bike de estrada e performance no BTT

vascompsousa

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Estimados amigos: cada vez mais se ouve falar de betetistas que desejando melhorar a sua prestação nas inúmeras maratonas que por este país fora se realizam, acabam por comprar a sua menina de estrada. A questão é esta: será que um treino de bike de estrada, em estrada, obviamente, proporciona melhores performances do que por exemplo sair de quando em vez para a estrada com pneus (1.9-2.1) ou mesmo com pneus finos (1.0 para rodas 26") ?

Conhecem maratonistas que podendo não andar de bike de estrada conseguem bons resultados e demonstram invejável indurance ?

abraços

Vasco
 

Pupas

Member
Eu em tempo pensei em comprar uma, mas como custas muito dinheiro continuei com os 1.0 e vou muitas vezes para a estrada e na minha opinião esta é a melhor opção, mais barata e consegues ganhar uma boa forma, na mesma porque podes rolar bastante, logo ganhas uma boa resistência e ainda tens a vantagem de não te desabituares da tua bike.
 

fg

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Isto em matéria de treino, não há receitas!
Na minha opinião o treino em estrada, em bicicleta "de estrada", tem a vantagem de permitir desmultiplicações que não tens numa bike de BTT, de ter menos atrito pois os pneus são mais finos e "normalmente" teres menos peso.
Em bicicleta de BTT com pneus finos, tens a vantagem técnica, como diz o Pupas, de não te "desabituares" da tua montada habitual....
Quanto aos resultados - isso tem mais a ver com a qualidade do treino, do que com o material utilizado.Grande parte dos betetistas de competição treinam mais em estrada, porque é mais fácil o controlo na aplicação das cargas, mas também há quem treine muito pouco em estrada e obtenha igualmente bons resultados. Um exemplo ? A melhor betetista mundial, Gunn-Rita Dahle, treina praticamente só BTT e é o que se vê.....
Não há receitas, não.... :wink:
 

Marreiros

Active Member
Ajuda bastante treinares na estrada. Para além de conseguires realizar um treino mais preciso em termos de intensidade poupas no material...
Também é muito importante treinares com a bicicleta que fazes as maratonas pelas razão já referidas anteriormente. O Prof. José Luiz Algarra também refere que esse é um aspecto importante no treino de um atleta.

FG vais desculpar-me, mas não acredito que a norueguesa campeã do mundo treine assim tão pouco em estrada...Isso é o que ela diz. O segredo é a alma do negócio, já dizia o ditado.
 

fg

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É verdade que a quase totalidade dos betetistas treinam praticamente só em estrada,pelas razões mencionadas. Mas já li em duas entrevistas diferentes e espaçadas no tempo, que a Gunn-Rita não o faz. Não vejo razões para ela estar a endrominar o pessoal.....
Lembro-me de também ter lido uma vez um estudo que foi feito por uma revista francesa(?), em que inquiriam os atletas do top mundial do BTT sobre os métodos de treino que utilizavam, e se bem que a esmagadora maioria treinasse quase totalmente em estrada ( normalmente apenas um treino técnico de BTT por semana) havia alguns craques - poucos - que treinavam quase tudo fora de estrada. A ideia que pretendi passar é a de que há muitas maneiras de chegar à obtenção de bons resultados. Há diferentes modos de treinar; o que interessa, na prática, são as performances alcançadas.
Um bocado off-topic (ou talvez não) passa-se mais ou menos o mesmo com o "nosso" famoso José Mourinho que utiliza métodos de treino muito pouco "ortodoxos" mas com resultados indiscutíveis.
Normalmente os treinos do Chelsea são, durante práticamente toda a época, curtos (1h30m) e sempre com intensidades elevadas, o que está bastante longe do que é habitual no futebol....mas o homem ganha ! Logo : está a treinar bem!
 

lua

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fg said:
Mas já li em duas entrevistas diferentes e espaçadas no tempo, que a Gunn-Rita não o faz. Não vejo razões para ela estar a endrominar o pessoal.....

Palavras de Gunn Rita Dahle nem há um mês atrás:

A quite different challenge for me these days is to find a road-racing team which I can join so I can take part in some road-races through this season. These races have been a regular part of my set up for the last years, and we look upon them as an important part of the total results. New UCI rules make it a bit more complicated for me to represent a certain professional mountain bike team, at the same time as representing a completely different team when racing on road. We hope this problem will be solved in the course of the next two weeks so we can lay the final touch on the plans for the season.

:wink:
 

BExpert

New Member
vascompsousa como já aki foi dito o principal é modo como se treina, na minha opinião o treino de estrada é mto importante para se treinar dentro de determinados limites sem grandes oscilações de FC mas para obteres um boa capacidade aeróbica alem de estrada podes sempre correr a pé :wink: eu treino estrada na minha BTT com uns slick´s 1.0 para fazer boas médias e vou fanzendo corridas a pé, isso tem-me dado alguma capacidade fisica. No ano passado fix uns meses numa bike de estrada empestada e não tem nd a ver (em termos de ritmo!). Entretanto tou a juntar uns aéreos pa comprar uma parceira de estrada não so para treinar, mas tb pk alem do BTT eu gosto de ciclismo de estrada :wink:
 
A

americo

Guest
Boas

A questão do treino em estrada versus melhores resultados é discutivel e pode ser uma falsa questão.

Treinar em estrada, pode significar treino mais longo e menos puxado onde as cargas de esforço são muito mais doseadas e possivelmente aligeiradas. Rodar em bom piso com poucos desniveis (ou mais suaves) é uma forma, por exemplo, de inverno com os trilhos quase impraticáveis não abrandar a preparação e não colocar um esforço maior nos musculos com a agravante de poderem acontecer lesões. A estrada é um complemento ao treino e não um treino em si, tal como os rolos ou outros desportos como um bom jogging ou umas boas braçadas (natação) para fortalecer os ombros e braços.
Treinar exclusivamente em trilhos (leia-se terra) é uma forma mais dura e para mim mais completa de atingir uma melhor forma fisica no Btt. Se eu ando 4 horas em estrada mesmo a puxar, o equivalente em terra no meu entender é muito mais completo porque além de treinarmos o endurance fisico conseguimos treinar e apurar a destreza nos singles e nos pisos dificeis. A nossa agilidade e concentração em terrenos duros leva-nos a atingir uma melhor preparação para provas mais exigentes.
Colocar kms nas pernas sem grandes preocupações, de inverno, por vezes torna-se muito mais fácil em estrada com ou sem bicicleta apropriada para esse piso. Para mim andar na estrada, e como não faço competição, só se for para passear ou ir buscar algo, para treinar ou para me divertir claro que não abdico da minha volta por buracos, lama, pó, pedras e algumas filhas da mãe de raizes bastante inoportunas. A minha atenção, destreza mental e fisica são colocados muito mais á prova e acabo, se quiser, por fazer um trabalho aerobico longo caso haja tempo para isso.
Por vezes vejo muita gente no Monsanto a utilizar a estrada com bicicletas Btt e fico sempre na dúvida se com trilhos tão bons por perto a opção será a mais correcta...
Mas que é um complemento válido ao treino nos trilhos claro que é!

Um abraço

Américo Ribeiro
 

fg

New Member
americo said:
Para mim andar na estrada, e como não faço competição, só se for para passear ou ir buscar algo, para treinar ou para me divertir claro que não abdico da minha volta por buracos, lama, pó, pedras e algumas filhas da mãe de raizes bastante inoportunas.

Essa é que é a questão, amigo Américo.
Há que distinguir claramente os objectivos de cada um. O que tu fazes ( e eu também, e a maior parte do pessoal que frequenta aqui o forum) é BTT de lazer. Não é treino para competição.
São duas coisas aparentemente parecidas, mas totalmente diferentes.

Quem treina "a sério" procura obter resultados em provas durante uma ou mais épocas. Deve, portanto, utilizar não os métodos mais agradáveis, mas sim os mais EFICAZES. Tem que programar a sua época, planificar, gerir a "dinâmica das cargas" de treino, correlacionando as diversas variáveis ao nível de intensidade, volume, repouso, alimentação, etc. O que não é fácil, por isso (entre outras coisas) é que uns ganham e outros perdem....
Como já tentei dizer atrás, não há só uma maneira de lá chegar, há muitas....

A maior parte dos competidores treina em estrada porque é muito mais fácil controlar os factores relacionados com os momentos de esforço e repouso activo, a nível de intervalos , repetições, séries, etc. Isto porque o piso é mais "previsível" que nos trilhos.
Consegue-se, com o habitual auxílio de um cardio-frequencímetro (vulgo pulsómetro), manter muito mais fácilmente os valores de frequência cardíaca dentro dos limites associados ao tipo de treino programado para esse dia num percurso em estrada, do que num que tenha pedras, raízes, lama , areia, e outras irregularidades de que tanto gostamos....

Mesmo assim, há quem treine ( para competição BTT) pouco em estrada - são opções. Como há quem utilize mais ou menos rolo, quem nade e quem não nade, quem corra e quem não corra, quem faça pista ou não, quem participe em provas de estrada ou não. Há até quem faça treino de motocross e trial, quem faça ski e ski de fundo, montanhismo, etc......
Quem treina melhor ? O primeiro a passar a(s) linha(s) de meta.É a dura realidade da competição.

Nós, os comuns betetistas domingueiros, procuramos evidentemente melhorar também as nossas performances, mas estamos mais ocupados com o divertimento. E ainda bem, pelo menos no que me diz respeito. :wink:
 
A

americo

Guest
Boas

Sim fg, treinar em estrada dentro de um programa pré definido claro que se integra melhor no que o atleta pretende atingir. A questão é se é mesmo essencial fazer estrada para obter melhores resultados. E como tu bem dizes, na estrada controla-se muito melhor certos parametros fisicos do treino.
É uma questão de método de treino onde todas as variantes são levadas em atenção.

Um abraço

Américo Ribeiro
 

gc

Member
Ola doentes do pedal!!! 8)
Quanto ao treino de estrada tenho algumas coisas a dizer, o pessoal que diz que durante o inverno faz estrada porque os trilhos ficam impraticaveis, tenham tento na lingua pois ja pensaram bem no que estão a dizer :evil:... aquela lama nos dentes, poças que mais se assemelham a lagos, estradas que se transformam em rios, para se consegui progredir 100m nessecitas de um esforço par normalmente percorreres 500m, ja reparam que quando tudo isso se vence surgem um sorriso nos labios que mais parece-mos crianças :D, o chamado espirito bttistico :p... mas vamos ao que interessa.
Os treinos ou voltas em btt são basicamente compostos por picos de esforço, normalmente alcansados a subir, e seguidos de baixas fc a descer, o que se passa quando se anda em estrada é que o esforço é mais linear, a cadencia de pedalada mais constante e linear com um ritmo mais elevado o que vai produzir um efeito muito diferente a nivel de endurance.
Experimentem a fazer durante a semana dois ou tres dias de estrada a rolar em NI(nivel 1 de fc)com uma boa rotação de pernas e no final destas um dia em que iniciam a volta em NI depois passam para NII mas metada do tempo que estiveram em NI e depois metade do tempo de NII em NII, depois em sentido inverso, EX: 20m NI+10NII+5NII+10NII+20NI, uma ou duas series.Nos dias seguintes NI com algums sprints de 15 a 20s pelo meio, e quando chegarem ao fds e forem para o mato notem a diferença, ha e comparem o cansaço e a que niveis se situa(pernas, torax...) com um dia de btt, mas não esperem um milagre logo no inicio... 8)
Isto vau aumentar o vosso endurance, cadencia e resistencia a rolar...
Devo dizer que a estrada é um excelente complemento para o btt, mas a meneira como se anda influencia o resultados, andar quilometros desmedidos pode ser menos eficaz do que menos e bem planeados... MAS NUNCA SE ESQUEÇAM QUE O MAIS IMPORTANTE É PEDALA COM UM SORRISO E CHEGAR AO FIM DA VOLTA FELIZ, caso não aconteça alguma coisa fez desaparecer o "bicho" que fez pegar na bike comecar a pedalar so por pedalar e diversão, cairmos esfarrapar-mos a roupa toda e tb a pele mas seguimos em frente e ,isso sim, faz milagres a subir descer ou rolar. :wink:
Abraço a todos e curtam muito em cima das nossas paixões, vá não sejam preverços...
Saudações bttetisticas

PS: ja me esquecia, os tesos como eu usam pneus 1.0 que são quase a mesma coisa que uma bike de estrada.
 
S

sérgio parra

Guest
Boas :p

Mais de 90% do meu treino semanal é feito em estrada com pneus 2,25 - montados numa bike "rasca" que pesa mais três Kg :shock: do que a que utilizo para a competição - e a velocidade média de treino (em percursos entre os 50 e os 70 km) é sempre superior aos 27,5 km/h. Amigos meus acham uma certa piada, pois andar com esses pneus em asfalto é coisa de "doidos". Eu continuo na minha e em nada me arrependo. A verdade é que este tipo de treino aliado a bastante trabalho de ginásio permitem-me obter resultados que esses meus colegas não consideravam possíveis. Enquanto que nos meus solitários treinos em estrada consigo manter uma FC média sempre superior aos 75%, quando ando com esses "malandros" na mata, raramente passo uma FC média de 65% (à excepção de alguns picos). Eu apenas vou para a "mata" para ganhar técnica e fazer algumas séries, sobretudo rampas.

Boas pedaladas!! :wink:

Greg
 

Campeão_1978

New Member
Oi caros amigos,

estrada e btt são dois desportos diferentes... utilizar os dois como meio de quebrar a rotina e variar um pouco, excelente... mas atenção se pretende rendimento, assumam-nos como desportos diferentes... objectivos diferentes... especificidade diferente....
 

Joao Narciso

New Member
Boas BTT's

Por exemplo, conheço uma pessoa que começou a andar de "Pasteleira" sem mudanças no meio dos trilhos, subidas com areia solta de Pinhal etc. O que agora chamam de single speed, mas do tempo do meu avô. E isto a conselho do médico para recuperar um menisco.
Resultado, tomou-lhe o gosto e mais tarde comprou uma Mérida. À sua primeira ida para a serra da Arrábida com malta que já lá andava aos anos, viam-se aflitos para seguirem o andamento dele. Nem acreditavam que ele era novato. E isto graças a uma pasteleira do tempo do vovô em trilhos e areia solta do pinhal.

Boas Pedaladas
 

mario alpiarca

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Olá Pessoal...

Na minha experiência como Treinador de BTT - XCO não tenho qualquer dúvida que o Treino em Estrada trás uma mais valia ao treino e de preferência com pneus de 1" a 1"25 para se conseguir duas situações que são fundamentais para se atingir maiores níveis de velocidade de deslocamento - Menor atrito e menor superfície, pois a BTT fica mais baixa.

Eventualmente podemos pôr uma cassete com outro tipo de relações (mais pesada) exemplo de 26-12, no entanto à que ter cuidado para não diminuir os níveis de frequência de pedalada - Verificar níveis de FP.

Nunca gostei muito da ideia de ter uma bicicleta de estrada e outra de BTT, fundamentalmente devido à diferença de ângulos e medidas que podem existir entre as duas bicicletas, no entanto é possível conseguir bicicletas com ângulações e medidas quase idênticas. Que o quase pode fazer diferência em termos de rendimento - claro que sim.
Diferenças de 0,5 graus ou 0,5 cm fazem diferença, sen dúvida.

Quando se muda de bicicleta devemos também verificar o tamanho das manivelas, avanço e largura do guiador, pois também poderão existir diferenças entre os dois tipos de bicicleta.

Fazer treino de estrada permite realizar com maior qualidade o gesto mais importante de andar de bicicleta - Pedalar - Esta técnica não natural exige uma aprendizagem cuidada, andar em todo terreno não permite apurar esta aprendizagem ao máximo devido à constante trepidação e constantes ajustamento corporais que temos de realizar e paragens constantes de pedalar.

Realizar treino na estrada permite também com maior facilidade controlar Volume, Intensidade, Densidade do treino, controlar treino contínuo mas suas variantes e intervalado (pausas completas ou incompletas e passivas ou activas).

Quando este gesto está bem definido e as provas se aproximam, os meus atletas realizam todos os treinos de qualidade (intensidade alta) em todo terreno e treinos de manutenção, descansos activos e recuperações em estrada.

Foi só para baralhar o pessoal.

Mais uma vez aquilo que li do FG está, obviamente na minha humildade opinião totalmente certo.

Um Abraço...

Mário Alpiarça
 

manuel_ramalho

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Eu tenho uma bike de estrada e outra de btt. :lol:
Ultimamente tenho andado praticamente só na de BTT, agora à poucos dias fui dar uma voltinha na de estrada até parecia que ja não sabia quase andar de bicicleta.
Não é que estranhei e de que maneira, mas mais a posição do guiador. :roll:
A minha opinião para quem quer andar realmente de btt a cem por cento não deve deixar a bike de btt, mudando-lhe simplesmente os pneus para estrada.
Eu quando comecei a treinar-me mais a sério ainda não tinha a de estrada, utilizava a de btt com pneus de estrada e deu-me grande resultado acreditem.
Acredito que a estrada da um pouco mais de endurance. :)
A todos um Feliz Natal OHOH OHOH OHOH
 
No mês de Janeiro, o Daniel Pacheco, um dos melhores ciclistas nacionais na variante TT, percorreu um total de 1.500 kms.
Desse total, 1.390 kms foram feitos em estrada e apenas 110 kms em terra.
Com números destes, alguém duvida da importância do treino de estrada.

Caso não fiquem convencidos, leiam os comentários do Prof. Mário Alpiarça acerca deste tema.

Boas pedaladas.
 

Myrage

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Duvido que o segredo seja estrada ou monte. Mais importante que o piso, é o facto de se somar Km nas pernas.

Abraço
MY
 
Ontem, na Mealhada, após a realização da 1ª Prova da Taça Nacional de Maratonas, conversei com um atleta dos Terríveis/Biciporto e, pelo mesmo foi-me dito que, no horário de Inverno, durante a semana, apenas tem disponibilidade para treinar no horário pós laboral, ou seja, de noite.
Resumindo e concluindo, de 2ª a 6ª feira, apenas faz estrada com a bicicleta de BTT, treinando nos trilhos, ou seja, na terra, aos domingos de manhã.
Não vou falar dos seus resultados desportivos, mas posso assegurar que já conseguiu excelentes classificações, citando a titulo de exemplo, a Maratona de Portalegre 2006.
Retenham esta ideia meus amigos, os grandes corredores de BTT fazem, quase na totalidade, a sua preparação em piso de estrada, treinando em terra para manutenção e aperfeiçoamento da técnica de condução nesse tipo de piso.

Pessoalmente, prefiro andar nos trilhos. Os motivos e razões desta minha opção são muitos e comuns a quase todos os betetistas, pelo que, tornava-se demasiado fastidioso enumerar aquilo que todos já sabem. No entanto, no período de Inverno, não tenho outra alternativa senão fazer centenas de kms em cima do asfalto.

Boas pedaladas.
 
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