ar vs mola (mx pro vs tora)

iLucena

New Member
estou indeciso entre estas duas suspençoes que todos voces ja devem conhecer bem...
-marzocchi mx pr LO 120mm (no link vem 100mm, ms tb ha uma versao de 120mm) http://www.bikezone.pt/bicicletas/product_details.php?category_id=169&item_id=3422

-rock shox tora 302 85-130mm u-turn http://www.bikezone.pt/bicicletas/product_details.php?category_id=169&item_id=3445

o orçamento não anda mto longe do custos destas suspençoes e gostava de saber qual delas tem um melhor desempenho. gostava tb de saber se 330g a mais numa suspensão fazem diferença na pratica (a tora tem mais 330g que a mx pro). a utilização é xc e all(most) mountain.

obrigado e boas pedaladas a todos
 

t0k

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Apenas tendo experimentado uma Tora a molas - 302 c/ 100mm recomendo vivamente suspensões com ar pois com apenas três ou quatro rotações do ajuste do preload o pino do mesmo partiu-se :eek: E a ser sincero, ñ notei grandes diferenças no ajuste. E pelo que se fala sendo a ar o ajuste já é mais "real", pois varia de acordo com a quantidade de ar que colocas na câmara.
Se 300 gramas fazem diferença ? Para mim não! A não ser que sejas um atleta de alta competição, que estejas nos limites das tuas capacidades fisicas e queiras mesmo ganhar a prova X ou Y só te vai fazer bem andar a "carregar" mais 300gr :)
A Tora é robusta e inspira confiança, os ajustes em plástico é que não valem nada. A Marzocchi são mais 50€ mas sendo a ar...
Dá uma vista noutras lojas, acho que és capaz de arranjar melhores negócios pelo mesmo valor.
 
A tora 302 e de mola?? Onde se pode confirmar isso, é que tenho uma desse modelo e já li algures que era a ar! que grande confusão!? :mrsock:
 

iLucena

New Member
TOUTETERRAINE said:
A tora 302 e de mola?? Onde se pode confirmar isso, é que tenho uma desse modelo e já li algures que era a ar! que grande confusão!? :mrsock:

ha toras a ar e outras a mola. eu no meu caso tava a falar da de molas. uma maneira facil é veres se é u-turn(se for ta escrito numa das pernas da suspençao).

BCasquinha said:
Boas iLucena, tenho uma Marzo Mx Pro ETA de 2007 e recomendo vivamente, comprei a minha na www.actionsports.de e saiu-me a 225€ ja com portes ... dá uma vista de olhos nessa loja ou na www.fizzbikes.com que geralmente encontra-se melhores negocios do que cá em Portugal....

a fizzbikes tem preços mta fixes, mas neste momento tem poucas supençoes para aquilo que eu posso ter (tou a agarrado a uns v-brakes e na fizz é quase tudo so pa disco)

entre molas e ar o que é q consideram que tem melhor desempenho?
 
iLucena said:
[
ha toras a ar e outras a mola. eu no meu caso tava a falar da de molas. uma maneira facil é veres se é u-turn(se for ta escrito numa das pernas da suspençao).
não tem escrito u-turn, portanto em que é que ficamos, ar ou mola? :s
 

PDRO

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entre molas e ar o que é q consideram que tem melhor desempenho?

Pelo que li, a mola tem uma sensibilidade melhor mas tambem é mais pesada e tens que ter a sorte de ter a dureza das molas ja ao teu gosto enquanto que nas suspençoes a ar são mais leves e consegues 'tunar' a suspençao mais ao teu gosto.

não tem escrito u-turn, portanto em que é que ficamos, ar ou mola?
Mesmo assim inda pode ser a ar ou mola, acho que o mais simples é ver se tens alguma valvula de entrada de ar. Acho que se situa na parte superior da suspenção.

em relação a suspençao posso te aconselhar esta
http://www.actionsports.de/Forks-Rear-Shocks/Marzocchi-MX-Pro-SL-105mm-2006::10371.html

ou se quiseres mais curso:
http://www.actionsports.de/Forks-Re...l-grey-2007-130mm-mit-Remote-Cont::10096.html
 
PDRO said:
entre molas e ar o que é q consideram que tem melhor desempenho?


não tem escrito u-turn, portanto em que é que ficamos, ar ou mola?
Mesmo assim inda pode ser a ar ou mola, acho que o mais simples é ver se tens alguma valvula de entrada de ar. Acho que se situa na parte superior da suspensão.
tem o botão do coelho e da tartaruga na parte inferior e um parafuso tipo sextavado, em cima tem o botão de bloqueio, e de "preload" e mais nada!
 

PDRO

New Member
Se não me engano as valvulas de ar nas RS sãoo do lado esquerdo.
Por isso em principio a tua suspenção deve ser a oleo
Mas espera por outras opiniões para ter a certeza :wink:
 

miletek

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Viva

Eu também tenho a mesma suspensão que o Touteterraine e depois de ter lido este tópico fiquei na mesma dúvida,eu
pensava que era de mola.


Cumprimentos

RSF
 

iLucena

New Member
PDRO

gostei imenso da XC600. pelo preço que esta parece uma boa compra e tem suporte para v-brake =) dois senãos: comprar pela net ainda por cima do estrageiro.. como faço com as garantias ou caso tenha algum problema? 2º no site da marzocchi eles dizem que é de 100mm e na actionsports 130mm.. eu n sou fa de comprar pela net pois tenho receio de ser burlado... como posso ter a certeza do q vou comprar e de que vem em bom estado? é primeiro pago e se dps n me chega a porta :S:S:S:S:S

mais, n tenho cartao de credito. eles tem uma opçao de check/money order. alguem sabe como funciona esta ultima? eu n percebo nada de alemao...
 

BCasquinha

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XC600 tem bom aspecto sim sr. Tanto quanto sei, em relação à garantia da Marzocchi, se comprares dentro da união europeia podes, caso necessites, recorrer aos representantes portugueses da marca (julgo que foi isto que li algures aqui no forum...é uma questão de procurares).

Se na actionsports.de diz 130mm é porque deve ser mesmo 130mm, mas podes sempre enviar um email a perguntar.
Em relação a comprar online, vê o tópico -> http://www.forumbtt.net/index.php/topic,228.0.html ...eu comprei a minha na actionsports.de e não tive problema nenhum...

iLucena said:
eu n percebo nada de alemao...

lol a actionsports também tem uma versão em inglês e se mesmo assim não te entenderes com isso podes sempre recorrer à tradução a martelo do Google http://www.google.com/language_tools :wink:
 

t0k

Member
A RS fez modelos da 302 para todos os gostos. Basta uma saltada ao site da marca para se ter um dislumbre das ofertas
302:
Travel 80/100/130mm, 85-130mm, 80 or 100mm
Travel Adjust All-Travel, U-Turn, N/A
Weight* 2236g (4.93 lbs), 2400g (5.3 lbs), 2400g (5.3 lbs)
Spring Solo Air, Coil, Coil
Spring Adjust Air pressure via a single Schrader Valve, Change Spring, Preload
Damping TurnKey Lockout
Damping Adjust External rebound and TurnKey lockout
Lowers Magnesium, IS disc mount
Crown Forged, 6061 T-6 hollow aluminum
Steerer Tube STKM steel 1 1/8
Upper Tubes 32mm, STKM steel, chrome
Standard Colors Black, Diffusion Silver, Diffusion Black (AM)

Como podem ver existem 3 submodelos, um a ar "Solo Air" e dois a molas, tendo um U-Turn e outro não.
Espero que tenham ficado exclarecidos :)

Em relação às compras online, comprem em lojas "reconhecidas" e não serão borlados. Mas para mais info é só verem o tópico que fala das compras online.
 
t0k said:
A RS fez modelos da 302 para todos os gostos. Basta uma saltada ao site da marca para se ter um dislumbre das ofertas
302:
Travel 80/100/130mm, 85-130mm, 80 or 100mm
Travel Adjust All-Travel, U-Turn, N/A
Weight* 2236g (4.93 lbs), 2400g (5.3 lbs), 2400g (5.3 lbs)
Spring Solo Air, Coil, Coil
Spring Adjust Air pressure via a single Schrader Valve, Change Spring, Preload
Damping TurnKey Lockout
Damping Adjust External rebound and TurnKey lockout
Lowers Magnesium, IS disc mount
Crown Forged, 6061 T-6 hollow aluminum
Steerer Tube STKM steel 1 1/8
Upper Tubes 32mm, STKM steel, chrome
Standard Colors Black, Diffusion Silver, Diffusion Black (AM)

Como podem ver existem 3 submodelos, um a ar "Solo Air" e dois a molas, tendo um U-Turn e outro não.
Espero que tenham ficado exclarecidos :)

Em relação às compras online, comprem em lojas "reconhecidas" e não serão borlados. Mas para mais info é só verem o tópico que fala das compras online.

Já estou esclarecido, cheguei á conclusão que tenho a mais foleira :evil:
 

iLucena

New Member
pois é, fiquei mm com o olho debaixa daquela XC 600 2007, mas agora surgiram mais umas duvidas.

eles tem também para venda a XC 600 sl 2007, e a basicamente a diferença é q a 600 tem ETA e RV e a 600sl tem ATA e TST2.. qual delas funciona melhor? (ou qual a grande diferença entre os sistemas de cada suspençao?)
 

PDRO

New Member
Em relaçao a garantia nao sei dizer, espero que funcione ca em portugual porque tambem encomendei a minha suspençao no estrangeiro, na actionsports. Em relação ao serviço da loja so posso dizer bem :yeah:

Tambem tens la a XC600 com 100mm
http://www.actionsports.de/Forks-Rear-Shocks/Marzocchi-XC-Retro-600-gunmetall-grey-2007-100mm-mit-Remote-Cont::11661.html

Em ralçao as tecnologias:
-ETA --> quando acionado baixa a suspenção para +/- 25mm de curso, o que é optimo para as subidas
-RV --> Ajuste de rebound, velocidade com que a suspenção soube, ambas as suspençoes tem
-ATA --> Ajuste de curso 90 -> 130
-TST2 --> Ajuste do tipo de compressão, neste caso so com 2 posições. Modifica a sensibilidade da suspençao.

Em relaçao as ajustes posso te dizer que o RV e o TST funcionão mesmo. Tenho uma MX PRO SL.

Agora tens que ver o que te da mais jeito e o cusro que queres. Ja agora tavas a pensar em que curso?
 

iLucena

New Member
tava a pensar em 120mm, 130mm.
a xc600sl atraiu.me porcausa da versatibilidade de curso (as vezes quero fazer estrada e gosto de andar mais deitado sobre a bike e os 90mm ai davam jeito). em relação ao tst2 o q percebi é q tem duas posiçoes, uma bloqueia, a outra deixa a suspençao funcionar normalmente.. é isto? agora o contra é que as suspençoes da marzo (especialmente as mais recentes) estao a dar problemas de origem com incidencia especial nas que tem TST, pelo menos é o q o me mecanico me diz.

uma pergunta sobre o ETA, aquilo fica comprimido durante o tempo que quisermos e podemos andar com aquilo comprimido a vontade sem prejuiso da suspenção? para estrada secalhar era uma boa opçao ja que o curso da XC600 é fixo..
 

t0k

Member
Quando activas o ETA a suspensão não recupera, isto é vai baixando com a pressão que lhe aplicas. Contudo ficas sempre com 30mm de curso.
Para mim prefiro o lockout da RS, a suspensão continua da mesma altura mas não comprime, mas se sofrer um embate muito grande o lockout é desactivado automaticamente para absorver o impacto. Nos modelos de gama mais alta dá para regular a força do impacto necessária para desbloquear a suspensão - floodgate control.

Cumprimentos
 
O facto de andares com o ETA activado não estraga nada na suspensão, da mesma maneira que se bloqueares a suspensão enquanto fazes estrada não estragas nada...
Quanto ao TST, eu tenho uma MX PRO SL e aquilo não só funciona muito bem como é muito útil, pois consoante o piso as diferenças na regulação são brutais...
Já agora, que quadro tens?dá para uma suspensão de 130mm?

Quanto ao facto de comprares na net, tens um tópico aqui no forum que só fala disso, para teres uma ideia, + de 90% da minha bike foi comprado na net, e ate agora 0 problemas e uns 700€ que já poupei...
Cumps.
 

iLucena

New Member
sim, o quadro n tem problema, ele aguenta na boa 130mm. mas tb acho q isso n vai ser problema pq todas as xc retro ja estao esgotadas apesar de ter encomendado no sabado recebi hj esta triste noticia ='( acho q vou optar pela tao falada mx pro sl ja q toda a gente fala mto bem dela, so n gosto é da cor jas jarras... aquele cinzento parece-me uma beca feio =P (pessoal e discutivel como sempre..) ou talvez va para a marathon sl 100-120mm, ainda vou ter q pensar..
 
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