Bikes,
Anexo artigo que está no site Proteste da Deco sobre como escolher uma bike de Btt.
Não tenho referência a data em que o artigo foi publicado. Há mais tópicos respeitantes ao Btt, mas estão bloqueados, e só efectuado assinatura é que se tem acesso. Fica este para comentar!
Bicicletas de montanha: guia de compras
Um uso intensivo em percursos acidentados exige uma bicicleta de montanha resistente e leve. Este grupo tem uma grande variedade de modelos, em função dos materiais utilizados. Como estes influenciam o preço, confirme o que lhe interessa. Mais tarde, pode sempre substituir componentes.
- Quadro e forquilha: para um uso pouco intensivo, o material é indiferente. Se usa a bicicleta além do passeio ocasional de fim-de-semana, convém optar pelo alumínio. Para uma utilização exigente, aconselhamos o titânio.
Preço dos quadros (a partir de): aço, 400 euros; alumínio, 500 euros; carbono, 1300 euros e titânio, 1950 euros.
- Para uma utilização pouco exigente, os travões V-brakes são suficientes. Para os ciclistas que prefiram percursos mais difíceis, os travões de disco aumentam a segurança.
Preços dos travões (a partir de): V-brakes, 40 euros e de disco, 120 euros.
- As mudanças permitem adaptar o pedalar às condições do terreno e à velocidade. As bicicletas têm entre 18 e 27 velocidades, em função da quantidade de carretos. Contudo, nem todos os ciclistas tiram proveito da totalidade das mudanças. Para uma utilização pouco intensiva, um modelo com 18 velocidades é suficiente. A velocidade pode ser mudada por um manípulo que se roda, uma alavanca ou um controlo duplo que permite travar e mudar a velocidade.
- O guiador sobrelevado é mais indicado do que o direito para fazer descidas, por se tornar mais cómodo devido à inclinação do corpo. Quanto ao material de que é feito, o aço é mais pesado e barato, enquanto o alumínio e o titânio são mais leves e caros. A fibra de carbono torna-se muito sensível a pancadas, podendo partir-se de forma repentina.
- Os pedais podem ser automáticos ou tradicionais. Os primeiros têm a vantagem de prender o calçado do ciclista ao pedal. Deste modo, há um melhor aproveitamento da força do utilizador e menos risco de ocorrerem acidentes, caso o pé se solte. Contudo, é necessário calçado especial, e implica algum tempo de adaptação ao sistema.
Preço (a partir de): pedais automáticos, 25 euros e sapatos para pedais automáticos, 45 euros.
- O selim influencia o conforto do ciclista, sobretudo para quem anda de bicicleta várias horas seguidas. Mas é difícil definir as características de um selim confortável, dado que depende do corpo, sexo e preferências do utilizador.
Preço (a partir de): selim plástico, 15 euros e tubo de selim, 20 euros.
- A maioria dos modelos tem rodas com aros em alumínio, embora estes possam ser de aço (inoxidável, de preferência). Se a bicicleta vai ser usada em estradas e parques, um pneu com câmara-de-ar é suficiente. Caso o uso seja mais intensivo e, em especial, durante muito tempo em percursos acidentados, convém optar por um pneu sem câmara-de-ar.
Preço (a partir de): pneu com câmara-de-ar, 20 euros e aro em alumínio, 25 euros.
- Para uma utilização em pisos regulares, não precisa de um modelo com suspensão frontal. Mas em circuitos lamacentos ou desiguais, aquela aumenta o conforto para os pulsos, ombros e nuca. Quanto mais exigente for a utilização, maior se torna a necessidade de uma bicicleta com suspensão frontal, embora fique mais pesada.
Preço das forquilhas com suspensão frontal: a partir de 200 euros.
Este artigo pode ser lido em http://www.deco.proteste.pt/map/src/485861.htm
Numa classificação de 1 a 5 estrelas, só recebeu 2
Anexo artigo que está no site Proteste da Deco sobre como escolher uma bike de Btt.
Não tenho referência a data em que o artigo foi publicado. Há mais tópicos respeitantes ao Btt, mas estão bloqueados, e só efectuado assinatura é que se tem acesso. Fica este para comentar!
Bicicletas de montanha: guia de compras
Um uso intensivo em percursos acidentados exige uma bicicleta de montanha resistente e leve. Este grupo tem uma grande variedade de modelos, em função dos materiais utilizados. Como estes influenciam o preço, confirme o que lhe interessa. Mais tarde, pode sempre substituir componentes.
- Quadro e forquilha: para um uso pouco intensivo, o material é indiferente. Se usa a bicicleta além do passeio ocasional de fim-de-semana, convém optar pelo alumínio. Para uma utilização exigente, aconselhamos o titânio.
Preço dos quadros (a partir de): aço, 400 euros; alumínio, 500 euros; carbono, 1300 euros e titânio, 1950 euros.
- Para uma utilização pouco exigente, os travões V-brakes são suficientes. Para os ciclistas que prefiram percursos mais difíceis, os travões de disco aumentam a segurança.
Preços dos travões (a partir de): V-brakes, 40 euros e de disco, 120 euros.
- As mudanças permitem adaptar o pedalar às condições do terreno e à velocidade. As bicicletas têm entre 18 e 27 velocidades, em função da quantidade de carretos. Contudo, nem todos os ciclistas tiram proveito da totalidade das mudanças. Para uma utilização pouco intensiva, um modelo com 18 velocidades é suficiente. A velocidade pode ser mudada por um manípulo que se roda, uma alavanca ou um controlo duplo que permite travar e mudar a velocidade.
- O guiador sobrelevado é mais indicado do que o direito para fazer descidas, por se tornar mais cómodo devido à inclinação do corpo. Quanto ao material de que é feito, o aço é mais pesado e barato, enquanto o alumínio e o titânio são mais leves e caros. A fibra de carbono torna-se muito sensível a pancadas, podendo partir-se de forma repentina.
- Os pedais podem ser automáticos ou tradicionais. Os primeiros têm a vantagem de prender o calçado do ciclista ao pedal. Deste modo, há um melhor aproveitamento da força do utilizador e menos risco de ocorrerem acidentes, caso o pé se solte. Contudo, é necessário calçado especial, e implica algum tempo de adaptação ao sistema.
Preço (a partir de): pedais automáticos, 25 euros e sapatos para pedais automáticos, 45 euros.
- O selim influencia o conforto do ciclista, sobretudo para quem anda de bicicleta várias horas seguidas. Mas é difícil definir as características de um selim confortável, dado que depende do corpo, sexo e preferências do utilizador.
Preço (a partir de): selim plástico, 15 euros e tubo de selim, 20 euros.
- A maioria dos modelos tem rodas com aros em alumínio, embora estes possam ser de aço (inoxidável, de preferência). Se a bicicleta vai ser usada em estradas e parques, um pneu com câmara-de-ar é suficiente. Caso o uso seja mais intensivo e, em especial, durante muito tempo em percursos acidentados, convém optar por um pneu sem câmara-de-ar.
Preço (a partir de): pneu com câmara-de-ar, 20 euros e aro em alumínio, 25 euros.
- Para uma utilização em pisos regulares, não precisa de um modelo com suspensão frontal. Mas em circuitos lamacentos ou desiguais, aquela aumenta o conforto para os pulsos, ombros e nuca. Quanto mais exigente for a utilização, maior se torna a necessidade de uma bicicleta com suspensão frontal, embora fique mais pesada.
Preço das forquilhas com suspensão frontal: a partir de 200 euros.
Este artigo pode ser lido em http://www.deco.proteste.pt/map/src/485861.htm
Numa classificação de 1 a 5 estrelas, só recebeu 2