logo menos velocidade na mudança mais alta (isso não me preocupa muito).