tenho um espigão igual ao teu, mas é a versão 3k, que só muda o design, e ontem numa prova de cross, a meia lua cedeu...
mas o pessoal da regia bike, resolveu logo o problema enviando uma meia lua nova (mais uma vez, esta loja recomenda-se)
É apertado com chave dinamómetra e com os valores do fabricante. Como é óbvio, primeiro aperto o parafuso da tampa da caixa / aranha e só depois é que aperto os parafusos do avanço.
O David Raquel bem me perguntou (no post #291) se já tinha folga na DT. Parece que é feitio.......
Mecanico, essa massa dá para tubos de carbono? Será que ajudaria?
Mas o David referia-se à folga nos casquilhos, não a uma folga proveniente do tubo de direcção.
Acho que a solução estará em apertar mais um pouco ou utilizar essa massa. A não ser que haja problemas na caixa de direcção...
pois... se usares este expansor ao invés do tune bubu poderá resolver também, uma vez que se ficar mesmo por dentro da zona de aperto do avanço dará mais rigidez. Caso seja isso, já vi expansores do género mais leves que poderás trocar eventualmente.
"Mecanico, essa massa dá para tubos de carbono? Será que ajudaria"
Há no mercado algumas massas especificas para carbono, as massas comuns não se recomendam para o carbono e têm a função oposta do que é aqui tratado, neste caso pretende-se aumentar o atrito entre dois componentes.
Para isso temos:
A FRM tem um expansor em aluminio que pesa umas 22g, é a que uso para ajustar a minha direcção, custou uns 15€ e tem bom aspecto, uso para apertar e tiro já que não uso a aranha nem a tampa e anda sem folgas.
Eu acho que como a caixa tb é nova ainda deve estar a acamar.
Tira a suspenção, verifica se os rolamentos da caixa têm massa suficiente, monta tudo outra vez com a ajuda da chave dinamometro e depois volta a experimentar.Se a malta até sem aranha anda, isso n pode ganhar folga do nada.
A caixa tem 3 ou 4 meses que é desde que tenho o quadro. Com a SID isto não acontecia. Quando montei a DT passou a aparecer este problema. Nessa altura os rolamentos foram lubrificados.
Realmente é estranho mas a única coisa que mudou foi a SID pela DT.
Ednuno ou muito me engano ou estás com o mesmo problema que eu! A folga parece que é da caixa mas não é. No meu caso como uso adaptador de tapered ainda pensei que fosse do adaptador mas o problema está mesmo "dentro" da DT.
Foi-me dito que o problema não é dos casquilhos mas sim da mola da cartridge do lado esquerdo (lado do bloqueio) e resolve-se abrindo a suspensão e lubrificando essa mesma mola. A minha vai "à faca" esta semana, depois comunico se ficou resolvido!