Divide esses 890€ por 30000, dá 3€ por cada 100km, acrescenta 10 ou 15cents por carga (que dá para fazer 60 a 90Km).
Quando me refiro a manutenção zero, significa que não foi preciso mudar óleo de motor, filtro, velas, afinar válvulas, substituir peças caras de desgaste, etc.Apenas substitui pneus, uma pilha do selector de mudanças e fiz algumas lubrificações de corrente. Tenho uma Aprilia Pegaso 650 com 60 000km e que tem um motor Rotax considerado dos mais fiáveis, e é, e o ano passado gastei mais de 1000€ em manutençâo (embraiagem e rolamentos do motor de arranque + conjunto transmissão + revisão). Além disso ainda há que pagar o imposto anual e o seguro, mesmo que não ande.
"estás muito mal informado porque não são todas como aquelas do motor em cima da roda"
Não estou a ver como é que vais dar outra utilização aos pedais de uma acelera (pesada) e sem desmultiplicações que não seja uma ajuda ocasional ao motor.
"e nas elétricas o sensor liga a bateria quando não aguentas tu"
Não se trata de não aguentar, em vez de ires a 5 ou 10 á hora vais a 20 ou 25.
"Sobe qualquer subida sem pedalar?"
Numa Pedelec tens sempre que pedalar como em qualquer outra bicicleta. O sensor baseia-se no torque que exerces sobre os pedais, mas se lhe montares um trottle funciona s pedalar (pela nossa lei fique equiparada a um velocípede c motor)e sim, sobe tudo, porque o torque de um motor eléctrico é muito mais linear do que num de combustão.
"Pode ser maravilhas para umas pequenas voltas do dia a dia, como ir ao pão ou comprar o jornal"
De Silves a Albufeira faço 26km com os alforges carregados (30L) e a bateria fica c mais de metade por gastar. Demoro entre 45 a 50 minutos e com o carro faço em 25/30 minutos. É verdade que é caro, mas as motos e os automóveis são ainda mais e têm custos de utilização muito superiores aos quais normalmente não fazemos contas na totalidade. Eu tenho o hábito de anotar todos os gastos com o carro (Pagero SW 2.5) e concluí que em 2 anos, na pior das hipóteses (se não tiver nenhum azar) a bike paga-se a ela própria em 2 anos contabilizando o que poupo c o carro.
Antes de me decidir, consultei fóruns da especialidade Americanos e Ingleses que estão muito á nossa frente nesta matéria e fui encorajado pela suas conclusões. Os testes da Extra Energy serviram-me também para saber mais sobre este tipo de veículos e estiveram na base das minhas decisões nas duas vezes que comprei pedelecs. O teste de 2010 é muito completo e pormenorizado e a info complementar muito esclarecedora:
http://extraenergy.org/main.php?language=en&category=products&subcateg=136
Milagres não há, e um motor eléctrico nunca será igual a um motor de explosão interna mas será a única forma de acabar-mos com a dependencia dos combustíveis fósseis. As baterias são muito caras e algo pesadas mas tem-se apostado forte no seu desenvolvimento e com um desenvolvimento contínuo e a produção em massa estão-se tornando muito mais eficientes e no futuro serão mais baratas.
Se vieres de férias até aos Algarves terei todo o gosto em proporcionar-te um test drive á maneira e quiçá um BTT sem motor:lol: pela serra de Silves.
Boas curvas
p.s.: ExtraEnergy é uma associação alemã s/ fins lucrativos que faz testes independentes e imparciais a Pedelecs e e-bikes.