Andar com os Pézinhos presos.

Zaraganga

New Member
Boas,

Eu montei uns Shimano M780 e prefiro andar com os pés presos.

Os tombos que vêm com a embalagem, dei logo no primeiro e segundo dia, parar e cair para o lado. Típico.

Agora só caio de vez enquando quando me aventuro a subir coisas que depois não consigo e quando paro, lá vou ao chão. Para mim é mesmo a situação mais complicada, há truques para prevenir estes tombos de azelha?
 

Unknown_Rider

New Member
Boas,

Eu montei uns Shimano M780 e prefiro andar com os pés presos.

Os tombos que vêm com a embalagem, dei logo no primeiro e segundo dia, parar e cair para o lado. Típico.

Agora só caio de vez enquando quando me aventuro a subir coisas que depois não consigo e quando paro, lá vou ao chão. Para mim é mesmo a situação mais complicada, há truques para prevenir estes tombos de azelha?


Troca os cleats para multirelease. Assim nessa ou noutra qualquer situação mais aflita para qq lado que puxes, o pé não fica preso.

Eu era perito em tombos azelha até meter os multirelease. Salvo erro custa 15€.
 

petiagos

New Member
Tenho uns ... e sempre impecáveis.
Tanto a entrar como a sair ...
Por isso deduzo que será da falta de hábito ... ou da afinação dos cleats.


Cumps
 

Zaraganga

New Member
Boas,

Acho que era mesmo falta de hábito. Já estou a habituar-me a conseguir desencaixar mesmo quando paro sem conseguir subir mais :) Mais uns tempos e tiro a afinação do mínimo.

E já tive duas situações (linhas do electrico) em que se não tivesse os pedais acho que tinha voado :)

Fã dos pedais de encaixe!
 
T

The_Command

Guest
Boas

Após uns bons meses a andar de pés presos, concluo que de facto é vantajoso. Agora só tenho notado um problema não sei se haverá mais alguém aqui no fórum que já tenha tido o mesmo problema.
A verdade é que apesar de muitos pedais de encaixe o fabricante dizer que a i tal e não sei que neste modelo a lama escoa melhor etc... este inverno notei bem isso, é que os pés apesar de andarem presos a sempre uma altura ou outra que tem de ir ao chão e a sapatilha no espaço de encaixe na sola fica cheia de lama e depois já não consigo prender ao pedal, tenho de andar a tira-la com as mãos ou outra coisa.
Agora em pesquisa aqui pela net e não só, a uns tempos também tinha visto numa loja da bikezone um cliente que tinha uns pedais meio esquesitos. A primeira vista parece ser uns pedais rascos lol não sei o nome deles será que alguém aqui usa esses pedais. A aparênçia deles básicamente é dois arames ou coisa parecida.
 

JPSpecial

New Member
The_Command
Vê lá se os "pedais de dois arames" que viste são parecidos com estes:









Mas cuidado que o preço é um pouco acima de alguns dos modelos existentes no mercado (mesmo sendo só um par de arames:D)

Cumps
 

N600

New Member
Boas
Também partilho a opinião que é positivo o uso de pedais de encaixe,e se vêm com dez quedas eu já usei sete só na meia maratona da Sertã foram quatro na subida depois de passar a ribeira do xico comecei a subir o colega parou à minha frente pumba falhei uma pedra enorme por muito pouco, outra depois do abastecimento havia um troço a rolar onde tinha alguma água numa passagem um pouco mais funda passo pelo meio a roda da frente resvala não tiro o pé a tempo caio redondo dentro de água,ainda bem que ia sozinho se não era a risada total e o "palhaço" era eu,as outras duas sem grande história. Faz parte desde que a malta não se aleije é como dizia a minha avó um abre olhos.
 

JPSpecial

New Member
Não sei responder se o encaixe SPD dá, mas como os cleats para este tipo de pedais são em latão, não deve ser muito provável. Para além de serem em latão têm uma duração muito inferior aos cleats SPD.
Estes pedais têm fama de ser melhores no escoamento da lama em comparação com o sistema SPD.

Cumps
 
Last edited:
T

The_Command

Guest
Então mas os sapatos podem ser os mesmos, basta trocar os encaixes da sapatilha certo?
 

NetPinto

New Member
Boas.

Tenho uns mistos (encaixe de um lado e do outro normal) para quem está no inicio acho boa opção, pois a pedalar e só encaixe e força nas pernas, e depois em terreno mais quente pode-se virar...
De inicio lá ficou pele no alcatrão, pois parei, e tirei o pé direito e a bicla inclinou para a esquerda... :fpalm:depois numa queda que tive, a descer a abrir, a bicleta ficou e eu segui e nem dei pelos pes se terem desencaixado... enfim...
Mas encaixe sim, defenitivamente... já estou a ficar pronto para encaixe integral...
 
T

The_Command

Guest
Boas

Sim eu também tenho um pedais desses, mas o problema é de facto a lama que fica na sola da sapatilha, não deixa encaixar depois no pedal. Enquanto que pelo que vi parece-me que estes pedais que estão aqui mais a cima, me parecem ser um pouco melhores nesse aspecto..
 

abelha2

Active Member
Vou hoje para a minha estreia, e não estou la muito confiante.

Sapatos lidl e pedais on-off...Vamos ver como corre
 

abelha2

Active Member
Já gastei duas das 3 quedas.

Acho que tal como me foi aqui recomendado, tenho de cortar (ainda mais a sola) para que os pedais desencaixem melhor. Pus os cleats tambem muito para a frente provavelmente. Acho que tão no local que é suposto, mas canso muito os pés assim.

É verdade que a subir tem-se muito melhor rendimento, e nao ha aquele medo de o pé saltar...no entanto em trilhos sinuosos, perdi muita confiança. Vou fazer mais uma ou duas tentativas a ver se me adapto, senão saltam fora. Prefiro menos rendimento a subir, mas tambem menos medo de cair.
 

Paulo Oliveira

New Member
Também foi a minha estreia ontem com pedais de encaixe ao fim de muitos anos com os pés soltos. Ainda andei pouco, uns 5 Km em asfalto apenas para me ambientar aos pedais. Cada vez que estava quase a parar é que tinha que memorizar todos os movimentos a fazer para soltar o pé e não cair para o lado. Até agora correu bem :D
 

markituh

Active Member
É verdade que a subir tem-se muito melhor rendimento, e nao ha aquele medo de o pé saltar...no entanto em trilhos sinuosos, perdi muita confiança. Vou fazer mais uma ou duas tentativas a ver se me adapto, senão saltam fora. Prefiro menos rendimento a subir, mas também menos medo de cair.

abelha2 concordo contigo quando te referes que perdes-te a confiança, muitas das vezes é isso que acontece. Eu ao inicio, sempre que tinha que passar um obstáculo (escadas, lama, etc) desencaixava sempre os pés com falta de confiança. Ultimamente já começo a ultrapassar alguns desses obstáculos com os pés encaixados pois estou a ganhar mais confiança, tentando sempre fazer de modo seguro. Ainda há situações que desencaixo os pés por não me sentir seguro, mas com o tempo isto vai lá :D

Não desistas logo á primeira, vais ver que voltas a ter a confiança rapidamente!! Nada que um bocado de paciência não resolva :yeah:

Boas pedaladas
 
Top