Estou a achar graça aos comentários do pessoal...
Antes de "atirar bitaites", vejam com atenção, leiam um pouco, percebam o que está em causa...
Esta bike está um estrondo! Fiquei a babar com as fotos e os pormenores... Confesso que não conhecia estes cubos
http://www.kappiuscomponents.com/pages/kappius-hub, e são de facto uma extravagancia de concepção (e dinheiro). São o único ponto que não terá fiabilidade reconhecida, pois tudo o resto está "de guerra". (ok, os pneus é relativo)
Ter uma 29er FS com quadro de TI abaixo dos 9kgs é obra...
Só não entendo como houve lugar a um avanço Procraft nesta montagem. Não pela qualidade, mas pelo "elitismo".
Quanto ao sistema FS do quadro, vejam o ponto de rotação inferior nas scalpel 26er, orbea Oiz, etc
Procurem também um pouco por "soft tail bicycle"... São sistemas que dispensam o uso de pontos de rotação, e fazem o seu curso por flexão do material.
Neste caso as escoras traseiras funcionam como uma peça única, rodando por flexão na ligação à caixa do movimento pedaleiro. O curso é reduzido (80mm), dando conforto, mas mantendo a simplicidade mecânica de uma HT.
No caso da cannondale e Orbea, a flexão é conseguida no carbono, que por orientação das fibras e espessura daquela zona, flecte sem partir (digo eu)...
E quanto ao "alumínio vs titânio", o modulo de elasticidade anda nos 60-80 para as ligas de alumínio mais comuns e 110-140 nas ligas de titânio mais comuns. Acho que por aqui se entende a boa capacidade elástica do material.