Boas a todos pessoal
Vamos lá avivar este tema...
!!
Já li grande parte dos comentários concordando e discordando de muitos deles. Claro que cada um tem a sua opinião mas no que toca á bicicleta elétrica, ou melhor, os kits para bicicletas se tornarem elétricas, devo dizer e frizar bem que vale mesmo a pena a nível de economia e até mesmo de treino. Vou mencionar o que me levou a optar por um kit e não por uma scooter como meio de transporte alternativo ao automóvel.
Primeiro terá que se ter em conta que sendo nós praticantes de btt já teremos uma ou mais bicicletas em que poderemos transformar as mesmas não sendo necessário investir numa específica e carissima. Poderemos sempre comprar uma usada mais barata só para servir de transporte. Sendo o kit um equipamento que se pode aplicar e retirar (e eu já fiz isso algumas vezes) poderemos utilizar a mesma bicicleta para dar uns passeios com os amigos no monte e de seguida trocar roda e montar bateria e levá-la para o trabalho (operação que se realiza em 5 min.) Concordo com a opinião que no monte bicicleta é sem kit, embora por vezes, ao vir do trabalho vou por um atalho pelo monte para curtir um pouco, mais uma vantagem que não se faz de scooter...
Outro ponto importante, que sendo uma bicicleta, não precisa de inspeções (brevemente nas motas), seguro, registo de propriedade, carta de condução, pagar portagens ou Scuts pra fugir do transito, manutenções dispendiosas, combustivel, etc, etc...
Permite-me manter sempre uma boa forma fisica uma vez que ando quase todos os dias e "puxo" para fazer exercicio. Por último, o preço em relação a uma scooter. O meu foi bem mais caro dado que tem uma bateria de lítio com composto LiFePO4 36V 10A/h que dá para 65Km sempre com assitência e num percurso com 850mts de acumulado. Tem também um display de grandes dimensões e com muita informação e um controlador para 350W 18A com motor que atinge os 32Km/h, em vazio, permitindo circular a essa velocidade numa pequena inclinação de 1 ou 2%. Tem outras aplicações já criadas por mim como por exemplo a abertura dos portões automáticos de casa, botão para desligar o sensor PAS, a aceleração faz-se por um botão em vez do acelerador e a iluminação que é automática.
Já se podem comprar bons kits com bateria de lítio por um preço a rondar os 500€ ou até menos, dependendo do display. O meu custou cerca de 750€ e já vai com quase 4000Km em 5 meses. No meu caso, que o carro é a gasóleo, o kit fica pago ao fim de 9000Km só com a poupança do combustivel pra não falar na manutenção do carro, pneus, etc. Os kits não têm manutenção, a mesma é só para a bicicleta em que o desgaste é mínimo pois há menos esforço da transmissão. O prato da frente é sempre no grande (44) e na cassete apenas uso os ultimos 3 carretos de uma 11-32. O motor é trifásico de indução e não usa escovas (brushless) tendo uma durabilidade média de 25000km e sendo possível substituir as peças de desgaste fazendo outros tantos. A bateria pode ser recarregada até 1500 vezes tendo uma durabilidade média de 3 anos.
Importante lembrar que faço 77Km para ir trabalhar (de Sta Maria da Feira para a Maia - 38,5Km) e chego lá tanto com média de 28Km/h se quiser ir sem esforço e sem suar ou com 32Km/h se for a praticar exercicio. Cheguei a fazer o trajecto antes de montar o kit e, para além de chegar bastante cansado ao trabalho, demorei mais 15 min. e todo suado com média de 24Km/h. Agora as subidas com 11% de inclinação são feitas a 18Km/h sem esforço ou a 22Km/h se for pra treinar. Demoro entre 1h10 a 1h18min a chegar. Escolhi o tipo de bateria com montgem na traseira para possibilitar o transporte a fim de não precisar carregar nada ás costas pois utilizo a bike pra todas as deslocações urbanas e até pra ir ás compras. É muito prática na cidade pois dá para ir á porta de onde queremos ir sem precisar pagar parques, sem gastos em transportes ou automóvel e de forma rápida pois não há transito que nos pare.
No meu ponto de vista é sem dúvida o melhor meio de deslocação, principalmente em cidade se não necessitar de mais lugares, juntando-se o útil ao agradável para quem também gosta de andar de bicicleta.
Uma recarga completa custa apenas 0,11€. Utilizei um aparelho que mede os custos de energia para verificar e em tarifa normal. Se for a bi-horária fica ainda mais barato. Por este valor estimo um gasto médio de 0,18€ aos 100Km. No meu caso é bem inferior pois carrego a bateria também no trabalho... :hehe:
A montagem de um kit é bem melhor que uma bicicleta já equipada pois, para além de ficar bastante mais barato, poderemos trocar de bicicleta e retirar o kit para montar na nova, é facil de fazer "upgrades" pois os componentes estão todos acessiveis e não trazem limitação de velocidade (25Km/h) como os modelos comercializados no mercado.
É certo que algumas marcas têm bikes elétricas magnificas mas, para o preço que pedem...:shock: comprava mesmo uma scooter... elétrica claro!!! :yeah:
Ficam as minhas opiniões do assunto. Espero ter desfeito dúvidas aos mais indecisos e se precisarem de alguma informação é só falar...
Seguem algumas fotos do meu "transporte" diário
Abraço a todos
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Aqui estava novo, só tinha 248Km. Botões multifunções que servem de acelerador (verde), desliga sensor PAS (vermelho) e o comutador aciona a abertura/fecho de 2 portões. Os 3 botões pretos são o comando do display.
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Motor preparado para disco de travão.
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Sensor de travão adaptado aos travões hidraulicos. Mais uma adaptação minha.
Caixa na bateria onde tem toda a cablagem e ligações bem como o controlador. A chave é para ligar a alimentação e trancar/destrancar a bateria para retirar.