PedroTenreiro
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Aqui fica a análise á minha nova montada.
Iniciei-me no mundo do BTT "mais a sério" nos finais de 2010 tendo então adquirido uma Giant Yukon disc que ainda se conserva aqui em casa, sendo agora propriedade do meu irmão mais novo.
Como a paixão pela modalidade foi crescendo, senti a necessidade de adquirir uma máquina melhorzinha já que, a Yukon é o modelo mais baixo da Giant.
Um dia, ao vasculhar no site de uma conhecida loja de bicicletas de Viseu, deparei-me com um quadro BH Expert TS em segunda mão, a um preço bem simpático, já com uma caixa de direcção FSA de rolamentos selados e um espigão de selim Thomson Elite e nem pensei muito. No dia seguinte tinha-o em casa...
Assim começou a montagem da "Carmen" e que me levou a uma pesquisa intensiva de componentes principalmente por essa Internet fora (nomeadamente no mercado de usados), tendo sido feita ao sabor dos €€€´s. Esta montagem fez-se a partir daquilo a que se chama de "bons negócios".
Comprando uma bicicleta já montada ficar-me-ia mais em conta, mas de certeza absoluta que não me daria tanto prazer e não ficaria ao meu gosto.
--> Algumas fotos:
Aqui ainda em estado muitíssimo embrionário:
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Aqui, já uma "mulher feita" no dia em que findou o processo de montagem:
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Aqui já no terreno (literalmente) - e depois do 1º Passeio BTT dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho - com uma pequena e discreta modificação estética (anilhas de direcção) que em minha opinião a favoreceu imenso:
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Conta com cerca de 11,65kg, o que considero um peso agradável, facto assinalável já que a montagem se pautou pelo equilíbrio geral dos componentes e não teve como objectivo um peso reduzido.
Equilíbrio, é mesmo a palavra que escolheria se tivesse de a definir...
--> Lista de componentes:
Quadro: BH Expert TS, tam. L
Rodas: Fulcrum Red Metal 10 - -» Shimano Deore XT
Suspensão: Rock Shox Recon SL solo air
Desviadores FR/TR: SRAM X5/ SRAM X7 - -» SRAM X9
Shifters: SRAM X7 - -» SRAM X9
Travões: Avid Juicy 5 + discos Avid G2 - -» Avid Elixir 3 + discos Avid G2
Pedaleira: Shimano Deore M590 - -» Shimano SLX
Avanço: BBB Mountaindrive
Guiador: BBB Topbar - -» Trigon carbono
Espigão: Thomson Elite seatback 27.2 - -» FSA SL-K carbono
Caixa de direcção: FSA 36 cartridge
Selim: Selle Italia Q-bik
Pneus: Maxxis Rendez kevlar 2.10 - » Kenda Karma "arame" 2.0
Pedais: Shimano M540
--> Análise de alguns componentes:
Quadro - É um tamanho L, mas as medidas dos tubos são iguais (sem tirar nem por) ás do meu Yukon que é um tamanho M. É bastante leve (pouco mais de 1,5kg) e tem uma geometria que garante um bom compromisso entre o conforto e a eficácia. Sinto-me bem mais confortável neste que no Giant. Tenho pouco mais de 100km feitos nele e ainda não sei o que é uma dor de costas, algo que no Giant era recorrente.
Além disso, é um quadro bastante discreto e gosto particularmente desse aspecto.
Rodas - Comprei-as essencialmente por terem sido um bom negócio em relação as RM5 e pela rapidez de entrega. Não sendo pesadas, não são propriamente leves, cifrando-se abaixo dos 2kg, segundo dados do construtor. Até agora não tenho nada a dizer da sua resistência já que ainda não me falharam...
Quanto ao aspecto estético, acho-as divinais.
Suspensão - Este componente foi, provavelmente, o melhor negócio que fiz nesta montagem e é a prova que no mercado de "usados" se fazem excelentes negócios.
As aspas usadas acima, não estão lá por acaso... é que esta suspensão estava nova, isto é, nunca tinha tido uso: foi apenas desmontada de uma outra bicicleta e posta a venda. Ficou-me mais barata cerca de 50€ que aquela que desde sempre tinha escolhido: a Epicon.
Lê muito bem o terreno, dá bastante conforto e confiança nas descidas e, com o tubo por cortar, pesava 1,870g. Vem com pop lock que se revela uma ferramenta muito prática no bloqueio e desbloqueio da suspensão.
Desviadores/shifters: Vinha de um conjunto Deore com shifters alivio de 8v, pelo que a comparação é um pouco injusta. Sobre o conjunto SRAM, tenho a realçar a suavidade e precisão. Nunca experimentei SLX, mas estou a gostar muitíssimo deste conjunto. Tenho a referir uma desafinação do desviador traseiro, derivada de uma queda.
Já foi afinado e, até ver, está a 100%.
Pedaleiro: Não tenho grande coisa a dizer... Das melhores compras que se podem fazer em termos de relação qualidade/preço
Travões: Mais uma vez, nada a dizer... A qualidade a que a Avid já nos habituou. Potencia e linearidade na travagem.
Pneus: Excelentes para o inverno. Bom grip e bom controlo. Não tão boa capacidade para rolar. Serão trocados daqui a uns tempos por uns mais apto a tempo seco, e guardados para o próximo inverno.
E feita está assim esta curta análise da Carmencita.
Espero que gostem, já que eu gosto muito dela.
Cumps
Iniciei-me no mundo do BTT "mais a sério" nos finais de 2010 tendo então adquirido uma Giant Yukon disc que ainda se conserva aqui em casa, sendo agora propriedade do meu irmão mais novo.
Como a paixão pela modalidade foi crescendo, senti a necessidade de adquirir uma máquina melhorzinha já que, a Yukon é o modelo mais baixo da Giant.
Um dia, ao vasculhar no site de uma conhecida loja de bicicletas de Viseu, deparei-me com um quadro BH Expert TS em segunda mão, a um preço bem simpático, já com uma caixa de direcção FSA de rolamentos selados e um espigão de selim Thomson Elite e nem pensei muito. No dia seguinte tinha-o em casa...
Assim começou a montagem da "Carmen" e que me levou a uma pesquisa intensiva de componentes principalmente por essa Internet fora (nomeadamente no mercado de usados), tendo sido feita ao sabor dos €€€´s. Esta montagem fez-se a partir daquilo a que se chama de "bons negócios".
Comprando uma bicicleta já montada ficar-me-ia mais em conta, mas de certeza absoluta que não me daria tanto prazer e não ficaria ao meu gosto.
--> Algumas fotos:
Aqui ainda em estado muitíssimo embrionário:
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Aqui, já uma "mulher feita" no dia em que findou o processo de montagem:
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Aqui já no terreno (literalmente) - e depois do 1º Passeio BTT dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho - com uma pequena e discreta modificação estética (anilhas de direcção) que em minha opinião a favoreceu imenso:
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Conta com cerca de 11,65kg, o que considero um peso agradável, facto assinalável já que a montagem se pautou pelo equilíbrio geral dos componentes e não teve como objectivo um peso reduzido.
Equilíbrio, é mesmo a palavra que escolheria se tivesse de a definir...
--> Lista de componentes:
Quadro: BH Expert TS, tam. L
Rodas: Fulcrum Red Metal 10 - -» Shimano Deore XT
Suspensão: Rock Shox Recon SL solo air
Desviadores FR/TR: SRAM X5/ SRAM X7 - -» SRAM X9
Shifters: SRAM X7 - -» SRAM X9
Travões: Avid Juicy 5 + discos Avid G2 - -» Avid Elixir 3 + discos Avid G2
Pedaleira: Shimano Deore M590 - -» Shimano SLX
Avanço: BBB Mountaindrive
Guiador: BBB Topbar - -» Trigon carbono
Espigão: Thomson Elite seatback 27.2 - -» FSA SL-K carbono
Caixa de direcção: FSA 36 cartridge
Selim: Selle Italia Q-bik
Pneus: Maxxis Rendez kevlar 2.10 - » Kenda Karma "arame" 2.0
Pedais: Shimano M540
--> Análise de alguns componentes:
Quadro - É um tamanho L, mas as medidas dos tubos são iguais (sem tirar nem por) ás do meu Yukon que é um tamanho M. É bastante leve (pouco mais de 1,5kg) e tem uma geometria que garante um bom compromisso entre o conforto e a eficácia. Sinto-me bem mais confortável neste que no Giant. Tenho pouco mais de 100km feitos nele e ainda não sei o que é uma dor de costas, algo que no Giant era recorrente.
Além disso, é um quadro bastante discreto e gosto particularmente desse aspecto.
Rodas - Comprei-as essencialmente por terem sido um bom negócio em relação as RM5 e pela rapidez de entrega. Não sendo pesadas, não são propriamente leves, cifrando-se abaixo dos 2kg, segundo dados do construtor. Até agora não tenho nada a dizer da sua resistência já que ainda não me falharam...
Quanto ao aspecto estético, acho-as divinais.
Suspensão - Este componente foi, provavelmente, o melhor negócio que fiz nesta montagem e é a prova que no mercado de "usados" se fazem excelentes negócios.
As aspas usadas acima, não estão lá por acaso... é que esta suspensão estava nova, isto é, nunca tinha tido uso: foi apenas desmontada de uma outra bicicleta e posta a venda. Ficou-me mais barata cerca de 50€ que aquela que desde sempre tinha escolhido: a Epicon.
Lê muito bem o terreno, dá bastante conforto e confiança nas descidas e, com o tubo por cortar, pesava 1,870g. Vem com pop lock que se revela uma ferramenta muito prática no bloqueio e desbloqueio da suspensão.
Desviadores/shifters: Vinha de um conjunto Deore com shifters alivio de 8v, pelo que a comparação é um pouco injusta. Sobre o conjunto SRAM, tenho a realçar a suavidade e precisão. Nunca experimentei SLX, mas estou a gostar muitíssimo deste conjunto. Tenho a referir uma desafinação do desviador traseiro, derivada de uma queda.
Já foi afinado e, até ver, está a 100%.
Pedaleiro: Não tenho grande coisa a dizer... Das melhores compras que se podem fazer em termos de relação qualidade/preço
Travões: Mais uma vez, nada a dizer... A qualidade a que a Avid já nos habituou. Potencia e linearidade na travagem.
Pneus: Excelentes para o inverno. Bom grip e bom controlo. Não tão boa capacidade para rolar. Serão trocados daqui a uns tempos por uns mais apto a tempo seco, e guardados para o próximo inverno.
E feita está assim esta curta análise da Carmencita.
Espero que gostem, já que eu gosto muito dela.
Cumps
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