Ar nas bombas de gasolina

sergiol

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Olá.

Pareceu-me que o meu pneu da frente estava com um bocadinho de ar a menos e estava a chegar perto de umas bombas de gasolina. De fora da porta, pedi à senhora do balcão o favor de poder pôr ar nos pneus da bike. Ela disse que sim e lá fui eu.

Acontece que andei lá a mexer um bocado na máquina, que ainda por cima é daquelas em que se mete um valor para a pressão antes e o pneu depois enche até aí, o que me causou algum medo de poder rebentar o pneu.

Andei lá a esguiçar, já que os meus pneus têm válvulas Presta, e a pistola presumo que seja preparada apenas para Schrader, e o que consegui fazer foi deixar o pneu ainda mais vazio.

A minha pergunta é: É suposto aquilo não dar nos meus pneus? Ou então fui eu grande azelha e não consegui lidar com a situação? Penso que já vi pessoal a encher bikes nas bombas!
 

SemPiscas

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Isso desde sempre foi um certo drama, até porque actualmente as bombas de ar dos postos de combustível estão muitas vezes descalibradas, e ficas sem ideias do que la colocaste e têm de ser a mão a apalpar :)
Essas bombas não estão preparadas para pressões pequenas como são as rodas da bike, pelo que quando são digitais fazem sempre o teste a ver se conseguem saber quanto ar esta no pneu para assim enviar um fluxo de ar maior ou menor, e 80% das vezes não conseguem saber e nada acontece.
Dai em algumas existe um botão de pneus totalmente vazios, ao pressionar esse botão faz com que o ar que existem-te nos pneus não seja medido antes, e comece logo a encher :)
 

gibasbike

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Boas pessoal..desculpem a invasão, independentemente de ter que usar o adaptor, e o aparelho estar calibrado ou não a pressão é sempre igual, a pressão que é colocada depende do gosto.....independementemente de encherem um pneu de carro ou de bike, estamos a faplar de pressões e não quantidade de ar.
Abarço e boas pedaladas com pneus cheios.....
 

m.r.f.

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Boas, não basta ter o adaptador pois ele é oco por dento e as bombas das gasolineiras só enchem ao fazer pressão e mesmo assim terá que empurrar a patilha no meio.
Não é como uma bomba manual que sai logo ar desde que se esteja a bombar.
Alem do adaptador tens que fazer como o SemPiscas disse (Dai em algumas existe um botão de pneus totalmente vazios, ao pressionar esse botão faz com que o ar que existem-te nos pneus não seja medido antes, e comece logo a encher).
 

SemPiscas

New Member
Cada um é livre de andar com eles cheios ou vazios, eu pessoalmente não ando com eles cheios, e porquê ? desgasta mais o material, como os amortecedores, os pneus, e sentes mais trepidação na direcção, e por vezes dores de costas.
Para quem gosta de mandar o seu salto, e melhor que ter espaço de manobra dependente do peso, porque depois nota-se nos raios + a frente, já para não falar que entrar com pneus cheios em areia solta é = a desmontar quase de imediato.
Boas Pedaladas.
 

ferrazz

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Usando o adaptador e carregando no pneu vazio da bomba resolve a questao... nnao esquecendo de desapertantar a rosca lol
 

Mangelovsky

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Bem, estou a responder porque li por alto e vi muita asneira escrita.

As bicicletas utilizam pressões de ar muito mais altas que os carros. Nas btt usa-se algo à volta dos 3 BAR, nas híbridas algo por volta dos 4 BAR e nas bicicletas de estrada, algo como 7 ou 8 BAR. TODOS automóveis ligeiros que conheço, usam uma pressão entre os 2, 2.5 BAR.

O uso de pneus com pouca pressão geralmente NÃO RESULTA em problemas nos raios. Muito antes de tal coisa acontecer (que mesmo assim não consigo imaginar como seria possível), sofre-se furos nas câmaras por compressão do pneu contra as mesmas (snake bite), ou perda total de ar por descolamento de um dos flancos do pneu (caso estejamos a usar tubeless). Pressões elevadas resultam em desconforto e em menor aderência dos pneus ao solo. se a pressão for superior à máxima permitida pelo pneu, poderá mesmo ocorrer o rebentamento da câmara ou pneu ou a formação de papos no pneu (provocados pelo rompimento de parcial de uma camada do pneu).

Os compressores das bombas de gasolina são para encher rodas com válvulas Schrader (válvulas "grossas" com um pino interior que abre a mesma quando pressionado), que são as válvulas dos carros, motas e de grande parte das bicicletas de montanha. As válvulas schrader são mais robustas, fiáveis e fáceis de utilizar que o outro tipo de válvula: presta (também conhecido como válvula fina, com um pino exterior que é preciso desenroscar antes de ser pressionado). Existem outros tipos de válvula para as bicicletas, mas que estão a cair ou já caíram mesmo em completo desuso.

A razão pela qual se usa um tipo de válvula menos robusto nas bicicletas, é o facto das válvulas presta oferecerem menor resistência ao caudal de ar e possuírem uma anilha no exterior do aro que as impede de serem empurradas para dentro do pneu quando a pressão do pneu é demasiado baixa e a câmara está mole. Estas características facilitam imenso o enchimento com uma bomba de ar portátil (que deve fazer SEMPRE parte do equipamento de um ciclista, acompanhado de pelo menos uma câmara de ar suplente).

É possível encher um pneu com válvula presta comprando um dos tais adaptadores mencionados, mas aconselho a que o mesmo seja testado anteriormente em casa ou em condições que permitam o regresso sem ser montado na bicicleta. Estes adaptadores existem em diferentes comprimentos e nem sempre funcionam quando solicitados. Tive uma má experiência há uns anos quando fiz uma viagem longa com uns amigos. Tínhamos um carro de apoio, por isso levamos algum material de oficina connosco. Tentamos não levar ferramenta duplicada e acabamos por deixar a minha bomba de oficina em casa e levamos outra. Ao início da primeira etapa verifiquei que precisava de aumentar a pressão dos meus pneus (tubeless com válvula presta) e verifiquei também que a bomba que tínhamos connosco não se adaptava a válvulas presta. Enchi com a minha bomba portátil, mas não consegui a pressão ideal. Uns kms mais abaixo passamos por uma decathlon, onde comprei um desses adaptadores (bem caro, por sinal). Não enchi imediatamente os pneus, porque calhou de ser num turno em que me cabia a mim conduzir o carro de apoio. Quando finalmente tentei encher, o adaptador era demasiado comprido, não funcionou com as minhas válvulas e acabei por perder ainda mais ar e tive que voltar a encher com a bomba portátil. Resultado: dezenas de kms feitos com pressão insuficiente nos pneus em asfalto. Não foi perigoso, pois a pressão era alta o suficiente para garantir a permanência dos flancos dos pneus colados aos aros, mas foi desnecessariamente cansativo.
 

Xuixo

New Member
Já agora informo que, pelo menos as câmaras de ar Schrader da marca continental, também tem a tal anilha para não deixar a válvula entrar para dentro do aro quando se enche e que são das mais baratas que encontro à venda para roda 29.
 
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