Andar sozinho??

abelha2

Active Member
Convem sempre andar com os cartoes, mas como as vezes me esqueço, foi por isso que fiz o cartão. Fi-lo em cartolina amarela, plastifiquei, e prendi um fio vermelho nele e no fecho do camelback de modo a nao passar despercebido se em caso de acidente forem lá procurar.

Tem o meu nome, nmorada numero do bi e cartao de utente, numero de telefone dos pais, e colegas que conhecem o caminho. A carteira por vezes esqueço-me em casa (embora sempre que vou sozinho tenho habito de levar pelo menos o cartao multibando (é o cartao da faculdade tambem tem identificação), mas as vezes fica esquecido..assim tenho a certeza que sou sempre identificavel
 

viriatodasilva

New Member
Eu também sou como o e-nuno. Ou melhor, era!

Sábado passado, num salto sem grande altura, a 220 mts da estrada principal e perto de tudo, quando ia com um colega e já na parte final de um trajeto pelo mato e trilhos, fiz mal a aproximação ao solo, caí com a cabeça de lado e apaguei durante 15 minutos, tendo também por alguns momentos perda de conhecimento. Corte no sobrolho, 3 pontos, ombro bastante magoado a exigir fisioterapia. Os bombeiros chegaram em dois minutos e passado meia hora já estava no hospital a fazer uma TAC e ários RX.

Isto, como disse, porque estava acompanaho.

Agora, imagina que, tal como tu, eu estava no meio o mato, sozinho. Era uma DAQUELAS SITUAÇOES que se acontececem aos outros eu dira, "pois é, não pensam"...

Fica ao vosso critério, carrissimos, mas lembrem-se que, sem companhia, deixa de ser um desporto radical para ser uma burrice. Eu aprendi isso sábado às minhas custas.

Fica o aviso.

Quedas Suaves,

Ricardo Silva
 
Last edited:

e-nuno

New Member
Viriato, antes de mais as melhoras!

Em relação ao resto... tens toda a razão. Essas coisas acontecem e não é só aos outros e é pior se andarmos sozinhos. Por isso se andamos sozinhos devemos conhecer os riscos inerente ao que estamos a fazer.
A partir do momento que conhecemos o risco podemos ou não continuar a andar. Se escolhemos continuar podemos chamar a isso teimosia, burrice, irresponsabilidade (pelo menos irresponsável temos de admitir que é...), mas se a escolha foi feita com noção desse risco passa a ser a nossa escolha e temos de assumir as consequências dela.
Voltando ao exemplo... para mim fumar é uma escolha tão (ou mais... tenho a certeza que tem mais gente problemas sérios por fumar do que por andar de BTT) irresponsável como andar sozinho. Mas há por ai muita gente que fuma, mesmo tendo noção do risco.
Eu tenho a certeza que não vou começar a fumar... quanto ao resto, vou de certeza continuar a ler os avisos como do Viriato e a prestar-lhes atenção. Quando sentir que o risco não compensa deixo de ser irresponsável. Espero que até lá corra tudo bem...
 

FMCurto

Active Member
Endomondo com live tracking...se fores sozinho e alguém ver que não chegas podem sempre ir ter contigo ao ultimo ponto trackado.

Mas por acaso eles deviam implementar uma função no Endomondo que se um tipo não se mexe-se durante 10 ou 15min enviava um email (se estivesse a fazer live track) ou um SMS (para quem nao tem net) a um ou dois numeros/emails predefenidos com as ultimas coordenadas trackadas e essas pessoas podiam assim ligar para ver se a pessoa atendia.
 

elduchy

New Member
Boas!

Eu uso o endomondo em todas as voltinhas que dê de bike e acho que essa tua opinião é bastante interessante, era digna de um mail à endomondo para implementar essa função ;)

Cumps
 

FMCurto

Active Member
Pus la no fórum...a ver vamos, como diz o cego.Como descontinuaram a evolução da versão java a mim já não me serviria de muito :)
 

Mach 4

New Member
Para quem anda...ou melhor, para quem se aventura a andar sózinho no monte o melhor mesmo é ir sempre acompanhado e de preferência com alguém que saiba fazer os primeiros socorros. Não precisámos de ser enfermeiros ou pedalar com um médico para ajudar um companheiro da pedalada em apuros, basta termos alguns conhecimentos.
Aliás, TODOS nós deveriamos ter uma base sobre 1ºs socorros pois pode ser vital para ajudar um amigo nosso ou até mesmo para nós.
Por exemplo, alguém anda com gaze e fita gomada na mochila? - 2 coisas tão simples e que num corte mais profundo fazem milagres.
Esses programas com live tracking são realmente muito úteis, mas também podem aparecer muitos imprevistos, tais como falta de rede, falta de bateria, telémovel pode ficar estragado com alguma queda,etc.

Mas lembrem-se sempre que o tempo de espera para alguém ser socorrido é o factor mais importante no meio de um acidente. O tempo que vai desde a queda até alguém chegar ao acidentado, com ou sem Endomondo, é fulcral.
Com um grupo de amigos e com noções de socorro prático acreditem que se ganha tempo muito precioso neste tipo de situações.

Agora outro assunto dentro deste tópico :
Eu tenho assistido a certo tipo de atitudes para quem usualmente anda em grupos que acho um pouco ridiculas. Para quem costuma andar acompanhado sempre com os mesmos elementos normalmente criam-se umas rotinas em que depois parece ser necessário andar a dar satisfações pelo facto de não poder comparecer em determinado passeio ou encontro. A sensação que me dá, é que com o tempo, nesses grupos começam a surgir determinadas "regras" como horários rigorosos a cumprir, encontros sempre no mesmo local, reparos a quem aparece ou não aparece, comentários de se estar com mais ou menos pedalada, etc. Realmente pedalar com um amigo é uma coisa, mas andar sempre em grupo quase como uma obrigação, é outra. E depois se alguém deixa de aparecer por uns tempos, ou se até perdeu a vontade de fazer btt, lá tem de se estar a desculpar ao pessoal...

Realmente isso para mim não dá, e cada vez mais acho que pedalar sózinho deve ter mais vantagens que desvantagens.
Sou sempre mais livre para optar quando ir, como ir, até onde ir e acima de tudo sem ter de estar a dar satisfações a ninguém.
 

oliana

Active Member
Ora bem! Todos os que andam sózinhos agora são burros?
Creio que não deixa de ser uma afirmação bem idiota. Será que o cérebro ficou assim tão afectado? Espero que não!
Como já o disse, o facto de andar em grupo tem vantagens e desvantagens. Há que respeitar as opções de cada um e o bom senso que devemos ou não ter. Podemos arriscar mais ou menos dependendo das circunstancias. Para mim é mais perigoso andar nas estradas nacionais que sózinho no mato. No entanto respeito quem o faz, e são muitos. Depois nem toda a gente tem todos os fins de semana livres para se juntar com os amigos e há que arranjar durante a semana encaixe no tempo para as saídas. Quer a opção seja acompanhado ou sózinho, o que interessa é que fazemos o que gostamos. Quando andar em grupo se torna naquilo que eu vejo muitas vezes nos trilhos por onde ando, mais vale andar sózinho! No entanto o passeio é deles não meu, e se quiserem parar 10 vezes em 30 km e para fazerem essa distancia levarem a manhã inteira, a opção é deles e eu estou-me nas tintas!
Os unicos burros são aqueles que inventam desculpas para não sair. Ou porque está calor....ou frio...ou chuva...ou não têm companhia, como se o btt tivesse de ser uma dança a dois ou mais!

Ou sexo!

Façam aquilo que gostam e respeitem as opções dos outros. E já agora revejam as vossas atitudes nos trilhos. Podem não ser as mais correctas para andar em grupo. Há mais gente nos caminhos. E nem todos são burros!
Porque será que eu estou a dizer isto?

Já agora. Sabiam que o sítio onde acontecem mais acidentes graves é em casa. Alguem já ficou em casa sózinho dias inteiros? Isso é um perigo amigos!
 
Last edited:

Poeira

New Member
BTT de preferência acompanhado e isso acontece no fim de semana, sozinho é na estrada porque não há ninguém para acompanhar. Conclusão, o que interessa é pedalar (o que nos dá gozo) e o resto são tretas.
Boas pedaladas.
Poeira
 

MORIM

New Member
Alguém me pode explicar como funciona o Endomondo, a que por não ter companhia na maior parte das saídas costuma andar sozinho.
 
eu muitas das vezes ando sozinho, acho que andar sozinho nos transmite mais responsabilidade para nós proprios, eu sempre que posso tento arranjar companhia, mas se andar sozinho aviso sempre alguem para onde vou, as horas a que estou a pensar voltar, por onde vou passar, etc etc..., sao pormenores que se forem precisos farao muita diferença.
 

VitorBIKE

New Member
Durante a semana ando frequentemente em a solo, ou então somos dois durante a semana, mas quando ando pelo mato é raro andar sozinho porque pode chegar o dia em que me aleijo asério e dps posso nao conseguir pedir ajuda ou comunicar com alguem.
Cumps
 

jamb

New Member
Eu normalmente também ando sózinho... isto porque não conheço ninguém que me faça companhia... vou ter que me juntar a algum grupo.
 

pauloreis

New Member
Boas: Gosto de andar sozinho, mas em estrada!! Andar no mato tem de ser sempre acompanhado..e quanto mais malta melhor.
 

petiagos

New Member
Actualmente as minhas tiradas são 80% sozinho devido ao horários e por vezes falta de companhia.
Então no meus raids noturnos à semana por volta das 22h00, em estrada, ninguém quer vir comigo, hehehhe.
Estou muito habituado a andar sozinho e ao ritmo que quero... e o minimo são 40, 45 kms em cada saída para o mato.
Tá claro que quando vou sozinho não me aventuro nas descidas mais manhosas ou que não estou tão à vontade. Faço os trilhos que conheço bem e os que não conheço e me aventuro vou com mais cuidado. Mas como cada vez me dá mais gozo subir e subir ...vou sempre decontraido e com muita segurança.
De resto tenho cuidado e levo sempre cartão multibanco, dinheiro e telemóvel.
 

Corticeiro

New Member
Ultimamente, tenho ido sempre sozinho. Algumas sextas-feiras à tarde e fins-de-semana lá calha ter companhia, mas maioritariamente é sozinho, até porque estou em recuperação de forma e não quero parar nem por nada!

Como ainda ando a conhecer as redondezas, só me meto em trilhos que já conheço e sempre munido do telemóvel, água, ferramentas básicas. E faço sempre uma previsão do tempo que vou demorar.
 

the_bike_guy

New Member
Cada vez mais ando a acompanhado, e nada pior que um gajo sempre a parar na frente e estragar-me as descidas e com a mania que desce mais rápido, e depois um "Ah e tal espera lá por mim" a subir.

Este fim de semana, 26Km, em 4 horas, porque o gajo estava sempre a parar para comer, comeu umas 5 sandes e bebeu 4 7up's, e depois diz que a culpa é da bike que "não embala"

Mas isto é só até encontrar pessoal com que me dou melhor...
 
Top