Bicicleta ti 29er com Sistema zero pivot da Cannondale Scalpel

Colónia

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Nas minhas pesquisas na net encontrei isto, uma 29er com o sistema das Scalpel 26er (0 pivot):D

http://weightweenies.starbike.com/forum/viewtopic.php?f=10&t=113898

Sideshot_zpsf646d42f.jpg


CrankampFlexplate_zps256a204c.jpg


Frontwheel_zps83874278.jpg


IMG_2223_zps88e4a246.jpg


DHarveyDecal_zps6a5f9df2.jpg


FirstRide2_zps6224edd1.jpg


Desfrutem!
 

José Martins

Administrator
Existe um campo próprio para a temática das 29ers.
Se tanto foi pedido e acabou por ser criado, então façam uso do mesmo e leiam antes de criar novos tópicos ao calha, pois desta forma apenas se arranja mais trabalho.
Este tópico vai ser movido para o local correcto.
 

José Martins

Administrator
Meu amigo, não há nada para pedir desculpa.
Todos nos enganamos, apenas pedimos que o pessoal dê uma vista de olhos antes de criar um tópico.
Boas pedaladas.
 

PenduluM

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Essa bike está altamente...para a ciclovia.

Uma horinha de btt aqui na serra, quando desses por ela nao tinhas rodas e em vez de um tinhas 2 quadros.
 

Colónia

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Oh PenduluM a sério???? Que as rodas sejam mais de decoração do que resistência até acredito, agora não me venhas com essa de que o quadro parte a andar "aí na serra". A Funk só por acaso até tem uma equipa que corre com estas bikes, coitados, todas as vezes que têm provas têm de trocar o quadro, epa , enfim...
 

korreya

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Não devia ter 2 pontos de rotação na escora traseira?!...faz um no amortecedor traseiro e o outro?
Está-me a escapar algo ou é azelhice minha? :eek:
 

miguelcarromeu

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Aquilo é titânio caso não tenham reparado.

O eixo de rotação traseiro é a junção entre a escora superior e a inferior, junto à roda, no QR. A escora superior amortece no amortecedor, obviamente e a inferior é de amortecimento no próprio quadro. Não é por acaso que a junção da escora traseira à caixa do movimento é feita daquela forma, mais fina e com furos.

EDIT:

Daí o "zero pivot" que o autor referiu no título.
 
Last edited:

PenduluM

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So falta vierem dizer que o titaneo nao parte.

É indistrutivel querem ver? Qual é a resistencia á fadiga da parte oscilante? O titaneo é muito bonito porque é leve, porque é mais fragil e mais caro do que o aluminio p.ex.

As pessoas deixam-se enganar pelo nome a acham que o titaneo é uma coisa do outro mundo, quando o quadro deve torcer como um louco...
 

demorider

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Titânio mais fragil que o alumínio?

Se calhar é por isso que o pessoal que mete parafusos de titânio nas bikes e aperta aquilo a bruta fica com o parafuso direito e a "peça" onde o apertou fica toda moida..

É certo que o titânio não é o metal mais resistente mas daí a dizer que é mais fragil que o aluminio vai uma grande distancia... O aço em condições imaculadas (sem sofrer qualquer oxidação ou corrosão) é cerca de 5% mais resistente que o titânio mas por sua vez o titânio é muito mais resistente a fadiga e as temperaturas..

Certo é que esse quadro não vai durar o mesmo que durava se tivesse ali um link na escora mas não acredito que fadigue assim tão depressa..
 

burrex

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Não quero levantar aqui celeuma mas acho que as pessoas devem informar-se antes de dizerem algumas das baboseiras que dizem. informem-se sobre as carateristicas de cada material e dos sistemas de suspensão e depois debatam sobre os assuntos pois por vezes causamos(eu tambem) atritos sem necessidade. em relaçao a essa bike, existe a muito essa marca e o sistema esta construido com um proposito, como o da scalpel, pouco curso e efetividade de pedalada. nada daquilo que tem aparecido nestes ultimos tempos no btt e novidade. neste momento o btt esta a reinventar-se. ate as suspensoes eletricas ja existem ha mais de dez anos sem que a maioria das pessoas que praticam btt tenham conhecimento disso.
 

Colónia

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Obviamente tanto esta marca como a Cannondale terá feito testes cíclicos para ver as distribuições de tensões no material em condições extremas e também a fadiga que o material sofre ( o formato destas plataformas e das escoras não é por acaso!!!) Se calhar se o material for utilizado todos os dias em condições extremas a sofrer milhares de oscilações/dia o quadro poderá partir ao fim de 10-15 anos (estou a dar um exemplo, não me estou a basear em nada científico), as marcas preparam os quadros para um tempo de vida útil "normal". Mas se calhar sou eu que sou muito burro e toda a gente que acredita nos sistemas zero pivot da Cannondale Scalpel e neste caso desta FUNK.
 

hugo_frade

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Estou a achar graça aos comentários do pessoal...
Antes de "atirar bitaites", vejam com atenção, leiam um pouco, percebam o que está em causa...

Esta bike está um estrondo! Fiquei a babar com as fotos e os pormenores... Confesso que não conhecia estes cubos http://www.kappiuscomponents.com/pages/kappius-hub, e são de facto uma extravagancia de concepção (e dinheiro). São o único ponto que não terá fiabilidade reconhecida, pois tudo o resto está "de guerra". (ok, os pneus é relativo)
Ter uma 29er FS com quadro de TI abaixo dos 9kgs é obra...
Só não entendo como houve lugar a um avanço Procraft nesta montagem. Não pela qualidade, mas pelo "elitismo".

Quanto ao sistema FS do quadro, vejam o ponto de rotação inferior nas scalpel 26er, orbea Oiz, etc
Procurem também um pouco por "soft tail bicycle"... São sistemas que dispensam o uso de pontos de rotação, e fazem o seu curso por flexão do material.
Neste caso as escoras traseiras funcionam como uma peça única, rodando por flexão na ligação à caixa do movimento pedaleiro. O curso é reduzido (80mm), dando conforto, mas mantendo a simplicidade mecânica de uma HT.

No caso da cannondale e Orbea, a flexão é conseguida no carbono, que por orientação das fibras e espessura daquela zona, flecte sem partir (digo eu)...
E quanto ao "alumínio vs titânio", o modulo de elasticidade anda nos 60-80 para as ligas de alumínio mais comuns e 110-140 nas ligas de titânio mais comuns. Acho que por aqui se entende a boa capacidade elástica do material.
 

burrex

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claro que nao e burro. e de facto basta percorrer a net e ver a quantidade de scalpel e tambem de algumas funk que partiram junto ao eixo pedaleiro. mas para uso extremo teremos de optar por outro tipo de bikes. como o ditado diz: cada macaco no seu galho.
 

burrex

Member
se procurares encontras mais fotos estrondosas com esse quadro montado. eu estive para mandar vir um para mim. acho que so nao veio porque ainda estou reticente em relaçao as 29. mas isso e outro assunto
 
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