Bragança

Eduardoo

New Member
Bom dia pessoal
Existe alguém que ande pelo monte pela zona de Bragança?:p
É que sou novo cá e ainda não conheço nada nem ninguém!:confused:






BTT MATOSINHOS
 

electricfrancis

New Member
Olá a todos.
Sou um BTTista do Porto que tem por hábito andar quase sempre sozinho...(sim, sei que há muitos grupos, mas os meus horários e disponibilidade são muito variáveis).
Este fim de semana - feriado de 1 de Dezembro de 2011 - vou passa-lo a Bragança e estou a pensar em levar a minha bike e dar umas voltas por esses montes.
Há alguém por esses lados que alinhe numas voltinhas?
TKS
 

electricfrancis

New Member
Bem...como não houve respostas...deixo aqui a minha experiência.
Portanto, fui andar em 3 dias.

O primeiro dia Sexta feira aventurei-me sozinho.
Saí de Bragança em direcção ao aeródromo e entrei por um caminho que existia à direita, com o objectivo de passar por um cemitério, depois pela aldeia de vale de lamas, um ribeiro e depois com chegada a Gimonde, perto da ponte romana (caminho sugerido pelo tio da minha mulher).
Devo dizer que não passei pelo cemitério e acho que não cheguei à aldeia de vale de lamas, mas fiz um caminho espectacular iniciado com uma pista de terra batida com pedras à mistura, seguida de uma descida técnica com lama e uns saltos pelo meio e uma queda (sem gravidade, roda enterrada na lama e pimba chão...:p), até que chego ao tal ribeiro (não se era aquele sitio que me foi indicado), que me obrigou a descalçar as botas e passar apoiado numas pedras com a bike a servir de suporte. Felizmente correu tudo bem e não me molhei muito (o frio era algum mas suportável).
Depois iniciei uma boa subida que me permitiu ver Bragança nas minhas costas e uma série de montes à minha volta com muitas hipóteses de caminhos.
Deste alto vi uma descida que me parecia pequena. Ainda bem que não era porque foi o culminar da volta que me deixou bem disposto e a pedir mais. Perdido como estava cheguei a uma aldeia...aos primeiros sinais de seres humanos perguntei onde estava...."está em gimonde e a ponte romana é já ali"...fiquei triste por a volta já ter terminado e ter chegado ao destino...decidi face ao adiantar da hora rumar a Bragança por estrada....amanhã há mais.

2º dia Sábado...o tio da minha mulher decidiu acompanhar-me: objectivo Bragança-Guadramil pelo monte (30km) onde iriamos almoçar.
Bem se a volta do dia anterior tinha-me deixado bem disposto, então esta ainda foi melhor....com excepção de algumas paragens para o meu "tio" recuperar forças...
Começamos com alguma estrada Bragança-Gimonde....um frio de rachar que pensava que as minhas mãos não iriam aguentar as travagens.
Chegados a Gimonde iniciamos a volta por um estradão com uma pequena subida para aquecer até chegarmos ao caminho.
Aqui começou a aventura....subidas, descidas técnicas e descidas bem rápidas ora em campo aberto, ora em caminhos estreitos com o pinhal a servir de "parede"...sempre acompanhados por um amigo...um cãozito que alguém deixou abandonado....um caçador talvez....que nos seguiu praticamente o caminho todo....ficando para trás nas descidas e recuperando o caminho nas subidas. Fiquei com pena de não o ter trazido...não tenho condições para ter um cão...A dada altura numa das descidas (já perto do fim) o calção que levava fez com o meu selim descesse...parei para o compor qd me apercebo que o cão que nos acompanhava estava a ganir e a mancar numa perna. Resolvi deixar um bocadinho de comida...uma banana (já tinha partilhado com ele um pouco numa outra paragem) e água. Pensei que assim resistisse à parte final da volta.
O certo é que não vi mais o cão...a parte final da volta tinha umas descidas bem acentuadas, técnicas e com saltos pelo caminho...uma forma de terminar em glória a volta...deve ter ficado para trás...
Concluindo chegamos a tempo do almoço em familia, primeiro que as respectivas mulheres, mas com vontade de andar mais e a lamentar termos reduzido a volta porque pensamos que estavamos atrasados.
Um banho quente e um belo bacalhau na brasa com batata a murro....

3º dia Domingo
Desta vez ia outra vez sozinho...o tio da minha mulher ia para a caça.
Lá me aventurei, mas a volta foi pequena....estava nevoeiro e muito frio, cerca de 1 grau,...decidi tentar a ver se aquecia...mas após uns 4 Km decidi voltar para trás...estava cheio de frio e não havia maneira de aquecer...o certo é que quando cheguei a "casa" já estava quentinho..., mas decidi ficar por casa....ainda havia o caminho para fazer para o Porto e não convinha estar muito cansado...são cerca de 3 horas de carro e a estrada IP4 devido às obras está cheia de desvios e adivinhava o nevoeiro no marão...

Para a próxima há mais.
 

pofa

New Member
hó trengo , em bragança não há clubes de btt ?

bê quem organiza o montezinho 101, resolves logo

--
Paulo mat.
 

maiaForumBTT

New Member
Bom dia,

Vou passar a Páscoa a Bragança e vou levar comigo as duas companheiras de duas rodas...se houver alguém disposto a partilhar uns trilhos ou estrada, é só avisar!

Cumps,
Maia
 
Top