Biciletas FS para levezinhos

pauloeste

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Bem até fiquei sem folego com tamanha erudição vocabular RSRSRSRSRSRS

Não sei se o curso das novas oportunidades tirado em regime nocturno almejará tamanho desiderato... o de esmiuçar os aludidos vocábulos XD.

Voltando ao tópico: pessoalmente penso que todos têm razão. Não há conceito perfeito ambas são boas... mas não são perfeitas.
Pessoalmente já levo uns bons anos a andar de bicicleta: estrada e btt (FS e HT), já tive uma Beone em carbono com uma REBA 80mm, que foi a melhor rígida que me passou pelas mãos. De facto era muito rápida a subir... se as inclinações não fossem demasiado técnicas, porque neste caso uma boa Fs como a que tenho actualmente é superior :) A descer qualquer FS é superior a uma HT, claro está que o kit unhas não vem incluido e faz muita diferença. Em longas distâncias a FS também leva vantagem pela comodidade e se as bike não for demasiado pesada fará um tempo mais interessante que uma Ht (falo por experiência própria e em percursos muito variados incluindo estradões, descidas e subidas técnicas).

O tipo de FS também é importante (como é lógico), tive um C-DALE rush 4 carbono com uma Fox 120mm rlc e actualmente tenho uma Epic expert em alumínio com a SID 100 mm. São muito diferentes uma da outra, se a primeira era excelente a descer e para longas distâncias já a actual é um pouco inferior e descer mas muito melhor a subir, principalmente subidas técnicas (melhor mesmo que a HT... à pois é...).

Resumindo:
HT:
- Conceito mais simples e "limpo";
- Mais leve (para um mesmo equipamento);
- Manutenção mais simples e barata (pois não popssui amortecedor nem rolamentos no trem posterior);
- Muito mais BARATA que uma FS com igual equipamento;
- Melhor para subir inclinações menos técnicas;
- Pior para longos "raides" (o corpinho do rider sofre muito mais, principalmente a zona lombar).

FS (de XC/maratonas):
- Muito mais eficaz em descidas técnicas;
- Mais eficaz a rolar a alta velocidade sobre trilhos degradados;
- Em algumas subidas muito técnicas é mais eficaz que uma rígida;
- Maior comodidade para o ciclista;
- Mair controlo e confiança em trilhos irregulares;
- Pior a subir trilhos menos técnicos (devido ao mair peso do conjunto);
- Muito mais cara que uma HT com iguais periféricos;
- Manutenção mais complexa e dispendiosa;
- Maior possibilidade de avarias (no trém posterior devido à maior complexidade),
- Será sempre mais pesada que uma HT construida no mesmo material e com os mesmos periféricos.

Espero ter ajudado sem radicalismos.
Pessoalmente fui obrigado a voltar às FS devido a ter sido operado a duas hérnias discais....:) e não estou nada arrependido.
NÂO há conceito só com notas positivas. Antes de comprar devemos experimentar (não apenas com uma volta no parque de estacionamento).

P.S. Mais vale uma HT humilde mas com equipamento razoável que uma FS pesadona e mal equipada. Aconselho a FS se o orçamento for satisfatório para algo com o mínimo de qualidade.

Abraço.
 
Concordo plenamente com o Pauloeste.
Ele focou todos os pontos que devemos ter em conta ao mudar ou pensar comprar uma fs.
Tendo especial atenção para o ps final.
Passei agora para uma fs (epic marathon ) e noto melhorias a tudo inclusive a subir não sinto que fica em nada atrás a minha ht.
 

PenduluM

New Member
Essa discusão das FS vs HT, não vai a lado nenhum com opiniões pessoais, mas sim com factos. Para se seber qual os melhor para o quê dêm uma olhadela ao UCI World Cup, e em cada modalidade vejam que bikes são utilizadas. Quais as usadas em circuitos e pistas rapidas (HT) e quais as usadas em circuitos muito tecnicos e longas distancias FS.

A melhor a subir, é a mais leve e com mais rigidez (HT) nunca vi ninguem com FS numa prova de Uphill e muito menos nenhum ciclista de estrada a trocar por uma FS quando começam as contagens de montanha!

Ambas são melhores em determinados aspectos, mas nenhuma é melhor em tudo como se fez crer. Ha que por as bikes no seu lugar.
 
Boas,
Já estou a ver que devia estar calado pa certas pessoas não irem ao dicionario copiar "palavras caras" e as espetarem aqui, de modo a que pareça que tenha maior capacidade argumentativa... Não vou continuar a discussão pois acho que seria de mau tom para o criador do tópico (e de caminho chegam os moderadores e bloqueam-no e com razão).

Aos restantes companheiros FS e HT cada uma tem as suas qualidades e defeitos, o que uma tem de bom a outra tem de mau e vice-versa por isso optem consoante a vossa modalidade no BTT.

Cumps
 

elcook

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Realmente esta questão dá que falar.

Pauloeste, obrigado pela tua resposta. Focaste os pontos fortes e fracos de cada uma, e deixaste a mim a escolha que melhor se adequa a mim. Era realmente o que procurava ao escrever este tópico.

Obrigado também aos restantes membros que me responderam à questão.

Fico mais inclinado ainda para uma FS. A minha utilização é bastante polivalente, tanto faço 70 km em trilhos e estrada fáceis, como gosto de desbundar um bocado em descidas/subidas um pouco mais técnicas. acho que estarei bem servido com uma boa FS.

A questão é arranjar uma boa bicicleta, que se adeque à minha estatura. A Canyon nerve xc 6.0 parece me uma boa opção, não fosse o facto de eu não ter a certeza se eles vendem o quadro para o meu tamanho. Mas isso já são outras questões! ;)

Abraços
 

elcook

New Member
Eu também pensava o mesmo, mas utilizei o calculador de tamanho deles, e deu me o xs. O quadro xs existe, na 9.0w por exemplo, por isso não sei se posso adquirir a 6.0 com esse quadro. Já lhes perguntei mas ainda não me responderam.

Realmente faz me confusão, pensei que o quadro s seria o suficiente...
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

(...) Não vou continuar a discussão pois acho que seria de mau tom para o criador do tópico (e de caminho chegam os moderadores e bloqueam-no e com razão).

E assim será!

Não foi apagado nenhum comentário (se bem que se fossem não seria mal feito), mas qualquer comentário feito fora do tópico será eliminado sem nenhum aviso.

Por isso... :back2topic:


Penso que na 1ª resposta estava lá o que se pedia:

Os amortecedores/suspensões tem ajustes tanto para pessoas pesadas como para pessoas leves, basta ver a tabela de pressões correspondente ao peso especifico do amortecedor/suspensão em causa.

Claro que com um rider mais leve se usam menos pressão nas suspensões e amortecedores para que estes trabalhem melhor e de forma ajustada a terem menos peso em cima.
Mas uma FS trabalha tão bem com um rider mais pesado ou mais leve, é uma questão de afinação!

Quanto ao peso e rendimento nas subidas... é outra questão, já largamente discutida!
 
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