"Bike" boys - seria possivel aqui?

Mach 4

New Member
Vem aí um filme que vai mostrar como é a vida de um estafeta em New York. Já vi o trailer e promete...

"Bike boy" é o termo utilizado para a pessoa que trabalha numa empresa de estafetas cujo trabalho consiste em recolher, transportar e entregar objectos num curto espaço de tempo. Daí o facto de utilizarem as bicicletas.
Cá, o que temos de mais parecido, são os estafetas que entragam as pizas. A maior diferença entre estes 2 tipos de estafetas é mesmo o factor poluente e o gasto de combustivél das motas relativamente á bicicletas.

[video=youtube_share;PuTI6PMmtg0]http://youtu.be/PuTI6PMmtg0[/video]

Já não é de agora, mas parece que a "coisa" se está a espalhar. Eu pelo menos aqui no Porto vejo todos os dias, e cada vez mais, pessoal a se deslocar de bicicleta, de todas as idades e de ambos os sexos. Os filhos dos meus patrões por ex. vão muitas vezes para a faculdade de btt (daquelas do continente por causa dos furtos...).

E por cá, sabem se já existe alguma firma que contrate pessoal para fazer este tipo de entregas?
Pergunto pois numa altura destas e com tanto desemprego neste país para muita gente deste fórum poderia existir uma saída, uma forma de ganhar algum dinheiro extra, nem que fosse em part-time. Eu não me importava de o fazer mas sinceramente não sei até que ponto é que a mentalidade do condutor português se iria comportar relativamente a estes novos profissionais da estrada.

As minhas perguntas são :

- Será que as cidades portuguesas estariam receptivas a este tipo de estafetas?
- Será que o prazer de pedalar compensa o risco que se pode correr a fazer este tipo de serviço?
- Alguma vez veremos em Portugal um "Bike boy"?

Boas pedaladas a todos.
 

Spaceboy

Member
Acho que a primeira questão sobre esta aplicação em Portugal é o facto de, por exemplo, Lisboa não ser uma cidade nada plana, o que dificulta este tipo de actividade.
Ao contrário dos USA em que as cidades são, regra geral, autênticas planícies.
 

Mach 4

New Member
Spaceboy,

Então o Porto, de plano tem muito pouco ou quase nada, mas se existe pessoal a pedalar e a subir "paredes" no monte de graça...

O fime que vai estrear em breve é este :

[video=youtube_share;UAmFeW-kaKc]http://youtu.be/UAmFeW-kaKc[/video]
 
Last edited:

Mach 4

New Member
Stumpjumper,

Obrigado pela info.
Ao que parece esta actividade já existiu á muitos anos atrás e a "Camisola Amarela" ressuscitou a iniciativa.
Para quem começou com 2 estafetas e agora já vão em 15 acho que é muito positivo. Mas ainda se começarem a abrir filiais como estão a pensar, a começar aqui no Porto.

Existem muitas ciclovias que poderiam servir este tipo de serviços.
 

TLouro

Member
Boas,

Na minha opinião, a entrega através de bicicleta nunca pode concorrer diretamente com um estafeta de motorizada, pois este será sempre muito mais rápido e, consequentemente, mais barato, dado que o que se poupa em mão-de-obra compensa o sobrecusto do equipamento.

Contudo, as empresas de entregas por bicicleta diferenciam-se pela originalidade do serviço, pela consciência ambiental e pela imagem de "respeito pelo ambiente" que ajudam a conferir às empresas suas clientes.

Por outro lado, parece-me que a aplicação das e-bikes neste contexto é especialmente interessante pelo seguinte:

1- dado o funcionamento das e-bikes, é possível armazenar energia nas descidas para aproveitá-la nas subidas, amenizando o esforço ao longo de um percurso acidentado, tão característico das nossas cidades

2- diminui o tempo de duração das viagens

3- a utilização intensiva da bike contribui para acelerar a amortização do investimento numa e-bike.

Fica a ideia...

Cumps
 

oliana

Active Member
O problema na realidade são as condições e segurança oferecida a quem quer utilizar a bicicleta como meio de transporte. Os veiculos a motor são reis e senhores da estrada, mas na cidade deviam ter mais restrições no que respeita a prioridades. Isso só é possivel com a criação de mais ciclovias. E acima de tudo respeitadas tambem pelos peões. As vias coloridas têm uma atração especial nos transeuntes.
 

Mach 4

New Member
Tlouro,

Apesar do preço excessivo das e-bikes acho que essa poderia ser uma excelente idéia, com pernas para andar.
Mas acho que ainda deve existir alguma resistência, principalmente dos amantes das motorizadas.
Alguém sabe quanto se ganhará numa empresa destas?
 

AFP70

Active Member
Boa noite Companheiros (as),

Neste momento resido em Lausanne (Terras Helvéticas) e na cidade existe uma empresa de “Bike Boys” chamada Vélocité (www.velocite.ch ) que utiliza biclas normais, elétricas e umas ainda com caixas chamadas “cargo bikes” que podem transportar até 80 kgs. Mais infos sobre os modelos em http://velocite.ch/fr/page35.html .

Lausanne (cidade) têm um desnível de perto de 300 mts entre a zona junto ao lago (Ouchy) e a parte mais elevada (ainda perímetro da cidade).

Esta empresa efetua entregas até 15 kms em redor da cidade e para além disso efetua entregas com este sistema em cidades do cantão de Vaud (Genéve, Yverdon-les-Bains, Montreux, Vevey, Neuchâtel, etc…). Nesses casos, o “biker” utiliza o comboio com destino à cidade pretendida e depois lá utiliza a sua bicla até ao destino final (cruzo-me com eles permanentemente nos comboios).

Em Lausanne realmente vê-se poucas motos a realizarem entregas de pizzas ou outros, normalmente vê-se mais carros tipo Smarts ou equiparados, claro que muitos são elétricos.

A título de curiosidade, todos os carteiros (PostFinance) rolam em scooters elétricos e alguns com atrelados.

Cumprimentos,
Alexandre Pereira

P.S: Um pequeno vídeo sobre um dos “bikers” da empresa: http://www.canal9.ch/television-val...sier-un-valaisan-au-championnat-du-monde.html
 

Mach 4

New Member
AFP70,

Antes de mais obrigado pelo teu post.
Realmente Portugal é um país pequeno, mas também já se serve destas iniciativas, embora numa escala muito mais pequena.
Adorei a reportagem do video, e já deu para perceber que este pessoal anda mesmo "a abrir" por ali fora...
Também já percebi que o que motiva muito deste pessoal é a adrenalina da velocidade.
De qualquer modo ainda gostava de saber quando é que se pode ganhar com esta actividade.
Não temos nenhum "bike boy" aqui no fórum?
 

abelha2

Active Member
Na revista B tambem já veio uma reportagem sobre o "camisola amarela"

T-louro, é evidente que não pretende concorrer em termos de rapidez.

A uns tempos falei com um vendedor da renault (veículos electricos) e apesar do preço não compensar nem a curto nem a longo prazo, ele disse que vendeu várias kangoo eléctricas, para empresas da área da eficiência energética, que se queriam destacar da concorrencia por usarem veículos "zero emissões".
 
Last edited:

AFP70

Active Member
Bom dia Mach 4,

Após algumas pesquisas na Net, remeto alguns resultados, a saber:

Em França, artigo de jornal de 2008 em http://www.ouest-france.fr/actu/soc...lo-defient-les-scooters-_3636-708929_actu.Htm
Resumo: 80 a 120 kms por dia para 1.250 EUR salário líquido + prémios.

Em França, artigo de jornal de 2011 em http://www.rue89.com/rue89-sport/20...utant-que-des-cyclistes-professionnels-227902
Resumo: salário de 1600 a 1700 Eur líquidos.

Na empresa Vélocité (Suiça) no seguinte tópico “Travailler chez nous” em http://velocite.ch/fr/page49.html
Resumo: obrigado por contrato a trabalhar no mínimo 6 meses, ter mais de 18 anos, ter um passe dos comboios, fazer 50 a 80 kms por dia, experiência antes de contratação de 2 dias (ver se o candidato tem as capacidades requeridas), salário não especificado.

Na Suiça, lista de empresas a contactar (artigo indica o que se aufere e condições de trabalho) em http://rouelibre.org/2008/06/29/money-money-money-its-so-funny-up-dated
Resumo: salários variam entre os 2300 e 4800 CHF Brutos + outras ajudas (manutenção de biclas, prémios, etc…)

Espero que a informação postada responda às dúvidas de quem pretender montar um negócio nessa área ou mesmo para quem pretender candidatar-se a um emprego numa das empresas listadas. Como será fácil verificar os salários base mais interessantes encontram-se nas Terras Helvéticas, mas há outros fatores a ter em linha de conta (alto nível de vida).

Cumprimentos,
Alexandre Pereira
 

Mach 4

New Member
Mais uma vez o meu muito obrigado pelo teu contributo amigo neste assunto.
Eu sigo e admiro muito as tuas crónicas por esses lados e acredita que TU vives mesmo a aventura que é o btt. Noutra terra, no mesmo tempo, mas sempre a curtir pedalando...e ISSO amigo É o que realmente importa.
OBRIGADO!!!
 

AFP70

Active Member
Bom dia Mach 4,

Não tem que agradecer, faz parte da minha filosofia de vida.
Obrigado por seguir as “Crónicas de um Bravo do Pelotão por Terras Helvéticas”, é sempre bom saber quem nos segue.
“Inxalá” estarei no Domingo na 2ª Maratona do Gerês.
Se o avião não cair entretanto, até lá, eheheh…

Cumprimentos,
Alexandre Pereira

P.S: “Inxalá” quer dizer “se Deus quiser”.
 

alfavicius

New Member
Falava-se de condicoes e segurança nas cidades portuguesas, para este tipo de ramo...
Eles fazem isto em Nova Iorque, a cidade mais confusa, violenta, inconsciente, movimentada, DO MUNDO...
E lá andam eles a fazer entregas...
Eles são é inovadores pra car...
 

Mach 4

New Member
Sim, é verdade que são muito inovadores, mas os EUA é o país com mais contradições que se pode encontrar á face da terra. A beleza dos EUA é que tem de TUDO...tudo de bom e tudo de mau também.
Por exemplo, por um lado tem a excelente idéia de formar empresas destas ("Bike Boys") onde de bike se pode ir a todo o lado, rápidamente e sem poluir o ambiente. Passam por locais que nem as motas podem, basta levantarem as bikes leves á mão...e siga a subir escadas.

Por outro lado temos uma cidade com milhares e milhares de táxis que todos os dias percorrem centenas de kms no interior desta metrópole, a infestar o ar com monóxido de carbono. Uns carros eléctricos, podiam fazer o mesmo sem poluir nada, mas são ainda muito caros, assim como a sua manutenção, e muitas empresas de táxis não iriam aceitar preços fora da tabela para pagar estes custos extra. Se o mayor de NY tivesse o apoio e o financiamento de grandes empresas acredito qua até seja uma idéia a vingar no futuro.

Vejam o que aconteceu neta última expo-auto no salão de Paris - as maiores novidades foram os carros eléctricos o que demonstra uma tendência cada vez mais crescente deste mercado virado para a ecologia e para a poupança. Mas nunca se esqueçam que para haver mercado para este tipo de energias limpas tem de haver também procura, e é isso que os representantes das grandes marcas tem vindo a observar nos seus potenciais clientes de á uns anos a esta parte. Acredito que as cidades do futuro vão ser cada vez mais viradas para a auto-sustentação através da reciclagem de energias renóváveis e 100% ecológicas.

Se calhar estes "Bike Boys" são um dos primeiros passos para isso.
 
Last edited:
Top