As propriedades da borracha (e outros materiais...)

sniper_pt

New Member
hummm... disseram que a borracha dilata com o frio e encolhe com o calor??
isso parece-me impossível segundo as leis da física.. alguem engenheiro para explicar isto? andrezito?paulo?
 

Best

Member
Boas...

Sniper... essa da borracha vi uma vez num desses programas televisivos do Discovery Channel.

Mas há mais... sabias que o vidro é um líquido? lol

Abraço
 

BExpert

New Member
Sniper não é assim tão descabido!!! Mete uma garrafa xeia de água no congelador e veras cm ela aumenta de volume mas não é propriamente a água k aumenta de volume é ar k se liberta na produção de gelo :wink:agora na borracha tb não acredito mto nesse efeito :roll: a borracha com o frio tende a ficar mais rija e a ter menos aderencia...
 

Xure

New Member
Boas

Eu não quero afirmar por não ter a certeza, mas depois de confirmar isso posso dizer algo.
Penso que no caso da agua no congelador é mesmo a agua que aumenta de volume ou seja as suas particulas que a constituem aumentam de volume e consequentemente o rebentamento da referida garrafa.
Quanto a dilatação da borracha, definitivamente processa-se com calor e não com frio.
Um exemplo mto facil de verificar, principalmente para quem tem ou teve carros italianos tipo Y10 com eu já tive.
É reconhecido a qualidade manhosa dos plasticos destes carros e durante o verão ou o tempo mais quente não havia barulhos nenhuns, durante o inverno e principalmente durante a noite os barulhos parasitas faziam-se ouvir. Conclusão, calor - maior dilatação consequentemente maior junção dos plasticos, logo menos barulhos. Frio - retracção dos plasticos, consequentemente maior afastamento entre si, logo mais barulhos.
Peço desculpa pela extenção da minha resposta.

Abraços e boas pedaladas.

Xure

Ps- já agora pensem o porquê dos carris do comboio terem um espaço entre as junções...
 

andrezito

Member
sniper.... Fisica, acho q não.... olho para isso como Quimica...
e quimica é contigo :)

ora pensa..borracha é um polimero natural, certo! é uma reacção de adição ( agora n me lembro de que compostos).

nas reacções quimicas, quando se adiciona calor a esta... quebram se ligaçoes... em efeitos praticos, ao se quebrarem ligações na borracha esta dilata.

percebo pouco de quimica...mas é a interpretação que faço!
 

fire4me

New Member
mais uma achega para este topico

exprimentem colar uma pastilha elastica num trapo e depois metam o trapo no congelador

o que vai acontecer é que a pastilha com o frio vai diminuir e vai descolar do trapo.

a pastilha é um derivado de petroleo que é parecido com a borracha dos pneus
 

BExpert

New Member
Quanto á borracha o fenomeno desta dilatar com frio embora me pareça mto dificil so pode ser consseguido através de certas combinações de aditivos no seu composto quimico, pois como o andrezito explicou e mto bem a borracha natural dilata com o calor.

Quanto á água esta não aumenta de volume pois a estrutura das moleculas de H2O é sempre igual, o que muda é a sua organização, tanto que se repararem com atenção num cubo de gelo ele está xeio de bolhas de ar, daí fluturar e daí se dizer k a água aumenta de volume.
 

Best

Member
Boas...

eheheh este tópico obrigou-me a confirmar o que aprendi no discovery Channel... fui fazer pesquisa e extraí este texto de um site...

"A expansão ou contração de um material, quando aquecido, pode ser associada a uma propriedade do mesmo, denominada entropia. A entropia de um material é uma medida da organização das moléculas que o compõe. Quando as moléculas são organizadas de maneira ordenada, a entropia do material é baixa. Quando as moléculas apresentam um arranjo desordenado, a entropia é alta.
Um arranjo ordenado pode ser pensado, por exemplo, como algumas moedas empilhadas e envoltas por fita adesiva, enquanto uma desordenada pode ser pensada como moedas espalhadas em uma bandeja.

Quando um material é aquecido, sua entropia aumenta porque a organização de suas moléculas diminui (moedas passam do empilhamento para a situação espalhada na bandeja). Isto ocorre porque, quando aquecido, suas moléculas vibram mais acentuadamente e com maior desorganização. Em materiais compostos de moléculas pequenas, compactas, por exemplo, o de um termômetro, como as moléculas vibram mais intensamente, elas repelem suas moléculas vizinhas.
Entretanto, a borracha contém grande quantidade de moléculas encadeadas (é um elastômero de cadeia longa). Quando borracha é aquecida, as seções médias da cadeia de moléculas vibram mais vigorosamente. Como que essa parte mediana da cadeia de molécula se move mais vigorosamente quando aquecida (as extremidades da cadeia estão mais firmemente presas por ligações químicas às outras cadeias do que a região central), ela tem que puxar suas partes vizinhas para mais perto.

Para tentarmos visualizar isso façamos o seguinte: imagine vários pedaços de correntes de ferro, presos uns aos outros por laçadas de barbante e o conjunto esticado sobre uma mesa. Os pedaços de corrente simularão as cadeias de moléculas da borracha e as laçadas de barbantes as ligações químicas entre essas cadeias.

Agora, puxemos a região central dos pedaços de corrente para o lado (à direita ou esquerda da direção do conjunto, indiferentemente) e observe como ocorre uma aproximação entre os extremos livres do conjunto sobre a mesa. O conjunto formado por pedaços de correntes encolhe.

Algo semelhante ocorre com a tira de borracha. Por efeito do calor, as regiões centrais das cadeias individuais vibram mais intensamente, puxam as cadeias adjacentes e determinam o encolhimento da tira de borracha. "


Abraço
 

andrezito

Member
arrhh isto ja parece aquela cadeira de quimica q se tem de fazer...... dasse.. q pesadelo...

agora ja sabemos o q acontece a borracha lol

abraço
 

Best

Member
Nem mais...
A melhor parte é que não percebo qse nada do que ali está escrito... só a que diz que a borracha encolhe com o calor!!! :p :p :p :p :p
 

Goldcat

New Member
sniper_pt said:
hummm... disseram que a borracha dilata com o frio e encolhe com o calor??
isso parece-me impossível segundo as leis da física.. alguem engenheiro para explicar isto? andrezito?paulo?

Mas porque queres tu saber isso...??????

Um Abraço
 

BExpert

New Member
Como diria o meu amigo Batista: "isso não é bem assim!" (mm qd não tem razão lol), mas sim senhor tá uma teoria bem formulada :)
 

jpsantos

New Member
Boas,

só 1 complento desta conversa ... daquilo que me lembro do 12º :roll: o frio na física não existe, passo a explicar, existe é mais ou menos energia térmica (eu sei o q já estão a pensar .... pois vai dizer isso numa manha geladinha prá rua só com o calção de licra.... :lol: )


Kelvin temperature scale, a temperature scale having an absolute zero below which temperatures do not exist. Absolute zero, or 0K, is the temperature at which molecular energy is a minimum, and it corresponds to a temperature of -273.15° on the Celsius temperature scale. The Kelvin degree is the same size as the Celsius degree; hence the two reference temperatures for Celsius, the freezing point of water (0°C), and the boiling point of water (100°C), correspond to 273.15K and 373.15K, respectively. When writing temperatures in the Kelvin scale, it is the convention to omit the degree symbol and merely use the letter K. The temperature scale is named after the British mathematician and physicist William Thomson Kelvin, who proposed it in 1848. Another absolute temperature scale, the Rankine temperature scale, is used by some engineers. See also Fahrenheit temperature scale.

http://www.infoplease.com/ce6/sci/A0827335.html


Uma coisa que na gíria se diz "o ar condicionado está a fazer muito frio..." está errado, o que se passa realmente é que ele está a retirar o calor (energia térmica) de um sítio normalmente de uma sala para a rua.


João Santos
 

BExpert

New Member
Isso da energia térmica tens razão e no fluxo de calor ser sempre da temeratura quente para a mais fria tb tens razão. Mas no ar condicionado alem de ser ritrar o calor de uma sala ainda se "produz frio" com o mesmo mecanismo dos frigorificos.
 

sadclown

Member
BExpert said:
Sniper não é assim tão descabido!!! Mete uma garrafa xeia de água no congelador e veras cm ela aumenta de volume mas não é propriamente a água k aumenta de volume é ar k se liberta na produção de gelo :wink:agora na borracha tb não acredito mto nesse efeito :roll: a borracha com o frio tende a ficar mais rija e a ter menos aderencia...

espero n estar a dizer nenhuma asneira mas acho que a água aumenta de volume quando congelada não por causa do ar mas sim pela alteração da sua estrutura molecular, adoptando uma forma que "ocupa" mais espaço!

olé, abraço
 

lua

New Member
:eek:fftopic: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

O doc, eu não queria entrar por ai, mas pela tua dedução
doc said:
Será essa a razão, pela qual os preservativos rebentam :?: :?: :mrgreen:
Será que tu não aqueces o suficiente :mrgreen: , e gelas tanto tanto que o liquido se transforma..... :hmmm: :hmmm: e depois pufff :?: :?:
 

air

New Member
O que posso dizer é que os materiais com o aumento da temperatura começam não só a deformar-se plásticamente, mas também por fluência. É bom que a borracha dos pneus tenha alguma fluência para agarrar ao chão, daí por exemplo na Fórmula1 verem-se os pilotos a aquecer os pneus aos S's. Já se arrefecer a temperaturas mesmo baixas a borracha esta fica quebradiça..
 
Top