Ora bem, neste momento está assim:
Saíram as XT que tão bom serviço me prestaram nestes anos e entraram umas 650b.
As rodas são umas WTB frequency i23. Aro tubless ready, com fita e válvulas tubless com 23mm de largura interna (as XT têm 19). São rodas voltadas para coisas mais agressivas e muito usadas no enduro. Os cubos são WTB, 6 furos e como são normalizados em termos de raios, podem ser perfeita e facilmente substituídos por outros. No entanto a WTB é das marcas em que deposito mais confiança neste mundo e deverão andar por cá durante muito tempo. A escolha recaiu sobre elas principalmente pelo excelente feedback que se pode ler nos mais variados sites. eu guio-me pelo MTBR e lá quase que alcançam os 5 chilis. Não são rodas leves. Aliás, são bem mais pesadas que as minhas XT, andam pelos 2kg mas com montagem de outros componentes conseguem-se montagens com pesos bastante interessantes. Mas lá está... com outros cubos e raios. Não me aflige. São tão boas ou tão más que a santa cruz as monta num modelo deles. Não me lembro qual é.
Montei uns pneus de "caca" que encontrei a um preço jeitoso. Não são certamente os melhores pneus do mundo e estão cá a prazo. Serviram sobretudo para ver até onde poderia ir em termos de tamanho dos pneus. São uns merida que vêm de origem nas bikes de AM deles, em kevlar 2.25 feitos pela maxxis. Atrás passa sem qualquer problema ficando com uma folga de 2 dedos tanto nas escoras superiores e perto do BB e com 1 dedo em termos de largura entre o pneu e a escora. Na frente as coisas são mais apertadas como aliás se pode ver. Tenho uns 5mm entre pneu e arco da suspensão. Sei, assim que aqui 2.25 é mesmo o máximo. Nunca bateu nem acumulou muito lixo mas não me aventuro com uma medida maior. Eventualmente irei para uns navegal 2.1, mountain king 2.2 ou uns pacenti/panaracer. Veremos.
Em termos de utilização, ainda não tenho bases para poder fazer comparações uma vez que nem 100km fiz ainda, mas não desgostei da experiência. No entanto é tudo o que posso dizer.