29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

Medroso#78

Active Member
Camarada mlouro , não vá por aí..... se há tipos que DETESTAM picardias que nos vêm gerar "mau ambiente" no futuro sou EU. Não quero passar uma imagem errada da minha pessoa. Quero que, se um dia destes nos encontrar-mos "por aí", não estejamos a "olhar-nos de lado" a ver quem é o melhor........... Muito pelo contrário. Quero é paz, e convívios amizades "saudáveis". ;)

.....quanto à possibilidade desse senhor fazer esse trilho mais rápido 2m numa 29er, talvez sim, talvez não... eis a questão.... em qualquer tipo de trilho, TUDO depende de quem as monta. :)

obs: não estou a dizer que vou lá e faço isso melhor/igual a esse senhor ok... o meu btt não é SÓ isto...... não como só "arroz". Adoro novos trilhos.... ao contrário da malta que desce certos trilhos vezes sem fim..... até ao ponto de o fazer "às escuras". Gosto de sentir confiança em trilhos onde passo pela 1ª vez............ sem saber o que nos espera pela frente....... posso até demorar mais na 29er, MAS A CONFIANÇA É MUIIIIIIIIIIIIIIIITO SUPERIOR. Tá a perceber!??!?! ;)
 

Baba

Member
Acho que o que o colega Medroso quer dizer é que devido à maior dimensão da roda existe maior facilidade em ultrapassar certos obstáculos do que numa 26, o que dá maior confiança, e consequentemente, com um menor curso que numa 26 se consegue fazer o mesmo tipo de percurso.
Abraços
 

huppy

Member
Viva Malta

Que e mais fácil transpor obstáculos de 29 é uma verdade, mas então experimentem por um guiador de 660mm nas vossas 26 ....

E já agora quem diz que as 29 são fantásticas em tudo, eu tenho que discordar e até dizer que a malta não mede as palavras, da minha experiencia tenho 2 conclusões:
- caso esteja em forma a 29 dá me realmente melhores performance;
- agora fora de forma a 26 e muito mais vantajosa;

Se com a minha bike q roça os 10 kg por vezes já me parece uma ancora, imagino aquela malta que anda com 13 ou 14 kg, ou nunca experimentou outra ou apenas disseram-lhe que e mesmo bom e apenas falam por falar....
 

Xuixo

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Boas,

Não sei se este vídeo já foi aqui mostrado mas de qualquer das formas acho que explica algumas coisas.

[video=youtube;SGGnbcLx8fs]http://www.youtube.com/watch?v=SGGnbcLx8fs[/video]

Cumps
Rui
 

miguelcarromeu

Active Member
No nocturno de ontem, em Sintra, um colega aqui do fórum que tem uma (magnífica) 29er, tendo levado a sua BH rígida 26, dizia ao fim de alguns trilhos mais técnicos (trilho de colares, kamikaze 2, wubbzy 1): "sinto-me muito melhor na 26".

;)

Fica a nota.
 

humanista

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Que as 29 terão uma ou outra vantagem é certo, agora que essas vantagens interessam a todos os utilizadores, já não é igual. Dizer que uma 29 é melhor em tudo é falácia e induz em erro quem quer começar nesta actividade. Se o objectivo é andar por estradas/estradões, com pouca técnica e manter médias altas de forma a ser 2 segundos mais rápido que o outro da rua, então será melhor. Mas melhor ainda será uma de ciclocross...

Se querem ter uma bicicleta que permita andar por onde quiserem, quer seja um estradão ou um single serpenteante e tecnicamente desafiante, então não resta muita duvida, uma 26 com a geometria e equipamento adequado. Agora esta não permite ser o mais rápido da rua, mas provavelmente o mais satisfeito...
 

mlouro

New Member
Medroso, acho que essa coisa dos "drops" que falas penso que seja mais uma questão de geometria do que da roda.. numa 29" a roda vai mais à frente, logo a distribuição de peso é diferente.. agora dizeres que numa 26" com 160mm de curso (e uma boa geometria) ias sentir menos confiança nessas situações não acredito, pois numa bike dessas a roda vai ainda mais à frente e num ângulo mais relaxado que numa 29" de XC, logo a probabilidade OTB será ainda menor na de 160mm. Além disso se tens uma Epic, a minha Reign X tem maior distância entre eixos e menor comprimento de escora, o que é que isso te diz?

Eu até concordo em vantagens inerentes da roda, como exemplo essa do ângulo de ataque nos obstáculos, menor facilidade em cair nos buracos, e menor esforço para manter a roda em movimento a andar a direito.. agora, que a roda 29" implica alterações de geometria nos quadros isso implica.. e a meu ver algumas são boas, como ter mais estabilidade devido a ter distância entre eixos maior, mas outras nem tanto, como a agilidade em trilhos estreitos/curvas que é prejudicada por ter escoras maiores.

Como em tudo na vida, acho que a questão das rodas é um compromisso, e acho que esse compromisso das 29" faz cada vez menos sentido quanto mais se caminha das bikes de XC para as de DH.. uma bike de AM/Enduro já tem tanta ou mais estabilidade que uma 29" com menos curso por ter uma maior distância entre eixos por natureza, e consegue-o com um comprimento de escora menor e um ângulo de direcção mais relaxado.

Compreendo e respeito as opiniões pessoais de quem teve esta bike e aquela, e acha que a 29" que tem agora é melhor que a que tinha antes, mas generalizar dizendo que as 29" são melhores em tudo para mim não cola.
 

Medroso#78

Active Member
Se formos por certos coment´s que aqui vejo, o BTT é apenas estradão/"ciclobias", ou então descidas loucas. Por aí num mesmo evento, não há um pouco de tudo?!!?!?!? Pelo que vejo não........ bendito seja o "nuorte carago". :D

..... pedalem, divirtam-se nas vossas 26... eu cá lá me vou divertindo de 29er em TODO o tipo de trilho (ciclavel).... SE fize-se SÓ certos trilhos que existem por aí, comprava uma bike de "daunile" (subia de carro e descia de bike, tal como fazem aqui ao lado na serra da Penha)...... mas como tanto curto uns single, como de seguida seguida trepo serra acima, estou muito bem com a bike que tenho. No final de contas, o principal é que nos sintamos realizados. ;)
 

miguelcarromeu

Active Member
Há um mundo muito grande entre o XC e o downhill. Isso não tem a ver com o norte ou com o sul. Se formos para "eventos" tanto é igual a norte como a sul (digo eu que costumo ir "andando" por aí): tendencialmente básico.

Entre isso e o downhill não se pode dizer que não é ciclável; talvez não seja ciclável para todos, o que é completamente diferente.
 

mlouro

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Medroso, nem mais, por isso é que gosto do BTT que faço.. tanto subo uma parede, como desço por um trilho de DH sem precisar de motorista para chegar lá acima! :) Se queres fazer uns eventos que façam um pouco de tudo é uma questão de ires aos Enduros.. aí para o norte o ano passado até houve uns quantos ;)
 

humanista

New Member
Medroso, eu compreendo que o teu btt não seja só estradões e estrada, apenas julgo (já tive oportunidade de experimentar uma 29, uma vez que pensei em comprar uma como complemento à minha 26) que esse será o local onde se beneficia das rodas 29. Quem achar que o btt é encarado assim, então será o mais lógico, comprar uma 29.

O que eu critico é a recomendação intransigente, bem como a defesa de que "a roda 29 sobe melhor e desce melhor", sem ligar aquilo que os outros entendem do btt.

Como disse, no meu caso a minha roda 26 é muito equilibrada, pois permite-me subir, descer e rolar, da maneira como as minhas pernas e unhas permitirem, nos trilhos por onde ando. Estou também em crer, que muitos dos que dizem que notaram melhorias significativas nas descidas, ao mudarem para roda 29, notariam muito mais se tivessem uma roda 26 com geometria e componentes adequados ao uso Enduro/all mountain.

Ainda há pouco tempo fiz um bocado de um single, não muito técnico, mas com curvas fechadas, atrás de uma roda 29 e percebi a dificuldade que o rapaz estava a ter para fazer as curvas.

Agora como dizes, que cada um tenha um soriso ao final de uma volta, é o que interessa. Eu sei que os meus são cada vez maiores. E ando de 26 ... ;)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Eu quando falo em eventos, não é necessariamente eventos a "pagantes". Uma boa de uma passeata com os amigos, não deixará de ser um "inbento" né!?!?... :p
....quanto à proposta que deixam desde já obrigado. Ano passado ainda dei uma olhadela no regulamento mas... não estou disposto a dispor de um fim de semana (sim, há uma espécie de reconhecimento no sábado, e "corrida" no dia seguinte), para fazer 1/2 dúzia de km. Para além de que, competição já não é comigo..... já passei essa fase. Gosto de pedalar para me divertir... competição tira o sono. já competi noutro desporto (TT/QX e CNCC em moto4).

Este fim de semana por ex, será para "conhecer" o PNSAC.... será algo novo/diferente. Disse e repito... tenho bikes 26, com fox que faz até 140mm e 29er apenas com 100mm, irei sem pensar 2 x de 29er.... (até à data numa saída NUNCA me arrependi por ter deixado a 26 em casa) se vou "penar" nas subidas?!!? se vou desmontar a subir, ou até mesmo a descer?!?! Talvez... mas é aqui que está a verdadeira essência do BTT... tanto pedalo em Braga ou Bragança, como no Algarve.... para mim a adrenalina começa aqui..... a partir do momento em que se não para de imaginar como vai ser...... o que vamos ver, as surpresas que vamos encontrar (aquele gancho apertadíssimo, aquela raiz, aquela pedra no meio do trilho).... enfim, vocês percebem o que quero dizer. :) De uma coisa tenho a certeza amigos, quando desmontar 1 vez na 29er (a subir ou a descer), desmontaria 5, ou mais vezes na 26..... ;)


Espero não passar uma imagem de "pró".... de que a minha escolha é a MELHOR DE TODAS.... é sim a melhor opção para mim..... acredito que também para a maioria dos bêtêtistas façam o meu BTT. Sou de extrema flexibilidade.... NUNCA reclamo... gosto de fazer de TUDO. Tanto faço um Póvoa 130 (parece que vamos na A1), como uma brincadeira, com descidas como "carreiros de cabras". Mas......... SEMPRE "100 pressa" ok. :D

p.s: não tarda os nosso amigos moderadores passam por cá a "esfregona"!!!! :D
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Por favor não comparem alhos com bugalhos.
Têm toda a razão em dizer que quem diz que desce melhor numa 29er desceria ainda melhor numa 26 de all mountain. Acredito que sim mas... então e a subir?
Querem comparar 26 com 29, tudo bem, mas não comparem bicicletas feitas para descer rápido com bicicletas feitas para subir e descer rápido.

Eu cá gosto de subir e gosto de descer e gosto de o fazer depressa. Tenho uma pedalada constante, não ando aos esticões. Gosto de longas distâncias, por isso mais conforto é bem vindo, mas não é prioridade, até porque para subir rápido a bike quer-se leve. Não gosto nada de estradões e sou mau a rolar.
Tenho uma 29er semi rígida e é sem dúvida a bicicleta que melhor se adapta a mim e ao que eu faço, e se tivesse uma 26 equivalente seria pior em praticamente tudo.


O mlouro tocou num ponto fundamental que é o comprimento das escoras e a distância entre eixos, que as bicicletas de maior curso já têm e que ao aumentar o tamanho da roda traseira nessas bicicletas vai-se prejudicar a geometria.
Mas as vantagens inerentes ao maior tamanho da roda a meu ver são tão mais importantes quanto mais técnico e exigente é a utilização que fazemos da bicicleta: Maior tracção, maior ângulo de ataque, mais conforto.
Atendendo a estes dois últimos parágrafos acredito que no mercado das bicicletas de maior curso a próxima grande novidade ou tendência ou moda ou... o que lhe quiserem chamar, será roda 29 na frente e 650B atrás, vamos ver se acerto ou não...
Mas para cursos pequenos e semi rígidas, para mim só 29er.

Há quem diga que a maior estabilidade e menor agilidade das 29er cortam o divertimento e não gostam delas por isso. Por esse ponto de vista, uma bicicleta de DH não deve ser nada divertida, quem tem uma bicicleta de AM divertiria-se mais com uma rígida 26, e quem tem uma rígida 26 divertiria-se mais com uma bicicleta de criança!
Para mim não é assim que funciona, eu acho que devemos procurar a bicicleta que menos nos limita.

Boas pedaladas, seja a subir, ou a rolar, ou a descer, e sejam as rodas grandes ou pequenas ou algures no meio!
 

Annunaki

New Member
Tomei a liberdade de "roubar" as palavras de um camarada de fórum, depois da aquisição de uma nova 29er! Tive exatamente a mesma experiência, será que só fomos nós os dois? Bem! elas andam aí! "
Agora, falando sobre a troca de 26 para 29. Não vi um ponto negativo na troca. A 29 é superior em tudo na minha opinião: rolar, subir, descer! Onde tinha mais dificuldade era a subir, mais precisamente nas zonas tecnicas. Hoje passei por locais e ao observar esses mesmos sitios pensei para mim: eu na 26 nunca faria isto em cima dela e com esta relação nas mudanças. Teria que usar as mais leves e mesmo assim teria que desmontar. Com a 29 e sempre a andar :D! A descer galga tudo, é sempre a abrir. A rolar só é preciso pernas, pk ela quer é andar."
Relatando mais uma experiencia relativa às 27,5. Recentemente perguntei a um conhecido meu que anda nos nacionais o que achava da sua 27,5 pois a marca que o patrocina por motivos estratégicos passou-lhe uma 27,5 para as mãos, estando ele habituado a uma 29er. Resposta instantânea: - Vai-te f.......r mais essa m......da!! Mas gostos são gostos,é preciso respeita-los tal como as vária opiniões relativas ao assunto.
 

miguelcarromeu

Active Member
FiCaçador said:
Têm toda a razão em dizer que quem diz que desce melhor numa 29er desceria ainda melhor numa 26 de all mountain. Acredito que sim mas... então e a subir?
Querem comparar 26 com 29, tudo bem, mas não comparem bicicletas feitas para descer rápido com bicicletas feitas para subir e descer rápido.

Não está em causa; tens toda a razão, obviamente e acho que é (ou devia ser) consensual todas as mais valias das rodas "grandes". O que não pode continuar é a tentativa de fazer passar a crença que são o supra-sumo da batata frita e superam qualquer roda 26" seja em que situação for. Se andares uns posts para trás, depreendes facilmente isso dos posts que aqui se vão colocando.

Interessante seria, porventura, tentar comparar bicicletas que foram feitas para descer, bem, rápido e tecnicamente (como as de enduro) nas versões que agora vão surgindo em roda 29". Por exemplo, a Specialized já só vende a Enduro Carbon em roda 29"; se quiseres a Enduro 26" tens de optar pelo alumínio. Será interessante ver como se comportam as 2 máquinas (Enduro Carbon 26" e Enduro Carbon 29") lado a lado.

Isto porque algo me diz, pela evolução das geometrias e do tamanho das escoras que, muito rapidamente, mesmo a maior dificuldade de manobra que os utilizadores sentem em alguns trilhos mais fechados, com roda 29", irá deixar de se fazer sentir nos novos quadros.
 

mlouro

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Por favor não comparem alhos com bugalhos.
Têm toda a razão em dizer que quem diz que desce melhor numa 29er desceria ainda melhor numa 26 de all mountain. Acredito que sim mas...

FiCaçador, não estou a querer comparar uma rigida 29 com uma bike de AM de 160mm (ainda que haja quem sugira que uma roda 29" de 100mm é melhor em tudo que uma AM de 160mm :D - estou a olhar para ti Medroso).. estou a questionar de que modo as rodas 29 são um beneficio para AM/Enduro. É que neste tópico vejo generalizações de que a roda 29 é superior à roda 26 em tudo, mas na verdade boa parte dessas vantagens não são da roda, mas sim das geometrias para acomodar as rodas maiores. Ora, numa bike de AM, parte das vantagens da geometria das 29" já estão presentes nas 26", por isso a esse nível que outras vantagens terá?

* ângulo de ataque será que faz assim tanta diferença com ângulos de direcção de 67º e até menos e suspensões geralmente bastante mais sensíveis?
* Maior tracção, acredito que faça diferença, para o que faço quanto mais tracção melhor, ainda por cima se não compromete a rolar.
* Conforto, numa FS não creio que o tamanho de roda faça qualquer diferença.

então e a subir?
Querem comparar 26 com 29, tudo bem, mas não comparem bicicletas feitas para descer rápido com bicicletas feitas para subir e descer rápido.

Uma bike de AM, seja 29 ou 26 vai sempre ser pesada e ser para subir nas calmas, mas na 29 temos:

* Rodas e pneus mais pesados, talvez uns 200g
* Suspensão mais pesada
* Discos de travão maiores

a subir? diria que uma 26 de AM pode ter menos peso de rotação que uma 29" equivalente e ao mesmo tempo ser tão ou mais rigida. Em subidas técnicas não posso comparar 29 e 26, mas a minha AM é bem melhor que a minha FS de 11kg.. não sinto falta de algo que suba melhor.


Há quem diga que a maior estabilidade e menor agilidade das 29er cortam o divertimento e não gostam delas por isso. Por esse ponto de vista, uma bicicleta de DH não deve ser nada divertida, quem tem uma bicicleta de AM divertiria-se mais com uma rígida 26, e quem tem uma rígida 26 divertiria-se mais com uma bicicleta de criança!
Para mim não é assim que funciona, eu acho que devemos procurar a bicicleta que menos nos limita.

Vai dar à mesma coisa, mas eu diria que devemos procurar a bicicleta que mais se adequa ao que gostamos/queremos de fazer! :)


sto porque algo me diz, pela evolução das geometrias e do tamanho das escoras que, muito rapidamente, mesmo a maior dificuldade de manobra que os utilizadores sentem em alguns trilhos mais fechados, com roda 29", irá deixar de se fazer sentir nos novos quadros.

Ainda por cima com coisas como XX1, que tiram a limitação do desviador da frente, o que abre a porta a mais optimizações..ainda assim parece-me que com as 27,5, poucas marcas vão apostar nas 29" neste segmento no futuro..
 

Medroso#78

Active Member
Camarada mlouro, eu não afirmei nada. Afirmo SIM, que para o meu BTT, que creio ser o BTT que a grande maioria dos bêtêtistas do nosso país faz (BTT diversificado, entre subidas, descidas, de pequenas e MEGA distancias), uma 29er é melhor.. A mim, interessa-me uma bike para tudo. Não tenho, nem me interessa ter uma bike para cada tipo de saída/evento. :)

No fim de semana no PNSAC em 2 dias fizemos de tudo....... fui de 29er, não poderia ter feito melhor opção. ;)
 
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