Boas pessoal, deixo aqui os meus 5 cêntimos sobre este assunto:
Na verdade já me aconteceu exactamente o mesmo e primeiro que descobrisse o que se passava, foi uma carga de trabalhos. Mecânicos, amigos, toda a gente opinou e afinal não era nenhum problema da roda, nem das chavetas, nem do quadro.
Era uma coisa bem simples, mas que por muito que se olhasse, descobri por mero acaso e já depois de muito desespero.
No meu caso, o aperto da chaveta que aperta em cima do dropout assenta sobre um dos parafusos do dropout.
Reparei que esse parafuso do dropout estava ligeiramente comprido e ficava "meio milímetro" saliente em relação ao dropout e graças a isso, por mais que apertasse a chaveta (mesmo quase à martelada exactamente como referes), a parte roscada da chaveta ficava sempre torcida pois apertava em cima desse parafuso em vez de apertar em cima duma base direita.
Era quase imperceptível esta situação, mas depois de detectada, foi muito fácil de resolver:
Tirei a roda, desapertei o parafuso em causa (nem precisei desmontar o dropout, pois o outro parafuso ficou lá), limei a ponta do parafuso para lhe retirar o excesso de comprimento e voltei a colocar no local.
De seguida apertei tudo e voilá, a porca da chaveta já assentava que nem uma luva.
Mais tarde reparei que voltava a sair do lugar pois o aperto desse lado da chaveta já estava torcida de tanto apertar em cima desse excedente do parafuso.
Substituí esse lado do aperto da chaveta (nem precisei substituir a chaveta toda) e o assunto ficou resolvido de vez. A roda nunca mais saiu do sítio.
Vê isso bem, pode ser que seja uma coisa tão simples como foi no meu caso.
Cumprimentos,