29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

mauroferreira

Active Member
Vais ver que depois de experimentares os pedais de encaixe não vais querer outra coisa.
Não sei se te ajuda mas antes de saires com o pedais desafina os todos e leva a chave contigo conforme fores andando vais afinando.
 

mrfo

Member
@Polegar:

Pois, também fico com essa sensação. Se conseguirmos manter uma cadência constante, a própria roda embala e conseguimos manter o ritmo. Em subidas com inclinação constante até subo bem com a 29. O problema maior é quando a subida tem alterações na inclinação, o que obriga a alterações de ritmo, e ai a 29 pesa um bocado.

Outra ideia que tenho é que quanto mais devagar se sobe na 29, mais custa.
 

ELCUPRA

Member
bem ja fui dar uma voltinha ,desapertei os pedais no minimo ,e foi porreiro ,gostei ,fazemos mto mais força pra baixo e pra cima,se soubesse ja os tinha comprado antes .
E estava sempre era a pensar, queda, queda, queda, roda o pe roda ,o pé,o pé lol mas correu tudo bem ,foi so uma volta de 1h30 e 5 estrelas isto voa!!!! e a subir nao notei assim mta dificuldade as minhas pernas é que começaram a dar sinal ,é claro que o motor esta cansado, estou em baixa forma ja nao pedalava á 2anos lol de resto foi uma voltinha agradavel.

boas pedaladas
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Após um pequeno teste de 35km numa Dale, Flash 1 (c/ Lefty de cor preta) adorei, nunca pensei que fosse tão curtido fazer uns trilhos á beira mar, no Oeste de roda 29er

Primeiro de tudo, tentei desencaixar os SPD da bike emprestada, a chave partiu-se, calçei-me e lá fui eu... primeiro trilho, estrada terra batida, larga, a subir, na boa, mantendo o ritmo em rotação, no prato 26, lá foi indo, depois a descer, em estrada, não se precisa de pedalar, a roda 26 que vinha comigo nem a via, depois de seguida, fizemos um trilho junto falésia, com umas pequenas inclinações, custou um bocado, tinha alguns regos, temos de acertar com a roda, em drops é fantástica, desde que sejam largos, depois a descer em single, ainda fez 2 éguas, mas a Lefty fez bem o seu trabalho, os travões tambem ajudam...5*** até ao momento e para terminar, tinha cerca de 2km de estrada a direito, em recta, fez-se bem, mete-se rotação na Cannondale e lá vai ela...32/35km/h no prato 40 sem puxar por ela porque ainda tem quase 11kg
 

vpenela

New Member
Olá pessoal

Queria partilhar a minha experiência na Gary Fisher superfly 100 (suspensão total) para quem possa fazer confusão.
Andei pouco mais de 20 Km, pelos mesmos trilhos que costumo andar com a minha Fuel ex, os pontos positivos que encontrei foi o posicionamento que se apresenta muito mais natural do que na minha, em estrada não há quem a pare. Em descidas sinceramente não notei que fosse melhor, nem mais segura e muito menos mais divertida do que a minha. Praticamente não se consegue arrancar do chão. Fiz subidas em pedra fixa e solta e tive exactamente as mesmas dificuldades de as transpor se não mais, uma vez que se nota muito a necessidade de esforço acrescido nas subidas.
As rodas com que andei eram um pouco pesadas o que fazia com que isso se revelasse no seu comportamento, parece que sente mesmo as rodas a puxar para os lados principalmente quando se anda mais devagar.
A Fox 100mm acaba por absorver muito bem as irregularidades maiores, mas nas menores parece que estás com a suspensão bloqueada, o amortecedor por sua vez é notável, não bombeia nada nas subidas em Propedal, no entanto se passares sobre um obstáculo maior, absorve-o completamente mantendo sempre a roda no chão com uma leitura impressionante.
 

GRmaluco

New Member
Boas pessoal

Desculpem voltar novamente ao tema das rodas 650b (27,5) face ás 29er. No outro dia fiz cerca de 40kms numa Epic 29er nos mesmos trilhos que normalmente circulo com uma 26, e gostei muito mas mesmo muito. Mas eu tenho só (1,67cm ) e claro está que eu em cima de uma 29 falta me um pouco de distancia ao chão. Então a ideia seria por num quadro 29 umas rodas 650b :) o que acham da ideia ? já alguem fez esse test (experiencia) porque pôr umas 650b (27,5)num quadro 26 já vi e ficou um bom conjunto ( nos trilhos com lama é capaz de ser complicado as rodas passam muito perto do quadro e da suspenção na frente).

O que dizem desta ideia :p:p

Cumps
 

Medroso#78

Active Member
Boas caro camarada do pedal "GRmaluco" :)

Pelo que vi experimentou e gostou da roda BIG, independentemente da sua estatura, é avançar para a 29er. Não pensaria duas vezes!!!! :D
 

GRmaluco

New Member
Boas Medroso#78

Experimentei e já adquiri uma Spark 29 e digo já não volto para 26. Ainda estou na faze de adaptação e estou MUITO satisfeito :D:D:D, é 5***** é melhor em todas as situações excluindo uma é preciso mais força nas pernas mas com o tempo acho que vai lá. Precisa de pouco mais de treino para ter mais força nestas depois é devorar kms. Nas mesmas voltas e condições iguais fisicas, clima e terreno as médias subiram 3 e 4 kms/h o que eu acho bastante bom, alem do prazer que tambem almentou é mais estavel e mais confortável .

Cumps
 

Medroso#78

Active Member
Boas "GRmaluco"

Antes de mais deixe me felicita lo. Pois á dias atrás casualmente fui a uma loja (fui lá por causa de um capacete, nem ia com ideia de ver as bikes, pois a scott não estava nas minhas escolhas) tinham diversas scott´s, inclusive a spark 29 topo de gama (não sei se é esta que comprou) estive "com ela nas mãos" e para além das inúmeras afinações que achei interessantes, é super leve! O vendedor pesou a á minha frente, acusou 10,500kg (não chegava bem)...... Está qualquer coisa de abusada. Gostei!!! Posso fazer um teste quando quiser/puder. Já estou a ver um fim de semana que me seja possível para a experimentar. :)
 
Last edited:

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

....Pois é amigos, hoje dei umas pedaladas (poucas, em estrada mas fiz umas subidas) numa 29er. Bem, só tenho uma coisa a dizer "XXXXXPETACULAR"!!!!!!!!!! o_O

..nota: Nas subidas pedalei, atrás na 36, mas na frente não tinha prato duplo. Mas sim prato triplo! As subidas que fiz, fiz questão de não pedalar na "avozinha" e pedalei sempre no prato do meio (não sei quanto dentes tem). ADOREI, não notei peso excessívo a subir, nada mesmo, nem parece uma 29....... (A bike em questão é uma epic em aluminio que têm para teste drive) irei testa la a sério em breve!!!!!

A minha dúvida é, na mesma bike com prato duplo, será que gostarei na mesma?!?! Ou sentirei alguma diferença significativa que me faça ter uma opinião diferente sobra as 29er´s?!?!?!!!! :s

É que de origem vem com prato duplo (pedaleiro 38/24, cassete 11/36) ! :s O senhor da loja diz que não sentirei nada de negativo, mas sim o contrário!!! :s

...resumindo, já estou a ver, irei começar a dormir mal lol....... Vamos ver o teste mesmo a sério... Para já estou rendido!!!! :D
 
Last edited:

Odin-Trek

New Member
Boas amigos,

Medroso#78, acho que não vais ter motivos de preocupação, ontem fiz a 1ª volta de teste na minha nova 29, tendo feito de questão de percorrer os mesmos trilhos que faria na 26, e quanto à questão que colocas da relação da transmissão não notei grande diferença, apesar de ser notório que a 29 exige mais força principalmente a subir.
Anteriormente na 26, tinha prato triplo (22,32,42 e k7 11-32) e agora na 29 prato 26/38 e k7 11-36.
A título de exemplo, na subidas da Arrábida onde usava a avózinha e 32, agora usei prato 26 e 36, não tendo notado que precisava de relação mais leve, mas foi apenas a 1ª impressão.
 

mrfo

Member
Amigo Medroso#78, se a bike vem com 38/24 e cassete 36, não notarás diferença. Na minha Spark tinha pedaleiro triplo com avozinha de 22 dentes e cassete 34, na 29 tenho cassete 36 e avozinha de 24 dentes. Parece-me equivalente, apesar de a 29 precisar de um pouco mais de força, sobretudo a subir.
 

Dadupe

New Member
Eu na spark tinha prato 22 com cassete 32 atrás. Na minha 29 tenho 24/38 com 11/36 e acho esta última relação mais leve. Quanto a ter de fazer mais força para subir??? Não noto nada. Mas pode ser da relação que me parece mais leve nesta. Talvez fosse equivalente a um 22 à frente com 34 atrás...
 

Odin-Trek

New Member
Boas, as contas não são difíceis de fazer,
relação de 22/32=0,6875; 22/34=0.6470; 24/36= 0.6666.
A diferença é quase nula, agora há que ter em consideração a questão roda 26v29.
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

....Muito obrigado pela ajuda de todos (odin-treck, Dadupe, mrfo). São opiniões diferentes mas que no fundo ajudam. Mas tal como já referi, pelo pouco que andei, não será naaaada difícil pedalar de 29 (mesmo a subir). Pois arranquei, subi na boa, não notei nada de especial para o negativo. Nem parecia que ia de 29er. Logo que faça o dito teste, passo de novo para partilhar a experiência!!!! :)
 
I

IFES

Guest
Boas.....já tive duas 26 e gostei. Comprei uma 29 recentemente "Epic Comp" e posso dizer da experiência que tenho que foi a melhor bike de todas devido ás performances que apresenta (subir, descer, estrada, obstáculos enfim jamais voltar para a 26). Mas calma a adaptação foi feita de modo moderado, não iniciei logo uma actividade acelerada como tinha com as 26 foi do tipo aprender a andar de novo e depois sim apliquei toda a pica da 26 e agora sim posso dizer que valeu a pena a 29. No outro dia na brincadeira andei numa 26 e tive a sensação de estar a andar na bike da minha filha "força de expressão". Para finalizar posso dizer que a 29 vale a compra, mas não tenham pressa de fazer tudo e sentir logo as diferença da 26 de inicio vamos sentir algumas fragilidades da nossa parte.............MAS VALE A PENA............... Obrigado.
 
Last edited by a moderator:
Boas,

Venho aqui dar o meu contributo ao tópico.
Mts comentários tenho visto em relação á hipotética vantagem da roda 29 em relação á roda 26...
Apesar de já ter experimentado á algum tempo uma 29er, que me pareceu extremamente lenta face á 26 que tenho, não teci desde logo comentários, uma vez que estava a comparar bicicletas de gamas e patamares diferentes....

Tenho desde á duas semanas uma 29er e nela já fiz cerca de 200km, o que já da fazer alguma comparação, até porque se tenho uma 26 com 8,9kg, agr tenho uma 29er com 9,45kg, sendo que na minha bicicleta e face ás diferencas de rodas/pneus me faz crer que são bicicletas comparaveis e do mesmo patamar

Passo foto das 2:

Giant XTC Carbon:
foto0283u.jpg


Orbea Alma 29er
foto0266m.jpg


Nos trilhos:
A primeira sensação é que a 29er é um camião na verdadeira ascenção da palavra.... logo.... se é verdade que é mt mais estável e passa por cima de tudo, tem que se dizer que é astronomicamente mais lenta... No primeiro treino que fiz, confesso que achei logo que a 29 até era capaz de ser uma bicicleta mais competente, mas fiquei com a sensação clara que é uma bike mt mais atletica, ou seja, é preciso mt mais cabedal para puxar por ela.... logo fiquei com a sensacao que não seria a bicicleta certa p mim... :)

A medida que fui andando fui-me apercebendo que a aparente lentidão talvez fosse ilusoria, porque conseguia fazer treinos minimamente descansados a médias super interessantes e ao nivel do que fazia na 26...

Agr, qt mais ando, mais fico com a sensação que a 29er é uma bike mt mais competente de que a 26 (para quem faz maratonas/travessias), uma vez que o ritmo é mais constante, e mesmo a subir é uma bike que não nos deixa fazer disparates (na 26 tinha mania de vir a subir a um bom nível e mandar aqueles esticoes que esta bike não deixa fazer)....

Conclusão:
A subir para o ceu a 26 é melhor, quer dizer.... brutalmente melhor;
A subir subidas ligeiras a 29 é melhor e mais constante;
A direito é melhor a 29, mas só a partir dos 27/29 km hora...até la é pesadissima e não tem genica;
A descer descidas longas e de velocidades alucinantes a 29 é abismalmente melhor;
A descer descidas técnicas a 26 é melhor, mais rápida e bem mais divertida;
Nos singles a 26 é mais divertida e agil, mas fico com a sensação que a 29 acaba por ser mais rápida (mas continuo com as minhas dúvidas)....

Acho por isso absurdo as comparações "tendenciosas" para um lado ou para o outro.... 26 para circuitos em que o pára-arranca é constante e a 29 para longas distancias e velocidades mais constantes..... Não considero nenhuma bike melhor que a outra.... são é diferentes....

Para aquilo que faço fico com a sensação que a 29 é melhor, mas não ateimo, pq com o tempo posso vir a mudar de ideias ;)

Outra coisa: dei a minha opinião e as diferencas que eu (e não os outros) noto entre as duas bikes... no entanto, fala-se bastante dos tipos de terreno mas não se fala nos tipos de atletas.... fico com a sencação que para além dos tipos de terreno, a 29er apresenta mais vantagens para os atletas que tem mt força e pedalam sentados, pq acho a bicicleta mais exigente fisicamente (Ex: bons roladores e atletas possantes) do que para aqueles que andam mt, mas vivem mais da genica (atletas franzinos e que pedalam mt em cranks , ex: os meias lecas com 60kg... que sobem cm o caraças :D)

Abraço
 

El Nino Torres

New Member
Boa tarde,

Para os que têm uma 29er HT o que têm a dizer do conforto das mesmas em trilhos mais acidentados? Acham que a suspensão total é tão importante numa 29er como é numa roda 26 por exemplo? Pergunto isto ao pessoal que trocou uma 26 suspensão total por uma 29er HT. Sentiram a nível de conforto uma diferença abismal como se sente quando passamos de uma 26HT para uma de suspensão total? Uma vez que as rodas são maiores deduzo que a nível de conforto o corpo não sofra tanto.
À partida irei comprar uma Radon Skeen Carbon 8.0 (roda 26 suspensão total) contudo tenho dado uma olhadela pelas 29ers suspensão total (cube, specialized, scott) mas para ter uma com um peso mais ou menos decente é preciso esticar a carteira.
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

....Nosso amigo "El Nino Torres", compreendo perfeitamente a sua dúvida. Qualquer um de nós tem essa dúvida (se uma 29er HT, é tão, ou mais confortavel do que uma 26er HT). Também tive essa dúvida durante muito tempo. Mas dp de experimentar (não foi muito tempo) , deu para ter uma opinião, que me fez tirar essa dúvida.

Na minha opinião, uma HT 29er, é sim mais estável do que uma 26 HT. Mas não se compára com um FS 26er. Por isso para mim, 29er sim, mas FS.

obs: Andei no domingo passado numa 29er HT (alumínio), gostei, mas no terreno bem duro (com muita buracada), após já uns km feitos, sente-se a falta do amortecedor.... Ainda não tive hipotese de pedalar numa 29er HT em carbono, tipo flash (com escoras save), neste caso podería até ter uma ideia diferente, mas........ não creio.... :)
 
Top