BTT / Ciclismo em Angola, Luanda

cesarazul

New Member
Boas,

Como os negócios em Angola prosperam, são cada vez mais o Portugueses que optam por sair do país para irem trabalhar para Angola.
E sinceramente já vi essa realidade mais longe de mim.

Estou a abrir este tópico para discutir com algumas pessoas, sobre este tema e descobrir se é possível pedalar por aqueles lados sem problema nenhum e descobrir pessoal que já pedala por lá, etc.

Se chegar a ir para lá vou com certeza levar uma bicicleta, provavelmente BTT, pois de certeza que é a forma mais segura de pedalar por lá, já que estradas em condições devem existir muito poucas.

Por isso pessoal se conhecem alguém, ou se existe até mesmo alguém no fórum que pedale por aqueles lados é favor de participar, postar fotos etc.

Cumps
César
 

TheTraveler

Active Member
Não sei qual é a ideia que tens de África, mas em grandes cidades é completamente desaconselhado a um branco andar sozinho de bicicleta, ainda mais numa levada da Europa. Em menos de nada levas uma porrada e levam-te tudo o que tens contigo. Um colega meu que fez lá uma temporada foi agarrado a pé por crianças, jogado ao chão, e levaram-lhe o que tinha nos bolsos...

É melhor comprares qualquer coisa barata localmente e ires com ela de carro até bem fora da cidade para dar umas pedaladas com mais alguma segurança.
 

Amagortis

New Member
Boas,
Eu estive em Luanda no passado ano em trabalho e digo-te já que não andava la de bike sozinho.
Em primeiro lugar o transito é uma coisa só vista, alem de ser caótico, ainda não existe um respeito pela regras de transito pela população em geral, mas pelo que sei de outros colegas meus que já lá estão a mais tempo tem vindo a melhorar.
Tambem existe sempre o problema, que devido a muitos anos de guerra, Luanda ainda não é uma cidade segura, para poderes andar sozinho pela rua.
Posso te dizer que durante o tempo que la estive acho que não vi nenhuma bike de top ou de gama media pelas ruas / estradas.

Aconselho-te primeiro a ires para lá, veres as condições em que ficas e depois ponderas levar a bike.

Cumps
 

lf_almeida

New Member
Dentro das cidades é que ja foi dito, fora delas, cuidado com os leões...pelos menos treinas o sprint.... Mas agora a serio, cuidado, leva uma playstation que é mais seguro...
 

_Silva_

New Member
Resumindo compra um rolo e treina dentro de casa!!!!

A sério, Angola se andares na rua com bens de algum valor (nem precisa ser muito) ainda por cima se fores branco, já foste. Racismos à parte, o ser branco apenas quer dizer que a probabilidade de não ser local é muito maior, logo é uma presa fácil para os meliantes que infelizmente são mais que as mães...
Tenho alguns amigos e conhecidos que lá trabalham e alguns episódios que já passaram ou viram, é melhor nem comentar.

Boas pedaladas
 

Mach 4

New Member
E se andares de carro leva umas notinhas sempre de lado para a policia...senão de outra forma estás frito porque eles fazem-te a vida negra.
Ouvi dizer que são dos policias mais corruptos do mundo. Se quiseres alguma coisa deles tens de pagar, senão nem se mexem.
 

PMRR

New Member
hehehe um branco a pedalar na sua € bike € no meio de luanda. lol

Só para teres noção algumas empresas portuguesas e outras europeias não autorizam saídas a pé aos seus trabalhadores. Só de carro e com motorista angolano!
 
C

colipo

Guest
Só para baralhar...
Eu estou lá e ando de btt, até agora nunca houve problemas. Na cidade já tentei mas o ar é um pouco pesado devido à poluição, quanto ao transito é como é: caótico, divertido e perigoso.
Existe também um grupo mais ou menos organizado de Americanos que também anda por lá, portanto já somos dois grupos a andar.
 

rmpcunha

Member
Viva,

Estive lá o ano passado durante 15 dias mas não andei de bicicleta (primeiro - não a tinha, segundo - foram 15 dias a trabalhar e mal tinha tempo para respirar que fará pedalar ;)) mas honestamente não sei se me aventurava...

No entanto, conheci 1 português que faz lá a sua vida e disse-me que costumava pedalar com um grupo e que nunca tiveram problemas. A única recomendação que me deixou foi que se o pretendesse fazer que nunca o fizesse sozinho (recomendação essa que é também válida para outras situações que não a de andar de bicicleta).

Se sempre fores para lá, ambienta-te, conhece pessoas que o façam e logo decides se tens "estomâgo" para o fazer.

Cumprimentos
 

rmpcunha

Member
adição (uma vez que não é possível a edição :)):

Algo que eu nunca faria seria andar em Luanda de bicicleta nas horas de ponta (que basicamente vai desde manhã muito cedo até, pelo menos, ao inicio da noite), fora das horas de ponta, dependendo do trajecto e da companhia penso que não é descabido de todo.

Cumprimentos
 

pedrohelder

New Member
Boas...

Em Luanda poderás andar sempre ao domingo de manhã, bem cedo... e com algum cuidado!!

Se estiveres fora de Luanda, nas províncias, poderás praticar BTT...mas SEMPRE em estradas existentes, por causa das minas...
 

Quadrado

New Member
Eu estive 5 anos em Cabinda e garanto que lá não tens problemas nenhum em andar de bike,minas?enquanto la tive não ouvi nenhum problema com isso,actualmente Angola tem muitas brigadas anti-minas.
Agora se for mesmo em Luanda esquece,fica em casa.
 

pedrohelder

New Member
Há muitas zonas de Angola onde não existem nem nunca existiram minas, mas acreditem que ainda há muitas zonas "Minadas"... e mesmo depois de serem desminadas, podem não sê-lo completamente!!! E, os azares acontecem!!!
Nunca facilitando...
 

Pauloruy

New Member
Boas,
Perigoso deve ser, mas deve ser fantastico entrar nas matas de Angola para fazer Btt, pois deve haver locais lindissimos......
 

Barão Vermelho

New Member
Talvez a melhor opção seja mesmo adquirires uma bike que seja comum por lá para não levantares muita curiosidade acerca da tua pessoa. Parece que por lá se usa muito esta marca:

imagesca420e0n.jpg
 

carlosrleite

New Member
Boa tarde Pessoal do pedal, sou Bttista da zona de Aveiro, estou actualmente a viver em Luanda à cerca de 3 meses. Confesso que numa fase inicial, foi um choque para mim, a falta de civismo em vários niveis. Mas depois de começar a entra na cultura, não temos problema, costuma-se dizer que 1º estranha-se e depois entranha-se, muitas vezes é a nossa forma de reagir que dita a reacção contrária. É certo que existe uma falta total de regras de trânsito, a policia na sua maioria, não controla e se fores mandado parar, é bom que tenhas a "gasosa" preparada. Uma Sra. local de cá, costuma dizer-me que o que está a faltar, é a geração dos 50, aquela que transmite os valores morais e étnicos, mas, posso dizer que nem tudo é assim tão "mau".
O bichinho do pedal não desapareceu e para minha surpresa, na semana passada (domingo) vi um grupo com cerca de 30 btttistas a pedalarem na periferia de Luanda, não os consegui contactar. Mas gostava que se de alguma forma, alguém me pudesse arranjar um contacto de um destes companheiros, era ouro sobre azul. Reparei que o colega "Colipo" deve conhecer os grupos existentes por cá, quero ser mais um a pedalar por Luanda. Um Abraço e um Bem Haja para todos. Pessoal a Maratona de Aveiro este ano é em Julho, vale a pena... O meu email é: carlosrleite@hotmail.com
 

Fourmag

Member
Boas,

Tenho um grande amigo a trabalhar em Luanda e na sua segunda viagem logo após a saída do aeroporto ele e os companheiros de trabalho foram assaltados. Roubaram lhe tudo que eles levavam desde roupas da marca, calçado e claro, dinheiro. Curioso é que os ladrões eram polícias fardados. Ainda tentaram fazer queixa mas a quem? Com polícias assim quem é que se pode sentir seguro?

Paulo Vides
 

Mach 4

New Member
E se andares de carro leva umas notinhas sempre de lado para a policia...senão de outra forma estás frito porque eles fazem-te a vida negra.
Ouvi dizer que são dos policias mais corruptos do mundo. Se quiseres alguma coisa deles tens de pagar, senão nem se mexem.

Já tinha dito isto lá atrás, mas nunca é de menos repetir.
Conheço gente que já passou por episódios completamente absurdos em Angola, porque no inicio ainda não tinham sido devidamente alertados para algumas situações.
Quando forem para qualquer país estrangeiro é super importante recolherem o máximo de informações sobre a cultura desse mesmo país, mas acima de tudo sobre os hábitos da localidade para onde vão.

Um exemplo :
Sabiam que a palavra "menina" ou "rapariga" no Brasil é o mesmo que chamar de p_ta a uma mulher?
No entanto "garota" já não tem mal nenhum.

Sabiam que no Japão e na Itália se fizerem determinados gestos com a mão/dedos (vulgares para nós aqui em Portugal) podem estar a provocar alguém sem saberem?

Deve ser muito chato levar uma bufarda na fuça de alguém ofendido e ficar a dizer - "Dasssee...mas o que é que eu fiz??"​
 
Top