Bike antiga - Vale apena fazer um upgrade à transmissão?

colemauro

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Boas,
Tenho uma já velhinha Cannondale Prophet. É uma bike que no seu tempo era muito boa, mas obviamente agora está completamente ultrapassada.
É pesada (+-12.5kg) e tem componentes datados, excepto na transmissão.

Levou ano passado desviador frente nova, pedaleira frente nova (XT para 10V), corrente e cassete 9v nova. O desviador traseiro (SRAM X9), é o unico componente a precisar substituição.
A descer a corrente salta imenso, presumo eu por folga do desviador.

Minha duvida é, compro outro X9 (presumo eu que de caixa longa) de 9v, ou invisto num desviador 10v (obrigando-me a trocar também de cassete e manipulos)? Desde que meti à frente pedaleiro de 10v, ela ficou-me um pouco curta, fora isso tudo normal.

Nota: Não planeio passar para 29 proximamente.

Abc
 

DriveMe

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Boas.

Continuo a achar a Cannondale Prophet uma boa opção (sobretudo as MX).
E os 12,5kgs não são exagerados para esse modelo, dependendo da montagem.

Se a bicicleta ainda te satisfaz nas voltas, troca o desviador por um de 9v e siga. Não penso que uma 10ª velocidade faça maravilhas, isto se não te fizer falta uma relação maior ou menor do que a tens.
A corrente saltar pode ser do desviador, mas também outros factores.
 

Nozes

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A tua Prophet é uma das melhores bikes que a Cannondale fez e está longe de estar ultrapassada.
A geometria e o funcionamento da suspensão não se fica atrás de muitas das opções actuais,e é (na minha opinião e de muitos outros) uma bike muito bonita.

Não sei quanto queres gastar,nem a utilização que dás à bike,mas na minha opinião o quadro merece todos os investimentos que lhe queiras fazer.
Quando dizes que quando colocaste o pedaleiro novo ela ficou "curta",o que queres dizer?

Aqui está o que eu faria se fosse minha,para a actualizar e fazer mais polivalente: Transmissão 1x10 (ou 2x10 se fazes terreno muito rolante),pneus no mínimo 2.2 leves (tubeless,claro),guiador 720mm,avanço 60 ou 70mm.
Outro upgrade seria um espigão telescópico,mas como sabemos não são baratos,e nem toda a gente necessita o suficiente para fazer render o investimento.

Estas alterações colocam a Prophet mais actual e polivalente sem desvirtuar a sua essência e sem perder rendimento em qualquer terreno.

Boas pedaladas!
 

colemauro

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Antes de mais, obrigado pelas respostas.

Em 1º lugar eu gosto muito da bike, mesmo já sendo cota. Foi uma revolução na altura que saiu
Em 2º lugar se fosse a vender iria receber pouco, pelo que mais vale manter a meu ver
Em 3º lugar como upgrads se pudesse escolher seria rodas mais leves, travões melhores, tirar algum peso no selim, espigão, volante e avanço. Mas lá está, até que ponto vale a pena tendo em conta a idade da menina?
Não me importo de ir melhorando a menina, mas tem sempre que ser negócios irrecusáveis.
Em 4º lugar enganei-me no peso, são 13.5kgs :)
Em 5º lugar minha utilização não é intensiva, participo em algumas provas, sem nunca pensar em nada mais a sério.
Em 6º lugar arranjar avanços para ali não é fácil (isto sem pagar a sério), mas creio que de nada vale trocar ai se não fizer um bikefit (que só fiz na de estrada).
Em 7º lugar quando digo que ficou mais curta, é a nível de desmultiplicação (espero não dizer asneiras). Se apanhar uma reta ou descida, mais facilmente começo a pedalar em seco.
Em 8º lugar (xiça.. inicialmente só ia escrever duas/três cenas :D ) como já disse, mudei a transmissão toda ano passado, falta mesmo só o desviador traseiro.

A bike está assim
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Entretanto pensei melhor, e vou limitar-me por trocar o desviador e se possível trocar as pinças. Li algures que os Shimano XT M782 já são bem bons. Falta ver onde apanhar o negócio.
Quanto ao desviador, estava a pensar num de caixa longa e ao mesmo tempo em retirar o prato mais pequeno há frente (ficando com 2 na mesma). É possível/recomendável?

Abc
 

DriveMe

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Boas.

Podes tirar o prato pequeno, mas vais poupar apenas uns gramas.

Que relação tens na transmissão? Se esgotas em reta e descida, então não é má ideia pensar numa transmissão com uma relação mais adequada (se achares que vale a pena).
Esse avanço deve ser de de 1.5''. Na altura das promoções consegues bons preços, mas normalmente são carotes.

Quanto a upgrades, é um questão de fazer as contas ao gastos e aos ganhos.
Em termos de peso, talvez consigas colocar abaixo dos 12kgs, mas vais gastar uma boa nota.
 

colemauro

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Não e qualquer avanço que serve aqui. Prefiro fazer um bikefit primeiro a ver o que preciso.
Está bike tem uma irmã gémea (foram compradas por dois irmãos) que chegou a pesar pouco mais de 12kgs.

Vou então ver o desviador e os travões. Esperar por um bom negócio.

Abc
 

Nozes

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Ponho as minhas sinceras dúvidas que o bikefit te diga algo que não sabes já,partindo do pressuposto que já andas nessa bike há bastante tempo.

Entretanto,para tirar peso a melhor opção é começar pelas rodas e pneus. Depois esse selim parece uma valente ancora.
 

piranha

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Levei uma dessas a Tábua este ano, mesmo não sendo minha e não estar preparada ao meu gosto não decepcionou, foi curtir o caminho todo
Se o problema é o desviador e comprar um novo, isto se o problema é ele
Pois 10 ou 9 velocidade anda o mesmo, isto caso não se altere o 32 para 36
A questão do selim tem mais a ver com o cu que com o peso, quere-se um jeitosinho para não massacrar o dito
Não sei quais são as rodas mas primeiro passava-as a tubless com pneu mais leve e depois logo via

Vale sempre a pena manter a montada sem entrar em loucuras
 

colemauro

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Boas,

Já apliquei um kit tubless nas rodas, ajudou a baixar o peso para os 13.5 Kg atuais.
O selim veio com a bike, devo trocar proximamente.

É assim tenho um patrocinio da empresa de 200€ para gastar.
Tenho uma fininha de estrada (Orbea Orca em carbono para o pesado, está com cerca de 9 Kg) com pouco mais de um ano. Acho que não vale a pena investir.
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Além disso também corro, pelo que estou indeciso onde investir, mas neste momento estou mesmo virado para investir um pouco na prophet.

Creio que com 200€ consigo comprar o desviador e meter uns travões.

Pergunto-vos o seguinte:

a. Desviador. Tenho um X9 agora. Um X7 é suficiente ou o X9 é tão melhor que justifica mais.
b. Travões. Como disse falaram-me bem dos Shimano XT M785. são mesmo a melhor opção dentro do que custam?
c. Onde comprar. Sei que existe n oferta por ai. Por acaso sabem de algum sítio onde neste momento não aja ninguém com preços melhores?

Abc
 

SeteGu

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Quanto ao peso... que curso tem a suspensão/quadro? 140mm? Se pesar 12,5 kg é muito bom e 13,5 é ainda bastante razoável. Não sendo uma bicicleta de XC (penso eu) é normal que pese um pouco mais.

Essa bicicleta tem um ótimo aspeto e também acho boa ideia investir nela. Se vinha com X9 eu provavelmente tentava manter o X9. Não faz muito sentido fazer um "downgrade", digo eu...

E já agora... não consegues desenrascar outro desviador só para perceber se o problema vem mesmo daí? Também já me aconteceu comprar uma cassete com defeito...
Muitas vezes com roldanas gastas e e mola frouxa é normal que, por vezes, acabe por mudar de mudanças sozinho ou salte... Mas isso com sorte (no caso da mola) talvez se arranje à parte. O dropout ou o desviador estão empenados ou têm folga?
 

Churchill

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Se os shifter são X7 eu ficava-me pela mesma classe em termos de desviador traseiro, a menos que estejas a pensar substituir os shifters para X9.

Só te vale apena teres um desviador tão bom quanto forem os shifters se é que me faço entender
 

colemauro

New Member
Boa questão,

Próxima semana vou deixar a menina na loja, para ter a certeza que é do desviador.
De resto, estou a procurar pela net melhor negócio para os travões Shimano XT M785. Para já arranjo a 134€ o kit completo.

Abc a todos
 
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