bainhas da suspençao

iLucena

New Member
boas,

isto pode ser uma pergunta um bocado patetica, mas qual é a influencia do tamanho (diametro) das bainhas de uma suspençao? entre 30mm e 32mm nota.se assim tanta diferença? é que as suspençoes de topo tem todas bainhas de 32mm e a que eu tou a pensar comprar tem 30mm (marz mx pro LO).

obrigado e boas pedaladas!
 

Pax

New Member
Quanto maior for o diâmetro das bainhas maior será a rigidez da suspensão e consequentemente menos irá flectir.

Os diâmetros mais pequenos usualmente são aplicados em suspensões para XC pois têm menos material, tornando-se mais leves.

Numa regra fácil, quanto maior for o diâmetro da suspensão maior será o abuso que lhe podes dar! :wink: :mrgreen: :mrgreen:


Abraço
Pax_Eco
 

iLucena

New Member
eu reparei que as suspençoes de xc de gama mais alta tem todas 32mm. o uso que eu lhe quer dar é para XC e algumas brincadeiras... se a minha suspençao tiver 30mm em vez de 32mm notarei assim tanta diferença, em termos de direçao e controlo da bicla?
 

Pax

New Member
Em termos de direcção não vais notar quase nada.

Só não te aconselho a que andes a fazer grandes "brincadeiras" com ela pois não foi para isso que a suspensão foi projectada. :wink:
 

iLucena

New Member
obrigado a todos pelo exclarecimento. em principio as brincadeiras n deve haver problemas, pq se uma RST aerosa tl aguentou (apesar de agora ja se queixar =P) uma marzocchi certamente ira aguentar
 

BigFoot

New Member
Atençao que existe 30mm mais rijos que 32mm, isto porque a espessura da tubagem é superior.. mas como é muito logico em torçao, umas bainhas de 32mm adem vergar muito menos que umas de 28 (tipo sid)..
Para teres mais rigidez sacrificas o baixo peso, nao consegues aliar as duas coisas.

Se tiveres curioso acerca disso procura no youtube, que tenho idea de ver um teste entre uma reba (32) e uma sid (28) e aquilo visto a olho nu, a mesma pessoa, com a memsa bike e suspensao diferente, a fazer burras.. e nota se a sid a torcer na direçao do quadro.. é interessante.. :mrgreen:


Cumps.

Bruno Atalaia
 
Top